Só por hoje vou deixar o meu cabelo em paz

Só por hoje vou deixar o meu cabelo em paz Cristiane Sobral

Resenhas - Só por hoje vou deixar meu cabelo em paz

Francy Pyller 04/11/2023

"Fazer um poema não é fácil" (SOBRAL, 2014, p.128)
Cristiane Sobral trouxe poemas, versos e/ou estrofes que me fizeram pensar, concordar, analisar, degustar...Acho que a poesia tem disso, né? Vários sentimentos num mesmo livro. Rsrs
Me achei e me perdi em várias de suas palavras. Algumas ainda estou em processo.
Acho que nunca é fácil falar sobre poesias, pois a cada um toca de uma maneira. Mas uma coisa é certa, acredito que devemos ler mais poesias.
??

Lethycia Dias 23/03/2023

A voz da mulher negra
Fiquei com esse livro na minha lista de desejados por bastante tempo e li no mês passado em um período de apenas dois dias. É um livro bastante potente sobre negritude e sobre as vivências de mulheres negras em sociedades estruturalmente racistas.
Só tenho críticas à diagramação do e-book, que deixou um espaçamento muito grande entre os versos, gerando dúvida sobre se fazem parte de uma mesma estrofe ou não. A navegação do e-book também ficou confusa em relação à divisão de capítulos e à previsão de tempo de leitura entre um poema e outro.

site: https://amzn.to/40savPl

Carolzebra 10/03/2023

Potente, visceral e sem desculpas
A escrita de Cristiane Sobral em "Só por hoje vou deixar o meu cabelo em paz" é potente, visceral e livre, reafirmando a importância de celebrar quem se é e sua negritude, sem pedir desculpas pelas mazelas que foram histórico e culturalmente impostas.

tai.mobi 29/01/2023

Como uma autora consegue escrever de forma sutil e agressiva ao mesmo tempo, eu jamais saberei. Mas é exatamente esse o sentimento quando entrei em contato com a escrita da Cristiane.
Ela vai do delicado ao agressivo mais ou menos como se estivéssemos retirando cascas de uma cebola. Conforme uma casca saia, mais uma versão da autora ela apresentada. E eu AMEI, cada segundo.
Que leitura!

Yara Prado 15/07/2022

Primeiro contato que tenho com a autora e foi um bom começo. Achei os textos intensos, profundos e cruéis, como eu gosto. Retiram o leitor da zona de conforto e causam reflexão.

Filipe 17/02/2018

Cabelo, cabeleira minha
Nunca fui um exímio poeta, nem tão pouco um leitor voraz de poesias. Entretanto, não me sinto incapaz de apreciá-las. Talvez, assim desenvolvo outras áreas do meu eu, que a prosa não atinge. A poesia de Cristiane Sobral me pegou pelo pé, ou melhor, pela raiz dos cabelos. “SÓ POR HOJE VOU DEIXAR O MEU CABELO EM PAZ”.

O leitor desavisado e preconceituoso deverá tomar cuidado. O livro, de título potente, retrata encontros. Retrata o encontro do leitor com o eu negro, com o eu humano e negro. O poema que intitula o livro faz um convite. Despe tu de todo o preconceito e reconheça a si como um alguém, sem medo do julgo dos outros. O cabelo é nossa força, impacta em nossa autoestima, por isso, penso o quanto a autora foi feliz ao escolher esse título.

Cristiane Sobral caminha muito além do discurso racial. Sua obra, uma literatura humanizada que aborda temas universais. A existência, o amor, o eu poético, a sociedade, a emancipação da mulher, a ancestralidade.

“Apenas uma gota de sangue” questiona nosso desejo de pertença, nosso desejo de ocupar lugares que nos são negados. “Reflexo” destaca nossa capacidade e importância de nos reconhecermos no outro, em nossos pares, em nossos ídolos.

Ah, o sofrimento e a ausência expressos em “Quando a mãe morre muito cedo”. Sofrimento esse que, sem escrúpulos rouba a infância de uma criança. Com essas dores, “A Menina” que mora em mim esconde-se, deixando-nos sós nessa difícil vida de adulto.

“Amor de mãe e o princípio da eternidade” nos faz refletir o quanto continuamos em nossos filhos e filhas. O quanto somos continuação de nossos pais, de nossos ancestrais.

“Amei”, “Tente me amar”, “Com gosto de neve”, sem remorso e com desejo. O amor está aqui, nessas estrofes, versos que derramam nosso desejo de ser amado, sem medo, sem hora de partir. Nesse mundo, tão gélido de sentimentos, o amor-sobraliana grita: - AME – e sejamos eróticos, sejamos sensuais como “Orquídea deitada”.

Como rainha da justiça, Sobral nos apresenta questões sociais. Da hipocrisia de nossos representantes políticos - “Cidade Playmobil -; passa pela meritocracia em “Animalia”; e chega ao direito e a força da mulher “Inoxidável” em “Vôo Livre”.

Arrisco-me a falar de metalinguagem. A poesia de “Suplemento para a alma”, “A mão e a luva”, Nascituro fala dela própria, da poesia e da poetiza.

Cristiane Sobral, sem pedantismo ou superficialidade, nos entrega em “SÓ POR HOJE VOU DEIXAR O MEU CABELO EM PAZ” uma obra completa, profunda e humana.

site: http://filipeldias.blogspot.com.br/2017/11/cabelo-cabeleira-minha.html