O Talismã

O Talismã Stephen King...

Resenhas - O Talismã

Vivi 20/01/2022

Lily Cavanaugh Sawyer, está morrendo. Assim é Laura DeLoessian, rainha dos territórios, um mundo mágico e medieval que existe como um estranho espelho para o mundo familiar da América dos anos 80. Incentivado pelo velho e sábio Handyman Speedy Parker, Jack Sawyer, de doze anos, se vê partindo em uma longa e solitária jornada em busca do Talismã, um objeto místico que pode curar tanto a doença de sua mãe quanto a da rainha.
O repugnante Morgan Sloat; parceiro de negócios de seu pai, está esperando como um abutre para que Lilly morra para que ele possa assumir as ações restantes de seus negócios, assim como a contraparte dos territórios de Morgan, Morgan of Orris está esperando para arrebatar o poder no momento em que a vida da rainha termina. A busca de Jack irá levá-lo através da América e dos territórios, encontrando amigos e inimigos ao longo do caminho, enfrentando perigos que variam de Ents malvados e asseclas selvagens de Morgan, à escravidão em um pub sujo, ao cativeiro em um home run de meninos como um religioso. culto sob um líder sádico.

No entanto, além de tudo isso, está o Talismã, um objeto tão misterioso quanto poderoso, situado no eixo entre os mundos.
Cada ação em um mundo interfere no outro.
Jack é um grande protagonista, sendo um pouco autodepreciativo e cínico, e as pessoas que ele conhece em sua jornada são todas incríveis de uma maneira ou de outra. E daí surge no decorrer do enredo a sua auto- descoberta através de vários desafio . O jogo aqui não é só os sangue rolando mas esse ponto chave não só dele como seu amigo Richard que através de grandes revelações não sabe como lidar.
Muita coisa acontece aqui. Aventura que não faltam. No início estranhei pq é mesmo uma fantasia bem infantilizada. Mas como sempre o mestre não me desapontou. E em relação a luta pela cura da mãe me fez recordar sobre esse episódio na vida do mestre ao lidar com a saúde de sua mãe que atravessou problemas na vida real.
Em fevereiro vamos saber como se seguiu a vida de Jack e já estou ansiosa.

LaAssa 31/12/2021

Fantástico!
Me surpreendi com o livro, inevitavelmente me vi tendo que ler o mesmo pois comprei sua sequência (A casa Negra) sem saber que tinha um antecessor, e não pude ter feito escolha melhor, o livro é fantástico, a cada capitulo eu sentia mais vontade de ir ao próximo, o devorei com uma facilidade que nem eu mesma sabia que tinha, o mais fantástico foi construir as cenas sem nem perceber e quando me dei conta estava participando junto aos personagem de todas as cenas narradas com uma riqueza impecável.

Mari Sync 25/12/2021

Tipo País da Maravilhas na versão King
Não foi uma leitura totalmente ruim, mas tb não foi das melhores.
Teve um início bem interessante, e depois ficou muito cansativo. Se tivesse umas 300 páginas a menos seria muito mais legal.
Tive alguns momentos de risada e de tristeza (não queria que acontecesse o que aconteceu ?).
Me senti dentro do País das maravilhas e Narnia na versão do King ?
O final não foi nada surpreendente, apenas o esperado mesmo.
Enfim, livro mediano pra baixo...
Dri 26/12/2021minha estante
Exatamente, senti que ele é muito grande para poucos acontecimentos.

ArthurmalariA 14/12/2021

Lobo, oh Lobo...
28/2021

O Talismã é o décimo nono livro publicado por Stephen King, e aqui foi co-escrito com Peter Straub, um dos escritores que inclusive o influenciou. Foi lançado em 1984 e conta a história de Jack Sawyer, um garoto de 12 anos que tem a habilidade de se transportar para um mundo paralelo chamado os territórios onde existem duplos para pessoas do mundo normal. Ele parte em uma jornada nos territórios atrás de um talismã que teria o poder de salvar sua mãe que tem um câncer severo. O Talismã não é um livro de terror, tampouco um livro do King. Aqui está presente em maior intensidade a narrativa de Peter Straub, combinando os elementos psicológicos do mestre. Se trata de uma fantasia, com direito a lobisomens e uma corte de época, conspirações e muita sorte (ou azar) do nosso protagonista. Temos um fanático religioso dirigindo uma instituição para menores infratores, um velho que toda blues, e a mãe do Jack, uma atriz aposentada de filmes B. A história do menino que viajava entre os mundos me conquistou, há muito tempo não lia um livro sem nenhuma expectativa, que se havia alguma, era baixa. Me diverti e fiquei apreensivo nos momentos difíceis e tenebrosos que o garoto enfrenta nesse livro, e me apaixonei pela amizade que ele formou junto ao Lobo. Recomendadíssimo, sugiro ler sempre com paciência e aproveitar os lugares que essa história é capaz de te levar. 10/10.

Leonardo 22/11/2021

Fantasticamente fantástico
O livro é uma obra prima. Conta o que o garoto Jack Sawyer passa em busca do taslimã de uma forma muito intensa, com reviravoltas e prendendo o leitor, fazendo a gente querer cada vez mais saber o próximo passo. Recomendadíssimo!!! O livro é bem extenso, mas vale cada momento de leitura.

Carlinha 08/11/2021

Só se possui verdadeiramente uma coisa quando se é capaz de abrir mão dela.
Diferente dos outros livros do Rei que já li. O Talismã tem um tom mais fantástico!
Conta a história de Jack/Jason um pré adolescente bem corajoso que se aventura numa jornada alucinante por outras dimensões.
A meta do nosso heroi é encontrar um misterioso Talismã que poderá salvar a vida de sua querida mãe.
Durante o trajeto, Jack encontra bons amigos e também cruza com seres desprezíveis e inimigos ferozes!
Uma história boazinha! Me apeguei à história e ao personagem nas primeiras páginas.
No último terço do livro, achei um pouco cansativo e exagerado, nosso autor favorito deveria estar bem "alto" quando escreveu essa parte.
Enfim... recomendo a leitura, não é dos melhores romances mas é bom!
Marcos 09/11/2021minha estante
A parte que você não gostou foi escrita pelo Peter Straub (não posso deixar de passar pano pro rei kkkkkkkk)

Carlinha 09/11/2021minha estante
Bom saber?

Vanessa 05/11/2021

Jornada de aventura
A primeira metade do livro é lenta e demora para engrenar. A segunda parte já um pouco mais envolvente e com mais aventuras.

Bárbara Paradiso 29/10/2021

Amigos imaginários para uma vida toda!
???Que foi isso em, senhores?!

???Amei a maneira como a narrativa se desenrolou! Principalmente como o começo e o final se encaixaram.

???Os personagens são bem construídos, e o ambiente onde se passa a história é maravilhoso, eu simplesmente amei a idéia dos territórios, dos vários mundos e da luta diário de Jack consigo mesmo! Que livrão!

???Levarei comigo alguns personagens deste livro! Se eu tivesse que percorrer uma jornada dessas, com toda certeza ia querer o Speedy e o querido Lobo comigo! Vale a leitura!! ?

Milene Wi 29/09/2021

O Talismã
Gosto muito da maneira como Stephen King descreve os ambientes nos seus livros, mas achei que a quantidade de detalhes em algums momentos de O Talismã o deixaram bem arrastado. Então , de repente, a estória pegava ritmo, ficava envolvente para então voltar a se arrastar. Apesar disto, gostei do livro , fiquei curiosa para ver como se encerraria a aventura de Jack Sawyer.

Greice21 27/09/2021

O talismã
Um dos livros mais difíceis de ler de Stephen King. Bem detalhado. Me senti praticamente percorrendo os territórios ao lado de Jack. Sofrendo suas perdas, suas humilhações.Vibrando com sua destemida coragem.

Luiz.Goulart 15/09/2021

O que você não faz quando tem uma motivação forte?
Calhamaço de quase mil páginas escrito por Stephen King e Peter Straub que acompanha a aventura de um garoto de 12 anos em uma jornada assustadora em busca de um talismã que irá salvar a vida de sua mãe. Ele atravessa os Estados Unidos e enfrenta inúmeros riscos de vida, perseguido por um dos maiores vilões criados de King. Não bastasse isso, ele tem que “saltar” entre dois universos, um deles uma região mítica conhecida como os Territórios, habitado por "Duplos", de pessoas da Terra.

Luiza3351 04/08/2021

King e Straub são autores excelentes... Quando separados. Não sei se minha opinião vai mudar depois de ler A Casa Negra, mas foi difícil engrenar em O Talismã. Não é atoa que cheguei a desistir dele uma vez. O início é muito arrastado e confuso.
Porém, depois de passar por essa batalha, a coisa só melhora com o tempo. Ri, chorei, fiquei angustiada e simplesmente amei os últimos 20%. Só posso dizer que vale a pena DEMAIS persistir.

Dani Ferreira SS 03/08/2021

King eu te amo, mas esse livro não deu
Gente, sério, o livro tem 752 páginas que poderia mto bem ter 300.
Algumas partes desnecessárias, outras chatas e paradas, teve algumas partes boas sim, mas metade do livro foi um saco, mas final eu gostei.
Enfim, eu vi algumas resenhas positivas sobre ele, então sim eu recomendo pra tu ler e ter sua própria conclusão pq talvez vc ame (espero sinceramente q sim)

edineideo 19/07/2021

Para oeste, oeste, oeste!
Livro: O Talismã
Título Original: The Talisman
Autores: Stephen King e Peter Straub
2ª Edição, 2013, Editora Objetiva, P. 752
Literatura: Americana
Gênero: Ficção

“É um lugar diferente daqui, mas é real.” P. 58

Que fantasia lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa... Opa, fantasia? King?
Siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim... E o mestre do terror tem a companhia de Peter Straub, não apenas nesse livro, mas em sua continuação. Como assim? Exatamente. Depois de 751 páginas, ainda teremos que roer as unhas até chegar a hora de ler “A Casa Negra”.

“-Acho que existem sempre dois lados em cada coisa.[...] Olhe para o futuro, não para o passado.” P. 242

Eu preciso dizer que fiquei impactada com esse calhamaço. Um dos melhores até hoje. Para mim não foi cansativo, ao contrário. A história fluiu D+. Eu amo essa vibe de fantasia, com super pitadas de aventura, suspense, ação, mundos paralelos, saltos temporais...

“Às vezes é preciso ser duro para começar as reformas.” P. 202

15 de setembro de 1981. Jack (Viajante) Sawyer (Jasão), 12 anos, fugiu com a mãe (Lily Cavanaugh Sawyer) para a pequena cidade de veraneio Arcadia Beach, na costa de New Hampshire “onde a terra e o mar se encontram”. Ele não entende o motivo de precisar fugir do “tio” Morgan Sloat (sócio do falecido pai Phil Sawyer).

NOITE E DIA, LUA E SOL, ESCURIDÃO E LUZ.
“Essas pessoas vivem num mistério. A alegria é que lhes dá força.” P. 235

Sonhos de olhos abertos. Mortes suspeitas, CRIANÇA REBELDE. Um segredo, os territórios. Universo(s) paralelo(s), como uma versão mais rústica, primitiva e muito menor que o nosso mundo. Muitas pessoas possuem o seu respectivo Duplo e, em regra, se um morrer o outro também morre. A travessia para esse mundo somente é possível por conta desse outro EU que existe lá.

“O problema é este lugar. É um pouco estranho.” P. 31

O interessante é que Jack Viajante, mesmo não tendo mais o seu duplo, sobreviveu e consegue fazer a travessia. Aliás, ele precisará chegar aos territórios (vastas planícies e cadeias de pequenas serras, campos de relva alta e regatos), ir a um lugar onde ninguém tem coragem de ir ou do qual ninguém voltou, enfrentar os Lobos corrompidos, recuperar o talismã (bola de cristal), retornar ao nosso mundo e salvar a vida da sua mãe, que está com câncer. Por consequência, ele salvará também o duplo dela, que é a rainha do mundo paralelo (Laura DeLoessian). Ufaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

“Você é único. E especial...” P. 60
“Um garoto contente é um garoto saudável, e um garoto saudável acaba sempre achando o caminho certo.” P. 226

Uma palheta de violão (um dente comprido), a moeda de Farren (um dólar de prata de 1921), o livro da Boa Lavoura, cerveja Kingsland. Quando atravessa para Os Territórios tudo se transforma. Roupas, objetos, fala, modo de pensar.

“A solidão estava ali, era uma realidade; e naquela situação a insanidade também não deixava de estar um pouco presente.” P. 148

Siga seu caminho para a estrada do Oeste... o caminho para o talismã, eixo de todos os mundos possíveis, um universo de mundos, uma força unificadora inegavelmente boa. Atravesse As Terras Secas, sobreviva ao Hotel Negro.

“Sem dor, não se consegue nada.” P. 234

Uma trajetória fantástica, empolgante, apaixonante, apesar de muito sofrida, um fardo pesado.

“Algumas coisas não estão excluídas. Algumas pessoas não estão excluídas. Elas possuem... uma natureza única.” P. 603

Seres mutantes, homens crocodilos (lembrei do livro “A Maldição”), podridão, árvores carnívoras... mas existia bondade nos territórios. Fiquei encantada com a descrição dos Territórios, um extraordinário impacto sensorial, cheiros (Lobo, oh, Lobo!), sabores (suco mágico), cores (arco-íris), sons (pássaros), uma mistura de terror e alegria, medo e solidão, fantasia e realidadde... Queria viver lá, nos territórios, porque meu duplo eu já tenho. Hahahahahaha.

“Todos os cavalos do carrossel têm um nome, não sabia?” P. 56

Ameis as referências e lembranças - Christine (o carro velho e enferrujado de duas portas – Plymouth – do eletricista. P. 210). A Torre Negra, P. 229 em diante. O sobrenome do protagonista “Sawyer”, remetendo ao livro Aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain. O personagem Lester Speedy Parker (Parkus), zelador do parque de diversões e um tipo de guia/orientador de Jack nos territórios – remete ao livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. A existência dos Duplos e sua semelhança com “O Duplo”, de Fiódor Dostoiévski.

Muita curiosidade em saber o que cada autor escreveu, porque a obra está repleta do jeito King de ser.

21 de dezembro de 1981. Jack (Viajante) Sawyer (Jasão), 13 anos.
“Quando se escreve sobre crianças e adolescentes, deve-se parar onde se achar melhor.” P. 750

Arco-íris! Arco-íris!

Nota: 5

Dica: possível série da Netflix “The Talisman” que é uma adaptação do livro.
Música: All The Things You Are.
Livros: O Senhor dos Anéis, O Naufrágio, A Ilha do Dr. Moreau - de H. G. Wells, O Apanhador no Campo de Centeio, O Senhor das Moscas - de William Golding.

#LendoKing Ordem cronológica de publicação (1984).
#KingLovers

Carol.Silva 12/07/2021

O universo de "o talismã" é bem diferente do que a gente conhece em "a casa negra". Li na ordem inversa (pois não sabia que havia um antes), mas isso não impediu que eu aproveitasse a leitura.
É muito bom, as aventuras fantásticas me fascinaram. Apenas alguns trechos se tornaram maçantes.