O talismã

O talismã Stephen King...

Resenhas - O Talismã

Wander.Santos 17/06/2022

Comecei esse livro aos 10 anos, larguei pq não estava gostando. Tentei mais algumas vezes e não ia? agora, 20 anos depois eu terminei ele!
O começo e arrastadissimo, o final meio enrolado e cansativo? mas o meio do livro é viciante, uma viagem completa. Foi uma grande trajetória até aqui? que venha a continuação ??

LeozinhoF 09/06/2022

Uma história mágica, com toques de king
O livro em si é uma história razoável, mas meio desgastante em alguns momentos, a "batalha final" ficou meio estranho, mas o meio do livro é realmente melhor que o seu geral, esperava mais dele

Rafael 07/06/2022

O Talismã, de Stephen King e Peter Straub
É possível fazer com que um texto permaneça coeso, mesmo sendo escrito em quatro mãos? De Stephen King e Peter Straub, o primeiro livro dessa parceria acerta e derrapa ao mesmo tempo ao tentar abraçar uma jornada árdua através de lentes diferentes sobre se o que é mais importante: o objetivo final, ou a jornada até ele.
Esta duvida está impregnada em várias das histórias de fantasia, onde por muitas vezes, o objetivo final da história, passa a ser colocado em segundo plano em detrimento ao ?valor? obtido pela jornada, pelo sofrimento dos personagens principais para chegar até ali, que resultam em um grande amadurecimento, ou em um ganho ainda maior do que o objetivo final representava no começo da história.
Na grande maioria das vezes, no entanto, é possível se identificar na história que estamos lendo, por qual caminho o autor da história decidiu seguir. Isso, no entanto, fica mais difícil em uma coautoria, onde visões diferentes, podem, por vezes, se atrapalhar ao longo do processo de evolução da narrativa. Aqui, o texto a quatro mãos por vezes parece duas histórias completamente diferentes, onde a missão principal é deixada de lado várias vezes por histórias secundárias, que mesmo sendo boas, comprovam as visões diferentes dos dois autores sobre qual caminho narrativo seus personagens devem passar para chegar ao final, fazendo com que alguns subplots fiquem cada vez mais questionáveis com o avanço do texto.
O Talismã, ao final mostra-se, mesmo com suas divergências, uma história profunda sobre o que é uma jornada. E que jornada! Mais um ?coming of age? escrito com maestria de autores que sabem muito bem desenvolver seus personagens. Ao mesmo tempo, trata-se de uma história de fantasia que parece as vezes que foi misturada de qualquer forma para se chegar ao produto final, sem coerência entre as partes.
A história é boa ao final, mas a confusão ao longo da leitura te acompanha como um companheiro de jornada, do começo ao fim.

Vanessa2056 01/06/2022

Me arrastei, mas terminei.
Tanto o King quanto o Straub são autores super detalhistas e com esse livro eles foram extremamente detalhistas em tudo. Isso tornou a leitura arrastada e a sensação era de ler, ler e ler, mas nunca avançar.
Se tivesse umas 250 páginas a menos, teria sido perfeito.

A história também se passa nos Territórios, aqueles mesmos de A Torre Negra. O Jack, um garoto de 12 anos, vai encarar muitos desafios, e descobrir segredos do passado do pai, com o objetivo de salvar a vida da mãe.

É um livro com muiiiiita fantasia. Premissa maravilhosa, mas o que realmente estraga é o detalhismo absurdo dos autores.

A sequência desse é o A Casa Torta, também escrito com a parceria entre os dois.

mhcavalcante 29/05/2022

Uma jornada longa demais
Continuando as leituras complementares da Torre Negra, tive uma grande dificuldade de manter um ritmo lendo esse livro. Eu geralmente adoro a escrita de King, mas nessa obra em específico sinto que houveram detalhes demais em momentos que não precisavam.

O conceito dos Territórios é o ponto positivo e que me agradou mais. O pequeno mundo pelo qual Jack tem que se aventurar foi divertido e com muita vida e criatividade.

Por outro lado, os personagens não me convenceram muito. Jack Sawyer não parece uma criança de 12 anos. Morgan Sloat não é muito trabalhado e até fica ofuscado diante de Sunlight Gardener. Os personagens realmente legais demoraram para aparecer e alguns até aparecem por pouco tempo, o que é uma pena.

Acredito que esse livro seria muito melhor se fosse mais direto e sem rodeios. A jornada de Jack foi cansativa e me colocou numa ressaca literária por um tempo. Revisitarei esses personagens mais para a frente (A Casa Negra), mas, por hora, fica um gosto um pouquinho amargo na boca.

LucasTheReal 25/05/2022

Cansativo
Jack precisa salvar a mãe, que a cada dia que passa vai ficando mais e mais doente. E o único jeito de conseguir salvar ela é o talismã. Para Jack conseguir o talismã, eu precisará fazer uma longa viagem nos Territórios.

Essa sinopse que eu fiz não entrega nada, mas é essa a estória.
Acompanhamos Jack que vai viajar do oeste pro leste.
Esse livro muitas vezes foi muito cansativo; acontecia coisas surpreendentes em um capítulo, pra no outro ser um descrição chata de Jack andando por aí.
Isso é o que estraga o livro e não é uma, duas ou três vezes que isso acontece, É TODA HORA. Esse livro tem altos e baixos, mas os baixos beiram à canseira e os baixos nunca são relevante pra narrativa.
Eu li mais 700 páginas de uma estória que não precisava disso; no mínimo, 400.
Sei que tô falando bastante mal, mas tem a parte boa: a construção de personagens. É algo muito bem feito (pois se não conseguisse ser feito em 700, falharia na parte principal e essencial); obviamente, tem um personagens chato. Richard me fez querer socar a tela do Kindle umas trezentas vezes. Ele era igual ao lobo, só que o medo do lobo era justificado.
Mesmo com tudo isso, ainda quero ler a continuação.

Anny 24/05/2022

? Jack é um garoto de 12 anos que após perder o seu pai, sem entender o motivo direito, vive se mudando com a sua mãe. Após se hospedarem nessa nova cidade, ele conhece o Speedy. Esse homem todo misterioso diz entender esses ?sonhos de olhos abertos? que o Jack sempre teve e dá uma missão um tanto perigosa ao garoto: encontrar o talismã nos Territórios a fim de salvar a vida de muita gente, em especial de sua mãe que está muito doente.

Esse livro o Stephen King escreveu junto com o Peter Straub e a história ficou um misto de fantasia com ficção científica.

Nós vamos acompanhar o personagem Jack nessa jornada em busca de respostas e do tal talismã. Durante o livro inteiro, o protagonista está viajando e atravessando várias cidades afim de chegar ao seu destino e isso me lembrou demais ?A Dança da Morte?. Essas andanças muitas vezes tornaram a leitura um pouco monótona e cansativa.

Na história, alguns personagens viajavam por outras dimensões e muitos deles tinham uma espécie de ?poder?. E por isso em alguns momentos também me lembrei de ?A Torre Negra - O Pistoleiro?.

? Para mim foi um livro com momentos misteriosos, outros divertidos e alguns até tristes. Foi uma leitura um pouco cansativa pois a história não conseguiu me prender do início ao fim da mesma forma. Achei que mais uma vez o autor se estendeu um pouco além do que precisava. Mas a trama é interessante, traz tanto personagens que nos conquistam como outros que odiamos. Recomendo a sua leitura, porém intercalando com alguma outra.

Pedro19999 01/05/2022

Deveria ter menos páginas.
Sinceramente, 2 dessas 3 estrelas são por conta do Lobo, o melhor personagem (e que carregou o livro nas costas) + 1 estrela pq o King escreve crianças muito bem, e as partes do Jack com o Lobo foram muitoooo boas, de resto: Muito clichê, e desnecessariamente prolixo, chega ficou cansativo

Sol 10/04/2022

No início é uma bosta mais depois é só grito,choro,briga,corre ou morre e ou chora e depois morrre ou chora e vive

Jaquelline.S. 05/04/2022

É legal
Eu achei penoso de ler, mas não pq é ruim, não é, é bem interessante a história, mas sim pq estou com uma ressaquinha já.
Não tem uma ligação direta com a torre negra. Eu acho que consegui pegar uma coisinha ou outra, mas ainda assim não tenho certeza. Acho que é falado sobre o Jack na torre negra, mas também não tenho certeza, pq minha memória é péssima. ?
Michelly 19/04/2022minha estante
Me parece que ele tem ligação com a Casa Negra e com a Saga da Torre, mas não sei até que ponto

jonathanrausch 25/03/2022

Um "J-RPG ocidental" que faltou detalhes, mas tem seu brilho
Acabei visualizando inúmeros detalhes que me remeteram às sensações de jogar um RPG japonês, principalmente Dragon Quest, em que se encontra a jornada clássica do herói em sua totalidade. Temos a "formação de grupo", o local de cada um do grupo tendo narração junto de sua história de vida ou algo para ser feito/resolvido e o quão importante ele se mostrou naquela história e seria inviável se não houvesse ele, tendo também certas coincidências, que deram certo na história, que não seriam viáveis sem certos objetos. Está junto desses objetos e junto da interação de alguns personagens, que achei rasas, outras inexistentes, que fizeram a obra não merecer 5 estrelas. É uma história que promete entregar uma grande viagem de sentimentos por o deslocamento entre mundos, e realmente o faz, mas os objetos são escancarados na cara do leitor, para facilitar o processo narrativo, e alguns personagens só existem como importância divina, mas não como alguém tangível e que teria interações com aquele personagem, sendo que a gente vê tremenda importância nessa interação que nunca ocorre. Trazer temáticas tão orientais, incorporar isso como se fosse tão simples assim, acho que esse é o calcanhar de Aquiles desta obra.
Em suma, é um um livro muito bom e, se tivesse sem esses poréns mencionados, entraria na galeria de livros favoritos do autor, mas ficará do lado dela, sendo lembrado como um livro que trouxe muitas contribuições para entendimento ainda melhores no futuro sobre a Torre Negra e que me permitiu me sentir dentro de um RPG japonês, sem necessidade de um console, o que achei maravilhoso e não esperava de King isso.

Leonardo.Heffer 06/03/2022

Não me prendeu
Posso dizer que das 752 páginas de O Talismã, 25% poderiam ser descartadas. Isso como uma média.

King desenvolve trechos na história que, pra mim, poderiam ser descartadas pois elas nem conseguiram ampliar minha conexão com as personagens personagens nem causaram efeito aprofundador na história.

Tirando os 75% restante, pelo menos 40% para mim foram sofríveis. Não foi uma história da qual me prendeu. Pelo contrário, me vi forçado (por mim mesmo) a terminar pq depois da 500 eu não tinha mais coragem de abandonar o livro.

Enfim, não eh um livro do qual indico.

Matheus.Ferrari1 25/02/2022

Fui com expectativas altas demais
Jack Sawyer tem apenas 12 anos, mas vai precisar de extrema coragem para enfrentar os perigos que o esperam. Numa jornada alucinada, viajará por outras dimensões em busca de um misterioso talismã - o eixo de todos os mundos -, único remédio capaz de salvar a vida de sua mãe.

Difícil falar sobre esse livro. Escolhi ele pra ler, pois estava com uma expectativa bem alta depois de ter lido a sinopse e, por ser King, esperei um livro fantástico. Não foi bem o que eu encontrei. Talvez não tenha sido o que eu esperava pelo fato do King não ter escrito esse livro sozinho, escreveu em coautoria com Peter Straub, considerado um mestre da fantasia.

Straub, assim como o próprio King, é conhecido pelo seu jeito prolixo e, nos livros que li do King até então, isso não me incomodou, mas nesse livro isso me incomodou bastante. Páginas e mais páginas de detalhes que poderiam facilmente terem sido deixadas de fora do livro sem alterar em nada o enredo, o que deixou a leitura extremamente lenta. Outra coisa que me incomodou foi o fato de os personagens serem muito chatos, não me apeguei.

Fernando1355 19/02/2022

Torre Negra?
Jack é um garoto de 12 anos que viaja para um hotel com sua mãe para fugir do sócio do seu finado pai.

Ele descobre que sua mãe está com câncer e vai morrer dali a poucos meses. Mas um estranho diz que ele pode salva-la com um talismã de outro mundo.

O livro é muito similar com a série da Torre Negra