O talismã

O talismã Stephen King...

Resenhas - O Talismã

ANDER CELES 13/10/2022

Loooongo além da conta, mesmo para os padrões King
PONTOS POSITIVOS

*História beeeem diferente de qualquer outra do Rei, acho uma coisa boa. Boa pq dá pra gente outro tipo narrativa, que poderia (poderia) conservar mais traços do estilo do autor.

*A aventura é graaande. Isso é bom e ruim. No aspecto bom, a gente se apega muito ao Jack/Jason. Sente muito as sensações dele e torce pelo herói.

*Aqui a gente tem uma possibilidade de ligação entre os universos do King, já que o Talismã dá uma ideia de como essas múltiplas histórias se interligam. Isso é legal, pq explica pq todos esses monstros existem nos livros dele. Isso é verdadeiramente interessante. Falar mais é spoiler.

*A terceira parte do livro traz toda a essência do King! É muito boa mesmo.

PONTOS NEGATIVOS

*O livro é muuuuito longo. Não é problema se tivesse história para tanto. Não tem. Poderia ter. Temos exemplos disso em "It" ou "A Redoma", mas aqui não. São muitas páginas de nada acontecendo.

*Ainda na esteira do tamanho do livro, faltam personagens. Na maioria das vezes, Jack está sozinho. Sozinho. Quando ele está com outros personagens, a história flui muuuito mais. Poderiam ter mais personagens ao longo da história.

*O última parte do livro é beeem difícil kkkk. Vc fica lendo com aquela vontade mortal de acabar logo! Enrola muuuuito mais do que nas outras partes.

CONCLUSÃO

Gostei do livro, sim. Apesar de toda a enrolação. King tem dois tipos de enrolação, e aqui, infelizmente, não foi a boa. Mas o protagonista é cativante. E o autor dá possibilidade de expansão do multiverso dele, e isso é instigante.

Rafael 12/10/2022

Por já ter lido outros calhamaços do King, me preparei psicologicamente pra o Talismã, talvez por isso eu não tenha tido tanta dificuldade para ler, mas daria pra remover umas 200 páginas facilmente, como em alguns outros livros dele. A história é boa, mas em vários momentos se arrasta muito. Então não tem mistério pra quem quiser ler: fantasia + páginas em excesso + Stephen King ?

Juliano.Ramos 09/10/2022

Um típico livro do King onde 200 páginas a menos não faria nem um pouco de diferença para a história...

Thais.Carvalho 05/10/2022

Uma saga impressionante de um garoto. Jack Sawyer transita entre mundos diferentes e vive aventuras e desventuras para salvar sua mãe da morte.

Taka 27/09/2022

Aqui e agora...
Gostei muito do universo do livro, foi uma fantasia do jeitinho que eu gosto, mas admito que poderia ter sido um pouco menor, por isso as 4 estrelas.

Wilza.Alves 26/09/2022

O que mais pensei enquanto me forçava a ler foi: mas porque tantas páginas??? Jack não me cativou, o personagem que chegou mãos próximo foi Lobo, mas era tanto lobo, oh lobo que peguei enjôo. Não posso culpar 100% a história, ando sem paciência para o gênero fantasia. Confesso que me forcei a ler rápido pra finalizar a história e só não abandonei por ter King como um dos autores.

Marcio Izidoro 21/09/2022

Que jornada!!!
Mais uma história de uma grande jornada....
O livro é um pouco cansativo, principalmente no começo (bem típico do KIng), mas depois que engata, vira um épico... e o melhor, com um final muito bom (coisa essa, que não é tipico do King, rsss).
Mas o que mais me deixou assustado (e muito feliz) é a semelhança com a saga da "Torre Negra"... nem diria semelhança, mas sim ter conexão com a história de Roland e Jake Chambers.
Vale muito a pena, e mais do que recomendo a leitura.

Roberto.Vasconcelos 18/09/2022

Esperava mais...
Pior livro do king que já li até agora, por pouco não abandonei. A história é cansativa, não empolga , os personagens são ruins e até os territórios que são aquele mundo mágico é tão mal explorado que nem precisava existir. O Jack faz coisas inacreditáveis pra um garoto de 12 anos , MDS ele tem 12 anos e quando vc pensa nas coisas que ele fez nessa história ou vc da risada ou pensa o que é que se ensina as crianças nos estados unidos. Duvido que algum garoto dessa idade reconheça explosivo plástico ou saia dando uma de Rambo com um metralhadora. Só terminei pra poder ler a continuação da casa negra mesmo.

Emerson 24/08/2022

Classificar esta leitura como razoável é até generoso de minha parte, achei muito ruim. Arrastado, viajado ao extremo, prolixo ao extremo. Parceria que não deu certo entre Stephen King e Peter Straub. Não curti e quase não consigo concluir, foi uma luta.

hellflections 18/08/2022

Uma ? longa ? aventura fantástica. O livro é bem interessante, mas por vezes cansativo. Jack é um personagem fascinante, tal qual sua jornada, que parece uma viagem de ácido mucho louca (não só do personagem, como também do King), mas sinto que acabei me perdendo em algum ponto da história e chegar ao fim tornou-se lutar uma batalha.

sah 10/08/2022

QUE LIVRO CANSATIVO.

A sensação de acabar esse livro é a mesma de chegar no final de uma uma maratona: gratificante porém exaustiva.
Eu acho esse livro desnecessariamente grande, facilmente podia ter umas 200, ou até 300, páginas a menos, o que já deixaria o fluxo muito mais dinâmico e cativante. Algumas partes desse livro eram tão chatas que eu li me arrastando e forçando a terminar, não conseguia manter o foco e esquecia tudo que li assim que virava a página, não senti como se fosse uma leitura prazerosa na maior parte do tempo.
Por já ser acostumada com a escrita do King eu podia identificar até com certa facilidade onde era o Straub, a escrita dele não me pegou, acho que ele não soube muito bem entrar no ritmo da história e acabou deixando meio maçante, não sei se tenho vontade de ler algum livro solo dele.
O começo é maçante e confuso, demora demais pra você se encontrar na história e começar a gostar dela e ficar interessado.
O grande trunfo desse livro são os personagens! King escrevendo sobre crianças sempre vai ter meu coração, nunca vi um autor que desenvolva tão facilmente uma personalidade ainda em construção, fico cada vez mais apaixonado por esse lado dele.
O Jack é apaixonante. Comecei o livro achando ele meio apático, mas a medida que ele vai desbravando sua jornada e se conhecendo no caminho ele ganha nosso coração, no final já estamos chorando e rindo com ele, vontade de pegar ele no colo e proteger do mal. A mãe do Jack me irrita, como você deixa seu filho sair andando por aí assim do nada?? Achei meio superficial essa parte da narrativa. Lobo é meu favorito, Richard me irritou na maior parte do tempo, mas até mesmo dele eu consegui gostar.
Achei o embate final meio rápido e superficial pra um vilão que prometeu tanto o livro todo, podia ter sido melhor construído.
Resumindo, não entendo a necessidade da continuação desse livro, mas espero que não seja tão complicado quanto esse.

Deza 17/07/2022

Não tenho muito o que dizer sobre esse livro gigante. Acho que a quantidade de carácter obrigatória aqui é desnecessária, pois a única frase que preciso dizer é:
PROMETEU A GALÁXIA, ENTREGOU O UNIVERSO ???

Mah Mac Dowell 10/07/2022

É o primeiro livro do King mais voltado para fantasia/aventura que eu leio. Até por isso, é preciso manter a mente mais aberta do que o normal quando se lê um livro do King para ler esse aqui.

Infelizmente não sou muito fã de fantasia, o que deixou essa leitura um pouco menos prazerosa pra mim.

Achei o começo meio confuso e enrolado e me deu uma desanimada. Se não fosse por meu projeto com os livros do King, talvez eu tivesse abandonado.

Por outro lado, achei fofa a relação de mãe e filho da história. A preocupação da criança em perder a mãe, e o esforço de fazer o que pudesse para evitar tal fato. Me lembrou muito o livro ?sete minutos antes da meia noite?.

Os personagens foram escritos de um jeito que dá raiva.
Fiquei com muita dó do protagonista, Jack. Por ser uma criança e precisar passar por uma situação super difícil e ainda ser super maltratado pelos demais personagens. Tiveram cenas que precisei respirar um pouquinho.

Além de tudo, o preconceito do King sempre presente. Neste livro, o racismo é gritante. Várias passagens bem desnecessárias.

Foi de longe o livro que menos gostei do King, infelizmente.

Kit 29/06/2022

Me surpreendeu muito, um livro muito mais na vibe da fantasia do que do terror e que desperta muita nostalgia. Não planejava ler ?A casa negra? logo em sequência, mas Jack Sawyer conquistou meu coração, bora lá! #SaudadesLobo

Rodrigo.Artioli 18/06/2022

Uma longa jornada.....
Começando empolgante (e prolixo do jeito que gosto) teve intervalos em que Jack estava nos territórios (momentos que deviam mais foram chatos) que eu senti que era a escrita de Straub, fato que não curti nada. Mas nas últimas 200 páginas e com um final emocionante subiu e muito meu conceito ali proposto!