Uma praça em Antuérpia

Uma praça em Antuérpia Luize Valente

Resenhas - Uma Praça em Antuérpia

Doug 21/10/2023

Sensacional
Simplesmente FANTÁSTICO! O livro te da esperança, raiva, medo, angústia? Genial! Me tornei fã da autora

Larissa.Giorgetti 22/05/2023

Que livro! Mais um livro incrível dessa escritora maravilhosa, os personagens são tão reais como se a história dele realmente tivesse existido no triste mundo que foi a segunda guerra Mundial. Temos a história de duas irmãs gêmeas inseparáveis que por conta da guerra e na vida se viram em países diferentes. Infelizmente a forma que ela se encontram depois de tantos anos é num cenário devastado pela guerra e é o que sela o destino das duas para sempre. O livro é incrível e a riqueza de detalhes me fez desejar ver essa tão linda a praça descrita. O livro conta desde a infância das irmãs até a velhice de uma delas nos arrebata e nos faz amar essa família. Não traz o cenário do holocausto em si, mas retrata com riqueza as dificuldades que os judeus passaram nas fronteiras, cada um dos personagens é real maravilhoso e eu me nego acreditar que algum deles se foram para sempre. Amo os livros dela, uma pena que tem poucos, mas quero ler cada um deles.

Samyra33 14/03/2023

Bashert
"Bashert. Theodor era seu bashert, o que lhe era predestinado. Sua alma gêmea, seu destino. Um amor que não precisava de quantidade: mesmo que a vida os separasse, o pouco tempo valeria pela eternidade. Eram poucas as pessoas que encontravam seu bashert. Ela havia encontrado o seu"

Não tenho palavras pra descrever tudo o que o livro me fez sentir. A honestidade com que a autora fala sobre a guerra, sobre os governos facistas da Europa, e o foco que ela põe no governo de Portugal da época. A resiliência da protagonista, que infelizmente passou pelo que muitas pessoas passaram na segunda guerra. É de uma veracidade absurda, o que traz muita angústia no decorrer da leitura, mas não deixa de ser uma leitura espetacular. Os personagens são muito reais, o romance é muito real, tudo se faz muito real, porque foi a história de muitos. Virou um favorito e acho que todo mundo deveria ler

Valéria Cristina 07/08/2022

Desencontros
A história inicia-se no Rio de Janeiro, em 2000, e estende-se pela Europa pré Segunda Guerra e durante a guerra.

Acompanhamos a vida de Clarice: seu nascimento em uma quinta em Portugal, sua vida em Lisboa, Guimarães, Guarda e Antuérpia.

A guerra destroi tudo por onde avança e a Europa devastada é o cenário de encontros e desencontros que mudarão a vida da protagonista para sempre.

O amor, a amizade, a esperança são o impulsionam a história que finaliza em uma praça em Antuérpia.

Luize Mendes Pinheiro Valente, nascida no Rio de Janeiro, de ascendência portuguesa e alemã, é uma escritora e documentarista brasileira, reconhecida por seus romances históricos e por documentários premiados.

Cris 29/07/2022

29.07.2022
História de uma familia que ao longo do tempo sobraram apenas as irmãs gêmeas. Que na vida adulta tiveram que se separar por causa da guerra, mas devido às circunstâncias, cada qual se passou pela outra. A narrativa é de Clarice para a sua neta Tita, contando que veio para o Brasil se passando pela irmã Olivia, como até então, era conhecida pelos seus familiares. E nessa história, a sua verdadeira identidade vem à tona, assim como seu passado. Tita descobriu que a perseguição aos judeus nao estava somente na historia, mas que fazia parte da sua familia, de seu avô que nunca conheceu e não sabia da sua existência até aquele momento. História interessante e final emocionante.

Karin 27/07/2022

Luize Valente tem o dom da palavra.
Um romance histórico ambientado durante o período que a Europa mergulhou no caos.

Flavia 26/02/2022

Difícil parar de ler.
"O tempo não volta, o 'se' é uma possibilidade que jamais se realizará".

Um dos romances históricos mais emocionantes sobre a segunda guerra que já li. Tão importante e necessário que tenhamos tanto tempo depois, histórias como essa para que tanto terror não seja esquecido e muito menos, banalizado. Termino a leitura sem conseguir conter a emoção. Maravilhoso!

Iris.Vanessa 29/01/2021

Uma praça em Antuérpia
"A guerra tinha mesmo esse estranho poder se afastar entes queridos e unir desconhecidos."
Livros que tem como plano de fundo a Segunda Guerra sempre me chamam atenção. Mas essa obra tem um significado diferente por ser de uma autora brasileira. Muitas vezes os romances contemporâneos nacionais são subjugados, e a grande maioria dos leitores acabam valorizando mais a literatura estrangeira em detrimento à nossa. Ainda bem que existem autores como Luiza Valente, que fazem cair por terra esse tipo de "teoria".
"Uma praça em Antuérpia" narra a trajetória das irmãs gêmeas Olívia e Clarice, desde sua infância até a fase adulta. Ao nascerem, perdem a mãe durante o parto, sendo então criadas pela avó materna e por seu pai, de modo muito distante em um vinícola em Portugal. Com a morte de seu pai, e o casamento de Olívia com Antônio, decidem então vender as terras e mudarem-se para Lisboa.
É lá que Clarice conhecerá o boêmio Theodor, judeu de nascimento e músico inveterado. Se apaixonam de cara, um amor genuíno que enfrentará as maiores dores causadas pela perseguição antissemita desde antes da eclosão da segunda grande guerra. Por ser judeu, Theodor é obrigado a fugir de país em país - foi em sua passagem por Portugal que conheceu o grande amor da sua vida: Clarice. Mas esse amor seria comprometido por causa das injustiças provocadas pela guerra.
"Theodor era seu bashert, o que lhe era predestinado. Sua alma gêmea, seu destino."
A autora constrói uma narrativa surpreendente, mesclando passagens entre a Europa de meados do século XX e o Brasil dos anos 2000. Intercalando uma pesquisa histórica com uma construção fictícia maravilhosa. É assim que nos serão apresentados os destinos das irmãs Olívia e Clarice e de seus amores. No Brasil, alguém começa a desvendar um segredo jamais contado, que trouxe muita dor, mas que no final, irá surpreender por revelar o mais sublime amor.
Vamos ler essa maravilha e enaltecer a literatura nacional?

Jacqueline.Carvalho 02/12/2020

Roteiro digno de adaptação para o cinema
Livro cheio de pequenas sutilezas. História engenhosa, escrita de forma perspicaz, sem complicações, de linguagem direta e sem floreios. Romance histórico extraordinário!

Duda ^^ 09/07/2020

Forte e emocionante...
Dizer que o Holocausto foi ímpio, doloroso, é um eufemismo. Ver de perto, sim o livro tem uma imersão absurda, os horrores do nazismo foi difícil. Uma história que coloca em contraste a bondade humana a atos desumanos. Uma leitura carregada, não pela escrita, que é incrível, fácil, você realmente quase vê a história como se estivesse lá, mas pelo tema. O final é de uma delicadeza sem limites.
Edu | @leituraelfica 10/07/2020minha estante
Amiga coloca esses livros que vc leu na sua meta de 2020 pra contar no final do ano no balanço que o Skoob faz

Giesteira 06/03/2020

O livro mais triste que li
Romance histórico, passado na Segunda Guerra Mundial e o começo do ano 2.000. É aquele livro que você começa sabendo que vai dar tudo errado, mas não consegue parar. Leitura fácil e rápida. Impressionante a descrição da guerra. Me acabei de chorar no final.

Fêh Zenatto 16/02/2020

Um contexto pessoal em meio à 2ª Guerra!
Um romance, um thriller, um romance histórico. Luize Valente faz de Uma Praça em Antuérpia tudo isso e mais! O tema Segunda Guerra Mundial é muito explorado em livros e filmes justamente por ter sido um capítulo de nosMsa história extremamente marcante e que envolveu muitas populações mas o mérito da autora aqui é conseguir trazer essa história para o âmbito pessoal, é conseguir mostrar as consequências desses anos em um núcleo fechado de uma família - o que faz com a história torne-se mais palpável, mais dura, mais tocante.
Com uma escrita extremamente envolvente e simples, acompanhamos a vida e os laços de Olívia, Clarice, Theodor e Antonio em busca de seus amores, de um lugar para viver em paz e de, acima de tudo, manterem-se unidos por um laço afetivo extremamente forte que a guerra insiste em separar.
Apesar de vários momentos tristes e tensos, eu classificaria essa história como amorosa e bondosa; minhas lembranças em relação à leitura são as de sorrir lendo histórias de amor entre casal, entre irmãos, entre família e entre amigos. Todas as pontas do enredo são amarradas com perfeição e ainda acredito que era eu que estava sentada do lado de Olívia ouvindo ela contar essa história!
Uma Praça em Antuérpia é um livro que vai agradar muitos nichos - perfeito pra quem ama um romance (daqueles pra ficar angustiado e chorar bastante, de tristeza e de alegria!); excelente para fissurados pela 2ª Guerra Mundial captarem um panorama completo a nível de Europa e América Latina; e, por fim, ótimo pra quem ama leituras densas mas fluidas, fortes mas que deixam sentimentos bons ao final!

site: https://www.blogcoisaetal.com/2020/02/umapracaemantuerpialuizevalente.html

@jaliagoraesuavez 14/05/2019

LINDO!!!
Por onde começas a falar sobre esse livro maravilhoso?
Posso assegurar que gostei ainda mais dele do que de Sonata em Auschwitz (nunca achei que seria possível!).
Começamos em 2000, em Copacabana, na virada do ano e vamos viajar nas lembranças e na história das irmãs Clarice e Olivia.
Clarice e Olivia são gêmeas e nasceram em Portugal, no ano de 1916. Mas, pelas voltas que a vida dá, cada uma delas segue um rumo (apesar de estarem sempre unidas) e assim, Olivia fica em Lisboa e se casa com Antônio, enquanto Clarice se converte ao judaísmo e vai viver uma linda história de amor com seu marido pianista na Antuérpia.
Só que até estarem juntos e em família, Clarice e Theodor passam por um período de separação e dificuldade devido a ditadura de Salazar e a guerra civil na Espanha.
Então, quando eles acreditam que estão em paz, explode a segunda guerra mundial, e eles tem que fugir da Bélgica, pois os judeus estão sendo caçados na Europa.
Esse livro, além de ser história pura, fala de amor, de amizade, de bondade, mas de maldade também.
Do que as pessoas são capazes de fazer em tempos de guerra e em tempo de paz e do que um coração ferido pode ou não suportar.
E, no final, apesar de achar tão improvável, fiquei tão chocada como destinos se unem e como acasos mudam vidas que pensei: nem todo improvável é tão improvável assim! Nem tudo aquilo que achamos impossível é impossível. Vidas estão ligadas das formas mais malucas que podemos imaginar e histórias nada mais são do que a vida real no papel.
Esse é um livro incrível e que vale cada minuto da leitura. Emocionante. Nunca uma frase fez tanto sentido: “O essencial é invisível aos olhos!”
“Tínhamos medo. O medo gera imobilidade.”

site: @jaliagoraesuavez no Instagram

Bia 12/03/2019

Resenha Crítica
Uma Praça em Antuérpia de Luize Valente, um livro simplesmente fantástico, que conta a historia de Olívia e Clarice, as gêmeas que ainda cedo encontram o amor de suas vidas. A historia é um verdadeiro flashback que vai de uma conversa de uma das gêmeas e sua neta Tita em Copacabana no ano de 2000 aos anos de estopim da Segunda Guerra Mundial em uma pagina. Nessa conversa a avó conta sua intensa trajetória até a chegada ao Brasil, onde o leitor acompanha o auge da perseguição aos judeus, já dá para ver o quão emocionante e tensa é esta historia.
Em uma parte desse romance histórico Clarice, grávida, seu filho Bernardo e seu marido pianista judeu, Theodor, passam por uma longa e sofrida peregrinação que só quem leu sabe o que eles passaram. Enquanto migravam de país a país, fugiam dos bombardeios dos nazistas onde o livro conta detalhadamente essa vida nas condições de migrantes naquela época, o que não foge muito do repertorio atual de migrantes, assunto muito falado ultimamente. Com isso o leitor se envolve facilmente com as personagens e passam a viver aqueles dias intensos juntos com elas.
No meio dessa fuga é que aparece Aristides Souza Mendes, o cônsul Português que salvou milhares de vida do Holocausto e na historia ajuda também Clarice e Theodor. Foi muito importante a autora citar esse real personagem histórico já que ele foi uma verdadeira salvação para muitos judeus, esse nobre homem emitia freneticamente vistos para que eles pudessem  sair daquele meio caótico.
O livro é extremamente bem bolado, com idas e vindas, amores e desamores, alegrias e tristezas, tudo isso acontecendo num cenário de guerra, onde os fatos históricos são reconhecidos facilmente. É de uma fácil leitura, pois tem uma linguagem simples, também abrange muito seu publico, pois além de ser um romance também te ensina muito sobre o período histórico em que eles vivem. É um livro que não te deixa parar de lê-lo, cada vez a historia fica mais intrigante, e a curiosidade só aumenta enquanto culmina para o final, que por sinal deixa um mistério que te deixará intrigado.