O Apanhador de Sonhos

Stephen King

Resenhas - O Apanhador De Sonhos

Cris 17/02/2021

Diferente
Esse foi o primeiro livro que li sobre alienígenas. Confesso que a primeira parte me empolguei, mas depois perdi um pouco o interesse e depois veio a curiosidade de saber se era um sonho ou realidade.

Pedro 12/02/2021

King gênio
A capacidade desse homem em desenvolver uma história é impressionante. Muito bom. O livro é bem doidinho mas não deixa de ser bom.

Shyvver 08/01/2021

O famoso LLI ( Longo, Louco e Impressionante ) xD.
Sinceramente mesmo, é um dos títulos de Stephen King o qual eu menos aprecio. A narrativa, como de costume, é um pouco mais lenta do que o habitual padrão de algumas pessoas como eu, o que não é ruim, toda a lentidão inicial, compensa pela extrema e exorbitante riqueza de detalhes.

Não é novidade que em todo livro de Stephen, a exploração dos personagens, do ambiente, da trama, é SEMPRE bem colocada e pontuada a todo momento. Pouquíssimos escritores que eu conheço conseguem deixar as coisas tão claras e precisas como na escrita do King, ele não tem só a paciência, como faz parecer que cada frase de seus livros, não foi meramente pensada naquele mesmo momento em que escrevia.

A sensação que tenho sempre que leio esse livro novamente é a de que ele escreveu o primeiro capítulo em tal ano, e cinco anos depois, escreveu os três capítulos seguintes, pois não parece algo comum, algo que seria imaginado em um, dois ou três dias, é algo tão puramente original, que te faz pensar que ele se dividiu em oito partes, e cada uma com sua própria personalidade, escreveu a página seguinte.

Stephen King é um gênio, e por mais que esse livro não seja tão precioso para mim quanto IT A Coisa, ele continua sendo um título muito bom para aqueles que tem o que é necessário para acompanhar a longa narrativa.

yasmine 02/12/2020

Esse ate agora foi o que eu menos gostei do king. Tem uma premissa boa porem eu nao gosto de gore e esse livro esta recheado de cenas nojentas.

Alexandra.Helmer 22/11/2020

Esse foi o primeiro livro que li desse autor e, como foi um presente, não fui eu que escolhi, até por quê não seria a minha primeira opção de escolha, certeza que eu teria escolhido um mais famoso. Digo isso para deixar claro que eu não esperava gostar dele.
Por ser uma obra do Stephan King, tive receio de não entender perfeitamente, afinal tem toda uma cultura por cima do que ele escreve. Agora que terminei estou mais confiante de que entendi o que queria passar. Considero um livro bem confortável de ler, daqueles que você lê 100 páginas num pisca de olhos e fica ansioso por mais. O único fator negativo dessa edição de bolso é o comparativo de bolso X ter mais de 800 páginas, pois quando está se lendo o meio é ok mas as pontas exigem maior cuidado para não descolar o miolo e o peso desproporcional vai atrapalhar para ler deitada na cama, por exemplo.
Também por causa do tamanho dele foi um dos primeiro que saí marcando as passagens que mais chamaram a atenção, afinal eu não ia conseguir lembrar o que aconteceu lá no início com riqueza de detalhes.
Sobre a história eu quero evitar spoilers ao máximo, pode ser que um outro escape.
Logo de início eu achei que seria um livro sobre assassinato, num estilo de serial killer etc, mas quanto mais lia mais percebi que seria sobre extraterrestes e o exército dos EUA, no melhor estilo ficção científica norte americana, não é uma coisa que goste, mas esse é interessante.
Os personagens são bem construídos e te fazem ou simpatizar com eles, gostar ou até mesmo ter uma raiva e torcer contra. Cheguei a me identificar com um deles, e quando deu por mim tava lá torcendo e praguejando quando algo de ruim acontecia com ele.
Houveram cenas tanto cômicas, tristes, engraçadas envolvendo o quinteto e estou satisfeita com essa mistura, serviu para mostrar como foi a relação deles, como a amizade deles era forte. Se você for uma pessoa que se apega fácil à personagens, prepare os lencinhos.
Eu não esperava um final feliz, sinceramente quase via o desastre eminente, mas acho que o final escolhido pelo autor foi coerente com todo o resto.

Rodrigo.Artioli 08/11/2020

Cansativo.
Não é um dos melhores do mestre. Com flashbacks sendo jogados confusamente em meio a história e com personagens ( exceto um ou dois ) rasos não tirei muito proveito.

Reinaldo.Souza 20/10/2020

Vocês amam uma história de ET tanto quanto eu?
"Depois disso, seremos heróis. Não porque queiramos, mas porque não há outra opção."

- Em O Apanhador de Sonhos, Gary, Pete, Joe e Henry são adolescentes, quando enfrentam uns valentões para salvar um garoto com síndrome de down. O que acontece depois - os poderes que passam a compartilhar - serve apenas para fortalecer mais o laço entre eles.

- Agora adultos, os amigos ainda se reúnem para temporadas de caça nos bosques do Maine. É quando, em uma dessas reuniões, encontram um estranho doente e confuso, falando coisas desconexas sobre luzes no céu.

- Logo, os quatro amigos se veem envolvidos em uma batalha contra alienígenas, onde só um amuleto poderá ajudá-los.

Antes de ler, eu já tinha visto algumas críticas sobre o livro e digo com propriedade que muitas pessoas não curtiram o livro. Só que isso não aconteceu comigo.

Eu amo a temática de alienígenas, achei uma vibe meio IT, com o grupo de amigos adultos tendo lembranças da infância, que inclusive moravam em Derry e teve referências sim ao Clube dos Otários.

Se tem uma coisa que o King sabe escrever bem são esses laços entre personagens. A gente realmente acredita na amizade e no amor que os personagens sentem um pelo outro e esse é o foco principal na história.

Já disse que amo ETs? Hahahahaha aqui eles são meio que parasitas. Uns bem nojentos, podemos dizer. Tem todo um rolê de dominação de mentes, umas doideiras que particularmente eu gostei bastante hahahahah

Então se você curte esse gênero, eu recomendo muito. Se você nunca leu nada com a temática "alienigenas", eu também recomendo. Se você não curte mesmo, aí te recomendo, mas dizendo "boa sorte" hahahaha

Campos 19/10/2020

Serve para passar o tempo
Sou fã do King, esse livro não é o melhor dele, porém serve para passar o tempo, a trama demora a se desenvolver, o destaque para mim é o vilão humano da história, que tem um potencial muito grande, porém acaba tendo um desfecho meio sem graça para mim. Vale para passar o tempo.

Gabriela 05/10/2020

Infelizmente essa leitura não me deixou muito contente. Apesar de todo o enredo me chamar a atenção e também eu ser fã do Stephen King, O Apanhador de Sonhos não me agradou muito. Talvez daqui um tempo, se eu ler de novo, eu goste e veja esse livro de outra forma. Mas agora, sinceramente, achei muito tedioso, demorei muitíssimo para ler, não li muito terror, nem suspense, nem ficção científica, nem uma história de amigos. Enfim, os supostos alienígenas são muito bizarros mas mesmo assim fazem algum sentido, pra quem já costuma ler King. Acabei de ler o livro, não queria mais continuar, então talvez eu esteja com raiva haha mas não é tão ruim, ao fim...

Edson 25/09/2020

O APANHADOR DE SONHOS, E TAMBÉM, DE FORTES EMOÇÕES!
Sempre tive uma certa dúvida em relação a esse livro do King. Mesmo não levando muito em consideração os mais diversos comentários e críticas negativas a ele, sempre fiquei com um pé atrás. Que bom descobrir que estava inteiramente equivocado a esse respeito! É bom lembrar que não se trata de uma leitura fácil, uma vez que, em alguns momentos a gente chega até a se perder um pouco durante a leitura do tanto que o King divaga, ou se "perde" na narrativa. No entanto, a história é bastante instigante, os personagens são incríveis, além da história fugir de certa forma do gênero horror característico do autor. King escreveu este livro logo depois de ter sofrido um acidente quando foi atropelado por um carro enquanto fazia uma caminhada perto de sua casa, no Maine. Foi um momento bastante difícil na vida pessoal do autor, e, em meio às dores e o tratamento em si, ele foi colocando as ideias no papel até dá em O Apanhador de Sonhos. Durante a leitura, um turbilhão de sentimentos me acometeram! Acabei de ler esse livro agora , e durante essa leitura chorei, me emocionei demais, vibrei, dei boas gargalhadas, me impressionei, enfim. Se estas não forem as principais características de um livro realmente bom, eu não sei o que é um livro realmente bom! Antes que me perguntem se fiquei chateado sim! Fiquei! Quer saber o motivo? Fiquei chateado porque o livro acabou!
Nossa, como foi prazeroso conhecer um personagem chamado Douglas Cavell, ou simplesmente "Duddits"! Duddits é uma criança com Síndrome de Down, e, sem dúvida, um dos personagens mais espetaculares que o King já criou em toda sua vida. Uma pena o King não tê-lo explorado mais no desenrolar da história. Chorei rios toda vez que ele aparecia com a sua sensibilidade, seu amor, seu encanto, e a amizade que foi criada entre ele, Duddits, e os 4 amigos: Pete, Beav, Henry e o Jonesy! Sem dúvida uma das coisas mais emocionantes deste livro, sem sombra de dúvida! Assim que conheci o DUDDITS, imediatamente me veio à memória um outro personagem incrível criado pelo King no livro O TALISMÃ, O LOBO! Meu Deus do Céu! Definitivamente, Stephen King não é humano! Acho que jamais foi."

Com o final do livro, fico me perguntando o por que de não ter começado essa leitura antes?! Uma sensação gostosa e uma expectativa enorme tomaram conta de mim por conta dos últimos acontecimentos, das últimas páginas desse livro. Infelizmente, muito triste pelo Duddits. Aliás, infinitamente triste por ele! Porém, feliz da vida por tê-lo conhecido, por ter descoberto a sua existência! Como já disse antes aqui mesmo nesta resenha, o último personagem criado pelo King que me deixou assim foi o LOBO, de O TALISMÃ. Quem já leu esse livro sabe muito bem do que eu estou falando. Mas, como tudo na vida tem um fim, e o fim é algo infelizmente em algumas situações inevitável, eis que ele chegou, e chegou literalmente com tudo! As últimas páginas desse livro me deixaram sem ar! Pois, quando você começava a acreditar que, em algumas situações nada mais poderia acontecer de modo a modificar aquele final, BUMMM! Tudo acontecia de forma diferente e de uma forma bem mais assustadora. Isto é Stephen King. E quem foi que disse que o autor não sabe terminar suas histórias?! Aqui tudo funciona perfeitamente bem. O fim é muito bem amarrado, não existe pontas soltas, nem nada que deixe o leitor com alguma dúvida. Eu achei sensacional.
Ah, só queria dizer antes de fechar, que os vilões dessa história, na grande maioria das vezes, nos fazem mais rir, do que propriamente ter raiva deles. O principal deles, o Kurtz, o desgraçado tem um final tão drástico e, ao mesmo tempo, espetacular, que você mal tem tempo de perceber o que realmente aconteceu com o miserável. E que Deus o tenha em um bom lugar no inferno!
E foi assim que eu vi e felizmente descobri O APANHADOR DE SONHOS. Mais uma grande obra do Mestre King, que eu mais uma vez, tive o prazer de ler absolutamente sozinho. E assim eu vou levando. Desbravando e descobrindo aos poucos o mundo mágico, assustador e, em alguns momentos, emocionantes criados pelo King e esta sua imaginação que simplesmente não para de criar coisas maravilhosas. Se a partir daqui, alguém se interessar em caminhar comigo, tudo bem! Do contrário, eu vou sozinho mesmo!"

Erika 09/09/2020

O APANHADOR DE SONHOS
Gostei, gostei das referências sobre o clube dos otarios, sobre DERRY e da amizade dos quatro, no geral a leitura é fluida, mas a parte dos UFOS não gostei .

Rahrt 26/08/2020

Os sonhos envelhecem mais depressa que os sonhadores
Apesar de uma temática que eu não gosto (extraterrestres), o livro me prendeu. É incrível e a riqueza de detalhes me fez ficar pensando em algumas partes da história por dias e dias antes de dormir. É uma história e tanto! Super indico!

Instagram: @leitor_eduardo 25/08/2020

O apanhador de sonhos
Este não é um dos melhores livros de Stephen King.
Apesar de ter uma narrativa cansativa, Exausta e longa é interessante.
não é o tipo de livro que eu recomendo se você pretende iniciar a ler as obras do mestre de terror.
recomendo essa leitura apenas se, assim como eu você é um grande fã das obras dele e já leu mais de 30 livros dele.
justamente por ter uma narrativa cansativa perguntei às pessoas no início da Leitura o porquê de ter tantos abandonos e na maioria das respostas tive retorno de que o motivo de fato foi este.
não é o tipo de livro que eu voltarei a ler Pois existe uma grande dificuldade de conexão com os fatos os personagens e a narrativa.
Como costumo falar sou suspeito para dar minha opinião sobre Stephen King, entretanto, neste caso, abrirei uma exceção e serei bem mais sincero do que normalmente sou: dou nota 3 de 10.

Deborah Harue 25/08/2020

Excelente ficção alienígena!
Confesso que King me deixou decepcionada após algumas experiências contendo explicações e finais absurdos (como em ?It?), mas esse livro foi redentor em relação às obras do autor.

História muito bem escrita, divertida e muito sensível, com fatos bem amarrados e um final muito bom, contendo explicações que talvez deixassem buracos na histórias.

Super recomendo, seja para iniciantes do escritor ou para veteranos.