Almanaque das Curiosidades Matemáticas

Almanaque das Curiosidades Matemáticas Ian Stewart

Resenhas - Almanaque das Curiosidades Matemáticas

Cid Espínola 06/02/2024

Miscelânea matemática
A obra é muito boa, todavia requer um conhecimento aprofundado na Matemática.
Me diverti mais nas curiosidades históricas e nos temas que considero mais interessantes: probabilidade, proporção áurea, fractais, sequência de Fibonacci e raciocínio lógico.
A experiência seria mais agradável se fosse mais voltada ao público leigo.
De qualquer modo, vale a viagem.

lorena 29/12/2022

última leitura de 2022 :)
Acabando as leituras do ano, o Almanaque das Curiosidades da Matemática foi um estilo diferente do que estou habituada, mas ainda assim me agradou muito.
Um prato cheio para quem gosta de matemática, em contrapartida, para quem não gosta, não deve passar de 5 páginas lidas. Esse livro pede que você tenha conhecimentos prévios antes, muitos tópicos o Stewart já começa partindo do pressuposto que você saiba pelo menos a base daquilo.
O que mais me agradou foram os tópicos que eu já havia visto na escola, acrescentados de muitos detalhes, que tornaram assuntos que eu tecnicamente já sabia mais interessantes. Não muda o jeito de fazer exercícios da escola, mas a título de curiosidade valeu muito a pena. O leitor tem que estar ciente disso: o livro não te ensina a resolver continhas, o livro te ensina curiosidades sobre as continhas. E também não ensina a ler matemática; isso é outra coisa. O vocabulário desse livro é fácil, muito diferente do vocabulário próprio da matemática.
Quanto mais me imerso na matemática, mais fascinante ela fica. Acredito que tudo que sei até hoje é muito pequeno comparado a dimensão desse universo, com o tempo espero absorver o máximo que tem a oferecer. Eu amo matemática, e esse livro é para aqueles que sentem o mesmo.

Leila de Carvalho e Gonçalves 19/07/2018

176 Tópicos
Ian Stewart é professor de matemática e pesquisador da Universidade de Warwick na Inglaterra. Também é um divulgador dessa ciência através de seus livros que comprovam o quanto ela pode ser interessante, quando bem abordada.

Esse "Almanaque" apresenta temas variados, desde quebra-cabeças até alguns assuntos que tem atraído a atenção da mídia, como o teorema de Fermat e os fractais.

Há até uma boa oportunidade para engordar sua conta bancária, pois ao tratar de algumas questões ainda em aberto, Stewart apresenta o problema N=NP cuja solução dá direito a um prêmio de US$1 milhão. Que tal ?

Porém, entre 176 tópicos há alguns bem conhecidos. O teorema de Pitagoras e o ? estão entre eles, mas, importantes, merecem interesse e dão uma certa dimensão histórica ao livro.

Em síntese, o que Stewart pretende, é incitar a imaginação do leitor, mostrando muitos aspectos curiosos da matemática. Nada mais nada menos do que "uma forma de diversão, capaz de mantê-lo informado sobre avanços importantes - sejam eles de dois mil anos atrás, da semana passada ou de amanhã".

eriksonsr 31/08/2014

Acho que pela primeira vez li algo que não via a hora de chegar ao fim por ser chato de mais!!! Acreditava que o livro era uma coisa, porém é completamente diferente do que esperava. As breves páginas em que o autor fala sobre a Teoria do Caoos, da Ciência da Complexidade e a parte que fala sobre Fractais são muito boas, pena que são poucas e breves as partes legais.

As charadas que tem no livro são bem complicadas, para acertar uma grande parte delas, tem que se estar muito em dia com a matemática que foi vista na escola e ter estudado um pouco a mais ainda.