Atenção Plena - Mindfulness

Danny Penman

Resenhas - Atenção plena

Mari Siqueira 04/05/2015

Foque no aqui, agora.
Hoje, eu não vim fazer uma resenha, mas sim um convite. Quero levá-los para um lugar incrível, que ninguém conhece e onde ninguém, além de você, pode entrar. Na sua própria mente. O livro Atenção Plena - Mindfulness de Mark Williams e Danny Penman lançado aqui no Brasil pela Editora Sextante, vai te ensinar a alcançar o equilíbrio e a paz que tanto buscamos em nós mesmos.

O que é mindfulness? ~

Nos últimos tempos, muito se tem ouvido sobre 'mindfulness'. A palavra inglesa significa 'consciência plena', ou seja, estar consciente de tudo o que acontece em sua mente. Esse estado de consciência é praticado desde a antiguidade no Oriente e nos últimos séculos, tem sido lentamente apresentado para o mundo Ocidental.

Essa técnica de meditação está em voga porque o ser humano finalmente se deu conta dos efeitos da correria do dia-a-dia. Cada vez mais estressado, cansado e infeliz, o homem não vive sua vida plenamente. Doenças, transtornos de ansiedade, depressão. Todos esses desequilíbrios podem ser controlados com a prática de mindfulness. Manter o foco no presente e em nada mais, esse é o objetivo.

Existem diversos tipos de meditação, as mais populares visam 'esvaziar a mente', relaxando e deixando de lado as preocupações. O conceito de consciência plena proposto pela técnica mindfulness, procura fazer absolutamente o contrário. Como assim? Vou explicar.

Nosso cérebro não pára. A todo momento surge em nossa mente um novo pensamento. Esses pensamentos geram emoções, sensações, sentimentos que podem nos afetar psicológica e fisicamente. Quando surge em nossa mente um pensamento ruim, nós lutamos para afastá-lo e nossa consciência gasta muita energia nessa luta. Os pensamentos ocorrem em fluxo, o que significa que eles vem e vão, sem nossa interferência. É bem simples. Se pararmos de lutar contra eles, eles vão simplesmente desaparecer sozinhos.

Cada vez que surge em nossa mente um pensamento como: 'sou um fracasso', nosso cérebro cria mil maneiras de evitar esse pensamento, ele imagina formas para que você não seja um fracasso, formas para que você não se sinta um fracasso, imagina coisas em que você pode ou não fracassar, e o principal, ele lembra de seus antigos 'fracassos'. Todo esse movimento foi ocasionado por um simples pensamento. É como se um inimigo batesse a sua porta e ao invés de ignorá-lo, você o convidasse para um chá. Não faz muito sentido, não é?

Experimente deixar seus pensamentos irem embora assim como eles vieram, naturalmente. É a proposta do mindfulness. Porém, não é tão fácil quanto parece. Nosso cérebro está acostumado a responder aos pensamentos de uma determinada maneira, não se muda um padrão de um dia para o outro. É um mecanismo de defesa que nós aprendemos desde a infância, mas pode ser um mecanismo auto-destrutivo e por isso, é preciso quebrar esse padrão.

Mark Williams e Danny Penman trazem em Atenção Plena, um guia de como encontrar a paz em um mundo frenético. Com ensinamentos valiosos, os autores conduzem o leitor por um caminho árduo, porém extremamente benéfico. A prática de qualquer tipo de meditação não é simples, pelo contrário, é bastante desafiadora, porque tenta controlar algo que não pode ser controlado. Muitos desistem no meio do caminho, ou param de exercitar a mente quando atingem um determinado grau de desenvolvimento. A meditação deve ser contínua, não é um remédio para curar um male, mas sim para evitá-lo.

Com alguns exercícios práticos e outros nem tanto, Williams e Penman, pretendem mudar a vida do leitor em oito semanas. Por experiência própria, sei que as práticas ensinadas neste livro dão resultado. Fui apresentada à técnica por um terapeuta, e há algum tempo faço uso de exercícios de respiração e meditação. Sofro crises de ansiedade, traumas de fundo emocional são gatilhos para que a ansiedade tomem conta de mim. Em decorrência disso, minha vida sofreu várias adaptações e eu me privo de muitas coisas pelo simples fato de não conseguir controlar minha mente e meus medos.

Mindfulness é uma prática para a vida, que vai te mostrar coisas que estavam bem ali e você não percebeu. Estar plenamente consciente vai te mostrar que pequenas ações podem ser mais do que simples ações. Regar as plantas, pegar o jornal, encher um copo de suco, se você realmente observar o que está fazendo, enxergará as coisas de outra forma.

Feche os olhos e preste atenção em apenas uma coisa: sua respiração. Pensamentos virão, preocupações, lembranças, deixe-os ir, volte a se concentrar, no modo como o ar entra e sai de seus pulmões. Ouça, sinta. Depois de um minuto, abra os olhos. Você vai ver o mundo de outra forma, mais relaxado, mais calmo, mais conscientemente.

Se nas primeiras tentativas não conseguir se concentrar de forma alguma, faça esse mesmo exercício dentro do chuveiro. Mas desta vez, sinta os pingos caírem na sua cabeça, seus ouvidos serão tapados pela água, então preste atenção apenas nela. Ouça, cada gota entrando em contato com a sua pele, sinta a água e nada mais. É uma sensação indescritível, vocês precisam experimentar. Essa técnica do chuveiro, eu aprendi em um filme excelente chamado The Peacefull Warrior ou Poder Além da Vida aqui no Brasil. Ele conta a história verídica de Dan Millman, um atleta que aprendeu a controlar sua mente, por meio da meditação e assim, superou seus maiores obstáculos.

Atenção Plena - Mindfulness pode mudar sua vida, sua forma de enxergar o mundo. Dê uma chance à paz interior. Experimente, você não vai se arrepender!

site: http://loveloversblog.blogspot.com
Malu 02/06/2016minha estante
Mt bom msm, estou encantada com o livro e as técnicas.

Tambis 12/09/2019minha estante
Parabens Mari,
Excelente resenha. Certamente sua resenha influenciará na minha decisão na compra.

Scorpio 27/11/2019minha estante
Eu havia comprado esse livro há uns 15 minutos, bastante empolgado, inclusive. Agora que li essa resenha, vou ter é que meditar, exercitar muito os meus pensamentos para não ficar tão ansioso para tê-lo em mãos. kk

Laysse.Pessoa 25/07/2020minha estante
Olha, comecei a estudar sobre essa temática, baixei dois apps de meditação ???? maravilhosos, é um de exercícios da Nike que tem yoga ???? com exercícios. É incrível como minimiza, as crises existenciais.
Olha, eu aceito teu convite, pois sempre sofri com TAG (transtorno de ansiedade generaliza) dos 100 principais sintomas psicossomáticos sofro com quase todos eles e já me senti no fundo do poço duas vezes.
Talvez essa leitura traga consigo as técnicas que necessito para mudar os rumos da minha vida, e quem sabe os reflexos positivos me ajudem a vencer os obstáculos advindos desse transtorno que tanto me castiga.

Mari Siqueira 26/07/2020minha estante
Você vai conseguir, amiga. Eu sei, tem momentos muito difíceis, mas a meditação vai te ajudar. Existem muitas técnicas e uma delas vai servir pra você. Eu gosto muito de ASMR pra concentração e meditação também.

Maia 25/07/2022minha estante
???? ??? ??? ????? ?

Kayky 11/06/2022

Mindfulness : esteja e viva no agora
Mark Williams, professor de Psicologia Clínica na universidade de Oxford, foi um dos criadores da terapia cognitiva baseada na atenção plena, e Dr Danny Penman Ph.D em Bioquímica foram excepcionais autores de ?Atenção Plena: como encontrar a paz em um mundo frenético?.

Neste livro escrito para ser modelado como um curso de 8 semanas, nos oferece práticas meditativas e exercícios que nos ajudam a refletir e nos fazer sentir como se estivermos controle e uma leveza sobre nossas vidas.

O livro aborda sobre uma gama de benefícios que a atenção plena pode nos conceder, citando até mesmo que é mais eficaz para pessoas que tem depressão do que o próprio antidepressivo, e todos esses benefícios são comprovados pela ciência, e esses autores contribuíram muito para as pessoas que se interessem em começar a estudar sobre o assunto, pois é um livro que poderá ensinar até mesmo as pessoas que nunca ouviram falar sobre, e até aquelas que já meditam a um tempo como é meu caso.

É um livro difícil, você terá que assumir um compromisso consigo mesmo porque exigi persistência e disciplina, e ao mesmo tempo despreocupação e leveza. Mas revendo a parte que digo que é difícil, foi um dos esforços que mais valeu a pena em minha vida, e em algum momento irei rever e fazer todas a práticas novamente.

Recomendo a leitura para quem quer aproveitar o máximo de cada pedaço de seus atos feitos no dia a dia, para quem quer uma leveza e se sentir no controle, e ter a percepção de que coisas ruins vão acontecer, e com a meditação você vai poder perceber que é apenas um sentimento, que você poderá agir em cima dele como todos seus sentimentos.
Tai 11/06/2022minha estante
amei a resenha, o livro parece ser ótimo! parabéns pela resenha, amor!

Suellen.Montenegro 03/05/2018

Iniciação à meditação
O autoconhecimento só é possível quando conseguimos focar em nós mesmos, deixando de lado fantasmas do passado e medos futuros. O livro é uma porta para a iniciação à meditação e concentração em nós mesmos, a partir dele, aprendi a me manter calma em momentos que antes seriam angustiantes.
crmendesjpa 28/12/2019minha estante
Autorrespeito, autoconhecimento, autocontrole conduzem a vida ao poder supremo.
Alfred Tennyson

Tai 11/01/2022

Repensei todas as minhas atitudes ao entender a origem do estímulo delas, e como seria a melhor forma de lidar com uma situação "problema". Ótimo livro, pretendo cada vez mais viver no presente.
Luly @projetocabeceira 11/01/2022minha estante
Meu Deus, preciso

Carla.Zuqueti 07/10/2019

Curso prático
O mundo cada vez mais frenético, tentamos dar conta de muitas coisas e sofremos cada vez mais de ansiedade e frustrações. Sentimentos ruins tomam conta da nossa mente por situações que não sairiam como esperávamos e reações contrárias à nossa vontade.
??????????????????
Para controlar o stress e a ansiedade do dia a dia, os doutores Danny Penman e Mark Williams propõem a técnica do Mindfulness.
O que é?
??????????????????
Mais que meditação, é um estilo de vida que consiste em estar aberto à experiência presente, observando seus pensamentos sem julgamentos ou críticas e identificar sentimentos nocivos antes que eles ganhem força e provoquem sensações negativas de stress, ansiedade e frustrações.
??????????????????
É um livro bem interessante, um curso prático de 8 semanas que ajuda à iniciação de práticas de Mindfulness.
??????????????????
Importante saber que força de vontade é muito importante, pois em nossa aceleração do dia a dia, a meditação não é uma prática fácil.
Pontos importantes:
??????????????????
1. Seus pensamentos são pensamentos. São seus servidores. Não são seu chefe. Não dão ordens que precisam ser obedecidas. Isso o faz tomar decisões mais sábias.
2. Atenção Plena não é desligamento. E aceitação: compreender como as coisas realmente são. Aceitação é uma pausa, um período para deixar se ver como uma visão clara.
3. A mente está sempre procurando entender o mundo ao redor e o faz a partir de fragmentos do que acumula. Acabamos manipulando as informações para adequar ao que conhecemos. A meditação nos liberta da armadilha da generalidade excessiva.
??????????????????
Sua mente pode ser uma grande aliada ou uma enorme sabotadora. Ter equilíbrio é fundamental para conseguir alcançar os objetivos e usufruir da satisfação que isso nos dá.
??????????????????
Achei ótimo. Vamos tentar praticar um pouco agora ?.
adijobs 25/12/2019minha estante
Boa dica para quem está encerrando um ciclo (fim de ano) e iniciando outro. Estou no início e me identificando em cada parágrafo.

Pedro 04/08/2021

Cheio de embasamento
O livro é basicamente um programa de oito semanas com praticas meditativas que vão progredindo no intuito de trazer a meditação com hábito. Adorei como o livro preenche os espaços entre as práticas da semana com relatos de pacientes da terapia do autor e estudos que embasam e comprovam a eficácia da meditação no tratamento de ansiedades e depressão. Alem disso, a prática da atenção plena comprovadamente traz foco, concentração e autoconhecimento.
Vou tentar adotar as práticas ?
Maria 08/08/2021minha estante
Muito bom! Pena que não consegui adquirir o hábito :/

Merlin 25/09/2020

Meditação
Livro para iniciantes na jornada da meditação, livro muito bom!!!
Vanessa.Matos 25/09/2020minha estante
Oie! Boa noite! Eu tenho postado várias resenhas no meu perfil do Instagram e no blog. Se vc quiser ver, meu insta é @vanessa.matos.5872 obrigada!!

Fabio.Claudino 25/09/2016

Uma excelente introdução à meditação adaptada ao mundo ocidental.

Elizandra 05/01/2017

Mindfulness
Atenção plena é um tipo de meditação que nos traz para o aqui e agora. Este livro é um manual de oito passos que devem ser feitos religiosamente por oito semanas. O livro também traz um link da editora Sextante que tem as oito meditações em áudio. A atenção plena nos faz perceber quais são os pensamentos que estamos tendo quando eles vem acompanhados de emoções (sejam positivas ou negativas) e o que essas emoções causa em nosso corpo físico; um tipo de meditação que serve como apoio para o TCC (terapia comportamental cognitivo). Só achei um pouco confuso a forma como o autor separou o manual para uma meditação pratica.

Viviane 21/03/2024

Sinceramente livro de auto ajuda, não a me ajuda em nada, nem sei porque insisto. Mas enfim uma amiga quise que eu lesse e eu li e ponto.

Dig 05/11/2017

Muito bom!
O livro traz algumas reflexões sobre como a nossa vida pode ser enxergada por uma ótica totalmente diferente da cheia de atribulações que costumamos utilizar. Trás consigo também algumas formas de meditação e passo a passo para que a prática seja realizada com facilidade e eficiencia.

Mauro.Costa 02/07/2018

Mais atenção
Só não gostei mais do livro porque não consegui fazer da melhor maneira os diversos exercícios explanados ao longo das páginas vistas no leitor digital. Mas voltarei com toda a certeza para ver o que posso fazer para melhorar algo fundamental para os dias atuais, que é a atenção plena, do momento atual, o ver e viver o que está acontecendo agora. Sem se angustiar com o futuro, sem lamentar o que passou. Apenas.....presente!

Shirlei Santos** 29/07/2018

Saindo do Piloto automático
Esse livro foi fundamental em uma busca interna que eu já estava realizando. Fiz todas os exercícios e os resultados foram excelentes. Continuarei a prática que já faz parte do meu dia a dia.

Bart 07/03/2019

Atenção Plena - Mindfulness
Mark Williams e Danny Penman

Acabaram-se as aventuras (por enquanto) agora a palavra é "Monografia"!!

O livro fala de como podemos ampliar ou (em alguns casos) retomar nossa capacidade de concentração no agora, nas coisas que costumamos fazer já roboticamente ... imagine a gama de atividades feitas e q mts vezes vc nem lembra mais como fez ou se foram feitas! Os autores ensinam exercícios de meditações que vão ajudar na concentração, refletindo no stress, no humor e...leia, leitura fácil (graças à DEUS) e mt esclarecedora , o livro é fininho!

Emerson 14/07/2019

Ótimo
Excelente para melhorar sua rotina é viver uma vida mais autêntica