Illuminae

Illuminae Jay Kristoff
Amie Kaufman

Resenhas - Illuminae

Mirele 06/05/2023

Achei bem legal, mas meio novelesco, meio adolescente demais. É bem divertido, principalmente se vc decidir acompanhar com o audiobook. E a diagramação é bem legal também.

Ota Fumiga 23/04/2023

Esse livro é uma experiência
Poucos livros são tão únicos como Illuminae.
A sua narrativa com diversos formatos diferentes é muito legal e faz você sempre estar curioso pra saber o que está acontecendo.
No início ele começou me passando uma vibe Legend mas rapidamente isso cai por terra adquirindo uma atmosfera bem diferente disso, se tornando algo sensacional e te faz querer saber mais sobre esse futuro
O desenvolvimento dos protagonistas é muito lindo de acompanhar no meio de todo o caos porque tudo é muito constante e sutil, principalmente todo o desenvolvimento da relação deles fazendo eles serem personagens muito cativantes e dando vontade de acompanhar a história deles.
Apesar de algumas habilidades da Kady não serem muito críveis e algumas vezes forçadas é muito incrível e satisfatório ver ela em ação. (Tirando quando ela vira um deus ex machina que perde totalmente o encanto de suas habilidades, mas que ainda assim e épico).
As cenas da AIDAN são perfeitas e toda a construção que acontece durante o livro é magnífica e até certo ponto assustadora.
O projeto gráfico do livro é excepcional e maravilhoso, inclusive recomendo fortemente ler no físico pois é uma experiência única com um formato bastante único e genial que te deixa imerso na história.
Confesso que o livro tem umas oscilações de ritmo, mas que de verdade não atrapalha muito pois toda informação é necessária pra o desenvolvimento das situações. O que chegou a me atrapalhar um pouco foram alguns comentários gordofobicos que apesar de serem bem pontuais, incomodam.
Fazia tempo que eu não era tão surpreendido com os plot twists como fui nesse livro.
Quero muito ler as continuações e pretendo acompanhar com o audiobook pois dizem que melhora a experiência em 1000% e que deixa tudo muito mais imersivo.
Leiam Illuminae que eu garanto que você não vai encontrar muitos livros como esse que consegue ser tão visual e sonoro somado com um projeto gráfico super inteligente que dá uma experiência completamente diferente na hora da leitura. Ele é único em muitos sentidos e você não vai de arrepender

Ruth 12/04/2023

INCRIVEL
O livro não é exatamente escrito normal MAS É PERFEITO!!!! MUITO BEM PLANEJADO E ORGANIZADO E TUDO É LINDO!!! Amie kauffman sempre arrasa. EZRA MASON EU TE AMO

Ana Gouvêa 31/03/2023

O audiobook é responsável pela maior parte da nota.
Todas as cenas com a IA são apenas perfeitas.
O livro podia ser um pouquinho menor, e eu preferia que uma coisa específica não tivesse sido revertida no final.

Liliane32 04/02/2023

Livro de ação em formato diferente
A partir do recorte de textos que lembram transcrição de conversas via chat, relatórios oficiais ou mesmo descrição de vídeos, a história de uma invasão, morte de inocentes e mesmo o desenvolvimento de uma doença mutante (arma biologia) vai sendo aos poucos apresentado.
No começo é confuso, demora um pouco para entender o que está acontecendo. E claro, por ser um livro destinado ao público Jovem Adulto, adolescente, a linguagem e os conflitos são mais voltados pra este público.
A mocinha desta história é inacreditável, ela faz td sozinha, principalmente no final. Não tem nada que ela não possa fazer. O namorado dela, solta piadas irritantes e fica no fundo, sem mto protagonismo.
Nenhum tema deste livro, e são vários temas espinhosos, é aprofundado. Eles só estão lá pra retratar uma história e mostrar o quanto a mocinha é "O Cara".
No geral é bom, mas creio que aqui, tem só que acompanhar a história sem esperar uma obra profunda. É só entretenimento.

Victor 13/08/2022

Que loucura de livro,
Adaptar ao formato dele no começo é difícil, mas isso acabou tornando a leitura muito fácil.
Foi muito difícil acompanhar a linha do tempo e entender os pequenos detalhes que estavam pelo livro.
Esse livro é cheio de suspense, é tudo uma construção para algo que vai acontecer a qualquer hora. Os plot twists me deixaram bobo(apesar de fazerem muito sentido)
As primeiras 300 páginas são super devagar
Como dois adolescentes conseguem fazer tanta coisa
E como as pessoas são burras ou ficam burras por causa da situação
O final eu fiquei um pouco confuso, confesso, mas as ultimas 200 páginas fez valer a pena demais a leitura.

iara170 20/04/2022

Muito bom viu? É cheio de plot twists, com um desenvolvimento muito interessante e a forma com que o livro foi escrito é muito dinâmico e divertido.

Barbara 11/04/2022

Que livro louco e delicioso! Adorei os personagens e a forma como foi escrito. No começo, pareceu um pouco confuso, mas depois que me acostumei, as páginas voaram e eu nem percebi.
O sneak peak no final do livro foi TUDO e eu já to doida pra ler os outros!!

adelia 05/03/2022

- The Illuminae Group
Olha é um livro bem diferente e em alguns momentos ficou confuso principalmente nas partes do AIDAN mas eu gostei muito, me divertiu e me deixou triste na mesma proporção (:( e fiquei bem presa na narrativa, só não li tudo em um dia pq estava sem tempo, amei muito o ezra daria minha vida por ele, a kady eu já acho que os autores deram uma forçada, é como se ela não tivesse limitações e fosse capaz de fazer absolutamente tudo, sei que é ficção mas aqui forçaram tanto que nem eu engoli, principalmente quando lembro que ela tinha acabado de fazer 18 anos, mas ela é gente boa e perto do ezra eu engulo. O final foi tão lindo, quero retirar todos os xingamentos que usei na minha cabeça com os autores!

maria 22/02/2022

A proposta é extremamente boa assim como a execução, o livro é maravilhoso, tem vários trechos engraçados (EZRA MARRY MEE) apesar de nao ser o meu gênero literário favorito eu adorei.

orul82 20/02/2022

Eu já tinha uma suspeita muito grande de que esse livro ia me pegar de qualquer forma. Então era muita leitura já garantida de que seria boa.
Mas a experiência de acompanhar a Katy e o Ezra e todo o suspense nas duas naves através do áudio livro, é indescritível. Simplesmente incrível.

Muitas partes me deixaram sensível, muitas reviravoltas mas o que mais teve meu coração e atenção aqui: Aidan.
Tudo que ele falava e como agia e porquê agia era curioso demais pra mim, todo o desenvolvimento até o último ato do livro foram bem feitas, e vários questionamentos existenciais bem formulados.

Mostrou muito de como o vírus Phobos mexia com os sentimentos e os sentidos das pessoas, muito de corrupção e mentira e manipulação, e também de o que faz a gente herói, vilão ou simplesmente humano?.

A escrita e a velocidade do livro foram ok, não devoreeeeei, mas também não tive dificuldade para ler (tirando certas palavras mais focadas em áreas técnicas específicas).

sarah 18/02/2022

esse livro foi uma das experiências mais doidas que eu já tive, achei o formato tão original e criativo!! alguns aspectos futurísticos me deram arrepios, a ideia de uma civilização no espaço praticamente dependente de uma inteligência artificial (deixaram um pou responsável por tudo) é bizarra. phobos e a beitech me passaram a vibe de um resident evil espacial. e sobre kadyezra, por que eles são tão fofos juntos?? eles me bateram tô rendida nem tive escapatória