Tomás de Aquino

Tomás de Aquino Santo Tomás de Aquino
Santo Tomás de Aquino




Resenhas - Tomás de Aquino


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Fabio Shiva 04/08/2010

STO. TOMÁS DE AQUINO – Coleção Os Pensadores
Quanta emoção ir lentamente sendo conduzido por este sábio senhor. Dois momentos de cume:

“Denominamos livre aquilo que é causa de si mesmo.”
Compêndio de Teologia - Cap LXXVI – As substâncias imateriais são dotadas de livre-arbítrio.

“A verdade da vida é aquela pela qual o homem, na sua vida, realiza o fim para o qual foi ordenado pelo intelecto divino.”
Seleção de Textos da Suma Teológica – Questão XVI – Da verdade - Art. IV – Se O Bem É Racionalmente Anterior À Verdade

Sem contar a experiência da escolástica, a fina ciência do pensar que São Tomás (porque “Santo Tomás” e não “São Tomás”? é curioso, mas de alguma forma o uso da primeira confere maior dignidade) teceu a partir de velhos manuscritos. Como um farol brilhando na escuridão da idade das trevas, conhecimento sustentado na exatidão das palavras. E ao mesmo tempo a ferramenta que possibilita o cristianismo (e a igreja junto) atravessar os novos tempos que viriam, ajudando a moldar esses novos tempos, elegante estrutura de pensamento que só pode mesmo é causar reverência. Tomás de Aquino é também um santo do pensamento.
A emoção de ler um sábio citado com reverência por Umberto Eco e Eduardo Neiva. A reverência e a honra de ter lido Sto. Tomás de Aquino.
A sensação de continuar aprendendo sempre, tanto, fazendo uma ponte com esse monge dominicano do século XIII (nasceu em 1225 / murió in 1274).
Sem contar a ponte colossal entre o aristotelismo e o cristianismo!
(01.05.2007)
comentários(0)comente



Clio0 02/05/2021

São tantos os trabalhos do autor reunidos nesse volume que a Nova Cultural nem tentou dar um título: O Ente e a Essência, Proêmio, Questões Discutidas sobre a Verdade, Súmula contra os Gentios, Compêndio de Teologia, Suma Teológica (somente alguns textos).

Tomás de Aquino, considerado como santo pela Igreja Católica, foi um filósofo medieval que tentou sintetizar o pensamento aristotélico com o cristianismo - e isso quase um século antes do Renascimento Cultural.

Como o seu trabalho também refere-se pesadamente a obra de Agostinho (outro santo e filósofo), seria recomendável ler alguma coisa deste; a própria editora desta coleção publicou-o anteriormente. Não que seja impossível acompanhar o texto por si só, Tomás de Aquino faz citações e explica passagens justamente com esse intuito.

Porém, vale lembrar que seus escritos eram destinados aos doutores da Igreja, ou seja, não são propriamente um trabalho de evangelização, como foi em parte o de seu predecessor. Os trabalhos aqui contidos são réplicas ou propostas em torno de questões teológicas controversas.

Suma contra os Gentios, por exemplo, é uma discussão sobre as virtudes do Cristianismo contra as consideradas heresias do Islamismo e do Judaísmo. A Suma Teológica, por seu lado, é um trabalho de ensinamentos teológicos acerca de alguns pontos principais da doutrina como a Santíssima Trindade, os Sacramentos e a Missão Divina do Homem.

A seleção apresentada não foi escolhida ao acaso, ela foi parte da consolidação do poder da Igreja durante o tempo das Cruzadas e base para seu poder durante o Imperialismo. Seguindo a proposta da coleção de Política e Governo, esse livro ajuda a fundamentar o que será a formação religiosa-cultural de todo o Ocidente pelos séculos seguintes.

A edição é de qualidade, com uma pequena biografia, mas diferente das outras, os tradutores não colocaram extensas notas sobre o texto - o intuito de tal foi a preservação de sua integridade, evitando adaptações e interpretações.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR