Antes de Tudo Acabar

Antes de Tudo Acabar Mary C. Müller

Resenhas - Antes de Tudo Acabar

Lisa 18/06/2021

A autora constrói todos os personagens a partir de problemas graves, mas o que se vê ao longo do livro, são soluções simples para todos os problemas, sem o desenvolvimento real dos personagens.

Julia4515 07/06/2021

"Naquela época, todas as direções pareciam erradas."
Rafael tem dezessete anos e sua vida é uma bagunça completa. As coisas nem sempre foram fáceis, mas certamente pioraram no ano em que seu pai decidiu deixá-lo com sua mãe, para construir uma nova vida. Isso destruiu sua estrutura familiar, transformando sua mãe em uma alcoólatra, sem vida e apática.
Se tudo isso não bastasse, ele ainda tem que lidar com o bullying dos meninos na escola, o que acontece por vários motivos.
Afinal, Rafa não é um menino amargo. Ao contrário, ele tenta levar sua vida o melhor que pode, e para tornar as coisas mais leves, ele sabe que pode contar com Anne, sua melhor amiga desde a infância. Ele também tem o Rafael mais conhecido como Ferreira.
As coisas começam a mudar quando Anne aparece com um namorado, Michael. Ele é mais velho do que ela e não parece gostar nada da amizade deles. Isso faz Rafael perceber que ele pode não gostar dela apenas como uma grande amiga. Para completar a salada mista, a nova aluna chamada Kaori decide bagunçar ainda mais a cabeça do garoto.
E em toda essa confusão de sentimentos e exaustão mental, ele encontra na automutilação uma forma de aliviar suas dores e medos.
Devo dizer que quando a mãe do Rafa chega ao fundo do poço, deixando-o desesperado sem saber o que vai acontecer na vida dele, tive vontade de pegá-lo e esperar que o pior passasse.
Houveram momentos difíceis com os quais me identifiquei, outros que, graças a Deus, tive a sorte de nunca ter vivido, mas que infelizmente sei que é a realidade de muitos adolescentes.
Além de alcoolismo, problemas familiares e confusões românticas, o livro fala também sobre relacionamentos abusivos, homossexualidade e automutilação, de forma sutil, mas sem perder a seriedade.
Apesar de ser uma história com um apelo emocional mais forte, é uma leitura que se desenvolve com facilidade. Consegui terminar rapidamente.
Os personagens foram bem construídos, pude acreditar na verdade de cada um deles.
Resumindo, só posso dizer que adorei conhecer o Rafa e que no final fiquei com o coração quentinho.
?????

Que resenha bem feita

Macêdo 07/06/2021minha estante
Deu até vontade de ler o livro

maria 01/06/2021

o livro tem potencial.

a escrita da autora é muito fluida, a mensagem que passa é muito bonita e as reflexões de rafael mexem com a gente.

no entanto, o excesso de clichês e os inúmeros gatilhos desnecessários (e que chegam despercebido, pois não falam nada sobre isso no início do livro) tiram o gosto pela história.

por que os personagens precisam sofrer tanto? por que todo mundo tem uma história sofrida e uma vida desajustada? já pensaram que talvez os adolescentes queiram ler sobre adolescentes felizes? não gostei do tanto de desgraça que tinha, senti desnecessário e até supérfluo em certos momentos.

todos os personagens são chatos, menos a kaori. é isso.

fer 27/05/2021

é bonitinho, mas esperava mais
bem clichê, não é meu estilo de livro, mas mesmo assim tem diversos pontos positivos, fala de alguns assuntos sérios e tem representatividade

Let.S. 27/05/2021

Antes de tudo acabar é um livro sensacional!! Ele aborda temas muito fortes e do nosso cotidiano, o que nos mostra que não devemos julgar a dor do outro ou menospreza-lá, porque não somos nós quem sentimos ou passamos por isso.

Confesso que no início não estava gostando muito da leitura (apesar da escrita ser super fluída) porque foi uma enxurrada de problemas, o que acabou me dando vários gatilhos. Mas, com o desenrolar da história, eu me encantei pelo Rafael e me identifiquei com algumas incertezas dele.

Outra coisa que eu amei nesse livro, foi ver a superação desses personagens, as amizades e o amadurecimento. Sério, um livro muitoo bom! Recomendado!! ??

onelica 23/05/2021

adolescência
não me conectei com os personagens no começo, o livro parecia ter jogado todos os problemas de uma vez sem vínculo algum, mas ao chegar ao final foi impossível não me identificar com todo o papo sobre o fim do ensino médio.
fiquei tocada e agora estou pensando muito sobre como estou vivendo isso no isolamento :(.

Ally 21/05/2021

Antes de tudo acabar
Razoável. Tem uma narrativa fluida, mas a história é bem previsível. Os personagens, querendo ou não, são bastante estereotipados e acho que teve muito assunto sério sendo tratado um tanto superficialmente, com soluções fáceis demais para situações delicadas. Enfim, não é um livro ruim, mas não funcionou tão bem pra mim.

Sabri de luz 12/05/2021

sem defeitossssss
Esse livro eu li em menos de um dia de tão bom e gostoso que ele é, me prendi de começo a fim a história, é uma história bem humorada apesar de ter também relatos de problemas que cada um dos personagens vivem em suas casas/familias.
Por ser um livro de uma autora brasileira, deixa tudo com um toque especial e a mais, porque entendemos tudo o que é dito KKKKKK a escola do Rafael me lembrava a minha, tudo dava uma sensação de nostalgia, fez eu me sentir uma adolescente de novo;
Mas apesar da temática adolescente, na minha opinião é um livro bem maduro, gostei demaissss, a Mary ta de parabéns de vdd, eu ri muito e tive muita empatia pelos personagens, e me identifiquei demais com o Rafael em varios aspectos, esse livro trás várias mensagens, e eu anotei cada uma delas no meu coração

sih.bartoletti 12/05/2021

Cheio de nostalgia.
Achei que não ia gostar, mas gostei.

Ele tem uma escrita muito leve e rápida. Traz a história de amigos adolescentes no último ano do colégio e me trouxe muita nostalgia.

Os problemas familiares deles não foram explorados de forma pesada e complexa, por mais que sejam problemas difíceis, o que pode dar a impressão de algo ?raso?.

Mas, o livro me conquistou por ter muitos pontos parecidos com a minha adolescência e sobre como a gente acha que a vida é uma merda e nada vai dar certo. E como a gente é inconsequente e maluco. Só que, no fim, dá certo. A gente cresce, vira adulto, e leva dentro da gente, de forma muito saudosa, cada momento bizarro e inesquecível da adolescência.

?Sei lá, só acho que é a época em que aprendemos sobre o que é estar vivo de verdade. É quando surge as melhores sensações do mundo.
(...)
E não importa quem você seja. Um dia você foi ou será adolescente.?

Jess_ 08/05/2021

Sinceramente eu enrolei demais para lê este livro, primeiro porque parece um livro de contos gigante de uma mesma pessoa, não tem uma história que te prenda não parte de nada. São apenas vários acontecimentos conhecer a irmã, vê que não gosta da amiga como imaginou que gostava, ver que gostava de outra pessoa rápido demais, mas na verdade a gente nem sabe se gosta porque ela nunca deixou claro no livro que gostava dele.
Eu realmente fiz uma leitura dinâmica do livro, confesso que marquei algumas coisas e gostei delas. Mas sobre a história em si do livro eu não curti porque não tem nada que te faça querer continuar e descobrir o que aconteceu.

Malu 08/05/2021

Esperava mais
Mesmo o livro se tratando de personagens adolescentes, foram tratados temas bem sérios durante toda a leitura. Faltou um desenvolvimento maior e mais profundo desses temas que pareceu serem apenas falados de modo raso. Possui uns dialogos bem bobinhos porém se tratando de adolescente isso é aceitável. Mas é uma leitura bem leve e fácil.

Hugin 04/05/2021

Um livro julgado pela capa
Antes de Tudo Acabar é um livro nacional, escrito pela Mary C. Müller.
É um livro muito bom.
Ele conta a história do Rafa, um garoto com uma família problemática, um pai que os abandonou e uma mãe alcoólatra. Sem contar a depressão do próprio Rafa.
E a medida que você vai lendo você vai descobrindo mais e mais camadas sobre os personagens, aliás, não só sobre a vida do Rafa.
É narrado em primeira pessoa no passado. E, MEU DEUS, a Mary conseguiu escrever de um jeito que você se sente do lado do Rafa, tomando um café enquanto ele conta a história da vida dele. Você se sente na pele dele.
E pra ser sincero, eu não dei nada por esse livro quando li a sinopse, é um livro que eu veria na amazon e não compraria. Agradeço que ganhei ele num sorteio, o que me fez ler.
É um livro muito bom.

Jhenni 02/05/2021

Não foi pra mim Brasil
A autora abordou tantos assuntos sérios e colocou tantas problemáticas em volta de TODOS os personagens q no fim não conseguiu concluir nem desenvolver corretamente nenhuma delas. O livro não é ruim, mas não conseguiu me cativar, os personagens são tão o "padraozinho adolescente emo problemático" q por mais q eu tente, não me apeguei a nenhum, enfim, talvez se eu tivesse lido esse livro a alguns anos atrás a experiência teria sido diferente.

fer 26/04/2021

Um livro para a vida.
Não poderia ter escolhido momento melhor para essa leitura. Um livro que conta a história de um adolescente, como eu, passando por momentos tão difíceis que eh não consigo nem me imaginar na situação. A forma com que cada personagem supera seu problema... Que livro!! Leitura nacional mostrando que tem sim ótimas obras para serem lidas.
Vou levar os ensinamentos desse livro para toda a vida
?5!!!!