A Mágica da Arrumação

A Mágica da Arrumação Marie Kondo

Resenhas - A Mágica Da Arrumação

Fernanda2815 14/02/2023

A vida começa depois que a casa está em ordem
Eu gostei do livro e confesso que fiquei sabendo dele por conta da série da Netflix e super valeu a pena ler o livro.
Ela ensina o que ensina na série, porém sendo mais explicativas quanto a algumas questões enquanto que outras ficam bem mais claras na série.
Tem algumas coisas ultrapassadas, mas recomendo.

Rafaela Tulino 02/02/2023

Dá pra extrair algumas dicas, mas em sua maioria, completamente extremista
Gente, que decepção...
De novo, gosto muito de livros de organização. É a junção de 2 coisas que mais gosto na vida: livros E organização, sério, não tem combinação melhor.
Então claro que eu precisava ter a experiência de ler um livro da guru do assunto. Mas sério, que decepção.

O livro em si tem alguns pontos positivos e alguns argumentos realmente irrefutáveis.
Marie falou, assinei embaixo.
Mas foram POUQUISSIMOS porque todo o restante é MUITO extremista, não tem meio termo, e sendo bem franca, acho que esse tipo de abordagem, que de certa forma é meio rude, não me agradou.

O livro é muito 8 e 80. Em momentos distintos, ela me escreve que ARRANCAVA PARTES DOS LIVROS que ela mais gostava pra guardar só aquilo que a interessou e em outros fica brava porque as pessoas NÃO RESPEITAM OS SENTIMENTOS DAS MEIAS (sim, eu disse meias). O que não faz o MENOR sentido pra mim, não tem nexo sabe?!

Outra coisa que me incomodou em um nível ABSURDO, é que não sei se foi erro de tradução ou se realmente foi escrito assim, mas é o fato de ela sempre falar em JOGAR FORA.
TUDO. ABSOLUMENTE TUDO.
Não tem nenhuma referência a palavra DOAÇÃO (será que ela já ouviu falar?!)
Claro que há casos e casos, mas gente, tem coisa nova em casa que não vai mais usar, pelo amor de Deus, DOE e não simplesmente mande pro lixo!!!

Enfim, esse livre divide opiniões, não é de todo ruim na minha opinião, porque como disse, dá sim pra aproveitar alguns conselhos e até mesmo criar vergonha na cara.
Mas de longe é um livro que recomendo a alguém, especialmente se a pessoa não se interessa tanto assim pelo assunto e está no começo.

Erika Xavier 01/02/2023

Uma forma definitiva de organização?
Ao começar a leitura pensei que seria um apanhado de todo o período de trabalho de Marie com consultoria de organização definitiva, mas foi um engano. A autora trata a compulsão que começou aos 5 anos como algo benéfico, até mesmo prejudicou a família em um dado momento.

Sei que a cultura é diferente, mas não é saudável em lugar nenhum uma criança de 5 anos começar uma obsessão por organização e só veio aprender como "controlar" essa compulsão/obsessão quando a família parou de confiar nela, isso sendo já adolescente!

Sim, o método que ela desenvolveu já adulta carrega toda essa bagagem problemática e não esqueço disso, mas o que ela apresenta acerca da ordem de prioridade na organização é interessante e quando ela explica faz sentido, vou tentar aplicar a finalidade do livro por aqui.

O livro, se olharmos bem é mais um que trata sobre o tema, além disso, é mais um livro que o autor apresenta problemas comportamentais na infância e que acaba funcionando na fase adulta a ponto dele romantizar e transforma-lo no trabalho.

Cláudia - @diariodeduasleitoras 31/01/2023

A mágica da arrumação
?Isso me traz alegria??

Levante a mão quem aí já perdeu seu precioso tempo assistindo vídeos de organização? A paz que dá, indescritível!

Hoje, estava organizando as gavetas da sala, quando lembrei do livro dela, a guru da organização: Marie Kondo. Acho difícil alguém nesse planeta que não conheça essa japonesa. E quis vir partilhar (tardiamente) a experiência.

Li a obra há dois anos, quando estava nos preparativos para a chegada da bebê. Eu já conhecia - e amava - o reality pelo canal fechado. Tinha visto anos atrás pela primeira vez. Depois, em 2019, assisti o disponível na Netflix. Foi quando descobri o livro.

O livro é simples, rico em reflexão (ao menos para mim que ama orgânicas coisas) e com várias dicas para aplicação diária. O chamado método KonMari tem dois passos: primeiro, você junta todos os objetos de uma mesma categoria, como roupas, e os pega um por um, para decidir quais devem ser mantidos a partir do critério se te trazem alegria ou não. Em seguida, você organiza o que não foi jogado fora, partindo do princípio que deve haver um lugar para cada coisa em sua casa e que objetos da mesma categoria devem ficar no mesmo lugar (por exemplo, todas as roupas vão para o armário do quarto e todos os livros para a estante da sala).

Um trecho: ?A organização compreende uma série de ações simples a partir das quais objetos são deslocados de um lugar para outro. Isso significa colocar as coisas em seus devidos lugares. Parece tão básico que até uma criança poderia fazer. Mas a maioria das pessoas não consegue. Pouco tempo depois da arrumação, tudo fica bagunçado de novo. Não é por incapacidade, e sim pela falta de conscientização e de habilidade para organizar com eficiência. Em outras palavras: a raiz do problema está na sua mente. O sucesso depende 90% da sua forma de pensar. Alguns poucos felizardos parecem possuir uma facilidade natural para a organização, mas o resto de nós, se não prestar atenção, tende a voltar a acumular coisas desnecessárias, independentemente da quantidade de itens que descartou.?

Com uma narrativa objetiva e intimista, já que Kondo conta de sua própria experiência e de seus clientes com o assunto, a leitura de A Mágica da Arrumação é rápida e gostosa.

Quem aí é team MarieKondo?!

Gabriela.Moraes 30/01/2023

Se rodeie apenas com aquilo que realmente ame
"Se rodeie apenas com aquilo que realmente ame- sejam coisas ou pessoas- selecione somente o que é especial"

O livro traz uma ideia minimalista, e com a visão que para manter as coisas arrumadas é necessário descartar.

Gostei da premissa do livro, e não vale somente para organizar a casa, mas para organização da vida, precisamos descartar aquilo que não nos agrega em nada. Porém o livro é muito extremistas.

Rafaela1103 29/01/2023

Muito útil e prático para organização e descartes
Uma leitura bem direta, metódica e explicativa. Explicações sobre o porquê de cada etapa e a forma metodológica de descarte e organização são perfeitas pra quem não faz ideia de onde pôr as coisas e por onde começar. Minha única discordância foi o descarte de livros já lidos... pra quem é leitor e colecionador, desfazer de sua estante/prateleiras de livros é inadmissível

Isabela.Coine 26/01/2023

O melhor livro de louco
Escrevi livro de louco porque não é todo mundo que vai aceitar o método KonMari, e as conversas, trocas de sentimento e energia com seus pertences "coisa de louco".

Eu mesma, não tenho essa conversa com meus sapatos, joias ou a própria casa, mas a Marie é muito prática e direta, sua explicação, por mais """"subjetiva"""" é clara, e faz-se entender muito bem. Eu com certeza passei a pegar meus pertences e pensar se eles me trazem felicidade. Agradecer seus trabalhos (ainda que seja péssima em "deixar ir", eu estou trabalhando nisso kkkk)

Valeu a releitura. Acredito que dá primeira vez, eu não liguei muito para a parte do desapego, queria só otimizar espaço. Agora que eu sentei, li e fiz várias anotações (não sei oq ela acharia disso kkkk), percebo que a mágica da arrumação está essencialmente no essencial.

E prestando atenção, de forma que eu não havia feito antes, ela nos fala de viver com o que te faz bem AGORA. E em aceitarmos quem somos, enfrentar medos, traumas, e cuidarmos de nós mesmos através da arrumação.

Marie Kondo, você é fantástica.

Abelhinha 20/01/2023

Mais que apenas arrumação, um estilo de vida
Já havia tentado ler esse livro anteriormente, mas acho que não estava pronta de fato para ele. Tem que estar literalmente disposta a desapegar. O livro mostra o método da autora de organização e arrumar o seu espaço. A tratar a casa e seus objetos com respeito, e como a partir disso a vida começa a fluir de maneira mais leve. Uma baita leitura!

Cristina 16/01/2023

Gostei, durante a leitura você sente vontade de arrumar a casa toda. Vale muito a pena ler este livro, mas no começo senti vontade de abandonar. E se você caro leitor quiser saber o porquê ia abandonar e resolvi ler, fica a dica.

Nick 07/01/2023

Vou ficar velhinha e ainda vou ter e reler esse livro
Não tem o que falar, apenas leiam!!
"Ah, mas minha casa é arrumada" Leia!! Independente da sua situação atual, leia este livro, ele não é só sobre colocar as coisas no lugares.
Joguei 298373728 coisas fora e me sinto bem mais leve agora.
Acho que todos deveriam ler pelo menos uma vez na vida.

Isabel 04/01/2023

A mágica da arrumação
Este livro é perfeito mudou minha vida, me ajudou a fazer o destralhamento de que precisava, me sinto tão melhor agora, sinto que estou no caminho certo. Consegui mudar e me desfazer das coisas que guardava. Com o método de guardar o que traz alegria, me possibilitou manter as coisas de que gosto e me livrar do que me fazia sentir mal.

Recomendo com todo meu coração para todos que precisam destralhar suas vidas, é maravilhoso. ??
Posso dizer que é transformador, poderia ficar horas elogiando e dizendo com maravilhoso este livro foi em minha vida, mas vou resumir em uma só palavra *Mudança*. Se pudesse daria 1000 estrelas.

tamara.luersen 31/12/2022

Recortes KondoMari
Eu gostei muito do livro. Principalmente, pois estão em um processo de desfazer de tudo que não está legal. Acredito que nenhum método possa ser levado 100% e confiado de olhos fechados. É uma ótima base para seguir a vida como um lema, um mantra. O que eu aprendi foi realmente avaliar muito antes de comprar. Isoo tenho tentado fazer já há alguns meses e agora posso realmente colocar em prática. A leitura foi fluida e logo comecei a arrumar..kkkk
Recomendo a leitura! :)

Victoria1022 23/12/2022

Tem bom conteúdo!
Eu gostei, mas é importante ter senso crítico.

Me deu vários insights sobre organização. Até enchi uma caixa com roupas que não usava para doar. Além disso, descartei muitos papéis.

O livro é um pouco repetitivo. Tem muitas histórias pra ilustrar, então enche um pouco de linguiça. Mas eu não achei chato.

Meu resumo deu umas 5 folhas de A4 (frente e verso). Não é muito denso. Também tem algumas coisas que eu grifei.

Eu não concordo com sair descartando tudo sem ter noção, sabe. Ela fala muito sobre sua intuição e sobre seus limites, seu conhecimento. Só você sabe o que deve descartar ou não.

Mas é verdade que não tem motivo pra ficar guardando vários botões, brindes aleatórios, papéis que você não usa, itens que você não gosta... Entendem?

Interessante as categorias que ela trás e as dobras que ela ensina.

É um livro bem interessante se você se interessa por organização ou quer aprender a organizar.