Lugares escuros

Lugares escuros Gillian Flynn

Resenhas - Lugares Escuros

Viviane.Silva 19/11/2022

Gillian Flynn e suas personagens questionáveis
Desde sua estreia em "Objetos Cortantes", Gillian Flynn trilha o caminho de mostrar mulheres com traços de psicopatia. Seus personagens no geral, sejam masculinos ou femininos, possuem muitas falhas de caráter, mostrando o pior lado do ser humano. Em "Lugares Escuros", porém, a autora se supera! Não só é difícil ingerir as personagens, como em grande parte do livro você sente ódio por elas. O enredo central da trama envolve um assassinato bastante violento e a narrativa é pesada. No entanto, creio que, tendo ciência de que sua história seria difícil de seguir por conta de seus sujeitos nada carismáticos, a escritora opta por revelar novas informações em doses homeopáticas ao longo das 352 páginas, o que te obriga a continuar. Não por torcer pelos personagens, mas pela curiosidade em saber a verdade. Provavelmente, o mesmo sentimento que motiva sua "heroína" Libby a levantar da cama e ir atrás de seu passado, o seu "Lugar Escuro".

Isabella1509 15/11/2022

Lugares Escuros
Segundo livro que leio dessa autora (o primeiro foi Garota Exemplar) e gostei bastante também.
É um trilher bastante envolvente e que te faz criar mil teorias do que está acontecendo. Duvido você realmente adivinhar o final.
Os personagem são odiosos real!! Mas mesmo assim a gente fica querendo saber um pouco mais sobre eles. Eu, particularmente, fiquei o tempo inteiro tentando achar algo de bom na Libby e no Ben. Mesmo sendo odiosos, eu gostava deles.
Enfim, dei 4 estrelas porque esperava um pouquinho mais do desenrolar dessa história, e também queria mais alguns capítulos sobre o Ben no final.

No geral, vale a pena a leitura. A escrita dessa autora é maravilhosa.

Lígia Karine 14/11/2022

Gillian Flynn nunca decepciona
Eu amei esse thriller!
Pesado, difícil, do jeito que as lembranças tristes são e do jeito que você lembra (ou esquece) delas.
Ganhou 4 estrelas porque não consegui ler por uns meses e fiquei um pouco perdida quando voltei (culpa minha).
Porém, recomendo fortemente pra quem gosta de suspense!

Bruna Suelen 19/10/2022

Aniquilação
Lugares Escuros conta a história dos irmãos Ben e Libby que tiveram a família (mãe e duas irmãs) assassinada nos anos 80. Ben está preso pelos assassinatos e Libby (que só tinha sete anos na época) atualmente tem 30 e poucos anos e vive sozinha.

A Gillian Flynn tem o dom de escrever personagens difíceis de se apegar. É o segundo livro que eu leio da autora e é assim que eu me sinto. Por exemplo, eu tive dificuldade de me conectar com a Diondra por me parecer uma personagem nem um pouco crível. Outra que me incomodou foi a Michelle (de apenas 10 anos) que depois de ler um bilhete indecente que estava nas coisas do seu irmão, chantageia-o. Enfim, esse tipo de comportamento exagerado me distanciou de alguns personagens.

A Libby, nossa protagonista tem uma ?vida? tão deprimente que incomoda. Na verdade todo o livro é deprimente. Já se passaram mais de 20 anos e ela continua mergulhada nessa tragédia, sem a mínima motivação para seguir em frente. Ela vive com o dinheiro de doações feitas quando ainda era criança mais esse dinheiro está acabando e Libby não se vê indo a procura de um emprego. É quando uma oportunidade bate na sua porta, um clube onde aficionados por crimes reais estão dispostos a pagar por uma aparição dela em um de seus eventos, assim como por objetos pessoais de sua família.

Os integrantes do clube querem convencer Libby sobre a inocência de Ben, já que ela testemunhou contra o irmão. Eles acreditam que Runner (o pai) é o verdadeiro assassino. Depois de alguma relutância para remexer em seu passado traumático ela acaba embarcando numa jornada de investigação para tentar finalmente descobrir a verdade e assim poder ficar em paz com sua consciência.

Como true crime é um gênero que me interessa foi um ponto positivo me pegar pensando nos assassinatos como se fossem reais até eu me dar conta que estava só lembrando do livro.

Em suma, eu tinha grande expectativa com esse livro, pois adorei muito ?Objetos Cortantes?. Porém foi uma leitura maçante, o livro podia tranquilamente ter menos páginas. Consegui ter um mínimo envolvimento com a protagonista e com a história acho que lá pelos 75% (aí fica complicado) quando meu ritmo de leitura deu uma acelerada.

wntsmoke 14/10/2022

enrolei muuuuito pra ler esse livro, foi uma luta nos primeiros capítulos porque foi bem chato. ??

Rafa.fragoso 12/10/2022

Esperava mais do plot, mas no geral gostei bastante do livro.
Todos os personagens são extremamente "odiaveis" mas fazem você querer conhecê-los mais.
O livro tem cenas bem chocantes, eu considero um ponto positivo, mas talvez não seja bom pra quem tá começando agora no gênero.
Gostaria que fosse um livro mais conhecido.

Lincoln Couto 07/10/2022

Lugares Escuros
Eu conheci as histórias da autora pelas adaptações, o filme Garota Exemplar e a mini série Objetos Cortantes, e desde lá eu gostei bastante da construção de personagens complexos e quebrados que apareciam na adaptação, então de cara já fiquei curioso para conferir as obras originais e conhecer a escrita da autora.

Bom, se passou alguns anos até que eu finalmente pegasse um livro dela para ler, e realmente, a construção de personagens são o ponto alto da autora, gostei bastante do que encontrei nesse livro.

A trama é muito envolvente, cheio de tretas e problemas que você fica querendo saber o tempo todo o que acontece. Ela intercala os capítulos com visões de diferentes personagens que serviu bem para dar dinamismo e tensão para a história.

Cada personagem é único, foge completamente dos clichês, são reais, bem construídos e quebrados na medida certa.

Ótima leitura!

Ariane.Goncalves 04/10/2022

Bom, mas enrolado
A história é bem instigante, mas o ?excesso? de plot twists deixa um pouco cansativo de ler. Gosto do estilo investigativo, porém não me identifiquei totalmente com esse.

Keisy7 26/09/2022

Gostei do livro no geral, só esperava outro final.

O final foi diferente do que imaginava, não queria "aquilo". Queria algo mais presente na história.
Não foi nem bom e nem ruim, mas valeu a pena ter lido.

Thi 20/09/2022

Uma história com 3 ângulos. Ben, Patty e Libby nos dias atuais.. todos marcados por coincidências, tragédias e escolhas.

Laishvenvs 14/09/2022

Minha primeira leitura de Gillian Flynn
?seja homem, faça isso, seja homem, faça o que precisa ser feito, seja homem (...), e o lugar todo já cheirava a terra e morte.?

?Lugares Escuros?
Gillian Flynn - @thegillianflynn

Perdi o fôlego incontáveis vezes lendo esse livro. Impossível não adotar a família Day como parte do mistério diário a ser desvendado entre memórias errantes, ou não. Perturbador, no mínimo.

giovanna 13/09/2022

um livro que gostei até, mas que obviamente tenho minhas ressalvas em relação a algumas coisas apresentadas, o que era de se esperar claro, já que nenhum dos narradores era confiável e faziam coisas que são polêmicos a alguns
já quero ler os outros livros dessa autora antes de ver as adaptações

jbueno2023 11/09/2022

Lugares escuros
Mais um livro incrível da Gillian Flynn, enredo bem escrito, um crime horrível, uma família destroçada, apenas dois sobreviventes. Vale a pena ler.