Lugares escuros

Lugares escuros Gillian Flynn

Resenhas - Lugares Escuros

Beatriz 28/11/2017

QUE LIVRO CRIANÇAS
eu to apaixonada pela gillian flynn, li todos os livros, só falta o conto do Adulto.
Eu sei que tem o filme desse livro, mas eu não apostarias minhas fichas nele, e fico muito feliz de ter lido o livro antes do filme.
Porque esse livro é daqueles deliciosamente sutil, que conta uma história horrorosa, um crime macabro e grande que é solucionado por coisinhas que você não vê, até no final a escritora jogar na sua cara e falar "AHÁ OLHA QUEM FEZ ISSO, EU TE DISSE MAS VC NÃO VIU"
Aqui temos personagens feios, humanos, incompletos e maus, como todo livro da Flynn, e novamente eu me apeguei e passei a defender essas pessoas de caráter duvidoso. Libby é uma ótima personagem que fica do lado escuro da risca e mesmo assim você cataloga-la no seu coração como uma pessoa boa. Foi uma delicia acompanhar essa história. Recomendo pra quem gosta do gênero.
Um ponto característico desse livro que eu pude notar é que tem várias informações minuciosas, algumas bobas e outras importantes. Onde as bobas ajudam a moldar a personalidade dos personagens e as importantes solucionar o mistério.
mensagem para leitores futuros: leia e siga a correnteza, não se apresse e se deixe levar por todos os detalhezinhos do livro.
Eu to em êxtase com esse livro, eu apostava na Gillian depois de Garota Exemplar, e Objetos cortantes. E por eu ter feito a besteira de assistir o filme de GE antes do livro eu deixei toda a surpresa com Lugares Escuros, já que Objetos cortantes foi bom mas não tãao bom.
Khetelen 29/11/2017minha estante
Depois de uma resenha dessas, só posso estar louca pra ler logo esse livro.

Tammy 29/11/2017minha estante
já quero esse livro.

Rayssa 14/03/2018minha estante
Depois dessa resenha preciso logo ler esse livro :3

Amanda.Pierozzi 19/06/2020minha estante
Amo esse, um dos primeiro que li quando comecei a ler e comprar livros freneticamente

Carolina.Seferin 23/08/2020minha estante
Ai minha próxima leitura ?

Libriane 24/02/2021minha estante
Lugares Escuros virou filme em 2015. Ora passa na Prime Vídeo!

Natalie.Boscato 02/12/2021minha estante
Acabei de comprar no Kindle soooo por causa da sua resenha..

resenhasdajulia 07/02/2021

Quando tinha 7 anos, Libby Day foi a única sobrevivente de um massacre na fazenda de sua família. Ela perdeu a mãe, Patty, e suas irmãs, Michelle e Debby. Mas quem seria capaz de fazer algo assim? Para a pequena Libby, o assassino foi seu irmão, Ben, de 15 anos.

Libby cresceu se mudando constantemente, sem emprego, e sobrevivendo com o dinheiro de uma poupança criada por doadores que, mais de 20 anos após o crime, já haviam se esquecido dela.

Então, ela é procurada por Lyle, porta voz de uma sociedade secreta obcecada por crimes, chamada Kill Clube. Quando percebe que pode lucrar com isso, Libby se dispõe a ajudá-los a entender o que realmente aconteceu naquela fatídica noite, afinal, ela era muito pequena e pode ter se equivocado ao acusar Ben.

O plot foi surpreendente, mas não me prendeu tanto.

Eu tinha abandonado esse livro, mas decidi dar outra chance. Gostei da história e também gostei da Libby.

No geral, achei um livro muito bom, apesar de ser um pouco arrastado no início!

Bruna Suelen 19/10/2022

Aniquilação
Lugares Escuros conta a história dos irmãos Ben e Libby que tiveram a família (mãe e duas irmãs) assassinada nos anos 80. Ben está preso pelos assassinatos e Libby (que só tinha sete anos na época) atualmente tem 30 e poucos anos e vive sozinha.

A Gillian Flynn tem o dom de escrever personagens difíceis de se apegar. É o segundo livro que eu leio da autora e é assim que eu me sinto. Por exemplo, eu tive dificuldade de me conectar com a Diondra por me parecer uma personagem nem um pouco crível. Outra que me incomodou foi a Michelle (de apenas 10 anos) que depois de ler um bilhete indecente que estava nas coisas do seu irmão, chantageia-o. Enfim, esse tipo de comportamento exagerado me distanciou de alguns personagens.

A Libby, nossa protagonista tem uma ?vida? tão deprimente que incomoda. Na verdade todo o livro é deprimente. Já se passaram mais de 20 anos e ela continua mergulhada nessa tragédia, sem a mínima motivação para seguir em frente. Ela vive com o dinheiro de doações feitas quando ainda era criança mais esse dinheiro está acabando e Libby não se vê indo a procura de um emprego. É quando uma oportunidade bate na sua porta, um clube onde aficionados por crimes reais estão dispostos a pagar por uma aparição dela em um de seus eventos, assim como por objetos pessoais de sua família.

Os integrantes do clube querem convencer Libby sobre a inocência de Ben, já que ela testemunhou contra o irmão. Eles acreditam que Runner (o pai) é o verdadeiro assassino. Depois de alguma relutância para remexer em seu passado traumático ela acaba embarcando numa jornada de investigação para tentar finalmente descobrir a verdade e assim poder ficar em paz com sua consciência.

Como true crime é um gênero que me interessa foi um ponto positivo me pegar pensando nos assassinatos como se fossem reais até eu me dar conta que estava só lembrando do livro.

Em suma, eu tinha grande expectativa com esse livro, pois adorei muito ?Objetos Cortantes?. Porém foi uma leitura maçante, o livro podia tranquilamente ter menos páginas. Consegui ter um mínimo envolvimento com a protagonista e com a história acho que lá pelos 75% (aí fica complicado) quando meu ritmo de leitura deu uma acelerada.

min ð 01/03/2024

Desde as primeiras páginas, a brutalidade do livro já é notável. A forma como Libby Day fala dos parentes mortos, seus pensamentos, suas ações, todos são de certa forma cruéis ou insensíveis, mas ao mesmo tempo, compreensíveis. É quase como se ela realizasse qualquer impulso, e fosse uma mulher totalmente desinibida.

Ainda falando da protagonista, Libby claramente não tem amor-próprio, e duvida ao extremo de suas capacidades. Mais de uma vez no livro, a personagem diz que gostaria de fazer algo, (consolar um amigo, por exemplo) mas não faz; não é o tipo de mulher que faz isso. E esse foi mais um aspecto que faz com que eu, leitora, me identifique com algumas de suas ações. Afinal, com o decorrer das páginas, a solidão e falta de contato de Libby com o mundo exterior é cada vez mais explorada. Gananciosa, desagradável e até invejosa são suas características, mas de algum modo, a trama me envolveu e Day conseguiu a minha torcida.

O plot do livro foi realmente surpreendente. De alguma forma esteve sempre ali, mas foram narrados de forma tão usual, que eu nem dei atenção. É quase como se toda vez que a escritora desse uma dica sobre o fim do livro, um outro fato ou acontecimento fosse apresentado para tirar ao foco do que era, verdadeiramente, importante. A troca da narrativa também ajudou esse quesito. Além do mais, é impressionante como cada movimento de Patty e das crianças foi, de certo modo, essencial para o assassinato delas. O desespero da mãe é comovente. Se ela pudesse voltar no tempo...

Sobre as narrativas, inclusive, achei interessante. Muitas vezes Libby se lembrou de algum ocorrido, e mais tarde, pela visão de seu irmão, Ben, ou sua mãe, Patty, tudo era explicado da maneira que realmente aconteceu. Além disso, essa troca também ajudou na conclusão do livro. No geral, ''Libby'' e ''Patty'' me confundiram no começo pela pequena semelhança dos nomes.

A escrita do livro não é ruim, mas os capítulos são longos. Ao mesmo tempo que a história me dava vontade de ler mais um capítulo, esses eram muito extensos, o que dificultou no tempo de leitura.

Jordana Zatta 23/08/2023

Depois de algum tempo, finalmente consegui finalizar a leitura!
O livro tem um plot excelente, é uma hipótese que você nunca iria imaginar. Mas é uma leitura muito maçante, arrastada. A autora é descritiva demais, acredito que o livro poderia ter metade das páginas. Me esforcei bastante pra continuar com a leitura, porque queria entender o que aconteceu, mas passou pela minha cabeça desistir várias vezes. Não consegui me apegar de jeito nenhum com a protagonista também, na verdade criei um certo ranço kkk

Bruna | @bmartinssss 10/03/2020

Gillian Flynn me surpreendeu muito com esse livro. Li super rápido e terminei querendo mais. Já é meu favorito da autora, com toda certeza.
Jon O'Brien 10/03/2020minha estante
Também é o meu favorito da autora. Que final! Mesmo tendo visto o filme primeiro, foi chocante.

Bruna | @bmartinssss 10/03/2020minha estante
O filme tem algumas diferenças do livro né, mas é tão bom quanto. Eu amei esse livro, Flynn se superou.

Jon O'Brien 10/03/2020minha estante
Sim! Concordo!

Matheus 17/07/2020minha estante
Boa noite. Comecei ele e terminei interrompendo mas achei muito bom também, voltarei a lê-lo. Tem um outro livro dela que se chama: Objetos cortantes, vale a pena conferir.

Bruna | @bmartinssss 26/01/2021minha estante
Matheus, Objetos Cortantes é um dos meus favoritos dela também.

Gabriel 14/02/2021

Que horrível
Sem comentários pra esse livro. O final é muito mirabolante e descabido. Gillian Flynn me decepcionou
Tuts 14/02/2021minha estante
Abandonei..Pesquisei o final depois e achei tão ridículo e implausível que fiquei feliz por ter abandonado

Gabriel 14/02/2021minha estante
Péssimo mesmo, que desperdício de tempo foi essa leitura

Marcio 28/07/2021

Se a gillian queria fazer o leitor se sentir mal com personagens tão miseráveis, doentios, odiosos e, ainda sim, identificáveis, cujo sentimento mais forte que você pode sentir por eles é pena, parabéns. Eu me sinto um lixo como se a culpa de tudo que aconteceu fosse minha.
Artur108 29/07/2021minha estante
Saudades da experiência de leitura que tive com esse.

Marcio 29/07/2021minha estante
Não quero nem morto a msm sensação de quando li kkkk

Yasmin.Cipolli 10/10/2020

realmente um sacrifício ler este livro, muito chato, porém, causa o sentimento de curiosidade para saber oque de fato aconteceu, a leitura começou a fluir para mim literalmente no final messsmooo... eu achei um bom final mas todo o caminho é realmente tediante e algumas partes me deram ate nojo.
Mayla 10/10/2020minha estante
Poderia dizer o mesmo sobre garota exemplar?

Duda Mel @epifania_literaria 10/10/2020minha estante
Li "Objetos cortantes" da mesma autora e não me cativou também. Senti nojo de certos personagens e a leitura arrastada. Não pretendo ler outros dela. Sua opinião só ratificou isso.

Mayla 10/10/2020minha estante
Eu vi pessoas falando praticamente o que você disse na resenha sobre garota exemplar. Infelizmente, tenho o livro e não consegui prosseguir, mas talvez eu termine só porque paguei por ele.

Yasmin.Cipolli 10/10/2020minha estante
esse foi o único livro da autora que eu li e realmente não tenho nenhum interesse em ler outros, a escrita descreve coisas que eu particularmente acho inútil e 0 interessantes. E o nojo de algumas cenas foi horrível...

Joel.Martins 14/10/2020minha estante
Vou abandonar ):

Yasmin.Cipolli 14/10/2020minha estante
Termina de ler, o final bem final meesssmoo é até interessante!!

Andressa 25/04/2021

Ai ai
A Gillian Flynn não decepciona. A história te prende do início ao fim, faz com que você fique ali para saber quem é o culpado de tudo. Depois eu fui ver o filme, e olha é horrorizante.
Bianca 25/04/2021minha estante
Também amei esse!

Marianna 02/05/2021minha estante
Sabe me dizer se os vilões são os mesmos do filme ou houve ai uma interpretação diferente? Porque já assisti o filme.

Rayssa 06/09/2020

Genial
Primeiro livro que leio de Gillian Flynn. Confesso que tinha um preconceito com essa autora. Pensei que ela seria uma escritora popular, mas apenas rasa. Mas, me surpreendi, e muito, porque a mulher é boa mesmo. Eu me apaixonei pelo estilo narrativo que ela apresentou nesse livro. É uma escrita sagaz, enérgica, inteligente, cativante. Ela consegue descrever situações muito bem, com detalhes e leveza. É uma leitura fácil, eu diria até cínica, por conta da protagonista, mas não rasa.

Alguns momentos são bem pesados, algumas cenas são bem fortes também, ela não poupa o leitor de algumas visões. Ademais, os personagens são extremamente bem feitos, reais e com profundidade.

Ela consegue construir sutilmente uma ideia na cabeça do leitor e mais pra frente, retoma essa mesma ideia de uma forma ardilosa e muito, muito boa. Tinha vontade de continuar lendo sem parar pra ver qual seria a próxima jogada que ela faria no texto. Fiquei muito envolvida do começo até o final. Também amei as referências a casos criminais reais recentes e outros antigos também. Tudo cria uma atmosfera misteriosa com perfeição.

O final revelado já tinha passado uma vez pela minha cabeça, não é difícil de prever. Isso, contudo, não atrapalha nada a surpresa e o engajamento que o livro traz. Leitura muitíssimo recomendada!

Ana Claudia 24/07/2021

Libby era uma criança de 7 anos que testemunhou o assassinato brutal de sua mãe e suas irmãs na fazenda da família. O acusado do crime foi seu irmão, Ben, condenado à prisão perpétua. Depois de 24 anos, Libby é procurada por um grupo de pessoas convencidas de que Ben é inocente.

Na busca pela verdade, Libby descobre informações que não fazia ideia é coloca em confronto muitas coisas que para ela eram reais.

Uma história que fala de frustrações, desesperanças e sofrimento, mas fala também sobre juntar aquilo que restou de si e encontrar uma forma de se apoiar.

Um thriller cheio de reviravoltas e com uma trama bem lenta capaz de despertar muitas sensações.

Rahrt 22/01/2021

"Todos que guardam um segredo tem vontade de contá-lo"
Gillian Flynn não decepciona em mais um thriller com pontas bem amarradas e história impecável.
Impossível não se colocar na pele de cada um dos Day, impossível não sentir a curiosidade aguçada à cada página e impossível não se surpreender com o final.
Sua escrita "feminista chocante" te prende com bom ritmo e riqueza de detalhes que te situam na ambientação da história.

Triz 04/10/2021

Lugares Escuros
Que livro! Comecei com medo por ter visto algumas resenhas negativas porém Gillian Flynn nunca me decepciona. Como tudo que ela escreve, essa foi outra história que me deixou tendo vários pensamentos durante toda a leitura. Tudo o que posso dizer agora é que os Days eram uma família infinitamente amaldiçoada.
Giovana 04/10/2021minha estante
Gillian é incrível!!!

Bloody_mary 01/11/2023

Lugares Escuros
O livro prometeu tudo e entregou nada, a introdução e o desenvolvimento da história é incrível e coeso, eu estava botando fé que seria o meu favorito da autora, os personagens eram reais, tinham defeitos e pouquíssimas qualidades o que eu adoro, mas quando foi chegando ao final, o livro decaiu de uma forma que parece que a Gillian apenas desistiu do livro e colocou qualquer coisa, não sei se a ideia era pra ser um plot mirabolante, apenas deu errado, podia ser muito melhor e com mais sentido.
bae. 01/11/2023minha estante
lê objetos cortantes, eu gostei muito!

Bloody_mary 01/11/2023minha estante
Eu li e amei, sou suspeita porque amo os livros da autora

Bloody_mary 01/11/2023minha estante
Mas esse e adulto não me desce por conta dos finais

Caroline 01/11/2023minha estante
Concordo plenamente, final não foi coerente com a experiência proporcionada durante a leitura. Decepcionante.