2001

2001 Arthur C. Clarke...

Resenhas - 2001: Uma Odisseia No Espaço

Walber 07/05/2023

Interessante e original
É um livro de ficção científica bem legal que te faz pensar sobre a vida e a relação da gente com o universo. O início é interessante (achei bem legal) e o final é muito original e faz a gente refletir. Às vezes, o ritmo é um pouco lento, mas é uma história interessante que te leva a pensar na relação da humanidade com o cosmos. Não é uma trama cheia de ação, mas vale a leitura.

Jessie 06/05/2023

???????
Lendo esse livro eu me senti tão inteligente quanto burra, que eu nem sei o que falar dele.
Ele é incrível, viajado e bem redondinho, qualquer coisa que eu fale sobre a história pode acabar por entregar uma parte da viagem que só fica melhor quando você embarca sem saber de nada, eu nunca vi o filme e comecei a ler sem procurar nada sobre, apesar de ser uma obra bem antiga eu nunca tive contato com ela e isso fez ficar uma experiência bem melhor.
Em 2001 pode não ter acontecido, quase, nada do que o livro prevê, mas estamos bem pertinho dessa realidade que em 196epoucos já podiam chegar perto apenas com a imaginação.

Junior Melo 02/05/2023

Não se tem muito o que falar aqui, um dos maiores nomes da ficção científica e uma das maiores obras do cinema. Clark constrói 2001 com tanta maestria e juntamente com Kubrick eterniza uma das maiores obras de ficção já escritas/filmadas.

Angela594 30/04/2023

Acreditar na evolução
O autor tem um otimismo profundo na evolução do homem, através do conhecimento e da tecnologia. Uma ficção que pensa o futuro como a inevitável conquista do conhecimento e do universo. Envolvente e incrível, como o filme feito ao mesmo tempo. Ambos são marcos na literatura e no cinema. Gostei muito.

bardo 28/04/2023

Algo interessante na terceira leitura, desse que é um dos, se não o mais importante livro de Sci-Fi já escrito, tendo agora um melhor pano de fundo de sua criação; é perceber como algumas coisas ainda funcionam mesmo passados tantos anos.
É importante frisar de que essa não é uma obra só do Clarke, por mais que seja o nome dele que seja destacado e que de certa forma seja justo esse ocultamento, já que o Kubrick fez o mesmo com Clarke nos créditos do filme. Ainda assim o que temos é um trabalho a quase quatro mãos, com algumas soluções sendo apontadas inclusive por outras pessoas envolvidas na produção do filme.
Tal fato de forma alguma desmerece ou tira o mérito do livro, mas acrescenta camadas a sua criação, e talvez explique o porquê sobre muitos aspectos ele é quase perfeito. Temos uma história com diversos ecos, que remete a diversas interpretações e ao mesmo tempo é extremamente ágil e simples .
Outro mérito impressionante do livro/filme é a capacidade de antecipação e atualidade que a história ainda guarda, sendo que o livro tem ainda mais semelhanças com a realidade e antecipações que o filme não contempla. Temos por exemplo a manobra do “estilingue gravitacional” que foi efetivamente utilizada anos depois da escrita do livro, exatamente no mesmo lugar.
Vale ainda dizer de que o livro/filme contempla talvez a melhor representação de contato extraterrestre já escrita ou filmada, que ainda não foi superada. O livro/filme consegue manter um ar de mistério que até hoje instiga o leitor. Mesmo sua conclusão e posterior sequências não caem na resposta fácil da mera antropomorfização.
Enfim é sem dúvida um dos clássicos absolutos em Sci-Fi mesmo não sendo, julgo eu a melhor obra do autor. Acredito que O Fim da Infância detenha esse posto, todavia 2001 rivaliza e disputa o pódio e é certamente uma das mais importantes e imortais obras do gênero.
Brujo 28/04/2023minha estante
Excelente análise!!!!

Ana Luísa 22/04/2023

Se vc se perdeu um pouco no filme, o livro é uma chance de compreender melhor o que aconteceu. Mas não espere grandes cenas de ação além de um computador do mal com problemas psicológicos.

Jahyne 22/04/2023

Incrível!
A escrita é fluida e emocionante. Acho maravilhoso como um livro tão complexo, no que tange a avanços tecnológicos e relacionados à ficção científica, possa ter sido escrito há tanto tempo.

O final me desagradou um pouco, acho que não estava com muita paciência para algo tão filosófico rs

Mas, com certeza, recomendo a leitura!

Mateus.fariadc 21/04/2023

2001: Uma odisseia no espaço é um livro extraordinário, Arthur C. Clarke soube muito bem dosar os diversos temas, e questões filosóficas abordados no livro, junto com uma narrativa que torna a leitura prazerosa, e também desperta nossa curiosidade sobre aqueles misteriosos objetos deixados por uma possível vida extraterreste em alguns lugares do sistema solar. É um livro que já nasceu clássico, seus temas e questionamentos atemporais faz com que suas ideias sejam relevantes até hoje, e continuarão sendo por muito tempo.

As questões levantadas durante o livro me fez refletir sobre a nova era de inteligência artificial que estamos vivendo, é possível que esses robôs sejam capazes de experimentar sentimentos como os nossos e se tornarem agressivos? E também aborda o fato de que toda criação humana pode ter alguma brecha para erros, por mais avançado e inteligente que seja o sistema, ainda sim pode haver incongruências no modo de ler uma situação por essas máquinas. Definitivamente vale a pena ler esse livro até mesmo quem não é muito fã de histórias no espaço ou ficção científica, pois aqui o autor escreve uma história que vai muito além disso.

rottenbeck 19/04/2023

Como pode um filme tão chato ter sido oriundo de um livro incrível? rsrsrs
brincadeiras à parte, a narrativa desse livro me tocou bastante. os detalhes, o final? fiquei bem tocada. não é uma leitura cansativa, cada capítulo te faz querer ler mais e mais. é um livro que eu recomendaria sem sombra de dúvidas! me senti cativada.
Dimas 21/05/2023minha estante
Na verdade, o livro foi feito a partir do roteiro do filme.

rottenbeck 12/07/2023minha estante
sim sim, eu me expressei errado kkkkk

moonage 17/04/2023

Space Oddity
Entendi alguma coisa, principalmente no final? Não. Rendeu um filme que inspirou o David Bowie? Sim. Então tá tudo bem.

Jenniffer 12/04/2023

Com toda essa discussão no mundo atualmente sobre inteligência artificial, nunca li um livro tão atual como esse. É simplesmente IMPOSSÍVEL parar de ler da metade pro final. O desfecho é épico. Pra quem ama ficção científica, com certeza será uma leitura memorável e entrará pra lista de favoritos. Gostei do filme apesar do ritmo lento, mas o livro é insuperável na minha opinião. Vale muito a pena ler!

Lucsaulykos 09/04/2023

Simplesmente incrível. Uma história cheia de mistérios que te fazem pensar em todos os detalhes do que está sendo dito. A narrativa em nenhum momento te pega pela mão e te entrega mastigada as explicações. Como uma boa ficção científica, tudo é especulativo. Quero muito saber sobre as continuações, mas, a maioria fala que as elas ?mancham? a história. Então vou ficar por aqui, com uma das melhores representações de ficção que já vi.

Angeline5 07/04/2023

Estou sem palavras, esse livro tem um início incrível e um final muito emblemático... Foi uma experiência magnífica, sem dúvidas virou um dos meus favoritos. Tudo o que ele me fez questionar durante a leitura foi ótimo. Eu me senti, de fato, viajando entre o espaço.