2001

2001 Arthur C. Clarke...

Resenhas - 2001: Uma Odisseia No Espaço

Wallison.RodriguAs 07/04/2023

Clássico da ficção
Finalmente parei pra ler esse livro, o que me surpreendeu nele foi a facilidade na hora da leitura, o livro passou voando e quando eu percebi já estava no final, enfim um bom livro.

Sara 04/04/2023

??????????
Ahhh como eu amo! É intrigante, complexo, fascinante, do começo ao fim. Vai ser um livro que com certeza terei que ler novamente, li rápido demais, querendo logo saber a conclusão e muita coisa eu não consegui dirigir como se deve. E por mais que seja ficção na minha cabeça é mais do que possível e real ?

wendelwonka 02/04/2023

Um clássico
Por um acaso não foi meu 1º livro do ACK, mas definitivamente, o cara foi um gênio do sci-fi. A adaptação do Kubrick (apesar de bem boa) é mediana perto dessa obra-prima literária!

WeltonLuis 30/03/2023

O livro é inspirado no filme homônimo e conta a história de uma missão tripulada e com auxílio de IA até uma lua de Saturno para investigar um objeto que indica a existência de vida inteligente extraterrestre.
A obra me chamou atenção pela fama do filme, mas admito que, embora a história seja bem escrita e amarrada, senti falta de mais viradas. Houve praticamente uma e a narrativa praticamente definhou após isso. Por isso não dei mais que 4 estrelas.
Cris100 30/03/2023minha estante
O final é uma viagem ?

NatyLia 29/03/2023

Uma experiência diferente do que estou acostumada. A leitura é tranquila, pensava que seria um pouco mais difícil. Tentei assistir o filme alguns anos atrás e não consegui ver nada, fiquei com receio que ocorresse o mesmo no livro, mas felizmente errei.

Emilia 23/03/2023

Filme e Livro: um espetáculo cada um
Confesso que sou muito fã do filme de 1968, já assisti inúmeras vezes e ele exerce uma magia sobre mim que não posso explicar, algo enigmático.

Mas apenas agora tive a oportunidade de ler o livro e digo: mesmo assistindo ao filme vale muito ler essa obra de Arthur C. clarke. Filme e livro se complementam muito bem, enquanto o filme traz uma experiência sensorial, o livro explica muitas brechas não explicadas pelo filme.

Reassistir o filme de Kubrick depois de ler o livro, prestei mais atenção a certos detalhes, como os personagens em si, e ao próprio layout da nave.

Além disso, ao final do livro há dois contos excelentes que de alguma forma inspiraram o roteiro do livro e do filme.

Enfim, muito recomendada a leitura do livro e em seguida a imersão no filme.
Brujo 23/03/2023minha estante
Excelente resenha!!! Também amo ambas as obras, as duas são revolucionárias!

DeBem 22/03/2023

Experiência muito diferente.
O livro tinta tudo para ser monótono, mas não é. Tinha tudo para ser lento, mas não é, e por fim o livro tinha tudo pra ser chato, mas não é.
É muito ao contrário disso. Apenas um homem solitário em um nave solitária e um universo vazio, masssss, cheio de emoções, descobertas, mistério, e uma eternidade de incertezas e outra eternidade de respostas.
O livro não é o filme....o livro é a mente de Sr.Arthur C. Clarke... muito bom.

Lucy 21/03/2023

Duas experiências
Já vi o filme várias vezes e n há como comparar as experiências de linguagem. Porém, gostei mais do livro.

Ramon98 20/03/2023

Meu primeiro livro de Arthur C. Clarke foi uma experiência única na minha curta vida de leitor. A única obra literária que se assemelha a essa foi quando li "A Erva do Diabo", de Carlos Castaneda, que mistura psicodelia e viagem astral. Recomendo fortemente que, como complemento dessa viagem, assista ao filme, de preferência com os olhos bem abertos.

uyku 19/03/2023

Daria um 3,5 porém só ficou realmente bom pro final, até entendo que tudo aconteceu por um propósito final. Falando do final.. vou nem falar KAKAKA. Extra 2 gostei ??

Ray 17/03/2023

Intrigante
O início do livro me cativou muito, a perspectiva de uma criatura ainda não inteiramente humana foi super interessante, as demais partes continuaram com o mesmo ritmo igualmente interessantes, só no final senti que as coisas ficaram muito apressadas, mas o surrealismo das partes finais foi de tirar o fôlego!

Porém não foi isso que me fez dar quatro estrelas, mas a falta que senti de um foco nos sentimentos de um dos personagens, gostaria de ter visto reações mais humanas, no fim achei esse aspecto negativamente "surreal".

Porém o final realmente me agradou, apressado talvez, mas ainda sim bastante impactante.

Camila 16/03/2023

Pra quem gosta de ficção científica.
O livro inicia falando sobre a evolução dos homens.
Em seguida, fala sobre a jornada espacial em busca de vida em outros planetas, na lua.
Em algumas partes a descrição foi tão detalhada que a leitura passou a ser cansativa.
No geral, é um bom livro.

Carla858 15/03/2023

Um clássico!
A história é envolvente, com suspense na medida. As descrições não são cansativas como acontece em alguns livros. E um dos pontos principais é que é um livro que poderia ter sido escrito hoje, pois ainda é atual.

H. Gomes 15/03/2023

Um deleite para os aficionados em astrofísica
Antes de tudo, é importante destacar que, embora o nome seja familiar, muitas pessoas desconhecem a trama do livro "2001: Uma Odisseia no Espaço" de Arthur C. Clarke, que foi adaptado para o cinema por Stanley Kubrick em 1968. No entanto, para aqueles que amam estudar o espaço, este livro é um verdadeiro deleite. A escrita é excepcional, e o autor se dedicou a evitar erros em relação à física, tornando a leitura ainda mais atraente.

Embora tenha entendido toda a história, devo admitir que não me empolguei tanto quanto o autor. Contudo, isso não diminui a qualidade da obra, que é uma escolha perfeita para quem busca uma leitura fascinante sobre o espaço. Portanto, se você é um apaixonado pela astrofísica, recomendo fortemente a leitura deste livro. E se você ainda não sabe se o autor irá te empolgar, acredito que valha a pena tentar, afinal, sua reputação fala por si.

Será que Arthur C Clark vai te empolgar? Acho que pelo seu trabalho, ele merece a tentativa!

??????(3/5)

Elias 12/03/2023

"Mas pensaria em algo"
Arthur C. Clarke foi a frente de seu tempo, uma característica essencial para qualquer bom escritor de ficção científica.
Apesar da Guerra Fria estar muito distante do seu fim, com o homem ainda sonhando em pisar na lua, C. Clarke foi capaz de criar uma verdadeira Odisséia espacial, descreveu detalhadamente, de forma precisa, planetas distantes e até mesmo uma inteligência artificial, numa época em que o computador era basicamente uma calculadora. Além disso, sua narrativa, principalmente no período da pré-história, é muito divertida.
Concluindo, os finais do C. Clarke são sempre abstratos e cheios de simbolismos, mas esse funcionou bem, apesar de confuso, foi divertido.
Ps: os dois contos que integram essa edição, que serviram como inspiração para a história, são muito bons, não estava esperando, mas fui surpreendido pela extrema qualidade do C. Clarke como contista.