As veias abertas da América Latina

As veias abertas da América Latina Eduardo Galeano

Resenhas - As Veias Abertas da América Latina

ana :) 16/02/2024

Derrota planejada
"O banho de sangue coincidiu com um período de euforia econômica da classe dominante: é lícito confundir a prosperidade de uma classe com o bem-estar de um país?" (P. 142)

É um livro rico em acontecimentos históricos, mas não desconectados ou apenas jogados como mera curiosidade, a História é expostas e conectada para que possamos perceber que a vida não é fruto do acaso, que o subdesenvolvimento não está falta de esforço ou resultado de gente preguiçosa, mas sim uma miséria arquitetada desde o colonialismo até o capitalismo contemporâneo para que polos europeus e estadunidenses pudessem "prosperar".

O autor aborda o genocídio dos povos originários, a subversão humana a qual pessoas escravizadas foram forçadas a passar, o que não pode confundir com submissão. No início houve resistência e hoje ainda há resistência.

Não é a matéria-prima que condena a América Latina, é a posição no mercado internacional que restringe os imensos campos a uma monocultura para o exterior, enquanto os trabalhadores padecem de baixos salários, severas crises alimentares e a violência.

"O gaúcho das estampas folclóricas, tema de pinturas e poemas, têm pouco a ver com o peão que trabalha em extensas e alheias terras. As alpargatas desfiadas tomaram o lugar das botas de couro; um cinto comum, ou às vezes uma simples corda, substituiu o largo cinturão com enfeites de ouro e prata. Quem produz a carne perdeu o direito de comê-la." (P. 164)

Renan 13/02/2024

Perspectivas e nuances
Já tinha ouvido falar muito desse aqui, faz anos que enrolava pra ler. Pois bem, é exatamente tudo o que ouvi dizer, narra de modo simples todo a história da América Latina, mesclando acontecimentos históricos com fatos políticos e decisões econômicas que ajudam a entender um pouco o processo de formação desses países.

A linguagem é simples e clara, de modo que é possível entender coisas mais complexas como os investimentos externos, juros e afins.

Mesmo sabendo do que se tratava o livro eu acabava postergando a leitura, depois de começar eu consegui entender o porquê. É revoltante você finalmente conseguir entender que as coisas estão como estão porque são parte de um sistema maior e que isso dificilmente mudaria. Alguns capítulos sobre a parte da cana e do café são revoltantes, mas o que me surpreendeu mesmo foi a guerra do Paraguai. Uma perspectiva diferente para as razões pra que a guerra acontecesse. Enfim, recomendo a leitura porque ajuda a ampliar a perspectiva histórica que recebemos na escola, muitíssimo interessante (e revoltante).

Taylor36 12/02/2024

Com suor e sangue é escrita nossa história.
Com suor e sangue é escrita nossa história, desde os primórdios da chegada da ?civilidade? europeia até os dias de hoje, a América Latina é explorada até seu último recurso, e fazem sangrar a terra e os trabalhadores latinos.
Constituímos ao mundo imperialista uma terra com um simples objetivo, retirar todas as riquezas ao maior lucro possível, servindo apenas como moeda de troca ao mundo capitalista moderno.
Nossa população vive em pleno século XXI uma escravidão econômica, ideológica e laboral para as grandes indústrias estadunidenses e europeias, essas que, nos veem como carne e como trabalhadores iletrados e inferiores.
O livro me faz sentir o mais puro ódio do sistema capitalista e de seus criadores.

Andrews5 12/02/2024

América Latina: somos o que nos roubaram
?O atual processo de integração não nos leva a reencontrar nossas origens nem nos aproxima de nossas metas. Já Bolívar havia afirmado, certeira profecia, que os Estados Unidos pareciam destinados pela Providência a encher a América de misérias em nome da liberdade. Não serão a General Motors e a IBM que farão a gentileza de levantar, por nós, as velhas bandeiras da unidade e da emancipação caídas na luta, nem serão os traidores contemporâneos que farão, hoje, a redenção dos heróis ontem traídos. Há muita podridão para lançar ao mar no caminho da reconstrução da América Latina. Os despojados, os humilhados, os amaldiçoados, eles sim têm em suas mãos a tarefa. A causa nacional latino-americana é, antes de tudo, uma causa social: para que a América Latina possa nascer de novo, será preciso derrubar seus donos, país por país. Abrem-se tempos de rebelião e de mudança. Há quem acredite que o destino descansa nos joelhos dos deuses, mas a verdade é que trabalha, como um desafio candente, sobre as consciências dos homens.?

Gabriel.Henrique 11/02/2024

As veias mais que abertas...
Ler este livro é um misto de sentimentos, revolta, ódio, desesperança. A forma como a América latina foi e é tratada pelo resto do mundo é tão doído e sentido que minha nossa. Como dizem, "América latina, um povo sem pernas, mas que caminha"... E assim vamos seguindo, umas das melhores leituras.

mia 07/02/2024

A verdade nua e crua
Esse livro mostra o que todos nós sabemos inconscientemente: O Brasil, desde a sua colonização, foi condenado à uma eterna submissão aos imperialistas. Em 1500, eram os portugueses. Hoje, os estadunidenses. Esse livro abre mentes e escancara o quanto fomos roubados, e o quanto ainda somos. É impossível sair dessa leitura sem mudar sua mente, sem adquirir uma completa e justificável revolta contra a nossa história repleta de violências e abusos. O livro foi escrito em 1970, mas ainda é muito atual.

Não considero uma leitura perfeita porque em vários momentos a escrita era cansativa e repetitiva, tanto que demorei 1 ano pra conseguir vencer todas as 400 páginas. A escrita é de fácil compreensão, mas o conteúdo nela inserido é rico e muito detalhado. Além disso, o autor possui uma visão meio romantizada sobre alguns conflitos que me incomodou, como, por exemplo, a Guerra do Paraguai. O autor tem uma visão totalmente romantizada do Solano Lopez e afirma que a população morreu lutando contra um genocídio, mas ele esqueceu de colocar o detalhe que essa guerra começou porque o Paraguai queria terras argentinas e brasileiras, e quando o exército da Aliança, obviamente maior, avançou e mais de 80% dos homens paraguaios estavam mortos, ele recusou desistir e mandou CRIANÇAS pro campo de batalha. Solano Lopez foi um homem covarde, junto com Dom Pedro II.

Enfim, é uma ótima obra e que vai te fazer refletir muito durante a leitura.

TatiFranca 06/02/2024

Grow with Brazil = (tradução) Cresça à custa do Brasil
Esse livro foi um soco atrás do outro no meu estômago. Ler algo tão detalhado, coisas que já sabia, mas com tantos pormenores, explicações e pesquisas, me enjoou e revoltou absurdamente.

?Ocorre conosco o mesmo que a um relógio que se atrasa e não é acertado; embora seus ponteiros sigam caminhando para a frente, a diferença entre a hora que marca e a hora certa será crescente.? - Manuel Sadosky, em ?América Latina y la computación?

Deveria ser leitura obrigatória em todos os países da América Latina. Um primor escrito há tantos anos, infelizmente ainda assustadoramente atual.

Pablo.Florencio 04/02/2024

"Um livro (infelizmente) atual"
Esse livro mudou minha vida completamente. A forma com que Galeano conta a nossa história - uma história de exploração - é formidável e triste. Formidável, porque explica muito bem como desde a colonização a região latinoamericana foi colocada na posição de eterna colônia do centro global. Contudo, triste, profundamente triste, porque essa é a nossa história e não há nada nem nenhum momento em que nosso povo não sofreu muito.
Galeano finaliza o livro dizendo: "nestas terras, não assistimos à infância selvagem do capitalismo, mas sua decrepitude. O subdesenvolvimento não é uma etapa do desenvolvimento. É a sua consequência. O subdesenvolvimento da América Latina provém do desenvolvimento alheio e continua alimentando-o. Impotente pela sua função de servidão internacional, moribundo desde que nasceu, o sistema tem pés de barro. Quer identificar-se como destino e confundir-se com eternidade. Toda memória é subversiva, porque é diferente, e também qualquer projeto de futuro. Obriga-se o zumbi a comer sem sal: o sal, perigoso, poderia despertá-lo. O sistema encontra seu paradigma na imutável sociedade das formigas. Por isso se dá mal com a história dos homens cada ato de destruição encontra sua resposta, cedo ou tarde, num ato de criação."

Raphael.Prista 03/02/2024

Essencial
Senti duas coisas enquanto eu lia o Veias Abertas, mas tristeza e raiva foram de longe as mais presentes.
A forma como o nosso país e seus vizinhos foram e são expropriados pelas potências imperialistas é revoltante.
A parte sobre os mineradores da Bolivia é uma covardia sem tamanha. E o que revolta mais é a forma como essas relações entre os países foram totalmente normalizadas e cada vez mais sendo explorado, explorado e explorado.

Só sinto que como é um livro que foi publicado em 1971 da uma sensação de que já passou. ?isso é uma relação antiga assim como a de Brasil e Portugal na época de colônia blablabla??
Consigo ver muita gente pensando dessa forma. Talvez por causa do realismo capitalista? Talvez quem sabe. Posso ta falando merda mais os livros aparentam ter muita coisa em comum.

Enfim, é um livro foda e essencial. Leiam.

arrobasamara 31/01/2024

Como diz o próprio autor; um livro (infelizmente) atual. A cada página conseguimos refletir o quanto nossos recursos foram explorados, nossa mão de obra exaurida, indígenas mortos, africanos trazidos aqui pro trabalho escravo onde viviam em péssimas condições e com baixa expectativa de vida, invasão atrás de invasão: foram portugueses, espanhóis, franceses, holandeses e norte americanos. Tudo que havia aqui que poderia gerar riqueza foi levado embora, seja o Ouro de Minas Gerais, a Prata de Potosí, Estanho da Bolívia, Salitre do Chile, Guano do Peru. É uma espécie de resumo de como nossa História é cheia de sangue e assaltos. Como uma terra tão grande, tão fértil, tão forte é ainda é tão pobre. Uma leitura muito interessante, mesmo pra quem não seja da História, faz repensarmos sobre nossa condição de "latinos", nossa condição de "segunda classe".

dotevski 27/01/2024

Esse livro é expecional aprendi tanta coisa e a todo momento pensava o quão trabalhoso foi pra ser criado, abarrotado de dados e referências, foi bom aprender mais profundamente sobre a história america latina, desde o início da nossa derrota, é por muitas vezes tristes ler sobre todos crimes que foi imposto a essas terras e por muitas vezes tive de parar para refletir a tamanha crueldade, é um super didático e me despertou desejo de ler mais livros assim
Isis 27/01/2024minha estante
Vai entrar pra minha lista.

25/01/2024

É um bom livro. Acho que eu cheguei pra ler com uma expectativa muito alta e com a ideia de que o livro seria diferente do que é. Ele tem o propósito de dar um resumo sobre a condição da América Latina no contexto global e, para isso, passa pela história desses países, que são explorados pela Europa desde a época das navegações.
Senti muita falta das fontes: o texto cita diversos dados e não coloca a fonte de nenhum deles. Também senti que em alguns momentos a linguagem parece sensacionalista (foi uma impressão que eu tive) e eu estava esperando por um texto mais rigoroso com a forma, o tipo de escrita, etc. Outro ponto é que na parte em que é dado o contexto histórico dos países, os acontecimentos são narrados de forma tão breve que muitas vezes acaba não explicando o suficiente. Acho que se a explicação fosse menos superficial, ia enriquecer bastante o conteúdo. Para um livro breve que tem como intuito alertar a todos da condição da América Latina, faz sentido não ser muito aprofundado. Acho que a minha impressão do texto foi bem interferida pelo contraste da minha expectativa com a leitura em si. No geral, é um bom livro. Necessário.

Douglas Ferrari 24/01/2024

O livro de Eduardo Galeano nos convida a refletir através de sua argumentação e dados apresentados sobre como a América Latina vem sendo usurpada ao longo dos séculos pelo império global, em que nunca houve uma libertação de fato da expropriação de suas riquezas e de seu caráter subserviente às elites globais.

Soraia 21/01/2024

Leitura indispensável para qualquer latin@-american@.
Uma leitura densa, cheia de fatos históricos e também, em alguns momentos, cansativa. Um verdadeira viagem histórica pelo nosso continente e povo. Deveria fazer parte das leituras obrigatórias escolares, penso que assim, muita coisa que vemos e lemos hoje, quem sabe, não estaria em circulação. Vale muito a pena a leitura.

Sara277 19/01/2024

E como tirar a venda dos olhos.
Um livro ótimo para compreender a história dos países da América Latina e o por que de sua extrema pobreza. Conta com ótimas argumentações se explicavas muito vastas.Bom para compreender a história dos países des do começo dos tempos.Ótimo para aprender sobre como os países colonialistas e imperialistas agiam e agem pelas nossas costas( tem muitas coisas de q não fazia ideia).Ótimo para perceber a realidade.