As veias abertas da América Latina

As veias abertas da América Latina Eduardo Galeano

Resenhas - As Veias Abertas da América Latina

Alana_Gomes 20/10/2023

Fundamental pra entender a história da América Latina
Se você se pergunta as vezes o motivo pelos quais os países da América Latina são o que são, o porquê de tanta pobreza e desigualdade, a razão por trás de toda a instabilidade política, as suas respostas estão nesse livro.
É impressionante o tanto de informação que o autor consegue transmitir por meio de uma linguagem acessível e fluída. Galeano inicia seu relato no período dos "descobrimentos" das Américas e percorre toda nossa história até o momento em que escreveu seu livro, fins de 1970.
Se você quer conhecer mais acerca da história da América Latina essa é uma ótima pedida.

Pedro3177 20/10/2023

Hoje no mundo, não faltam resenhas e análises sobre "As Veias Abertas da América Latina", pois é um clássico e ao ler está bomba escrita por Eduardo Galeano, exilado em Montevidéu em 1970, se entende o porquê do tamanho prestígio do livro. Galeano constrói uma linha temporal esclarecedora e assombrosa sobre o nosso continente, narrando de maneira tão científica que chega a parecer um sociólogo, um economista ou um historiador por formação, contando uma história prolixa de espoliação contínua, mudando apenas os senhores que roubam desta terra com o passar dos anos. As Veias Abertas da América Latina deveria ser uma leitura obrigatória nas escolas!

Mau 20/10/2023

Um verdadeiro clássico para entendermos como o colonialismo explorou as nossas riquezas e como o imperialismo tem afetado o processo de formação econômico e político dos países latino-americanos. ?Aqueles que ganharam só puderam ganhar porque perdemos [?] Nossa derrota sempre esteve implícita na vitória dos outros. Nossa riqueza sempre gerou nossa pobreza por nutrir a prosperidade alheia: os impérios e seus agentes nativos?.

Lana 17/10/2023

Uma obra extremamente forte, potente naquilo que se propõe. Li esse livro por um período relativamente extenso, quase um mês, o que é curioso, pois tive a sensações de que estava vivendo minha vida literária em função dessa leitura.

O livro me fisgou, me obrigou a ler com calma, a sentir tudo o que era escrito, a ponderar. O autor nos apresenta o subdesenvolvimento da América Latina como uma consequência do desenvolvimento alheio, pontuando todas as explorações sofridas nos países da América Latina, primeiramente pela colonização ibérica, relatando toda carnificina causada pelos exploradores, posteriormente pelo EUA, mostrando que mesmo depois de independentes, os países latino-americanos ainda eram explorados e possuiam uma postura subserviente às potências imperialistas.

Gostei muito de como o autor nos mostra que a América Latina tendo nascido rica em recursos foi multilada por isso. Inclusive, faz um paralelo entre a América do Norte e a América do Sul, e as diferenças da exploração, colonização e libertação de cada uma delas. O que dá origem as diferenças atuais entre ambas.

Lemos durante o livro sobre as ditaduras, e como a potência norte-americana é fundamental para a formação de cada uma delas, sobre como funciona a economia internacional quando se trata dos países da América Latina, entre diversos outros temas. Inclusive, sobre os mártires, as revoluções, os libertadores, que, como bem pontua o autor, lutaram para nos libertar, mas ainda seguimos presos. Essa chama que luta pela América Latina não pode morrer, deve seguir viva, pois é necessária, é essencial.

O livro é bastante completo, e tem um teor quase sentimental em alguns aspectos, uma ótima leitura para quem está começando estudar América Latina.
Saio desse livro com vontade de ler novos autores e de explorar as questões latino-americanas ao máximo.

lelê 17/10/2023

Foram incontáveis às vezes que me encontrei chorando diante das palavras descritas nesse livro. Os absurdos que a América Latina passou dentre todos esses anos sempre me foi nítido, no entanto, me deparar com os fatos descritos foi, no mínimo, anestesiante.

carolmc_ 15/10/2023

A origem dos males da America Latina
Um clássico que conta a história da América Latina desde a invasão até a época em que foi escrito (há mais de 50 anos) e todas as consequências de um processo de colonização devastador.

frsco 10/10/2023

Amei
Gostei bastante desse livro, n sei pq não usam ele como bibliografia ou pelo menos referenciem, achei ele bem completinho, gostei bastante!

Batista 02/10/2023

Revolucionário
As veias abertas da América Latina é um livro duro. E difícil de ler porque revolta a gente. Nunca me demorei tanto tempo num livro relativamente curto (308 páginas não é tão longo assim). Precisei parar para respirar o ar que falta aos pulmões de povos originários. Parar para repensar meus objetivos diante de tanta tragédia e descaso de governos passados e presentes. Finalmente finalizei a leitura mas ela ressoará na minha mente indefinidamente. Recomendo para leitores que querem saber mais sobre nossas origens.

Taylor 27/09/2023

Todo latinoamericano deveria ler esse livro.
Numa linguagem clara e bem organizada, que dá gosto de ler, Galeano conta a história da América Latina pela perspectiva de um latino americano que vê, de fato, por trás do véu que a sociedade capitalista nos coloca hoje ? a história, afinal, costuma ser contada pelos vencedores.

De certa forma, a narrativa do livro é bem cronológica, começando com um prefácio que já expõe de cara o que o livro vai trazer: a dissecação de um sistema exploratório que suga as riquezas da América Latina para beneficiar a Europa e, posteriormente, a América do Norte.

A dinâmica social e geopolítica, que o autor aborda tão bem e de forma aprofundada, começa com a colonização e vai se estender até hoje, representada nos últimos séculos pela invasão do capital estrangeiro ? e qualquer tentativa de soberania, óbvio, é punida com sangue.

Numa obra cheia de conteúdo e análises muito bem fundamentadas (além de trazer inúmeras referências bibliográficas e citações diretas), Eduardo Galeano se usa de uma linguagem que, às vezes, é até poética ? você se sente lendo um romance em certos pontos ? para se fazer entender claramente.

Normalmente isso não é dito quando se trata de obras de ciências sociais, mas acho que vale também: é uma excelente obra de divulgação científica, com um valor histórico inestimável.

O livro é denso, e não poderia ser de outra forma dado o tema, mas, novamente, a linguagem que Galeano usa te permite uma leitura bem compreensível. Devo ter demorado uns 8 meses lendo essa obra, de tanto conteúdo que ela tem, e não gostaria de ter lido em menos tempo ? aprender leva tempo.

Dito isso, gostei de trazerem no final, anos depois da publicação da obra, novas considerações do autor sobre a situação "atual" (naquela época) da América Latina.

Luiza 25/09/2023

Forte
Terminei esse livro dia 29 de agosto mas só agora tive tempo/forças/disposição pra fazer uma resenha. demorei uns 7-8 meses pra ler esse livro. não só pq fui surpreendida achando que era um livro de literatura (e não deixa de ser, em partes), mas sim (e principalmente) pq é um livro que suscita muitas emoções. a surpresa quando comecei a ler e não me deparei com algo próximo a gabriel garcia marquez me fez priorizar outras coisas/outras leituras. é bastante denso no sentido de ter dados econômicos e etc. mas para além disso, talvez eu tenha feito uma fuga um tanto quanto inconsciente desse livro. o sentimento predominante ao lê-lo é ódio. e para quem tá habituado, a esse ódio chamo ódio de classe. me sentia extremamente indignada ao ler tudo que a gente sabe mais ou menos sobre quem manda e desmanda no mundo e como a américa latina foi espoliada ao longo de toda a história até hoje, de jeitos diferentes. galeano tem como referencia lenin, samir amin, marx (e outros que não lembro agora) e isso acalentou o coração. para terminar de ler, tive que me disciplinar, num foco de terminar o que comecei (odeio deixar coisas inacabadas). digo, por fim, que é quase impossível para alguém que leia esse livro não se radicalizar. ou ao menos não se indignar veementemente. toda pessoa latinoamericana deveria ler.

Gabriella440 23/09/2023

Livro essencial para se entender a América Latina. O quanto o brasileiro sabe sobre seus vizinhos?
"O subdesenvolvimento latinoamericano não é uma etapa no caminho do desenvolvimento, ainda que se ?modernizem? suas deformidades; progride a região sem se libertar da estrutura do atraso, e de nada vale, a vantagem de não participar do progresso com programas e objetivos próprios. Os símbolos da prosperidade são os símbolos da dependência . Recebe-se a tecnologia moderna como no século passado se receberam as ferrovias, a serviço dos interesses estrangeiros que modelam e remodelam o estatuto colonial destes países. 'Ocorre conosco o mesmo que a um relógio que se atrasa e não é acertado, embora seus ponteiros sigam caminhando para a frente, a diferença entre a hora que marca e a hora certa será crescente.' "

Cristiane 16/09/2023

Esclarecedor
Infelizmente, não tive capacidade para compreender a obra por completo pois sou leiga em ciências econômicas.

O livro abriu meus olhos para uma coisa que ignorava: a história da América Latina. Não tinha noção dos estragos que a colonização fez com a população indígena e com as nossas terras.

Os países desenvolvidos são ricos às custas da nossa miséria!

Rafael Ramos da Rocha 05/09/2023

O impacto
Ler 'As Veias Abertas da América Latina' de Eduardo Galeano, foi uma profunda, contundente e dolorosa na história da américa latina. O livro é como uma lâmina afiada que corta profundamente, expondo uma realidade histórica que continua a acontecer. a história é contada de maneira sólida e acessível. É implacável como fica claro, o roubo, o assalto, o furto, 157, latrocínio, opressão aos países latino-americanos por nações europeias e norte americanas.

Este livro deveria ser o ponto de partida para qualquer exploração histórica da América Latina inclusive nas escolas, pois diferencia-se ao revelar os mecanismos e as motivações que não são citados por outros livros que falam apenas sobre os eventos históricos. Ele vai além dos fatos e datas, aprofundando-se nos interesses externos que moldam os destinos dos países e povos deste vasto continente.

A leitura é inegavelmente dolorosa, pois nos lembra que a América Latina sofreu por mais de meio século sem encontrar caminhos próprios. Infelizmente, a perspectiva de mudança positiva parece distante, principalmente porque há uma grande população de classe média que não vê dentro deste processo porque alguns de anseios por conforto são atendidos, claro que a um preço altíssimo, de medo e insegurança física, quanto por não se perceberem o quão perto eles estão da realidade da maioria das pessoa e tão distante da realidade de quem toma as decisões, é aquilo "miséria traz tristeza e vice versa". 'As Veias Abertas da América Latina' é um chamado, um grito sobre a persistente condição que vivemos e um dedo na cara de quem são os algozes, inclusive os internos. É uma obra que deixa uma marca indelével.