Livro das Sombras

Livro das Sombras Cate Tiernan

Resenhas - LIVRO DAS SOMBRAS

1 | 2 | 3 | 4

Laila 16/03/2021

O livro não é ruim, mas também não é ótimo. É bem clichê e para mim ta tudo bem, era isso que eu queria ler. Mas os personagens são muito chatos, espero que eles melhorem no próximos livros.

Não sei se fico com raiva da Morgana por ela não se impor diante da Bree que é tóxica pra caralho, ou se fico com pena, ja tive uma amizade assim e sei que é difícil, mas a Morgana é muito parada pelo amor de deus.

O cal tem o que mel?
Nua'm 08/11/2021minha estante
SIIIMMM!! Metade do coven estava caindo por ele, brigando entre si e tendo ciúmes do cara KKKKKKKKK
Ele jogou um feitiço nelas, só pode!

Camila Teixeira 10/06/2015

"Não sou paranormal. A vida é cheia de pequenas e estranhas coincidências. Simplesmente vou continuar repetindo isso para mim mesma até acreditar."
Vocês sabem que eu sou muito boazinha né? E vocês sabem também que eu fico bem tristinha quando preciso fazer resenha negativa, não sabem? Então, já me desculpo, e aviso essa resenha será uma dessas que me deixam sad.
Eu não sei bem por onde começar essa resenha, já que foram tantos os pontos que me incomodaram no livro, fico até um pouco receosa de falar demais. Pois bem, vou fazer uma leve introdução da história narrada e ir pontuando esses momento em que me senti incomodada.
Quando lemos a primeira página já sabemos o que esperar do livro inteiro. Morgana é uma garota bonitinha, legal, nada acima da média, com uma amiga linda e popular. Morgana é comum, faz parte de uma turminha comum e tem uma vida super comum. Até que um cara chamado Cal aparece. Cal é lindo e misterioso e simpático e charmoso e tudo que as garotas dos livros adoram em um carinha. Ela e todas as as outras meninas se apaixonam por ele, obviamente. O plot é bastante obvio e simples, e todos nós já sabemos que vai rolar um triangulo amoroso. Quando esse garoto convida todos para uma festa e revela que pertence a religião Wicca e que busca pessoas para formar um Coven, nós já sabemos que Morgana vai ter alguma inclinação, pois nenhuma personagem principal é tão comum, sempre tem que ter algo de excepcional, e no caso de Morgana é a sua pré-disposição a fazer e sentir a magia.

É a partir dessa iniciação no mundo da Wicca que se desenrola toda a história do livro. Morgana tem uma família católica que não apoia que ela faça parte da Wicca, tem uma "melhor amiga" que parece sempre puxar o seu tapete, e tem também um monte de duvidas na cabeça a respeito de sua vida, sua religião e seus amores. O livro se desenvolve brevemente nessas poucas 207 páginas, e pode ser lido em poucas horas. É um livro de leve entretenimento, não é uma história profunda e difícil.
O livro se passa em primeira pessoa e nem isso contribuiu para me conectar com Morgana, em geral achei ela uma personagem muito rasa e com pouca personalidade. E não acho que algum dos outros personagens se sobressaia, todos são descritos pessoalmente de maneira leviana, sem muita enfase, sem um enfoque que faça com que o leitor queira saber mais sobre eles.
Não consegui me conectar com esses personagens, e ao mesmo tempo fui remando a história por achar ela muito obvia. Eu já sabia o que ia acontecer, eu só esperava as ultimas paginas para ver se haveria algum fechamento maior. Outro ponto que me incomodou no livro foi a ingenuidade da protagonista. Sua "melhor amiga" Bree a trata super mal, menosprezando-a a todo momento e só lá no final do livro que ela percebe que "pode ser" que essa menina não seja tão amiga dela.

"Eu deveria ter previsto isso. Meus próprios sentimentos me cegaram. Cal é indiscutivelmente lindo, e Bree se apaixonada com facilidade. É obvio que ela se sentiria atraida por ele. É obvio que Chris não seria páreo para um cara como Cal. Bree era tão perfeita. E Cal também. Eles formaria um lindo casal. Senti que ia vomitar."

Um dos pontos positivos que encontrei no livro foi a introdução a Wicca como religião e cultura, tem bastante coisa interessante sobre o assunto e dá vontade de buscar mais um pouco e conhecer mais a respeito. Mas isso também é apenas uma introdução mesmo. Alguns ensinamento da Wicca são colocados no livro, mas são pouco desenvolvidos, muitas vezes me vi fazendo perguntas para meu namorado que possui conhecimento sobre religiões pagãs para conseguir entender a contextualização. Se a autora tivesse se aprofundado mais um pouco nessa cultura, acredito que eu teria aproveitado mais dessa história. Outra coisa que me incomodou foi que a autora colocou um rapaz como mentor de um grupo, quando a Wicca é uma religião super voltada para o feminino, ela poderia ter valorizado mais essa parte da cultura Wicca.
No geral a escrita de Tate é super boa, mas foi o enredo que me colocou para baixo, talvez tenha muito mais a ver comigo do que com o livro em si. Achei que ficou faltando algo, talvez no próximo livro a personagem principal tenha sua redenção e a história tome um rumo diferente desse em que podemos ver ser traçado no primeiro volume da serie Coven. Mas não tenho certeza se vou ter vontade de continuar a série para descobrir. Eu odeio negativar um livro, fico me sentindo super mal com o autor, por que ele certamente dedicou algum tempo da vida dele para escrever o mesmo. Então deixo bem claro que essa é minha opinião pessoal e incentivo vocês a lerem a história e tirarem suas próprias conclusões. Para mim não funcionou, mas quem sabe não dá certo para vocês?
Bom gente, essa foi minha resenha, eu já falei mil vezes sobre como me sinto mal por fazer resenhas negativas, e digo novamente, não tenho a intenção de ofender ou magoar ninguém. Se você já leu o livro dê sua opinião aqui em baixo, se como eu você não gostou muito da história, vamos conversar sobre isso, se ao contrario de mim você gostou da história, vamos conversar sobre isso também! É sempre bom trocar ideias, pois as vezes podemos até mesmo mudar a opinião acerca de alguns pontos! Acho que é só isso pessoal, não me matem! Vim em paz! HAHA Beijinhos!

site: Leia a resenha e veja as fotos em: http://www.livrologias.com/2015/06/resenha-livro-das-sombras.html

Dai_maass 30/05/2021

Livro das Sombras
Esperava mais. Gostei da história e de como foi abordada a religião Wicca. Pretendo ler os outros livros.

@mcarstairs 10/09/2021

a wicca nesse livro ;-;
"meu medo me causaria dor se eu não me libertasse dele imediatamente."
enfim tudo é tratado de uma forma chata e horrível de se ler nesse livro, os personagens a história e até msm o jeito que a autora colocou a Wicca no livro, não que eu saiba mt coisa sobre essa religião mas por se tratar de uma religião deve ser escrita com cuidado e nesse livro foi mt superficial literalmente resumindo a Wicca como uma coisa chata e monótona.
Dei duas estrelas pois consegui terminar de ler ele e tb pq senti vergonha e a cada pgn falava q o livro era horrível e msm assim fui empurrando com a barriga, foi tipo vou terminar de ler pq já comecei. E apenas gostei de algumas frases que se relacionaram cmg e com minha situação mas sinceramente nem sei se algum dia vou ler os outros.

Colecionando Planetas 10/12/2022

A capa é feia, mas o livro é bom, confia.
Não julgue um livro pela capa porque esse merece muito uma chance. Não sei se é por eu gostar muito de wicca ou se por gostar de ficção adolescente, mas ter os dois me conquistou.

Claro que tem erros e não é uma mega história complicada. Claro que detestei a Bree, mas tô doida pra acompanhar a evolução da nossa principal e pra vê-la crescer enquanto bruxa.

Claro que também tô doida pra acompanhar ela e Cal juntos.

cyver.may 16/02/2023

"Eu queria ser uma delas."
O desenvolvimento e o descobrindo dos dotes da Morgana foram muito bons. A Morgana descobrindo aos poucos o que ela queria foram - na minha opinião - as melhores partes do livro. Mas, tivemos algumas cenas sem benefício algum para a história, que não ajudaram nem a Morgana e nem a história.

Camillys 16/01/2021

Eu definitivamente quero estudar sobre Wicca depois desse livro. Isso porque ainda tem duas continuações onde com certeza exploram mais essa religião. Sempre gostei de bruxas e mitologias e história assim, acredito muito no poder da natureza e na energia que tudo - inclusive nós - emana.
Não há tanto desenvolvimento dos personagens, e a história de triângulo amoroso é um clichê clássico, mas há quebras de expectativa durante o livro maravilhosas, e por ser rápido e leve de ler, te faz querer devorar de uma vez só.

rafazaakar 08/08/2015

ZaaKar.com Resenha - Livro das Sombras
Cuidado, pode ter alguns Spoilers!!! Mas leia mesmo assim!

Sinopse: "Morgana Rowlands nunca se imaginou como algo além de uma garota sem graça de 16 anos, ainda mais se comparada à melhor amiga, a linda Bree. Porém, isso está prestes a mudar. Quando Cal, um veterano transferido de outra escola, entra na vida da garota, ela se vê imersa em um novo universo: o rapaz se revela um bruxo à procura de pessoas para montar um coven. A ligação entre eles é imediata e impossível de ser desfeita – só há um problema. Bree está perdidamente apaixonada por Cal. Será Morgana capaz de controlar seus sentimentos em prol da amizade ou a conexão entre eles é mais forte do que ela própria?".

***

"Existem Sete Casas de Bruxaria. Elas se mantém fechadas através de casamentos dentro dos próprios clãs. Seus filhos são quase aberrações, com olhos capazes de enxergar à noite e poderes inumanos".

Essa semana eu trouxe para vocês a resenha de um dos livros que ganhei de aniversário – Mariii, obrigado sua linda! Para quem não conhece, Cate Tiernan nasceu no dia 24 de julho de 1961. A autora ficou bastante famosa no mundo todo por sua trilogia “Amada imortal”. Cate é bastante conhecida no exterior e já fez até mesmo uma parceria com o escritor James Patterson. Neste livro em especial, Cate conta a história de estudantes do ensino médio que descobrem o Wicca. A história já foi vendida para países como Reino Unido, Bélgica, Países Baixos e Austrália.
Nascida em New Orleans , Louisiana, Cate estudou escrita, língua e literatura russa na Universidade de Nova York e, em seguida, transferiu-se para a Universidade Loyola, em Nova Orleans, onde se graduou com uma licenciatura em russo. Ela começou sua carreira como assistente do chefe do departamento Juvenil de Áudio e Vídeo na Random House, em Nova York, onde escreveu seus primeiros livros infantis e também participou da edição de The Secret Circle, com LJ Smith. Não há dúvidas que Livro das Sombras é famoso mundo a fora e agora, vai ganhar uma resenha básica aqui, no blog.

"As noites de lua cheia ou de lua nova são especialmente poderosas para praticar a magicka".

Morgana é uma garota normal de ensino médio. Não tem muitos amigos, nem muito peito, mas é bastante inteligente e sabe que tem sempre ao seu lado Bree, sua melhor amiga. Enquanto Bree era o tipo de garota que fazia os garotos se jogarem em seu caminho, como um tapete vivo, Morgana era mais do tipo que passava despercebida.
Certo dia, na hora da entrada, as duas e mais alguns amigos avistam carne nova na escola. Cal havia se transferido para a Escola de Widow’s Vale e prometia roubar o coração de todas. Ele era lindo, enigmático e novo. Ou seja, todas cairiam para cima dele. Mas, por incrível que pareça, Cal acabou se enturmando com todos, sem distinção. Ele parecia não pertencer a nenhum grupo e sim a todos. Ele falava com todos, dos cdf’s aos maconheiros que viviam chapados. Ninguém entendia ao certo o porquê disso, até que ele convidou algumas pessoas para uma festa inusitada.
A cidade era pequena, não havia muita opção de passeio por ali. Cal, depois de sair com várias pessoas – nada demais, apenas para conhecer o local – decidiu dar uma festa diferente, nos limites da cidade. Uma festa ao ar livre, com fogueira, comidas, bebidas e um pouco de magia.
Morgana se sentia muito atraída por ele, mas sabia que em momento algum ele olharia para ela. Ela tinha sorte de poder fazer parte daquele grupo. Quando Cal explicou o que queria, ou seja, celebrar uma data importante para a sua “religião”, muita gente desacreditou, riu e até mesmo agiu com preconceito ao que ele propunha. Poucos foram os que ficaram. Ao todo, de vários colegas que foram chamados, apenas 10 ficaram. Entre eles Morgana e Bree.
A proposta de Cal era simples. Eles se uniriam dentro de um círculo, em volta da fogueira, para agradecer ao Deus e à Deusa pela colheita. Nada demais... Não é? Eles fizeram o círculo, repetiram alguns cânticos e por fim, acabaram banindo algo do qual não queriam mais. Todos disseram algo, desde medo até a própria madrasta, e quando chegou a vez de Morgana ela disse Limitações... Todos levantam as mãos juntos e então acontece.. A magicka toma conta de seu corpo... Ela desmaia e acorda uma nova garota.

"Ser um bruxo não é questão de escolha. Ou você é ou não é. Está no sangue".

Confesso que o começo meio que me deixou com um pé atrás. Achei tão simples e chocho, mas tudo melhora. Depois do primeiro círculo Morgana fica mais sensível. Sempre que participa de um ela desmaia, pois parece canalizar mais energia do que devia. Ela é uma canalizadora e tanto de energia. Bree, em certo momento a leva até uma livraria Wicca em outra cidade e ai Morgana se interessa ainda mais por todo aquele mundo. Ela se sente diferente, estranha e poderosa ao mesmo tempo.
Ela então descobre o verdadeiro motivo do interesse de Bree pela Wicca: Cal. Ela quer isso apenas para se aproximar de Cal e ter algo e comum com ele. Para Morgana isso é muito difícil, pois ela sente o mesmo por ele, mas põe sua amiga em primeiro lugar e esquece esse sentimento. O importante para ela é a Wicca, é aprender mais e entender o que está acontecendo com ela. É como se o mundo desabrochasse por entre seus olhos.
Primeiro que não é nem um pouco comum um aluno de ensino médio criar um grupo que pratica Wicca, ou um Coven, como eles mesmo dizem. Algo que, talvez, me deixou meio confuso foi essa aceitação rápida e concisa de todos. Eles falam disso que se falassem do dever de casa. Mas ainda assim não prejudicou em nada a história.
A escrita é ritmada, sem enrolação, com muito conteúdo e informação. Cate realmente sabe o que faz. Sabe o ponto certo entre informação e narração, entre ação e cenário. Tudo acontece rapidamente e você nem vê. O enredo acaba ficando mais interessante conforme tudo passa, e no fim, quando acontece o auge do interessante, ele acaba. Eu achei a história riquíssima, amo quando os autores nos mostram um mundo que já existe, mas que poucos conheciam. Introduzir conhecimento em meio a uma história de ficção não é fácil e não é para qualquer um, e a autora conseguiu isso.
Quando a Morgana faz seu primeiro feitiço sozinha, e o resultado aparece, eu basicamente já peguei o fio todo da meada. E o mais legal: Não vão achando que a amizade dura para sempre não. Fiquei besta com o quando a Bree consegue ser, desculpem, uma vadia vazia. No final do livro eu meio que engoli cerca de 50 páginas em menos de vinte minutos. Você não tem noção. Eu realmente espero que esse seja uma daquelas series que tem vários volumes e que sejam lançados bem rápido.
Nos vemos envoltos em meio a preconceitos, história, Covens antigos e muita magicka. É uma história realmente interessante. A mescla de personagens e personalidades também me interessou muito. Preciso dizer que faltou um pouco de aprofundamento nos personagens, sabe, ficou muito superficial, meio impossível criar um vínculo com eles, mas ainda assim eu amei.
Realmente vale a pena parar um pouco e ler! A leitura vai ser rápida e você realmente vai amar!
30/50

site: http://zaakarcom.blogspot.com/2015/08/resenha-livro-das-sombras.html

Jemilly 31/08/2020

Não sei o que achar
Primeiramente queria dizer que não faço ideia porque eu li esse livro

sim, é fantasia? Correto. Eu gosto de fantasia? Correto, mais ainda.

Mas eu costumo evitar fantasias muito romantizadas, sim já li muitas que até gostei/amei, mas a sinopse conta exatamente a histórias que evito ultimamente, até por causa de clichês exagerados. Mas nem sempre eu controlo minhas vontades de leitura do momento, eu pensava ?sério que to querendo ler isso??, mas eu precisava de algo mais leve para leitura, e Livro das Sombras trouxe exatamente isso, foi uma leitura que fiz em um dia, o motivo? Ele te prende, apesar dos pesares, e é um livro bem curto, que mais posso dizer? Não posso dizer que ele era o que eu esperava, mas também não posso dizer que não era. E você pode tá pensando, afinal o que eu achei dele, isso não posso responder por que não tenho certeza, (é, eu estou cheia de incertezas hoje rs) mas vim aqui para conversar sobre, eu preciso falar sobre Livro das Sombras.

"As noites de lua cheia ou de lua nova são especialmente poderosas para praticar a mágica".

Morgana conseguiu não ser o que eu já estava esperando dela depois da sinopse, eu pensei que ela ia ter um forte sentimento de amizade com Bree e deixar essa fazer gato e sapato dela, desistindo assim de tudo por causa de uma amiga vaca que só pensa em si mesmo. (Deu para perceber que não fui com a cara da Bree? Acho que sim). Claro que obviamente ela é a garota insegura consigo mesma, que não é popular, mas é amiga da garota popular que tem um super corpo e tal, mas o carinha novo super gato, perfeito e misterioso que aparece começa a enxergar ela ao invés da supermodelo, a partir disso você pode imaginar vários outros livros.

Mas vamos com calma, apesar dos pesares desse triangulo amoroso, não tão amoroso de forma romântica, não pelo fato de não ter o "mal te vi e já te amei", mas pelo fato de que no decorrer do livro você nota o foco dele, que vai além do romantização da história, não tem nada exageradamente meloso (na verdade as duas passam mais tempo na friendzone com Cal do que não sei o que), mas o verdadeiro amor de Morgana que o grupo conhece através desse novo aluno, é o Wicca que é uma religião pagã que se dedica ao conhecimento da espiritualidade através da natureza, eu já tinha ouvido falar na religião e tudo, mas o que esse livro trouxe de bom foi várias coisas novas que eu não sabia, é claro que tem algumas coisas que receberam uma certa dose de liberdade poética, pois estamos tratando aqui de um livro de fantasia, mas poder compreender um pouco do Wicca e quebrar alguns preconceitos sobre ser algo demoníaco, por ser diferente, ter crenças diferentes da maioria, só acaba assustando quem não busca compreender, mas busca julgar, ninguém é obrigado a nada, nem a acreditar, mas respeitar seria uma boa.

Não tenho muito que falar dessa história, ela tem boas lições e por isso valeu a leitura, no final fiquei curiosa para a continuação, mas no geral não achei um grande livro, o classifiquei como bom, mas espero que o segundo desenvolva muito mais a parte de fantasia e que seja mais movimentado, não acho que teve um grande momento, mas pelo final já espero muito mais do próximo. Eu indico a leitura principalmente que curtem romances e fantasia e tem curiosidade sobre o Wicca, claro que não se baseiem todo seu conhecimento pelo livro, mas para quem gosta dessa mistura, boa leitura.

OBS: Meus conhecimentos sobre o Wicca são bem fracos, então se eu falei algo que não tenha muito haver, peço desculpa.

Bianca.sz 22/02/2024

Bom.
Não é um livro do tipo "wow, que incrível", porém é bem legalzinho e possuí uma escrita bastante fluída.

Suellen Xavier 29/12/2020

C.
Livro bem detalhado, história muito boa, bem empolgante e no final fica querendo mais.

Geeh 16/08/2021

Uma boa leitura!!
Uma história leve, com uma boa construção!! Nada tão profundo, mais que prende com uma boa intensidade!! Espero que nos demais livros seja mais desenvolvido esse universo da Wicca e a protagonista Morgana... Ela tem potencial!!

yuumashi 18/05/2021

que livro!!!
meu deus que livro foi esse.
estou completamente sem palavras.
história bem construída. personagens bem construídos. mundo muito bem construído.
quero mais, preciso de mais!!!
esse final foi perfeito para o primeiro livro.

ps: quase favoritado, pensando em favoritar.

bruxadecopas 25/01/2021

ig/darkindly
Esse é o primeiro livro da trilogia Coven. Durante esse livro nós acompanhamos Morgana, uma adolescente comum, com uma família comum e uma vida comum. Ela vai aos domingos na igreja com sua família e vive nessa rotina sem problema nenhum, até que Cal chega até sua escola e lhe apresenta algo que parece diferente e ao mesmo tempo muito familiar: a Wicca.

Cal é um iniciado na Wicca desde os 14 anos, participava de um Coven, mas após mudar de cidade estava se sentindo sozinho e decidiu dar uma festa com os colegas da escola no dia de Mabon e os apresentou a Wicca e a possibilidade de eles fazerem parte do seu círculo.

A partir daí, temos diversos conflitos internos com Morgana, pois a amizade com sua melhor amiga parece estar em jogo e sua família definitivamente não aprova sua nova paixão pela Wicca. Mas será isso tudo o suficiente para afasta-la?

Eu confesso ter lido esse livro em 1h ou 2hs. Ele é curto e a escrita é muito fluída. Mas o que mais me agradou foi que, sendo eu uma praticante de Wicca, tive o prazer de ler um livro que é fiel ao que nossa religião realmente é. Esse livro não cita as bruxas como adoradoras de Satã ou a Wicca como um local para coisas ruins serem feitas, a explicação do que é a religião é linda e os cânticos nos ritos são lindos também.

É válido lembrar de que é um livro de fantasia, então ainda tem algumas coisas que fogem da realidade, mas por todos os Deuses, é um alívio ver que há zero desrespeito. Recomendo muito esse livro pra todo mundo que goste do gênero!

1 | 2 | 3 | 4