História da Riqueza do Homem

História da Riqueza do Homem Leo Huberman

Resenhas - História da Riqueza do Homem

andrealog 03/07/2021

Não é fácil mas é muito importante
Li esse livro como um desafio, são muitos dados, muitas informações, muitas questões técnicas, mas e esclarecedor para a gente entender o capitalismo, sua relação com a desigualdade e a geopolítica

Louise 23/06/2021

Sapiens
"O 'Sapiens' sobre a história do desenvolvimento econômico". Foi o que ouvi de um amante do livro. Logo nas primeiras páginas senti o mesmo.
Incentivo sua leitura porque auxilia muito no entendimento da formação do capitalismo e socialismo.

Não existe um lado perfeito. O que existe são pessoas ruins tentando se dar bem.

Clara 23/05/2021

Gostei muito!
Um ótimo livro, sempre contendo informações históricas e suas fontes, só senti falta de uma participação maior de outras partes do mundo que não fossem a Europa. Temos que, porém, olhar criticamente algumas partes do livros, lembrando que foi escrito há muito tempo. Outra coisa que me animou para ler foi as sacadas irônicas que o autor tem durante o livro todo

Gabriel.Freire 02/05/2021

História e Teoria Econômica na visão de um marxista
Interessante a escrita de Leo Huberman e o jeito didático com que ele nos mostra, através de sua visão marxista, a influência que a economia tem/sempre teve sobre a vida dos seres humanos, bem como o poder desta quando se mostra presente, às vezes de forma evidente, às vezes no plano de fundo das inúmeras revoluções pelas quais as civilizações passaram, vide Reforma Protestante, Revolução Gloriosa, Revolução Francesa, etc. Em todas elas motivações econômicas estavam presentes.

O fato de o autor ter uma visão marxista torna a leitura muito mais interessante. Sua escrita é embutida de uma ironia, um humor ácido que, para fanáticos ideológicos, pode ser motivo de raiva ou até de uma má avaliação da obra.

Para os que não sofrem desse mal, o livro é um prato cheio aos que buscam conhecimentos históricos sob uma linha de pensamento diferente da sua. Não sei se existe um livro com premissa parecida, escrito sob viés conservador ou liberal; se existisse, eu não hesitaria em lê-lo.

Recomendo.

Bella 07/04/2021

Um breve resumo (bem explicado)
Huberman é bastante didático e a leitura flui bem. É uma introdução para aqueles que pretendem se aprofundar em assuntos mais específicos tratados no livro. Achei os dois últimos capítulos da nova edição desnecessários, com um excesso de informações que foram tratadas de forma superficial.

Gabslareine 21/03/2021

Um livro atual!
O livro originalmente foi lançando em 1936, pelo jornalista Leo Huberman. A nova edição de 2009 atualiza o cenário da história pela escrita da historiadora Marcia Guerra. A história que o autor quer contar é como nós chegamos ao caos que é a economia capitalista. Por ser um jornalista, a explicação é bastante clara e simples.

Por ser um livro antigo, o autor se propõem a explicar a passagem da nossa economia do feudalismo até o capitalismo de 1936, e por tanto, Huberman tinha esperança num outro tipo de economia que estava sendo proposta: a socialista. Obviamente ele desconhecia todas as atrocidades do regime soviético que iriam chocar o mundo. A historiadora nos atualiza o cenário econômico a partir daí, e usa exemplos brasileiros da economia depois de 1936.

Eu gostaria de ter lido este livro quando eu era mais jovem, pois ele faz um exercício de explicação muito interessante. É tudo o que estudei de forma fragmentada, mas neste livro o autor compilou tudo muito bem. O mais triste é saber como o neoliberalismo foi colocado em prática nos anos 80 na Europa e vem sendo implantado pelas gestões atuais no Brasil. Mais chocante ainda é quando fica claro que o Estado não serve a população como deveria, mas ao poder econômico capitalista que visa apenas o lucro.

É um livro muito interessante para se pensar nessa economia e como ela não nos beneficia. Continuamos patinando como os proletariados do século XIX. Porém, como Marcia Guerra coloca, Leo Huberman ?foi capaz de convencer a tantos de que vale a pena manter a utopia?. Uma outra economia precisa ser feita, criada, pois a capitalista não se sustenta, ela mesma cria suas crises e faz com que a maioria da população mundial sofra com isso. É preciso manter a utopia, uma outra economia é possível.

harumiju 02/03/2021

um dos melhores livros que já li.
abre nossa mente para compreender os dias atuais, o nosso cenário politico e como chegamos ate aqui. Um livro de historia essencial.

Jess.Carmo 09/02/2021

O dinheiro é um sistema de troca precário
Trata-se de uma obra escrita em 1936. Nesse momento, muitos acontecimentos históricos que modificaram o nosso presente ainda estavam em curso. Entretanto, o autor apresenta argumentos lúcidos acerca do liberalismo, social-democracia e comunismo. Para ele, o dinheiro é um instrumento de troca precário, porque não é estável. Afinal, o que me permite dizer que meu sapato vale 80 reais hoje e 100 reais amanhã?

Huberman também consegue falar sobre temas difíceis, como abundância e escassez, valor, Marx, Keynes e Hayek, sem ser exaustivo.

É uma obra que tem como pretensão fazer uma análise da teoria econômica pela história. Essa história não é neutra. A inclinação do autor ao comunismo e a crítica ao capitalismo fica evidente em diversos momentos.

O livro é uma excelente introdução à história do pensamento econômico.

site: https://www.instagram.com/carmojess/

Ju Vignon 16/01/2021

Livro com explicação bastante didática sobre a organização social do ponto de vista econômico, desde a idade media (feudalismo) até idade moderna, século XX (capitalismo).
Recomendo para todos que, assim como eu, estão em busca de entender como a economia mundial surgiu e se desenvolveu até os dias de hoje.

Felipe.Moraes 11/01/2021

Leitura agradável e enriquecedora.
É uma leitura fácil e fluída. Muito interessante para quem aprecia temas históricos, geopolíticos e econômicos, porém é um livro que é fruto da sua época, digo isso, pois durante boa parte da leitura o senti "eurocêntrico" demais; mas é algo normal na maioria destes livros.
O que mais gostei foi de o todo o histórico de como a economia foi se tornando o que ela era até à época em que o livro foi escrito (1936). Achei interessantíssimo a explicação sobre o feudalismo, formação dos países, a influência da igreja, mercantilismo e a visão do autor sobre o capitalismo e o socialismo.
Nas partes finais, fica mais do que clara a posição do autor, que é marxista, e acredito que ele teve uma opinião enviesa pela sua preferência ao socialismo e consequentemente equivocada sobre como tudo ocorreu na URSS até aquela época.
Enfim, uma leitura agradável, enriquecedora, porém deve ser feita com um olhar crítico.

Iane.Rocha 10/01/2021

História e economia
É por meio de um estudo elaborado da história que descobrimos como é importante a economia.

Renan Vianna 19/12/2020

Um ponto de partida para uma história econômica ocidental
Através de uma narrativa cativante e historicamente bem fundamentada, Leo Huberman perpassa pelos principais eventos da história econômica, da economia feudal medieval ao modo de produção capitalista moderno. Dessa maneira, Huberman busca em História da Riqueza do Homem explicar a história à luz da teoria econômica e, sobretudo, a teoria econômica à luz da história. O livro proporciona ao leitor uma combinação fluída entre a apresentação de conceitos econômicos e a narração de fatos históricos. Aos que procuram uma boa introdução à história econômica, o livro de Huberman é, sem dúvida, um ótimo ponto de partida.

Ari 23/11/2020

Interessante
Estudei este livro enquanto estava no ensino médio, para a matéria de história.
Não me recordo os detalhes, mas foi uma leitura da qual eu gostei, fácil compreensão e didático.

Karla 15/11/2020

Leitura fácil e bem didática. O autor se propõe a explicar a teoria econômica através da história, sob um viés marxista, com uma linguagem simples e de fácil assimilação. Em que pese ter muita dificuldade com história (trauma dos tempos de escola), gostei bastante do livro.

Fernanda 22/10/2020

Só queria ter livro esse livro antes. Ele é muuuito didático. Mesmo leigos no assunto podem compreender perfeitamente o que o autor está dizendo e construindo.