História da Riqueza do Homem

História da Riqueza do Homem Leo Huberman

Resenhas - História da Riqueza do Homem

Isac 30/07/2013

Apesar de seu discurso já não ter tanto peso no meio acadêmico, em virtude das novas tendências historiográficas, vale a pena conferir, com o devido cuidado.
O autor traz um panorama da história da humanidade sob o ponto de vista do capital, da riqueza. O marxismo é uma corrente de pensamento em que a sociedade é regida pelo capital.

Eliana 26/07/2013

o autor e ironico e fic
mais facil ler o livro

João Lúcio 30/04/2012

Minha mera menção
Excelente! Traz a releitura da história para mostrar como o recurso; (dinheiro); passa de mão para mão no curso da história e principalmente a que custo. É a perda da inocencia na lei como instrumento de justiça social. Este é o livro!

Eduardo 30/04/2012

Excelente !
Todas as pessoas, e não somente os estudiosos da área econômica, deveriam ler este livro. A história da civilixação está toda aqui. Grande livro.

Mila 21/08/2011

Trabalho!
Olá!
Preciso encontrar este livro: Leo Huberman. História da riqueza do homem.
Preciso fazer um trabalho em cima deste livro. Alguem pode me ajudar?!
Matéria:Adm - Introdução a Economia

Desde, já agradeço.
Bjs

Bruna 31/07/2011

Construtivo
Apesar de meu gosto por história, meu objetivo principal ao ler "História da Riqueza do Homem" foi obter maior base e conhecimento para o vestibular.

Leo Huberman, neste livro, trata estritamente da economia na história, é bastante conciso e conseguiu fazer desta, uma leitura gostosa. Me agregou bastante conhecimento.

Neste sentido, gostei muito do livro, pois o autor coloca e explica trajetória econômica da sociedade de forma muito envolvente e didática, além de apresentá-la de maneira ininterrupta, e não como aprendemos na escola, tudo separadinho. Isso possibilita uma visão mais realista e que faz muito mais sentido, percebendo melhor os períodos de transição e tudo o mais.

Porém, há um problema: como o livro foi escrito em 1936, não apresenta acontecimentos mais atuais, por isso foi ampliado. E Marcia Guerra, nos dois capítulos finais adicionados e escritos por ela (aumentando o alcance da obra), não consegue manter o ritmo de Huberman. Não sei se era meu cansaço, mas a narrativa dela me pareceu heterogênea, sem muita objetividade e clareza, sem muitas explicações.

É um livro para ser relido, mesmo que não por inteiro. Com a divisão de capítulos que foi feita, a consulta é mais simples, facilitando a procura de determinado assunto quando surgem dúvidas. Visões políticas à parte, recomendo sim este livro - tanto para quem gosta de história quanto para quem procura estudo.

Nildo 06/01/2011

Leo Huberman
Com esse livro pode se ter um grande esclarecimento sobre o desenvolvimento dos meios econômicos dos paises até os dias atuais. Passando da era feudal ao mercantilismo até por fim o capitalismo.

Luiz Ricardo 11/10/2010

Livro fundamental
Este livro foi um dos primeiros que li na Universidade, ao entrar no curso de História. É uma visão da história do ponto de vista de um marxista. O livro é bem didático e de fácil leitura. O autor é bem irônico e usa de um humor sagaz ao criticar as injustiças humanas. Recomendo a qualquer um.
É claro que o marxismo não abrange toda a complexidade da vida e da história. Mas é um ponto de partida importante.
Ramos 22/11/2015minha estante
Perfeita colocação Luiz. Um livro fundamental, audacioso e imponente tendo em vista a data de sua escrita. Entretanto, contém os limites do discurso marxista, não abordando toda a complexidade histórica.

Matheus 03/03/2017minha estante
Qual seria o "limite do discurso marxista", já que é Marx quem vai pontuar a necessidade do entendimento da totalidade - ou seja, não entender a história como tendo apenas um determinante, mas sim um complexo de complexos que condicionam um ao outro - para uma análise da realidade?

Ruth106 05/10/2010

O melhor livro de História que já li!!
Comecei a Ler o livro devido a disciplina Economia Política e não consegui parar de le-lo. Demorei um longo tempo para conclui-lo pq sempre aparecia algo para fazer. Mas não me arrependi do tempo que dispensei a leitura. O livro é envolvente, a linguagem apesar de ter sido escrito em 1936 é super atual e irônica. Possue passagens cômicas e cumpri fielmente com o objetivo de ensinar a pessoa sobre como se acumulou a riqueza desde o feudalismo. A história contada é do Capitalismo sus fundamentos, críticas e crises. Um capítulo bem interessante é sobre a URSS, pois foi escrito em pleno auge do sistema. Enfim foi uma ótima leitura e sem dúvida é essencial para desenvolver uma visão crítca sobre nosso sistema e conhecer de fato o que ele significa e busca
Noeme.Matos 12/04/2017minha estante

Hildeberto 08/09/2010

Economia descomplicada
Eu tenho sorte (ou bom gosto) de ler apenas bons livros. Este é um deles. Quando eu comecei a le-lo a finalidade era estudar sobre economia, mas o livroe de tâo fácil leitura e tão agrádavel que agora o considero como uma boa opção de lazer. Aborda desde o sistema feudal até os anos 1930 (foi escrito em 1936) o desenvolvimento do capitalismo, suas crises, o advento do socialismo, etc. Só há um pecado no livro, que é a têndencia marxista de esquerda esplicitamente adotada pelo autor. Essa visão é fundamentada em bons argumentos, sem dúvida, e é o direito do autor ter a posiçÃo que lhe agrada, e mesmo eu concordando com suas idéias, acredito que um livro que visa esclarecer a "História da riqueza do homem" deveria ser o mais imparcial possível, apenas apresentanto fatos, dados, para que depois o leitor fizesse seu julgamento. Mas talvez, se o autor nâo tivesse escrito o livro do modo que fez, este nâo tivesse ficado tâo interessante. Ótimo livro para que está no ensino médio (deveria ser adotado pelas escolas), estudantes universitarios que pagam cadeiras de economia ou qualquer um interessado em saber um pouco mais do mundo em que vivemos, tendo o cuidado apenas para nâo ser levado ideologicamente.

Junior 20/08/2010

Didático e atual
Leo Huberman consegue explicar de maneira didática e repleta de analogias como o homem passa de simples artesão ou camponês para o desenvolvimento econômico que faz surgir as classes mercadoras e, por fim, a dos capitalistas industriais.
Nesse processo, o autor jamais se afasta da historicidade dos eventos explicados (método de análise proposto por Karl Marx) e das teorias e leis econômicas que permeiam tais eventos.
Da mesma forma que Huberman descreve com clareza as transformações que levam à tomada do poder pela classe burguesa e, dessa forma, a organização de uma superestrutura de ideias advindas desse novo grupo dominante, os conceitos marxistas também o são.
Apesar de escrito e publicado durante a década de 1930, o livro História da Riqueza do Homem continua atual, dada sua explicação da formação do modelo capitalista, portanto é, sem sombra de dúvidas, uma leitura essencial para aqueles que querem saber como surgiu o modo de vida difundido atualmente no mundo.

Suzana Pandora 15/07/2009

MARAVILHOSO!
Um dos livros mais interessantes que já li na minha vida! História contada com muita eficiência e uma dose de humor. Imbatível!

profªValéria 29/05/2009

História da Riqueza do Homem
O livro é um clássico, super interessante pra quem quer saber como o homem foi se transformando em um consumista e como o capitalismo pode corromper ou ajudar pessoas, empresas ou países.Mostra através do texto, a aventura do homem em descobrir a Natureza e depois como fez para utiliza-la a seu favor.
Pra quem gosta de interpretar o mundo...é essencial ler esse livro.

Jeane 12/05/2009

A história tem uma narrativa boa, dá gosto da gente ler e descobrir como o homem produz e acumula riqueza. O livro vai desde os homens das cavernas, passando pelo feudalismo até chegar no capitalismo. É um livro de economia mas vai agradar a todos que gostam de saber como as coisas funcionam...

11/01/2010minha estante
O que eu acho interessante no livro é como ele consegue ser preciso com tanta riqueza de informações, meus parabéns também a equipe de tradutores e ao próprio, pois vou utilizar do seu livro inumeras vezes pois a influência das corporações de ofício são nitidas até hoje. Ainda mais quando ele traz a tona a questão referente a visão de trabalho!