Para Onde Vai o Amor?

Para Onde Vai o Amor? Fabrício Carpinejar

Resenhas - Para Onde Vai O Amor?

Valnikson 23/12/2015

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: Para Onde Vai O Amor?
Fabrício Carpinejar é certamente um dos mais queridos escritores da atualidade, principalmente por sua ampla difusão na internet. A grande identificação do público leitor reflete diretamente na venda de seus livros, verdadeiros sucessos nas livrarias de todo o país. Formado em jornalismo, o gaúcho possui vasta produção enquanto cronista, além de apresentar uma intensa sensibilidade para a poesia. A coletânea 'Para Onde Vai o Amor?' traz textos focados nas diversas facetas do amor humano. (Leia mais no link)

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2015/09/21/41-para-onde-vai-o-amor/

Debyh 09/01/2016

aquela coisa que ninguém sabe direito o que é: o amor
Comecei a leitura e fui surpreendida de forma boa. Este livro não possui uma história contínua, não é uma narração, mas ao mesmo tempo temos pequenos fatos do dia a dia, que vemos de um ponto de vista mais otimista, ou não. No final tudo que importa é que tudo fala/gira sobre aquela coisa que ninguém sabe direito o que é: o amor.

(resenha completa no link)

site: http://euinsisto.com.br/para-onde-vai-o-amor-fabricio-carpinejar/

Nailan 11/08/2020

Crônicas sobre o amor e desamor
Carpinejar é conhecido nas redes sociais por suas poesias e crônicas e aqui ele reúne várias delas, tratando de diversos temas.
Não fez bem o meu perfil, então não curti tanto.

Letícia 29/07/2020

Se prepare par se identificar em muitos dos textos, apesar de não ser meu tipo de leitura valeu refletir.

Beta Oliveira 27/07/2015

Fala de forma simples, clara e passional sobre sentimentos. Bons, ruins, agradáveis, arrependimentos. No meu caso, resultou em Bon Jovi em loop mental. Quer saber o motivo? Confira o texto completo a respeito deste lançamento da Bertrand Brasil no Literatura de Mulherzinha.

site: http://livroaguacomacucar.blogspot.com.br/2015/07/cap-1053-para-onde-vai-o-amor-carpinejar.html

Moon ð 17/07/2020

Fui Vencida
Assumo que comecei a ler com a intenção de refutar o autor. Em 2 ou 3 capítulos até consegui, pois não concordava de forma alguma com eles.

No geral digo-lhes, carpinejen-se se puderem. Até nos capítulos em que não concordei, tenho que assumir realidade, por mais crua, dolorida e mal vista, eram verdades, mesmo que não minhas, não se julga a verdade alheia.
No mais, senti o peito crescer, afundar, partir-se, me recusei a crer que podia me emocionar com as verdades que eram minhas, pois bem, Fui Vencida.

Usem os 10% de capacidade cerebral de vocês e a inteligência emocional que a gente sempre acha que tem e carpinejen-se.

Batata 10/01/2016

O inferno é eu comigo.
Olá galerinha, como vão? Hoje quero falar para vocês de um livro que li há algum tempo, mas só agora me senti um pouco confortável de falar sobre ele. Minha vida anda um caos a muito tempo, e este livro me arrancou suspiros e lágrimas, sorrisos e esperanças. Espero que vocês entendam o que há nas entrelinhas desta resenha.

"Você parece normal, mas todo mundo deixa de ser normal quando se apaixona e se separa." Esse livro descreveu várias das minhas experiências amorosas, e não foram muitas. Cada pequeno conto me cativava, com uma frase de impacto que caracterizou exatamente o que eu estava sentindo ou já havia sentido.

O livro fala de várias situações possíveis de acontecer em relacionamentos. Desde a saudade, a espera, a raiva e a unicidade que cada amor tem. Embora hajam pontos em comum, ninguém ama igual, nenhum amor é igual. Só quem ama sabe o que está sentindo e seria impossível descrever com tal zelo esse sentimento.

Porém, Carpinejar tenta, de alguma forma, nos mostrar como os relacionamentos podem sobreviver, ou como nós podemos sobreviver a relacionamentos. Nas páginas deste livro, escondidas nas entrelinhas, está o encorajamento de que precisamos para seguir em frente, amando ou não.

Este livro não busca fazer você esquecer o seu antigo amor, muito menos apostar as fichas em um amor que já acabou. Este livro busca te instigar a escolher o que é melhor para você e o seu parceiro(a). Ao meu ver, este livro fez eu seguir o meu coração, tomando as atitudes que meu cérebro certamente contrariaria, mas eu fiz isso, e de forma alguma me arrependi. Não digo que meu relacionamento melhorou desde então, e sim, que EU melhorei desde então.

Com esse livro, eu aprendi a ser mais compreensiva. Eu tratava os defeitos do meu parceiro como se fosse execrável, quando na verdade eram apenas defeitos. Eu não aceitava que ele não era aquele príncipe que eu me apaixonei nos primeiros encontros. Certos defeitos são toleráveis, cada detalhe da pessoa nos faz amá-la por ser quem ela é, porém eu percebi isso tarde demais.

Eu poderia ainda falar muitas coisas neste post, mas ao ler o livro, você tira suas próprias conclusões, há passagens que lhe farão chorar, se odiar ou odiar alguém, terão passagens que você não vai concordar e achar abusiva, vai querer rechaçar Carpinejar. Por isso eu não posso obrigar que você leia esse livro, e goste da forma que eu gostei, porque eu e você, amamos de formas diferentes.

Espero que tenha gostado da resenha, se quer conversar mais sobre, deixe nos comentários! Esta resenha foi feita para o blog O Casulo das Letras, confira o post com fotos do livro e citações.

site: http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/2016/01/dica-de-livro-para-onde-vai-o-amor.html

Michelle Trevisani 24/02/2016

Livro lindo!
Gente, apaixonada pela capa desse livro! Desta vez li em e-book, mas a capa é tão linda que acho que vou comprar o livro físico. Este é um livro de crônicas, com 72 textos ao todo. E Fabrício Carpinejar é o cara! Nem preciso falar que o livro é muito lindo. Alguns contos gostei mais que outros, e alguns ainda me emocionaram bastante! Falam de amor, amor, amor! De amor que sofre, de amor que ama, de amor que perdoa, de amor único, de amor e mais amor. São crônicas bem desenhadas, bem escritas, cheias de muita emoção. Vale muito a pena a leitura.

Abaixo algumas trechos lindos do livro:

"Não confiamos no óbvio. Desprezamos o óbvio. Há uma tradição de refutar o simples, recusar as evidências, complicar a alegria".
"Quando o destino fecha uma porta, temos o costume de ajudar o azar e dar mais uma volta na chave. Terminamos nos trancando ainda mais. Aproveitamos para nos isolar ainda mais. Entramos no modo conspiratório: o mundo está contra nós. A paranoia é o mel para atrair coisas ruins".
"A intimidade é nossa verdadeira aparência. O que somos convivendo, não o que somos sozinhos.

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 04/09/2015

Carpinejar
Para onde vai o amor? é um livro de crônicas e foi o meu primeiro contato com a escrita do autor, que é bastante conhecido e já tem vários livros lançados.

As relações amorosas são o tema das crônicas do livro, desde o início delas até o final, e "para onde vai o amor" quando a relação acaba? E quando ela não vai bem mas é impossível terminá-la? Já na primeira crônica, consegui entender o motivo de Carpinejar ter tantos leitores. São mais de 50 crônicas e eu gostei e me identifiquei com a maioria delas. Na resenha, vou falar um pouquinho sobre as minhas preferidas e colocar minhas citações favoritas, se bem que praticamente o livro todo poderia estar grifado com trechos interessantes.

"Vou sofrer por amor, não morrer de amor.
Poderia morrer de amor na adolescência.Graças a Deus que não aconteceu." Indispensável Sofrimento, página 21.

"O gosto do amor" nos mostra o quanto podemos descobrir de uma relação apenas observando o beijo.
"O beijo diz se devemos ficar ou não. (...) Não se mente o beijo." página 26
"Se um não está apaixonado, o beijo é uma boca sem ritmo. Uma boca sem repetição. Uma boa sem vizinho, sem ouvido, uma boca acenando porque se esqueceu de seguir." página 27

"Se você encontrou" é uma da crônicas mais fortes do livro, fala sobre se agarrar a quem amamos e nos ama.
"Não há como lhe ensinar coragem (ensina-se medo, mar coragem não)." página 30
"O amor é se ver no reflexo do lago no momento em que chove, nunca será um espelho parado." página 31

"SUS" é uma das menores crônicas, ocupa apenas uma página e faz uma comparação entre como queremos que o amor seja e como realmente ele é, como o Sistema Único de Saúde.

Algumas crônicas são mais amplas, outras, bem mais intimistas e pessoais, onde parece que o Carpinejar está falando dele mesmo, se abrindo. "Todo o amor do mundo em mim" é uma dessas crônicas, onde o autor lista as coisas que ele ama. E foi encantador ver o quanto dos itens que ele cita, também são itens que amo.
"Amo quando encontro gente carinhosa que me faça parecer discreto." página 53

A crônica "Só as dúvidas são certas" foi uma das com que mais me identifiquei, por já ter vivido uma situação semelhante em minha vida, onde eu e meu namorado lidamos com um fato de formas diferente.

"Não se pode mais idealizar nesta vida?" tem a ver com algo que acontece muito com quem lê: a gente se encanta com as relações perfeitas e super românticas dos livros de romance, mas a nossa expectativa e o que encontramos na realidade não são a mesma coisa. Estamos erradas em querer o melhor?

"Será que deveria se conformar com o pior e desperdiçar sua existência com o pior? Não se pode mais idealizar? É um crime conservar o apelo romântico de achar um príncipe, sua cara-metade, seu complemento da alma? Será que ela necessita fingir que a bijuteria brilha como joia? Fingir que o coaxo é um canto de cisne? O pessimismo é a expressão da saúde emocional hoje em dia?" página 99

"Felicidade não é obsessão. Felicidade é se contentar com o que não deu certo também.
(...)
Uma criança entende mais de felicidade porque não a entende.
O adulto, ao desejar ser feliz, já perde metade da felicidade (a outra metade a saudade rouba)." A falta do que fazer, página 106.

"Pássaro com asas de âncora" me conquistou pelo título, e também por ser uma espécie de declaração.

Quando tive o livro em mãos, fiquei encantada pela capa, que tem o coração e o título em alto-relevo. Achei a combinação de cores muito bonita. A revisão está ótima, assim como a diagramação, com letras, margens e espaçamento de bom tamanho. As folhas são amareladas.

Para onde vai o amor? fez com que eu me tornasse fã do Carpinejar, por sua capacidade de descrever com tanta verdade os sentimentos e emoções. Foi uma leitura muito agradável e que eu recomendo para todos os que tem um coração, para todos os que tem sentimentos. Com certeza, todo leitor vai se identificar com pelo menos uma das crônicas. É um livro que vale muito a pena ter, para poder ler e reler, e é uma boa indicação para presentear também, acho que é meio impossível alguém não gostar de Para onde vai o amor?.

Por fim, "O que é mais complicado; uma entrevista de emprego ou uma conversa de reconciliação?" Para saber o que o Carpinejar tem a dizer sobre o assunto, só lendo O maior prêmio do amor, página 162.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2015/09/resenha-livro-para-onde-vai-o-amor.html

Fê Borges 05/03/2016

Sempre nos fazendo refletir...Carpinejar
Sabe aquele livro que te faz suspirar a cada crônica lida?
É isso que Fabrício Carpinejar faz comigo rs.
Bom escolhi este livro para o desafio que participo para ler um livro de um autor que cujo o nome comece com a primeira letra do meu nome por isso escolhi Fabrício Carpinejar. Ele sempre me encanta com seus livros, me faz refletir, suspirar e até as vezes ficar triste, mas é sempre bom ler crônicas em alguns momentos na vida para refletir. Ele destaca muito neste livro o amor em demasia, tem gente que só sobrevive quando acha que tem um amor, é dependente, não caminha sozinho, mas só sabemos para onde vai o amor, a partir do momento que descobrimos o amor próprio. Recomendo!

Yara Guez 06/03/2016

Resenha - Para Onde Vai o Amor?
Um livro repleto de reflexões sobre o que somos e o que nos tornamos quando estamos apaixonados. São exploradas todas as nuances do amor, da descoberta a perda, separações, traições, paixões e amores eternos.

É impossível não se identificar com algum dos textos. O seu amor, facilmente vai se encaixar em algum ou em vários trechos desses poemas.

Leitura rápida, divertida e romântica.

Nathalia 13/04/2016

Para onde vai o amor? - Carpinejar
Confesso que fui atraída pela capa. O mapa e seus demais caminhos dentro de um coração e o título deram um ar de mistério no livro e despertaram minha curiosidade. Seu conteúdo também não deixou nada a desejar.

Ao todo são 58 crônicas e 3 poemas incríveis, que trazem reflexões sobre o amor e todas suas faces. Dentre elas aparecem o ciúmes, a beleza exterior e interior, o caráter, a indiferença, a reconciliação, a esperança, a traição, as brigas, decisões e etc. Ou seja, o autor apresenta um amplo conhecimento sobre relacionamentos.

Hoje estou desencantado do amor. Mas só hoje.
Eu particularmente amo crônicas, gosto da maneira como elas relatam a visão crítica dos fatos do autor, e como têm o poder de estabelecer um diálogo com o leitor em suas frases.

Abrimos a porta somente para quem não nos merece, enquanto quem nos merece jamais recebe sua chance.
Fabrício Carpinejar conseguiu fazer tudo isso em seus textos de maneira intensa e envolvente. Sua escrita é fluída, sensível, cheia de personalidade e opinião. Ele descreve, compara, simboliza esse sentimento complexo e tema cotidiano universal, extremamente bem. Não encontrei erros ortográficos e parabenizo a editora pelo livro.

Mas amor mesmo é quando você está contando seus dias com toda concentração dos números, e alguém chega para lhe atrapalhar de eternidade. E você esquece onde estava, a soma da sua vida e só pensa em ficar para sempre do jeito que for. Ainda que seja por um dia.
Cada crônica sua é uma surpresa (uma melhor do que a outra) e nos leva do riso ao pranto. Confesso que apesar de ser um autor brasileiro (sou apaixonada por literatura brasileira e é muito bom ver que temos talentos como Carpinejar) nunca tinha lido nenhuma de suas obras. Mas ele com certeza ganhou mais uma fã e admiradora de sua sensibilidade, inteligência e pela simplicidade e beleza de seus textos.

Aquilo que é o nosso maior erro costuma ser o grande amor de nossa vida.
Gostei demais desse livro. Tornou-se um dos meus prediletos e mal posso esperar para ler mais de suas obras. O recomendo com a certeza de que quem o ler também vai gostar muito. E para aqueles que não gostam muito desse tipo de leitura digo que vale a tentativa. Talvez as reflexões, o romantismo e a qualidade do livro mudem sua opinião.

site: http://www.escrevarte.com.br/2015/08/para-onde-vai-o-amor-de-fabricio-carpinejar-bertrand-brasil.html

Aione 19/08/2015

Por gostar muito de crônicas e nunca ter lido alguma obra de Fabrício Carpinejar, apenas citações aleatórias principalmente pela internet, não demorei a me interessar por Para onde vai o amor? – e demorei menos ainda para concluir sua leitura.

Composta por crônicas, a obra pode ser lida rapidamente, sobretudo devido à escrita do autor: não só é fluida, como também não demora a aproximá-lo do leitor, de forma característica desse gênero literário.

Como o próprio título indica, o amor e as relações humanas são as principais temáticas aqui, e Carpinejar se aprofunda nelas com extrema intensidade, revelando sentimentos e atitudes completamente passionais. Ainda, a sinceridade do autor se sobressai por conta da maneira direta com que trata cada questão.

Além disso, foi notório como me identifiquei, durante a leitura, de maneiras diferentes com o que foi exposto: em alguns momentos, me vi na pele do narrador, compartilhando seus sentimentos e impressões. Em outros, me vi naquela sobre quem ele discorre, assumindo o papel do alvo de suas reflexões. Mais ainda, revi paixões diversas entre suas palavras, tanto as minhas próprias – atual e antigas -, quanto as de amigos, conhecidas por mim a partir de seus relatos e de nossas convivências. Tal identificação foi possível porque Carpinejar traz uma temática universal, que se apresenta de diferentes formas e em diferentes contextos. Dessa maneira, o leitor assume diversos papéis durante a leitura e, por consequência, é capaz de assumir óticas distintas sobre cada situação – algo extremamente positivo, em minha opinião.

De modo geral, Para onde vai o amor? me proporcionou uma leitura agradável, envolvente e, ao mesmo tempo, leve e reflexiva, além de ter me deixado curiosa para conhecer outros trabalhos de Fabrício Carpinejar. Sem dúvidas, recomendo a leitura, ainda mais aos apreciadores de crônicas.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2015/08/18/resenha-para-onde-vai-o-amor-fabricio-carpinejar/
Daniel 26/08/2015minha estante
Me interessei pelo autor, lendo sua resenha!

Aione 26/08/2015minha estante
Que ótimo saber disso! Vale a pena conhecer!

Erika 10/09/2015

Amor Perfeito
“O amor não é uma propriedade de quem sente, é uma transferência total para quem é amado Você que está vendo este livro com dúvida se precisa dele, você não precisa dele, precisa de si, vive caçando uma palavra que confirme o que deseja, está atrás de um escritor que possa lhe recomendar de volta para quem brigou, com capacidade de explicar o que sente e traduzir seus tormentos. Mas já sabe o que deseja, não há como convencer do contrário, os amigos mostraram que seu relacionamento não tem futuro.”
Queremos um(a) parceiro(a) perfeito mas , todos nos erramos e somos falhos e imperfeitos, queremos ser perdoados e na grande maioria não somos capazes de perdoar . o livro revela diversos tipos de comportamento me identifiquei com vários. E verdade que na grande maioria das vezes preferimos um amor mendigo, nossa quem que não fica indignado com os perfis perfeitos dos aplicativos.
“Tenho ódio das aparências,... da compreensão fingida do inicio. Hoje tenho ódio da paixão que não continua com os defeitos. Hoje tenho ódio de que se apresenta de um jeito para agradar e não assume o que é desde o primeiro encontro. Espumoso ódio daquele que tudo concorda e depois sabota, que tudo aceita para depois sonegar, que tudo quer para depois rejeitar. Indomável ódio da loucura invisível das pessoas, que são sempre certas e exatas em seu raciocínio e volúveis em seus desejos. Imenso ódio dos que jamais dobram os braços para agradecer e os joelhos para ( ... )Orar. Absoluto ódio da confiança, palavra traiçoeira, que é apenas mais um sinônimo para esperança. Insaciável ódio das frases ditas para sempre e que não duram nem alguns meses. Invejável ódio da convivência de ternura episódica. Incomparável ódio do egoísmo disfarçado de independência. Implacável ódio da crueldade que todos recebem quando se desarmam por completo. Incompreensível ódio de me expor, pois não há como se esconder dos próprios sentimentos.
Hoje estou desencantado do amor. Mas só hoje”