Sapato de salto Lygia Bojunga

Resenhas - Sapato de Salto

1 | 2 | 3 | 4

Jefferson Vianna 12/06/2020

Um livro singelo, profundo e intrigante...
Finalizei a leitura de “Sapato de Salto” da autora Lygia Bojunga com um misto de sentimentos no peito. A princípio pensei se tratar de um livro simples e divertido de se ler, porém, à medida que o enredo começa a tomar forma e os sentimentos dos personagens são evidenciados, torna-se praticamente impossível não compartilharmos de suas emoções e angústias. O livro conta a história de Sabrina, uma menina de apenas onze anos, órfã de mãe e que enfrenta inúmeros desafios para sobreviver, tendo que lidar com situações complicadas e sendo obrigada a amadurecer desde muito cedo devido algumas circunstâncias impostas pela vida. O livro também narra à história de Andrea Doria, um jovem adolescente, apaixonado por dança e que enfrenta o preconceito e a rejeição familiar devido a sua homossexualidade. Juntos, Sabrina e Andrea Doria nos mostrarão ao longo da história que os desafios e as diferenças, além de nos fazer crescer, também nos tornam especiais e únicos. A escrita da autora é simples, a leitura é prazerosa e a intensidade com a qual ele foi escrito enriquece a obra. O desfecho da história é inspirador e emocionante. Leitura recomendada.
Juliana Rodrigues 12/06/2020minha estante
As leituras iniciadas de modo despretensioso, mas que acabam nos surpreendendo são sempre as melhores ?

Amei a resenha!

Vou colocar na minha lista ?

Jefferson Vianna 12/06/2020minha estante
Concordo Juh... =)
Não sou de criar expectativas em relação as leituras que faço... Apenas quando o livro é muito elogiado e/ou alguém me indica a leitura. Este livro foi uma agradável surpresa. É um livro de linguagem bem simples (se comparado a outras obras que eu já li), porém, nos transmite uma bonita mensagem.

=)

Maira139 16/12/2023

ERA UM SALTO BEM "ALTO"
Fala pro cês viu, o começo parece que vai ser algo normal, mas do nada acontece certas coisas que deixam a própria protagonista meio assim ?.
É uma história de tragédia, pelo menos me pareceu isso. Mas lá no final as coisas até que ficam um pouco mais boas.
Não sei o que dizer mais é isso.
Max 17/12/2023minha estante

Sara277 26/04/2023

Sapato de salto
Só tenho uma coisa a dizer:
MARAVILHOSO
INCRÍVEL
LINDO LINDO LINDO LINDO LINDO LINDO LINDO LINDO LINDO LINDO LINDO LINDO LINDO LINDO...

Mttt bom kkkk Lygia sempre nos impressionando, a pequena Sabrina vai roubar seus corações e fazer vcs se apaixonarem ?

Suzy 22/02/2022

Positivas
Esse livro é simplesmente perfeito, eu já havia lido livros antes da autora e pensei que seria uma leitura leve, porém no livro a alguns gatilhos.
Mas eu amei a história o desenvolvimento pessoal de cada personagem

Giih.b 15/07/2023

Um livro Necessário e Sensível
Bom, um livro que li a pedido da escola, profundo e bastante sensível, chorei horrores e xinguei demais, gostei bastante apesar de não fazer muito o meu estilo de leitura!

Eduardo Rockwell 10/05/2023

PRA MIM, UM CLÁSSICO BRASILEIRO.
Peguei esse livro por acaso, durante uma viagem meio entediante, e perdido entre muitos outros infantis.

Vim no Skoob ver se valia o tempo, e me animei.

Ele começa de forma muito sútil. A primeira cena é instigante e fluída.
Mas sem que você percebe, ele vai te viciando cada vez mais, eu diria apenas se tratar do PURO TALENTO da escritora.

É como se a cada capítulo toda uma tragédia começasse a desabrochar diante de nós, aos poucos ou aos montes.
As conversas são verdadeiras, os sentimentos são bem delineados, e o enredo é fantástico.

Confesso que me apeguei a TODOS os personagens (menos aos sebosos, claro), e chorei com o desfecho de uma ai... (???????)

Só não dei 5 estrelas porque não gostei do final, esperava mais, fiquei tão enfeitiçado que o final acabou não sendo o merecido para a história.

Mas recomendo SEM NEM PENSAR DUAS VEZES.
É o tipo de livro que a escrita é tão leve quanto uma brisa, mas tão carregada quanto uma nuvem de chuva.

Boa leitura!

Alice 15/07/2017

Sapato de salto
Um livro aparentemente simples, de uma linguagem fácil e direta, mas que aborda temas complexos como a prostituição infantil, a pedofilia, as relações de gênero e os maus tratos para com crianças e adolescentes. No livro conhecemos a história de Sabrina, uma adolescente de 11 anos, que após ser abandonada pela mãe quando ainda era bebê, foi pega na casa de menores para servir de empregada na casa da família Gonçalves. Já no momento inicial do livro, Sabrina é exposta a pedofilia mesmo que percebida de uma maneira inocente por ela. Até que um certo dia, a tia de Sabrina, Inês, reinvindica a guarda dela aos Gonçalves e enfim ela iria ter uma verdadeira família com a sua tia e avó, a felicidade dura até que um fatídico incidente acontece e Sabrina é inserida no mundo da prostituição infantil. Além disso, conhecemos também Andrea Doria, um jovem de 13 anos que está se descobrindo e apresenta tendências homossexuais, o que é motivo de vergonha para o pai dele. As vidas Andrea e Sabrina vão se ligar através da dança é uma bela amizade será construída. Se Sabrina vai ter um final feliz, só lendo para descobrir.
Wellington Lopes 28/05/2018minha estante
Parabéns pela resenha! Um livro realmente muito emocionante!

Maria.Batagin 15/01/2024

Sapato de salto tira todo o rótulo da criança inocente e nos mostra um lado que, muitas vezes, ignoramos, mas que existe no mundo todo, muita criança que sofre abusos, como Sabrina, a protagonista. O livro retrata essa realidade.

Du Du 24/08/2022

Um livro muito emocionante, com altos e baixos e tristezas. A história gira em torna da menina Sabrina que sofre sua infância, até encontrar quem possa ajuda-la.
Histórias envolventes com a tia Inês, a vó Gracinha, o amigo Andrea Dória, a família Paloma, Rodolfo e Leonardo e todo o bairro e história que envolve cada personagem.
Livro rápido de ler, fluído e muito tocante. Traz o reflexo da vida real de pessoas como nós.
Recomendo o livro e a autora!

xclaraa 02/09/2023

Surpreendente?
Comecei esse livro pensando que seria uma leitura simples e superficial, mas me surpreendi. Essa leitura é do tipo que traz uma profunda reflexão para o leitor, pois é um livro que retrata diversos problemas que estiveram e ainda estão presentes na nossa sociedade preconceituosa. Espero que mais pessoas leiam esse livro e consigam refletir e entender a mensagem que a autora quis passar com ele??

P.S.: Estou dando 3 ? porque é bom, mas não é perfeito, rsrs.

Heloá 23/10/2023

Surpreendente!!!
São histórias que lidam com os permanentes conflitos sexuais,que dificultam e/ou iluminam a trajetória de adolescentes e adultos...

O livro é legal, bom ou até mesmo surpreendente.só li esse livro pq sla tava aleatoriamente jogado aqui na estante!

Ps:estou dando 3 estrelas pq o livro é legal/bom mais n é incrível !!!!!

Nélio 30/12/2015

Um livro para nos mostrar que o mundo deve ser olhado sempre com "pé no chão"!
A realidade escancarada com frases diretas e firmes; uma estória narrada sem muitos "não me toques"; temas difíceis de serem tocados.
O livro me fez pensar que nenhum autor é obrigado a resolver tudo, dar um "final feliz" a tudo que é problema. Lygia chama para nossa relfexão temas tabus, principalmente quando estão ligados a crianças: sexualidade, abandono, morte...
Ufa! Uma leitura curta, mas cheia de motivos para reflexões sobre relacionamentos humanos.
Marcelo.Silva 16/01/2016minha estante
Boa Resenha!!!

Lay 23/11/2023

Vamo lá..
Sei q a autora escreve para infanto-juvenil porém indico para +15/+16
É bem rápido de ler (li em 2 dias) mas recomendo ler com calma. É um daqueles livros q vc termina e fica refletindo porque..bom tem assuntos bem complexos só q ela trata eles de uma forma "sútil" e q vc consegue compreender o porquê de falar sobre.
Acho necessário todos algum dia lerem, é boa a reflexão q ele trás e ele foi muito bem desenvolvido
Boa leitura ?

1 | 2 | 3 | 4