Eu Te Darei o Sol

Eu Te Darei o Sol Jandy Nelson

Resenhas - Eu te darei o sol

Aissa.Mirelly 22/04/2024

Jude e Noah são gêmeos, esse pequeno grande fato permeia boa parte da vida deles. Vivem entrelaçados e ao se distanciarem, se perdem um pouco de si. É interessante perceber que esse ?perder-se? é o que gera na construção da individualidade de cada um deles. Agora não são mais JudeNoah e sim Jude e Noah. Duas pessoas diferentes, mas que carregam um pouco um do outro.

Ademais, a escrita maravilhosa transforma o enredo fluido tal qual a relação deles. Amei do inicio ao fim.

candidato bibi 17/04/2024

"Algumas pessoas foram feitas para estar na mesma história"
Sério QUE LIVRO! Já me cativou na sinopse e a leitura me prendeu logo de primeira, e agora tenho um apego emocional nele. A história é linda, dois irmãos com relações tão conflituosas (seja relações românticas, familiares ou fraternais) que me fizeram chorar no final, quando eles finalmente se entenderam. Me apaixonei pelos gêmeos e a relação entre eles ??
O problema nesse livro é que o relacionamento da família não é tão desenvolvido como eu esperava que fosse. Por mais emotivo que fosse, o final foi um pouquinho corrido. Faria de tudo pra que tivesse algumas páginas a mais, e assim tivesse uma cena da família Sweetwine conversando com mais profundidade sobre tudo que aconteceu.
Ainda assim, conseguiu ser um dos meus livros favoritos.

"Arrisque-se (uma, duas, três, quatro vezes). Reconstrua o mundo." ?

Maíra 17/04/2024

Mediano
O livro não me prendeu hora nenhuma, não senti aquela sensação de querer voltar para a leitura. Achei a escrita até ok, mas em alguns momentos imaginativa demais, muito metafórica e isso me cansava bastante. Pensei que o final seria surpreendente ou que me prenderia mais e nada disso aconteceu. Achei o desenrolar para o fim muito rápido, com tudo acontecendo de uma vez só, mesmo com o desenvolvimento sendo tão lento.

Gabrielle 11/03/2024

Os personagens não me cativaram, não gostei do jeito que a história foi contada porque senti que não houve muita explicação sobre as temáticas principais e muita coisa ficou solta. Leitura ok, mas na hora de fazer a resenha percebi que tem mais ponto negativo que positivo.

Mia_Lilly 09/03/2024

Lindoperfeitomaravilhosovenustochiquefinobeloincríveldelíciaairosoótimoparadisíacomuitobommesmonuncavouesquecer??????

Dory Aventureira 21/02/2024

Ter 14 e 16 anos pode ser avassalador
Jude e Noah são gêmeos, mas acompanhamos a mesma história vivida pelos dois só que em idades diferentes, nos capítulos narrados pela Jude ela tem 15/16 anos e nos capítulos narrados pelo Noah ele tem 13/14 anos, enquanto em Jude vemos as consequências dos traumas, em Noah vemos os traumas acontecendo ao vivo e a cores, fica um intervalo de tempo onde não sabemos o que realmente aconteceu, e isso é genial, porque só entendemos as dores dos personagens e seus segredos ao final do livro, quando há um certo encontro entre o começo e o final do livro.

E é incrível o melhor final que ja vi, seja de livro, filme ou série, tudo encaixa perfeitamente e é um final muito humano cheio de arrependimentos e perdão.

Os traumas são maiores e mais intensos quando temos 14 e 16 anos, fazemos estragos em consequências de um impulso e dizemos 'eu te odeio' à pessoas que mais amamos. E o livro em resumo é isso.

Confesso que o começo foi difícil, porque demora um tempo pra você entender a história, você fica um pouco perdida, e eu tive dificuldade em ler esse livro mais rápido por causa dos capítulos da Jude, eles pareciam ser maiores, os capítulos do Noah passavam tão rápidos, e os da Jude eram lentos, não acontecia muita coisa e ela também era uma chata.

Eu amei ter lido esse livro, ele se tornou muito especial pra mim, eu favoritei no calor do momento, não sei como me sentirei em relação à ele daqui a 1 ano, mas o que sei é que amo este livro e ele é um dos melhores que ja li na minha vida.

Babi @leiturasdababi 14/02/2024

@leiturasdababi
Jude e Noah são irmãos gêmeos (3° livro seguido que leio de irmãos gêmeos kkk). Quando crianças eram muito ligados mas na adolescência se afastaram demaisss. Jude é super popular e sociável, Noah é mais na dele, tem várias questões de aceitação e sofre bullying.

🎨🖌️ Tudo começa a mudar em suas vidas quando estão prestes a ir para faculdade. Noah desenha muuuuito bem e Jude faz esculturas belíssimas. A mãe deles carrega a arte dentro de si. Isso faz com que criem uma rivalidade entre eles querendo a atenção dos pais.

A mentira é o centro desse livro, parece que todos os personagens carregam segredos e mentiras... O que me incomodou demais, eu simplesmente odeio isso!!

Outro ponto é que os capítulos são intercalados entre Jude e Noah e passado e futuro. Da pra ter uma visão geral sobre os acontecimentos, mas ao mesmo tempo eu senti que houve uma mudança muito brusca de personalidades e pareciam que os protagonistas tinham mudado total.

O que eu mais gostei na história foi a questão da "Arte" estar muito presente. Gostei também das reflexões e por trazer questões de espiritualidade e superstições.
Gostei dos plots também, apesar de serem um pouco previsível.

No geral é isso, foi uma leitura bem marcante, mas poderia ter sido menos detalhada e mais dinâmica.

Carol 03/02/2024

Confuso, raso mas até que bom
No início tive dificuldades de pegar o ritmo. Parecia meio sem sentido em alguns trechos, sem conexão, até sugeri estar mal traduzido. Depois que começou a desenrolar a história, engajei, mas me decepcionei com o final.

Podia ter sido melhor explorado. O plot é incrível, mas achei que quis focar em muitas coisas e deixou várias coisas para trás.

maxð 16/01/2024

Continua sendo um dos meus livros mais queridos
Eu te darei o sol é um dos livros mais avassaladores e confortantes que eu li em minha vida. Depois de 3 anos desde a última leitura, continua sendo um dos meus favoritos.
Amo o estilo da narração, parece que a escritora simplesmente se diverte absurdamente enquanto narra o capítulo mais triste que eu vi em minha vida. Também amo como tudo é descrito de forma tão criativa, como se cada detalhezinho fosse a coisa mais fantástica e colorida e artística do mundo!
Este é o tipo de livro que faz você querer ser um aventureiro da vida, um revolucionário, acho que é por isso que é tão querido para mim, as vezes a gente tem que ler um livrinho bom que faz a gente querer reconstruir o mundo mesmo!
Estava precisando dessa leitura neste momento!:)

"Arrisque-se (uma, duas, três, quatro vezes). Reconstrua o mundo."

Em breve reconstruirei o mundo com muitas cores e amigos e amor e felicidade e desenhos e música, apesar de tudo

Maiara 07/01/2024

ADOLESCENTE
Classifiquei o livro como ruim, principalmente porque não imaginava que era young adult. Os temas que o livro traz são bons, casamento, morte, divórcio, sexualidade?mas não tem nenhuma profundidade? fiquei esperando o clímax e também não aconteceu. A escrita também não é muito elaborada. Mas acredito que poderia cativar os leitores de 14 ou 15 anos.

lulispadilha 18/12/2023

Esperava um pouco mais do livro pelo enredo dele, mas achei bastante arrastado e muitas cenas importantes que ficou meio enrolado? não gostei muito não

Heloisa 08/11/2023

Gostoso
O livro com sua narrativa entre os irmãos e passado em presente prende de uma forma única e gostosa, a leitura é fácil e os dilemas são ótimos. A leitura não me pegou tanto, mas o problema tá mais em mim do que no livro em si, porém, chorei umas boas vezes. O livro é forte, triste, emocionante e invejoso.

ana_maral 08/11/2023

Pensa na sobremesa perfeita. A quantidade certa de doce, com uma cobertura por cima, não só um sabor ótimo, mas visivelmente bonita.
"Eu te darei o sol" é assim.
Tem gêmeos artistas (SIM!!!, tipo, quem não ama artistas??), o Noah é mais voltado pra pintura, enquanto a Jude é mais pro lado das esculturas.
Noah, nosso querido Picasso, é gay (UHUUUUUU) e começa a gostar de um menino da escola nova. Sem mais falas sobre isso, se não vai ter spoiler.
É narrado pelos dois, ao longo do tempo e revezando, mostrando seus conflitos e tudo o que eles passam, seguindo caminhos diferentes.
O livro mostra que as pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar. Mas não as únicas que podem nos ajudar a se recuperar.
Obs:Eu só queria um final mais elaborado. Mesmo que dê tudo certo, uma continuação faz falta.

geovana 06/11/2023

A história da sorte
Queria escrever uma resenha um pouco melhor elaborada do que as que eu faço normalmente porque esse livro é muito especial pra mim mas não consigo colocar tudo em palavras.
É um livro incrível, com personagens que cometem erros o tempo todo e mesmo assim conseguem ser as melhores pessoas que eles podem. A história é tão sensível é bem escrita que é como se eu estivesse lendo um diário ou assistindo um filme, os detalhes são tão bem feitos que eu imaginei todas as artes do Noah, as mulheres de areia da Jude e as esculturas que sao citadas.
É maravilhoso ler sobre o amadurecimento enquanto a gente mesmo amadurece, algumas coisas no processo não são fáceis e as válvulas de escape podem levar a decisões horríveis mas no final tudo acaba se encaixando e as pessoas que a gente ama vão sempre ter esse amor e espaço.
Simplesmente uma história sobre amor, erros e crescimento contada por dois irmãos que se amam mais do que tudo no mundo.

?Algumas pessoas são feitas para estarem na mesma história.?