O Gigante Enterrado

O Gigante Enterrado Kazuo Ishiguro

Resenhas - O Gigante Enterrado

Andre 25/04/2023

Sobre memórias, passados e aventuras
Kazuo Ishiguro nos transporte para um mundo pós rei Arthur, onde a memória das pessoas está fragilizada e ninguém sabe os motivos.
Neste terra, um casal de idosos decide recuperar a distância do único filho e acabam participando de aventuras com guerreiros, cavaleiros, monges e dragões.
Um livro denso, com uma narrativa incomum, na que nos faz refletir sobre nossas memórias, nossos passados e emoções.

Carlos Nunes 25/04/2023

Minha primeira leitura desse ganhador do Nobel, que muita gente considera um autor japonês, mas eu acho isso um equívoco, já que ele cresceu na Inglaterra, escreve em inglês e sobre temas bastante britânicos. A história desse livro também se passa na Inglaterra, mas naquela Inglaterra das fantasias medievais, das histórias do rei Arthur e seus cavaleiros - aliás, um deles, o Gawain, é um dos personagens principais do livro. E nessa Inglaterra bastante mística, povoada por dragões, ogros e fadas, nós acompanhamos a viagem de um casal de velhinhos muito fofos que saem em viagem a uma outra aldeia distante, em busca do filho do qual não têm notícias há muito tempo. A questão é que toda a região é coberta por uma estranha névoa que provoca o esquecimento, e eles não têm nem mesmo a certeza de que têm realmente um filho. E no decorrer dessa viagem, irão passar por várias situações de perigo e conhecer pessoas que talvez não sejam o que parecem ser. O próprio desenvolvimento da história é bastante nebuloso, é como se nós também estivéssemos envoltos nessa névoa e só aos pouquinhos fôssemos percebendo as coisas tomando forma. E, apesar de uma história de fantasia, o foco do livro está na luta do casal para manter suas lembranças e o amor que os une. É um tema bem diferente, que não costumamos encontrar com muita frequência, numa narrativa sensível, bem escrita e muito bonita, mas também bastante lento e esse ambiente de fantasia pode não agradar a todo mundo. Eu não achei um livro memorável, mas gostei bastante da leitura, vale dar uma chance.

Stephanie.Faralli 19/04/2023

Achei o livro confuso. Diversas vezes tinha que voltar a leitura para entender o que realmente estava ocorrendo.
Tenho a impressão que essa confusão é proposital para nos colarmos no lugar dos personagens que por algumas razões também se sentem confusos e principalmente, se esquecem muito do seu passado.
Mesmo com essa confusão proposital, achei a leitura difícil e por isso dei poucas estrelas avaliação, mesmo sabendo que foi um livro vencedor do prêmio Nobel.

Aline 14/04/2023

Um dos finais mais bonitos e tristes que já li...
"Será que o nosso amor teria se fortalecido tanto com o passar dos anos se a névoa não tivesse nos roubado as nossas lembranças como ela roubou? Talvez ela tenha permitido que velhas feridas cicatrizassem."

O livro se parece com um conto de fadas, porém com várias mensagens muito profundas sobre amor, dor, companheirismo e perdão.

A história retrata a jornada de um casal de idosos em busca de reencontrar seu filho, porém a tarefa não é tão fácil pois as terras em que vivem é coberta por uma névoa que causa perda de memória. O casal não tem clareza sobre suas melhores nem piores lembranças.
Gostei muito da história, mas o final deixou em mim um misto de beleza e tristeza muito grandes, embora eu já imaginasse que o fim seria assim.

Jung TFanny 06/04/2023

Não esperava gostar tanto
Fiquei com vontade de ler mais livros do Kazuo, de tão bom que esse foi. Você ten vontade de devorar o livro inteiro de tanto que ele te prende. A história é toda cheia de mistérios que se revelam aos poucos, enquanto os personagens são complexos, não dá pra amar ou odiar completamente nenhum deles. A forma que o ambiente e os eventos são descritos te ajudam a mergulhar no universo do livro sem te dar tédio. Enfim, estou animada pra ler mais livros dele e recomendo qualquer um começar a ler essa história épica!

Giovanna 29/03/2023

A névoa do esquecimento.
Gostei bastante, em muitas partes me lembrou Senhor dos anéis.
A pergunta que ficou para mim foi: será que o esquecimento não é uma dádiva? Como estaríamos se soubéssemos de tudo?
A história foi de fácil leitura e bem cativante.

Ina 26/03/2023

Emocionante
Um romance cheio de metáforas e elementos fantásticos, o livro aborda a aventura de dois idosos que partem em busca do filho perdido em um mundo onde a sociedade sofreu perda de memória coletiva. O Gigante enterrado é muito mais que o universo fantástico é sobre perdão, segunda chance, amor, vingança, dor? Apenas leiam! Foi o meu primeiro contato com o autor e pretendo ler outros romances dele de tanto que amei essa experiência.

Zé Guilherme 18/03/2023

Envelhecer também pode ser uma canção arturiana.
Que porrada, meus amigos. Sei que o livro desperta opiniões bem divididas, mas poucas vezes li um ?reconto? tão humano das canções arturianas. Ele é lírico, misterioso e ao mesmo tempo forte. Fala sobre esquecimento, sobre mágoa e sobre como estamos destinados a perdoar e tentar seguir em frente, mesmo diante das tragédias diárias. Tudo isso em meio a cavaleiros, fadas, espectros shakesperianos, um poderoso e antigo dragão e a morte na forma de barqueiros. Estou embasbacado. Soberbo.

Cass 03/02/2023

Me prendeu do início ao fim
Tive uma ótima experiência com o livro e como um bom livro me deixa um sentimento chato de consluão, por querer mais.
Não acredito que ao final algo tenha sido deixado de fora. A única coisa que me causou estranheza foi a passagem de tempo, por algumas vezes voltei para ter certeza se estava contando certo e mesmo assim não tive certeza.
Esperava um final diferente, mas em vários momentos recebemos informações que nos explicam o final e para meu ponto de vista fica muito claro o que ocorre.

DêlaMartins 22/01/2023

Uma fantasia bonita
Transcrevendo outro resumo que encontrei na contracapa do livro lido em 2018.

É uma fantasia, uma viagem! Um casal de idosos parte em busca do filho e no caminho, eles cruzam com um guerreiro, com um menino e com um cavalheiro, que passam a fazer parte da viagem com eles. Axl e Beatrice (o casal) se amam muito, mas devido à névoa que paira onde vivem, não conseguem se lembrar do passado. Durante a jornada, fatos ligados ou não ao passados de ambos vão acontecendo sempre com ar de fantasia e algumas memórias retornam. A névoa é explicada e juntamente com seus companheiros de viagem, o casal busca um final para todo o esquecimento.

O final do livro é inesperado e, confesso que me assustei... gostei muito!

Reflexão anotada na contracapa e que me fez acreditar que devo reler este livro: até quando realmente o passado nos influencia? Será que se nos esquecermos de pontos de nossas vidas, não seríamos mais felizes?