As pequenas virtudes

As pequenas virtudes Natalia Ginzburg

Resenhas - As pequenas virtudes

1 | 2 | 3 | 4

Yara 29/02/2024

Estou completamente apaixonada por Natalia. Se tornou uma das minhas autoras favoritas (só li esse dela, hahhaha)

Gabi® 17/02/2024

Escrita sensível e poética
Meu primeiro contato com Natalia Ginzburg foi ao ler ?Léxico Familiar?. Naquela leitura eu já sabia que ela se tornaria minha escritora favorita.
Depois li ?Caro Michelle? e, este ano, finalmente li ?As pequenas virtudes?. Eu já havia tentado, mas não deu certo. Não fluía. Eu já sabia que era eu e não a Natalia o problema. Claro!!!

Quando li ?Os sapatos rotos? pela primeira vez eu não gostei. Desisti do livro, mas, felizmente, reiniciei a leitura esse ano.

Diferentemente da primeira vez, o texto ?Os sapatos rotos? me encantou e me levou às lágrimas.

É belíssimo também o texto sobre o Pavese. Chama-se ?Retrato de um amigo?. Agora, estou louca para ler algo dele e algo também sobre ele.

Também amei: ?O filho do homem? e ?As relações humanas? - deste último, não estava gostando inicialmente.

Espero viver o suficiente para ler tudo o que esta mulher escreveu! Divina!

Michelle 30/01/2024

As pequenas virtudes
São textos independentes, 9 textos, que escritos em períodos diferentes, foram publicados na ocasião em periódicos ou revistas - em Roma, Turim, Londres.
Alê | @alexandrejjr 31/01/2024minha estante
Algum favorito, Michelle?

Michelle 31/01/2024minha estante
Parte do último - as pequenas virtudes - muito me cativou, por uma identificação pessoal,mas acredito que o 1° seria um que num todo mais fluiu.

caro 23/01/2024

Memórias individuais e coletivas
Onze ensaios que versam sobre diferentes temáticas: asilo político, desigualdade social através de vestimentas, amizade, vivência em terras inglesas, experiências gastronômicas relação conjugal, filhos, o ofício da escrita, silêncio, condições e relacionamentos familiares e, por fim, pequenas virtudes humanas.

Leitura fluida com profundidade em forma e conteúdo. Nesta obra, Natalia Ginzburg evidencia sua versatilidade e processo de maturidade nos textos intervalados em quase duas décadas, além de ressaltar as memórias como constituição de quem somos individual e coletivamente.

Hegon Tavares 21/01/2024

Tudo é poesia
O cotidiano é poético, não importa onde você mora, com quem você convive ou o que passa. A arte de escrever lapida tudo que está ao nosso redor.
Natalia Ginzburg fez com maestria descrever capítulos de sua vida. Uma escrita charmosa que serve até como conselhos.

Dizem que "O Pequeno Príncipe", deve-se ler 3x; na infância; no meio da vida e na velhice.
"As Pequenas Virtudes" deve ser lido em qualquer momento, e mais uma outra vez com experiência familiar.

lucaismaia 13/01/2024

"porque na vida devemos esperar continuamente a incompreensão e o descaso, e ser vítimas de injustiças: a única coisa que importa é não cometermos, nós mesmos, injustiças".

Elineuza.Crescenci 04/01/2024

Avaliação: 4/5
Término da leitura: 04/01/2024

Autora
Nasceu em Palermo no ano 1916
Junto com sua família mudou-se muitas vezes pois participavam da luta antifacista.

Sobre o livro
Dividido em duas partes comporta contos e crônicas do período viajante da autora por diversos países e em espacial a Itália e a Inglaterra. Os contos tratam de aspectos da sua vida.
Um par de sapatos rotos, um namoro com alguém, as relações familiares, a educação dos filhos, os estudos, as atividades profissionais e a arte de escrever. Os contos são intimistas e envolventes.
Em alguns momentos as narrativas são emocionantes, Em outros muito corriqueiros.
Gostei e recomendo.

Karina309 25/11/2023

Demorei para terminar
Achei o livro difícil de ler. Memórias cheias de detalhes que fazem o leitor se perder e muitas vezes incompreender o objetivo. Gostei do último capítulo. A escrita fez mais sentido.

Cris609 23/11/2023

Aqui está um grande exemplo de como um livro pode ser um bom conselheiro. Cheio de textos reflexivos sobre a experiência de vida da autora, ele chega até nós como um guia de cautelas e inspirações para nossa vida.

Senti-me diante de uma avó que, ao contar suas histórias, sempre deixa uma lição moral para o final. Fala dos seus erros para que não cometamos os mesmos deslizes. Exalta seus acertos como forma de incentivo.

Sem dúvida, é um bom livro. Nem sempre muito empolgante, mas em todos os momentos, útil. Mesmo que não nos identifiquemos totalmente com o texto.

pitypooralfie 18/10/2023

04.03.21

Ótima primeira escolha de leitura da Natalia Ginzburg! A escrita deliciosa me cativou logo no primeiro texto e me manteve presa até o fim ? que eu tentei postergar o máximo possível, saboreando cada frase.

Devo confessar que a segunda parte do livro me agradou muito mais do que a primeira ? as pequenas virtudes, por exemplo, me deliciou do início ao fim. Alguns textos não tiveram tanto apelo comigo, mas reconheço seu brilhantismo e importância no contexto do livro.

Estou muito ansiosa e animada para mergulhar em outros livros da Natalia, se forem sensacionais como este!

janaina 05/09/2023

Quando ele fica bom, acaba
Primeiro livro da autora que leio depois de algumas recomendações. O livro é dividido em 2 partes a primeira não me agradou muito, embora tenha gostado muito da forma como foi escrita, ja a segunda conseguiu me pegar, enquanto ia percorrendo as páginas ficava pensando: "como alguem consegue se expressar de forma tão simples e ao mesmo tempo ir tão fundo?", os dois últimos contos (não sei se podem ser chamados assim) são ótimos. É uma leitura leve, fácil mas que traz reflexões sobre o passar da vida e de valores.

Clarissa 14/08/2023

Leia o livro sem pressa
Tô ?resenhando? só por causa do desafio, mas a minha opinião não é a mesma de muitos aqui.
Não é o tipo de leitura fluida, que era o que eu tava procurando no momento.
É um livro que deve ser lido com calma, refletindo, saboreando?
Tem uma descrição boa e você consegue se transportar para os cenários que ela descreve. Disso gostei?

raninuness0 14/08/2023

Ser mulher desde sempre foi um penitência?
O livro inteiro só ecoou ?what was i made for?? na minha cabeça. Deve ser lido de forma mais lenta possível, pra conseguir processar o sofrimento todo.
Os contos Ele e Eu, e O filho do Homem foram os que mais me atingiram. São sentimentos genuínos.

?Sobre minhas dores reais, não choro nunca?

Gois 08/08/2023

Ótimos textos
Dica de uma professora minha. Eu não sei nem direito como descrever o que é esse livro, só sei que é muito bom. São pequenos relatos, algo como crônicas, mas com muita autobiografia e autoanálise. Mas ela escreve bem demais. Tem construções de frases muito inteligentes. São 11 textos diferentes, falando de mudanças de cidade, política, culinária, sua relação com seu marido e ate sobre o silêncio. Tem um texto espetacular sobre criação dos filhos e outro incrível falando sobre a vida, suas etapas e as relações humanas. Ou seja, muito bom. Rápido de ler. Valeu demais o tempo. Já comprei outro livro dela.

1 | 2 | 3 | 4