Terra das Mulheres

Terra das Mulheres Charlotte Perkins Gilman

Resenhas - Herland

andressa 15/06/2021

bão
ler terra das mulheres não foi a melhor experiência.

gostei da história, é interessante e me atraiu logo de início, porém a maneira como inúmeros assuntos foram abordados não me agradou. a falta de informações em alguns pontos somada com a informação desnecessária em outros foi quase torturante, entretanto, diante a alguns pontos negativos, eu nao posso deixar de citar o meu real contentamento, o livro é interessantíssimo, a história me parece genial e no geral a execução é boa.
ler terra das mulheres me proporcionou incontáveis reflexões, o que me fez concluir ser um livro quase que necessário.

ariely.loyane 15/06/2021

Eu gostei bastante do livro, tem uma ambientação muito boa, com uma narrativa bem fluida no começo, senti que da metade pro final ficou um pouquinho cansativo, mas a leitura foi bem agradável no geral. O livro traz diversos temas interessantes pra reflexão.
Mas achei que algumas partes do livro poderiam ter sido mais trabalhadas. Vou admitir que achei que o final seria diferente e não tenho certeza se entendi o que aconteceu o com Terry.

Sheron 15/06/2021

"Um sistema ético admirável"
Trata-se de uma leitura leve, tirando os últimos capítulos que abordam questões mais complexas, se assim posso dizer, a história no geral te envolve, e principalmente, te faz refletir.
A terra das mulheres é narrada por um homem, que se entende por neutro, três americanos vão para esse país, onde tudo é completamente diferente da sociedade que estamos acostumados.
A ética prevalece, um lugar onde há igualdade, civilização, harmonia, generosidade, altruísmo... Imagina morar num lugar onde não precisa temer por bandidos, assassinos? Não precisa temer andar na rua desertar com medo do pior acontecer? Um lugar onde o poder não gera competitividade, egoísmo e desigualdade.
Chega a ser até irritante, pensar que poderíamos ser assim, porque somos tão cruéis? Por que somos como nós somos? Guerra, doenças, crueldade...
A história faz nós refletirmos sobre todos os aspectos da nossa sociedade, dos nossos comportamentos e concepções.
Um lugar onde a maternidade é o que as move, o cuidado, altruísmo. Como Professora, achei interessante a ideia de Educação abordada na história, perfeito seria se nossa Educação partisse do princípio que precisasse estimular a mente da criança da maneira que é melhor para cada um, ou até mesmo, a real valorização das professoras nessa história.
Obviamente, é um feminismo antigo, onde ainda vê a mulher com o único papel, a maternidade, nessa história maternidade é o que rege tudo, mas isso bate em contrapartida com os novos movimentos feministas, tudo evoluí né?

[...] Era como... voltar ao lar para a mãe. Não quero dizer a mãe de avental assando biscoitos, a pessoa atarefada que cuida de você e o mima, e que não o conhece de verdade. Quero dizer o sentimento que uma criança muito pequena sentiria, depois de ter estado perdida ? por muito tempo. A sensação de voltar ao lar; se limpar e descansar; de segurança com liberdade; de amor constante, quente como a luz do sol em maio, não como um forno ou um edredom recheado de penas ? um amor que não irrita nem sufoca [...].

gabsquerido 14/06/2021

Até que eu gostei, mas sei lá
Apesar de ter muitas coisas que eu gostei nesse livro, acho que teve muitas outras que eu não gostei

galaxyyie 14/06/2021

Terra das Mulheres
É um livro que traz bastante reflexão, o fato que foi escrito em 1915 é incrível. Li em LC então foi bem produtivo.
Mas tbm tem mts problemas e coisas que poderiam ser desenvolvidas de outra forma.

Beá 14/06/2021

Uma leitura provocativa
Comecei a ler o livro sem saber o que esperar, já que não procuro nenhuma informação sobre a obra antes da leitura - algo que me agrada muito. Portanto, fiquei surpresa quando descobri que o narrador de Terra das Mulheres era, na verdade, um homem. Essa não é uma leitura fácil de ser feita, e não digo em relação à gramática, mas me refiro aos sentimentos que são trazidos à tona. Me senti provocada, raivosa, indignada, humilhada e descontente durante toda a leitura, e que bom que reagi negativamente, pior seria se concordasse com o que estava escrito. Não me leve à mal, considero esta uma leitura importante e necessária, uma utopia detalhada e escrita à frente de seu tempo, pois ainda considero-a bastante atual. Também gosto de quando a obra não me agrada, ou não se propõe a agradar o leitor, e que, apesar de raramente tornar estas minhas favoritas, valorizo o autor pela coragem. Além disso, a leitura se tornou bastante cansativa da metade pra frente, e lutei comigo mesma pra conseguir terminá-la, mas talvez seja porque este livro que supostamente deveria ser sobre mulheres, acaba sendo um livro que fala mais sobre os próprios homens.

Profa..Moreira 14/06/2021

Razoável
A autora parece se esforçar para descrever uma sociedade (formada apenas por mulheres) extremamente evoluída, mas se perde não trazendo informações mais concisas acerca da economia e política na Terra das Mulheres; outra coisa que ficou solta é como as mulheres engravidavam e procriavam sendo que não tinham qualquer relação com homens, a possibilidade de partenogênese não ficou bem elaborada; a aversão que tinham sobre sexo reforça a opressão sobre a sexualidade feminina; uma sociedade que almejava a eugenia - pertubador; Enfim, valeu a leitura, mas um pouco decepcionante!

carneiro11 13/06/2021

achei um livro interessante?
me prendeu bastante durante a leitura e fluiu super bem.
achei o tema bem legal, trouxe umas discussões e comparações mto boas sobre feminismo.
eu só esperava q alguma história surgisse no meio de tudo isso, o q teve de ?drama? foi abordado mto pouco no livro, queria mais dessa parte, mas no geral eu gostei e aproveitei bastante a leitura, me trouxe um ponto de vista mto legal sobre as mulheres na sociedade!

lais 13/06/2021

Gostei demaaaaais de ler esse livro, é uma leitura leve e trás reflexões (mas nada muito grandioso)

Bru 12/06/2021

Uma leitura muito boa...
Apesar de parecer estranho uma pessoa dizer que amou a leitura e dá 3,5 estrelas, esse foi o meu caso com esse livro, eu amei muito a história é uma literatura incrível para algo que foi escrito em 1915, é assustadoramente parecido com a nossa realidade.
Acredito que uma mulher ou menina que lê esse livro sente muito mais coisas, como raiva, o personagem Terry é um ótimo exemplo para falarmos de escrotidão, pq sinceramente o cara chato e machista, ao longo do livro me peguei várias vezes xingando ele, pq a cada 10 palavras que ele falava 11 eram bostas.
Mas, é um livro necessário para entendermos como as coisas mudaram de lá para cá e como muitas ainda tem que mudar, muitas coisas ainda imposta na nossa sociedade é errada, vemos isso no livro, por exemplo.
Uma coisa que eu não gostei foi a formação de casais, achei extremamente desnecessário, mas entendo o motivo da autora ter colocado.
Resumindo, amei muito e quero ler outros livros da autora, sai desse livro pensando muito sobre a realidade e como podemos mudá-la.

Malu.Vilalta 11/06/2021

Melhor do que eu esperava...

Fiquei com bastante raiva em algumas partes, mas é compreensível considerando q foi escrito em 1915

Gaabs7 11/06/2021

Equilibbrado
Apesar de muitos acharem esse livro um grito de guerra do feminismo, achei equilibrado em relação ao final do livro. Na história você encontra o intoletante machista, e esse sim é punido e com razão. Há também aqueles que entendem o lado das mulheres e as mulheres que estão ali vivendo aquela civilização antiga com tantas regras, entendendo o nosso mundo e o lado e pensamento masculino. Não vi revolução alguma, pelo contrário, o livro aborda o equilibrio entre o sexo masculino e feminino.
letícia - @leticiacarddoso 11/06/2021minha estante
Eu achava que a narrativa era feita pelas mulheres, isso me desagradou bastante! :/

Jessica 11/06/2021

Terra de mães
Três amigos ao chegar em uma terra de mulheres que tem o centro da sua socieadade os filhos gerados de gestação espontania ... Se deparam com uma utopia,
E na o conseguem chegar a concluçao que o malefício do seu mundo é a forma como eles veem o sexo oposto. Hora bem , as mulheres da terra das mulheres desconhecem a relação conjugal , uma coisa que a autora pega , pois mulheres Não são apenas mais como as mulheres da terra das mulheres são retratadas , ja para os três rapazes não existe outra relaçao com mulheres se não a de filhos ou "matrimoniais" .
Pra esse rapazes é difícil as verem como iguais , sempre tendem a se verem superiores ou as verem como superiores, Deusas ,