A Little Life

A Little Life Hanya Yanagihara

Resenhas - A Little Life

nina?? 12/03/2022

ouch
yWHY DO PEOPLE RECOMMEND THIS BOOK ??????? WHO WOULD DO THAT TO OTHER PEOPLE ???? WHO IN THEIR SANE MIND WHOOOOOO ??????? WHY GOD WHY WHY [SOBS] OH JUDY

Juju 12/07/2023

A sonata do pesar
Acho difícil alguém no mundo ter passado por tantas coisas assim.A autora brinca com a angústia, tristeza e estômago de todos os leitores com as situações mais deploráveis que um ser humano já passou e como isso se arrasta em sua vida até a velhice.O mais difícil de todo esse livro é saber que o Jude está vivo, idoso e viveu por toda a vida em uma prisão de horrores.As vezes realmente não existe um final feliz, mas acredito mais nas outras reflexões que esse livro aborda que nessa.É um livro pesado, bem escrito,mas com o circo dos horrores traz uma desilusão da qual não precisamos.

Lari 11/01/2022

Sem palavras e destruída: um livro onde você se acostuma com a tristeza a ponto de achar que ela é normal e a alegria é tão pequena e passageira, que nos questionamos se somos merecedores de felicidade
Pros: uma história impecável da vida de 4 amigos; diálogos reais e enredo real, por mais grotesca e absurda que seja a imaginação da aurora; o amor de Willem e Harold bastou;

Cons: muito grotescos e explícito, a ponto de muitas vezes nos questionarmos de era necessária tamanha violência

Recomendo: 80+, leitores de estômago forte, pessoas que querem chorar loucamente

tcharles 25/04/2020

pesado.
eu achei o livro bom, no geral, me tomou um certo tempo porque tinha uma escrita difícil, mas depois da metade o livro fluiu melhor. uma história pesada, no geral, comecei a história odiando os protagonistas e terminei chorando por todos, coitado do meu Jude!

clara7756 13/03/2023

Não leiam se for muito sensíveis
Esse é um livro maravilhoso que conta a vida de 4 amigos cada um com suas ambições e sonhos.
Acompanhar eles e a evolução da relação deles é uma experiência incrível e que vale muito a pena!!! A quantidade de detalhes desse livro é uma coisa absurda e que me deixou com a certeza que essa escritora é um gênio, toda aquela descrição sobre as leis teoremas, axiomas, as sinopses dos filmes do willem, os pequenos momentos que eles viviam deixam esse livro único

Demian 04/05/2020

Hanya Yanagihara não abre mão de detalhes do sofrimento e ostentação dos seus personagens. A obra que tem como foco os quatro amigos de faculdade: Jude, Willem, JB e Malcom, acaba tendo um foco maior apenas nos dois primeiros, especialmente Jude, o que pode desapontar aqueles que pegarem o livro em busca de uma história com foco nos amigos.
Apesar de todo o torture porn e demais poréns, foi uma leitura rápida (considerando-se o tamanho e peso da obra), talvez não tanto prazerosa. De longe meus capítulos favoritos foram os narrados por Harold!

Layla l @bookdipity 28/05/2020

Sinceramente tenho nem reação e não sei nem que nota dar
Eu volto depois pra tentar falar mais sobre... eu acho

Byanca.Moraes 18/05/2023

Sem palavras pra esse livro e pra tudo que ele me fez sentir

o mais triste de todos, mas o mais lindo também

mephiltatos 10/06/2024

Seja gentil
?Por isso tento ser amável com tudo que vejo, e em tudo que vejo, eu vejo ele?.

Sei que eu precisaria, pelo menos, da mesma quantidade de páginas que esse livro possui para conseguir expressar em palavras tudo que ele me fez sentir. Mas vou tentar me resumir.

Um Vida Pequena, como dá a entender no título, conta a história de vida e todos as nuances do Jude e de seus outros 3 amigos: Malcom, JB e o querido Willem. Por mais que o primeiro capítulo introduza detalhadamente essas três pessoas, ainda acredito que essa história é sobre o Jude. E sobre como a dor terrível que ele passou durante os primeiros anos de vida tirou dele a capacidade de reconhecer o amor, mesmo quando está rodeado dele.

Esse livro reúne os piores pesadelos que um ser humano pode viver, todos na vivência de uma só pessoa. Escrito de forma belíssima, a maior artimanha da autora é criar personagens tão reais, tão bem descritos e com características tão humanas, que a dor de vê-los passando por essas dificuldades era palpável. Tanto que em certo ponto cheguei a pensar: ?não está demais isso?? Deixei de me chocar com os momentos de trauma de tanto que eles aconteciam, e em detalhes angustiantes. Talvez, a autora teria ganhado mais se enxugasse a lista de gatilhos enorme que ela quis sair dando check e apenas aprofundado a dor em menos eventos traumáticos, que em certo ponto pareceram estar ali só para chocar.

Conhecido por ser o livro que mais faz as pessoas chorarem, a verdade é que as cenas explicitamente violentas me anestesiaram. Foram tantas que chegou um momento que minha mente não captava mais a profundidade do sofrimento que estava sendo passado ali. O que realmente me fez voltar a sentir algo nessa jornada longa de leitura, o que me trouxe aos prantos, foram os momentos de alegria, gentileza e amor compartilhado entre os personagens, que mesmo em meio a ser mar infinito de desgraça, conseguiam achar um refúgio e aconchego nas relações de amizade e família. Foram as relações tão bem envolvidas que fizeram esse livro para mim, e eu continuei lendo as quase 900 páginas por querer mais desses momentos felizes.

Existe tanta dor nesse livro que eu não sei se recomendo a leitura. Mas a quem se aventurar, estando ciente do quão pesado é, espero que consiga tirar o mesmo valor das suas relações de amor e gentileza que eu tirei ao terminar essa história. Ler sobre alguém, que por ser tão bem escrito parece ser uma pessoa que realmente conheci, passando por tanta maldade na vida me fez querer ser cada vez mais gentil com os outros.

Não sei se um dia vou arriscar reler Uma Vida Pequena, acredito que não. Mas certamente vai ficar marcado na minha vida como leitora.

yas :) 09/05/2021

Precisa ter estômago pra ler, mas é uma leitura linda e única, acho que todo mundo que já teve o prazer de ler esse livro nunca mais foi o mesmo! Pra sempre marcada pelo Jude !!

Robs 30/04/2021

Perfeito...
Esse livro é simplesmente perfeito. A vida como ela é. Mas depois que eu li e a emoção "abaixou" eu percebi que não é "qualquer pessoa" que pode ler um livro desse com temas tão pesados...

Carol Jusvi 13/08/2022

não sei nem se consigo fazer uma resenha?
Li tantos comentários sobre esse livro, mas nenhum deles era revelador o bastante para entender qual seria o plot da obra. Tive a sensação de estar assistindo aqueles filmes que são gravados através dos anos, descobrindo as personagens envelhecendo e revelando camadas e camadas.
É uma leitura linda e dolorosa, mas vale a pena.

Talyta 16/01/2024

A little life
Que livro difícil! uma leitura muito tensa, mas que nos ensina muito sobre amizade, amor de pai para filho e resiliência.

recomendo muito.

Paola365 07/07/2022

Demasiadamente humano e brutal. É, sem quaisquer sombra de dúvidas, o livro mais triste que eu já li.