A Little Life

A Little Life Hanya Yanagihara

Resenhas - A Little Life

Sévio 28/07/2023

Destrutivo
Comecei a ler esse livro sabendo o quão triste era, mas mesmo assim me surpreendeu. A história de Jude é tão intensa e difícil de ler que me peguei emotivo e tocado várias vezes durante a leitura.
Mas infelizmente, apesar da escrita incrível, senti que o livro ficou grande demais e cansativo demais para ler, acredito que deveria ser mais fluído e menos denso, apesar de que ser menos denso talvez seja impossível tratando da temática apresentada.
Enfim, apesar de ter gostado, não pretendo ler novamente.

Julia.Nalio 20/11/2023

Já acabei o livro há um tempo e até hoje penso no jude e em todos os momentos em que eu me identifiquei com ele. acho que nunca vou conseguir falar desse livro direito porque sim, ele é pesado mas ele é também algo muito significativo e uma experiência individual, pra mim realmente foi algo que eu vou levar pro resto da vida

coneymoon 09/04/2021

Eu fiquei pensando muito sobre a nota pra dar pra esse livro. Tinha horas que eu queria dar duas estrelas e tinha hora que aumentava para três, por fim, tinha decidido que três e meio era uma nota justa, mas quando acabei a leitura não tive coragem de dar menos que quatro afinal.

Uma Vida Pequena se propõe desde o início a ser uma leitura difícil, e não pela linguagem? apesar de ter uma escrita detalhada e ser marcada por parágrafos longos e capítulos maiores ainda?, mas pelos temas que ela aborda. A obra se apresenta como algo complexo e, por fim, ela é exatamente isso. Mesmo optando por fugir da tradicional forma narrativa adotada na mídia e que estamos tão acostumados, ela consegue ser uma leitura que te prende até o fim da última página. Não que isso signifique que esse é o tipo de livro que você vai sentar e ler em um único dia, ou dois, ou três. Pelo contrário, demorei três meses para conseguir terminar e, mesmo que talvez tenha prolongado mais do que eu devia, senti que foi o tempo suficiente para digerir a leitura da forma que seria possível para mim.

Durante minha leitura eu esbarrei em vários aspectos que me incomodaram de certa forma na escrita de Yanagihara, mas, por mais que eu pudesse ficar horas falando das tangentes longas e repetitivas que tornam a leitura muitas vezes cansativa, eu prefiro focar em um aspecto positivo do livro. Imagino que, em salas de aula nas quais professores ensinam sobre construção narrativa para futuros escritores, Uma Pequena Vida poderia facilmente se encaixar como o exemplo ? máximo ? perfeito de caracterização de personagens. A autora claramente, por meio da profunda construção de cada uma das pessoas que ela criou para a narrativa de sua obra, usa dos personagens como seus marionetes e, por consequência desta construção tão bem feita, acaba fazendo do leitor também. Ela como autora sabe muito bem do poder que tem sob seu leitor e usufrui dele para de certa forma manipular seus sentimentos até você se ver a mercê dela, sendo sua parte na narrativa de um mero espectador, fadado a ver aquelas pessoas que você se identificou e acolheu sofrerem sem poder fazer nada a respeito.

Este livro é um livro de sofrimento como leitor e, ao mesmo tempo que eu gostaria que todas as pessoas lessem e passassem pela experiência, é uma obra que eu não recomendaria facilmente para alguém.

mephiltatos 10/06/2024

Seja gentil
?Por isso tento ser amável com tudo que vejo, e em tudo que vejo, eu vejo ele?.

Sei que eu precisaria, pelo menos, da mesma quantidade de páginas que esse livro possui para conseguir expressar em palavras tudo que ele me fez sentir. Mas vou tentar me resumir.

Um Vida Pequena, como dá a entender no título, conta a história de vida e todos as nuances do Jude e de seus outros 3 amigos: Malcom, JB e o querido Willem. Por mais que o primeiro capítulo introduza detalhadamente essas três pessoas, ainda acredito que essa história é sobre o Jude. E sobre como a dor terrível que ele passou durante os primeiros anos de vida tirou dele a capacidade de reconhecer o amor, mesmo quando está rodeado dele.

Esse livro reúne os piores pesadelos que um ser humano pode viver, todos na vivência de uma só pessoa. Escrito de forma belíssima, a maior artimanha da autora é criar personagens tão reais, tão bem descritos e com características tão humanas, que a dor de vê-los passando por essas dificuldades era palpável. Tanto que em certo ponto cheguei a pensar: ?não está demais isso?? Deixei de me chocar com os momentos de trauma de tanto que eles aconteciam, e em detalhes angustiantes. Talvez, a autora teria ganhado mais se enxugasse a lista de gatilhos enorme que ela quis sair dando check e apenas aprofundado a dor em menos eventos traumáticos, que em certo ponto pareceram estar ali só para chocar.

Conhecido por ser o livro que mais faz as pessoas chorarem, a verdade é que as cenas explicitamente violentas me anestesiaram. Foram tantas que chegou um momento que minha mente não captava mais a profundidade do sofrimento que estava sendo passado ali. O que realmente me fez voltar a sentir algo nessa jornada longa de leitura, o que me trouxe aos prantos, foram os momentos de alegria, gentileza e amor compartilhado entre os personagens, que mesmo em meio a ser mar infinito de desgraça, conseguiam achar um refúgio e aconchego nas relações de amizade e família. Foram as relações tão bem envolvidas que fizeram esse livro para mim, e eu continuei lendo as quase 900 páginas por querer mais desses momentos felizes.

Existe tanta dor nesse livro que eu não sei se recomendo a leitura. Mas a quem se aventurar, estando ciente do quão pesado é, espero que consiga tirar o mesmo valor das suas relações de amor e gentileza que eu tirei ao terminar essa história. Ler sobre alguém, que por ser tão bem escrito parece ser uma pessoa que realmente conheci, passando por tanta maldade na vida me fez querer ser cada vez mais gentil com os outros.

Não sei se um dia vou arriscar reler Uma Vida Pequena, acredito que não. Mas certamente vai ficar marcado na minha vida como leitora.

Mariazinha 01/07/2022

?Por isso tento ser amável com tudo o que vejo, e em tudo que vejo, eu vejo ele.?

quando eu parar de chorar, volto pra fazer uma resenha.

Indria 01/03/2024

Jude
Eu tô destruída. Não sei nem o que escrever. Esse livro foi tão lindo mas acabou comigo e com o meu psicológico.

Clara 05/01/2024

A Little Life: lindo e devastador
Não tenho nem palavras pra explicar o quanto eu amei este livro.
Uma Vida Pequena conta a história de 4 amigos que tem o desejo de ?subir na vida? na cidade de NY. Assim, a gente segue a história de vida deles (sim, praticamente toda a vida deles) sempre alternando entre o presente e o passado e, até mesmo, entre os POV?s de diferentes personagens.
As principais críticas negativas a esse livro, que vi em vídeos do ttk e até mesmo nas resenhas desse app, falam que a autora utiliza o trauma como fator de choque. Sobre isso, discordo fortemente desses comentários. Os traumas trabalhados durante a obra são, sim, muito chocantes e escritos de uma forma extremamente gráfica, o que torna o livro pesado e denso, sendo até difícil de continuar sem momentos de pausa. Porém, durante a leitura, entendi que as cenas eram escritas dessa maneira para passar o máximo possível de sentimentos ao leitor e o aproximar mais da terrível experiência dos personagens. Além disso, também vi gente dizendo que o livro não tem enredo e, de certa forma, eles estão certos. Não é um enredo com um grande clímax ou vários plot twists, ele simplesmente segue a vida dos 4 personagens mostrando seus altos e baixos e, se você não considera isso um enredo, é provável que você não goste tanto assim da leitura.
Eu fui com uma expectativa de pura tristeza (só comecei o livro porque queria chorar) mas, durante a leitura, fiquei surpreendida com a maravilhosa escrita da Hanya e o quanto eu me aproximei dos personagens de uma forma que nunca tinha me acontecido antes. Pelo livro narrar décadas da vida de cada um deles, você se sente como os conhecessem como família. Por isso, estou muito animada para testar outras obras da autora e saborear essa escrita tão única mais uma vez.
Além disso, acredito que muitos se assustem com as 816 páginas do livro (eu também me assustei) mas cada página é necessária para a história. Este não é um livro para acabar rápido, acredito que é bom tomar seu próprio tempo para a leitura (tanto pelo seu comprimento, quanto pelos os diversos temas extremamente pesados que a autora trabalha).
Esse livro mudou minha vida completamente, é com certeza meu livro favorito, e eu não acho que irei encontrar nenhuma outra obra tão marcante como essa. Ele é muito mais que só um livro triste e cheio de traumas, mostrando a beleza de diversos tipos de relacionamento e suas dificuldades.
Por último, acho válido dizer que esse livro não nos mima igual muitos outros. Vi um vídeo muito bom em que a menina diz: ?estamos acostumados a ser recompensados com um final feliz?, mas essa não é a realidade desse livro. Ele é devastador e expõe a vida sem romantizá-la e, por isso, acredito que muitas pessoas achem ele ainda mais pesado. Não é um conto de fadas, não é fantasia, é a vida real. E, no caso desse livro, os personagens tiveram uma vida bem dura.

vic 02/01/2022

A Little Life
Nunca um livro havia me feito chorar. A escrita brilhante por Hanya Yanagihara me fez sentir em profundidades nunca antes imaginadas. Senti amor, mas, sobretudo, senti luto. Pelos personagens, por mim mesma. Fui levada a refletir sobre perdas de minha própria vida, perdas estas que até então não havia sequer processado, e muito menos perdoado. É uma leitura que muda vidas, recomendaria cegamente.

lou 04/01/2022

genial e intragável
meu deus, como essa autora sabe usar as palavras. fiquei impressionada com a capacidade dela de encadear um pensamento no outro sem confundir o leitor -- e digo isso porque no livro tem muitos momentos em que uma divagação puxa outra, que puxa outra, que puxa outra. também aplaudo muito a profundidade e personalidade que ela deu para cada personagem e a maneira como ela NÃO abordou o trauma como algo que pode simplesmente ser curado por um amor de verdade. pelo contrário, acho que os momentos felizes desse livro falam mais sobre o alívio de se ter alguém em quem você pode confiar, e não que o amor vem para apagar tudo o que você já viveu de ruim e te fazer novo.
primeiro livro na vida que tive que deixar de lado pra dar uma respirada, porque ele realmente é muito denso, cansativo e absurdamente triste. comecei essa leitura às cegas, sem ler a sinopse e nem os avisos de gatilho, e, apesar de ter escutado de muitos youtubers que era uma leitura de partir o coração, achei que se tratava de uma história sobre uma desilusão amorosa pesada -- e, obviamente, é muito, mas muito pior que isso.
dou 4 estrelas e não 5 porque, apesar de brilhante, achei a história travada em muitos pontos, porque as ações eram sempre cortadas por parágrafos e parágrafos de lavação psicológica. é claro que o livro combina completamente com esse tom reflexivo, mas em alguns momentos senti que as coisas poderiam simplesmente acontecer, ao invés de serem esmiuçadas dentro da cabeça do narrador -- cenas como festas, jantares, beijos.
enfim, muitos meses depois de terminar esse livro ainda penso no jude e na vida terrível que ele viveu. penso no willem e nas dificuldades de se conviver com alguém que raramente está bem -- em como é doloroso querer ajudar imensamente e não conseguir (pelo menos não da maneira plena e forte que gostaríamos).
incômodo, perturbador e triste com pequenos raiozinhos sobre amizade e amor tentando passar pelas nuvens que são a vida do jude. e, apesar de fictício, é infelizmente a vida real de muitas pessoas.

luvsanah 20/01/2024

Jude & willem ?
? Life is so sad, he would think in those moments.
It's so sad, and yet we all do it. We all cling to it; we all search for something to give us solace ?

????????/5

terminei este livro ontem, há quase vinte e quatro horas atrás e ainda não consigo encontrar palavras para descrever o que senti ao lê-lo.

eu li por causa do tik tok, é claro, mas fico feliz em dizer que não estou nem um pouco desapontada. eu esperava outra coisa, mas vamos trabalhar com o que temos, certo?

pensei que este livro seria sobre amizade e sobre quatro caras que um dia decidiram que seriam os melhores amigos um do outro, e eu não estava totalmente errada, eu acho. este livro é sobre amizade, mas também sobre luto, amor, relacionamentos abusivos, questões familiares, amor próprio (ou a falta dele), doença e muito, muito mais.

*spoiler:*
eu estava esperando que o jude se matasse, sabe? acho que todos nós estávamos. não apenas nós, leitores, mas também willem, harold, malcom, JB, andy, julia, richard.

vi muita gente reclamando que esse livro é só ?trauma porn? e que ?o jude está sempre se vitimizando? e que ?a autora é realmente ferrada por escrever algo assim? e que ?este livro é tão irrealista porque ninguém fica deprimido para sempre? e me pergunto se eu li o mesmo livro que essas pessoas leram.

pergunto-me se eles conhecem o mesmo jude que eu ?o mesmo jude que lemos páginas e páginas e páginas de seu sofrimento, de sua tristeza, de sua dor. e de qualquer forma, este livro fala sobre a vida. e a vida não é igual para todos, quer dizer, esse é o objetivo, certo? não vivenciamos as mesmas coisas e mesmo quando vivenciamos situações *semelhantes*, não sentimos o mesmo em relação a elas, e nunca sentiremos.

a vida de jude foi mais do que difícil. e às vezes as pessoas simplesmente não conseguem sair da miséria. ainda não sei se sou grata pelo jude ter conhecido harold, julia, JB, willem e malcom ou se gostaria que ele nem os conhecesse. porque eles mostraram a ele o que era o amor, mas isso também foi tirado dele.

« It isn't only that he died, or how he died; it is what he died believing. And so I try to be kind to everything I see, and in everything I see, I see him »

de qualquer forma; este livro é difícil de ler, mas não impossível e posso até surpreender algumas pessoas com o que estou prestes a dizer, mas releria este livro hoje, se pudesse. foi de partir o coração, claro, chorei até meus olhos doerem, sim, mas também foi curativo.

penso no willem e jude todos os dias e pelo que tenho lido, isso nunca vai parar. nunca vou parar de pensar no jude, ou no harold, ou na julia, ou no Luke, ou no willem, ou no malcom e na sophie, ou hemming, ou na ana, ou no richard, ou no andy.

é um ótimo livro.

o13tiro 02/03/2022

Intenso
Sei nem o que pensar sobre esse livro ainda. Ele me acompanhou durante uma semana inteira, em que não conseguia larga-lo, independente das atrocidades que tivessem escritas. A escrita é muito boa e a construção do background dos personagens fantástica e muito bem feita.
A história é realmente bem pesada e gráfica (acho que inclusive isso fez com que o livro perca um pouco da elegância) e é um sofrimento que cansa, que parece não ter fim e que parece que o protagonista não tem salvação. É desesperador e exaustivo mentalmente, pois, chega uma hora em que a impressão que dá é que você está presa em um ciclo sem fim de sofrimento e pensamentos de auto-ódio que chega a ser repetitivo. Se não fosse a escrita envolvente, seria impossível terminar esse livro.
Mas, apesar disso, o que mais me chamou atenção na leitura, o que me levou a lê-lo até, foram as demonstrações puras de amor, carinho, afeto e cuidado. É um livro de muita dor e crueldade, é verdade, mas no final, o que eu vou levar dele, o que ficará gravado no meu coração é o relacionamento incansável de amizade e companheirismo que o Jude construiu com Willem, Harold, Andy, Malcom, Richard, JB e outros. Como eles cuidavam dele e uns dos outros, como não desistiram, como tiveram cuidado, respeito, foram incisivos quando preciso e mesmo quando não sabiam o que fazer, não desistiram.

gabibs 05/01/2022

eu nunca li nada tão triste na minha vida
sinceramente esse livro mudou minha vida de verdade mas eu não leria de novo NUNCA. eu ia tirar uma estrela pq não acho que tinha que ser tão explícito, mas eu amei demais pra não dar 5 estrelas. jude no meu coração pra sempre eu te amo muito
"and he cries and cries, cries for everything he has been, for everything he might have been, for every old hurt, for every old happiness, cries for the shame and joy of finally getting to be a child, with all of a child's whims and wants and insecurities, for the privilege of behaving badly and being forgiven, for the luxury of tenderness, of fondness, of being served a meal and being made to eat it, for the ability, at last, at last, of believing a parent's reassurances, of believing that to someone he is special despite all his mistakes and hatefulness, because of all his mistakes and hatefulness"
chris 05/01/2022minha estante
esse livro é tão triste e tão poderoso que você sai dele outra pessoa