Psycho

Psycho Robert Bloch

Resenhas - Psicose

Gabriel1610 29/07/2023

Um clássico
Apesar que nunca vi o filme por completo, eu vi um pedaço da série Bates Motel, e ainda me surpreendi.

A história é bem escrita, a construção dos problemas patológicos se dá aos poucos e a gente sempre fica pensando no que está acontecendo e como vai terminar. Só achei a resolução do problema fraquinha nos momentos finais do motel, e apesar do final ser um tanto macabro, o suspense e o medo no decorrer da leitura não me pegou tanto.

O livro às vezes altera entre o Norman e o outro núcleo. A escrita é em terceira pessoa, mas mostra bem o que Norman pensa em relação a sua mãe, vida, sexo, e toda a bagagem da vida dele, mentalmente falando. É genial. Só acho que poderia ser um pouco maior. O capítulo final dá um apanhado de tudo, explicando cada coisa e não deixa a gente com dúvidas. Muito bom.

Marcos.Detanico 28/07/2023

Os clássicos nunca decepcionam
Psicose é aquele suspense tradicional em que o leitor é facilmente enganado pela engenhosidade do autor. Através de uma escrita leve e de linguagem bastante objetiva. Mesmo já sabendo do plot do livro, me surpreendi com o livro, pois o autor constrói de maneira brilhante os seus personagens e usa um elenco pequeno de forma a explorar cada um de forma aprofundada.

Diessica 26/07/2023

Psicose
Gostei da velocidade da leitura, mas infelizmente previ o plot muito cedo, então o final não foi nenhuma surpresa.... Três estrelas

Raquel Pignata 25/07/2023

Um clássico
O suspense começa quando a irmã de Mary e Sam se unem para encontrá-la, já que desapareceu sem deixar vestígios. Eles encontram o Bates Motel e a partir daí se desenrolam os principais mistérios e o grande final.

Leitura obrigatória para qualquer fã apaixonado por clássicos de suspense, Psicose, em suas 237 páginas, consegue prender o leitor à leitura do início ao fim, apresentando diálogos minuciosamente pensados, elementos e reviravoltas imprevisíveis e uma atmosfera típica de
uma ficção policial. E se você faz parte do grupo que nunca assistiu ao filme de Hitchcock, ficará surpreso com cada reviravolta e com o desfecho da trama.

WalterGoncalves 24/07/2023

Os clássicos nunca perdem a classe!
O mistério de Norman é a grande chave dessa ficção, os diversos momentos aterrorizantes são como um prémio bônus em todo horror e escrotidão. Sua linguagem literária é de longe simplista, com uma escrita estrutural desenvolvida para qualquer leitor, desde os mais preguiçosos aos mais apaixonados.
Ananias3 26/07/2023minha estante
Ótimo livro, adoro a série Bates Motel também

lilabards 23/07/2023

Psicose.
O livro é grotescamente genial.
o autor usa da ambientação e psicologia pra engatar a história de uma maneira que é incrivelmente perspicaz. além de ser um clássico do gênero que inspirou muitos autores famosos de hoje. recomendo a leitura, mas aviso logo que o negócio é pesado e um pouco assustador pra quem não tá acostumado a ler sobre.

Mr. Jonas 22/07/2023

Um homem atormentado por sua mãe controladora
Psicose é aquele suspense tradicional em que o leitor é facilmente enganado pela engenhosidade do autor. Através de uma escrita leve e de linguagem bastante objetiva, Robert Bloch nos conta a história de Norman Bates (hoje mundialmente famoso também pela série Bates Motel). Norman é um personagem aparentemente sem graça. Um homem que vive à sombra da mãe dominadora, que não consegue tomar decisões e rumos para sua vida, e que passa seus dias gerenciando um decadente motel à beira de uma estrada de pouco tráfego. Seus conflitos com a mãe vão permear a história e os diálogos dos dois estão recheados de ambiguidades que só vamos descobrir lá nas páginas finais.
Robert Bloch constrói um labirinto para o leitor percorrer. Inocentemente nos deixamos conduzir sem perceber que o caminho, por mais conhecido que se mostre, guarda surpresas de tirar o fôlego.

Vinicius.Dias 21/07/2023

A fundação do horror psicológico no cinema
Em 1960 Alfred Hitchcok dirigiu um filme de horror que alcançou um sucesso tão estrondoso que mesmo que você nunca tenha assistido, eu afirmaria com toda a certeza que você já se deparou pelo menos uma vez com a icônica cena em preto e branco da garota prestes a ser assassinada no chuveiro ou com alguma referência/homenagem externa perdida por aí. O roteiro desse filme foi baseado em um livro homônimo e recém lançado à época chamado Psicose e, ainda hoje, ambos são considerados clássicos em suas respectivas áreas por misturar horror, suspense, investigação criminal e personagens psicologicamente instáveis de forma brilhante, influenciando autores, roteiristas e cineastas mundo à fora.

Na estória, uma garota foge com uma quantia considerável de dinheiro do seu trabalho e acaba passando a sua última noite em um motel de beira de estrada que pertencia à família Bates. O problema é que ela desapareceu e por consequência disso, alguns familiares, um investigador da empresa de seguros e a polícia começam a seguir os rastros até esse fatídico local. A trama vai ganhando força e tensão na medida em que os personagens são apresentados e, em paralelo, vamos conhecendo um pouco mais da relação familiar complexa da família Bates. Somos introduzidos ao filho imaturo e superprotegido, à mãe dominadora e superprotetora e ao filho alcoólatra e que precisa lidar com arrependimentos do passado. O interessante é que a trama familiar vai se entrelaçando de tal forma que quando assustamos já fomos sugados para a loucura daquele lugar, tendo dificuldades em diferenciar o real do insano até o derradeiro final em que tudo se esclarece em poucas linhas. É simplesmente brilhante a forma como o escritor conseguiu trazer tamanha complexidade psicológica para as suas páginas e ainda assim conseguir fazer com que experimentássemos, mesmo que por pouco tempo, como é estar em uma condição psicótica.

Esse livro e filme foram tão importantes que juntos ajudaram a solidificar um tipo de entretenimento que passou a explorar a perturbação da mente humana e a nos mostrar que nem tudo é exatamente como a gente pensa que é. Claramente é possível pensar em referências cinematográficas posteriores que beberam na fonte de Psicose como: O Silêncio dos Inocentes, Dragão Vermelho e outros filmes do estilho slasher (Halloween, O Massacre da Serra Elétrica e Sexta Feira 13).

Eu achei esse livro lançado pela editora Darkside Books muito bem escrito e a estória extremamente envolvente. Um ponto importante é que apesar de conhecer, nunca havia assistido o filme antes, então, curti cada minuto da leitura e me deleitei quando percebi o quanto fui ludibriado o tempo inteiro. Assim que acabei, fiquei com vontade de ler novamente para entender se havia algo nas entrelinhas que eu pudesse ter deixado passar, mas como a pilha de livros aqui só cresce, deixei para uma próxima oportunidade. De qualquer forma, eu super indico essa leitura, principalmente se ainda não tiver visto o filme. Não perca muito tempo e se permita conhecer um pouco mais da vida de Norman, Norma e Normal e, espero do fundo do coração, que não se perca no meio do caminho, pois a volta pode ser sombria demais!

"Deixo você doente, hein? Pois bem: acho que não. Não, garoto: Não sou eu quem deixa você doente. É você mesmo!" - Bates, Norma.

Camila2223 21/07/2023

Melhor autor de suspense
Esse é o primeiro livro do Sidney Sheldon e eu sou apaixonada nos livros dele.
A história te prende do início ao fim.

emysants 19/07/2023

Surpreendente
Gostei do livro por ele ser bem curtinho. A história é excelente e o protagonista tem um ótimo desenvolvimento. Houve alguns momentos em que eu fiquei (????) mas depois tudo fez sentido e o final me surpreendeu bastante. Recomendo para quem gosta de um bom suspense!

Mireille 19/07/2023minha estante
Topppp

paristexas 19/07/2023

Eu acho que todos nós somos um pouco loucos de vez em quando
Esse livro é sensacional ? por ser uma história muito conhecida, o plot fica meio previsível. nunca vi o filme e nem cheguei ao final da série, mas tinha uma vaga noção de quem era e o que fazia o Norman Bates quando comecei a ler o livro, então saquei o que tava rolando e acho que aproveitei bem mais a leitura por causa disso. ir pescando as dicas do plot que o autor deu ao longo do livro me fez perceber o quão bem escrita essa obra é. o tema é bem pesado mas a escrita é super levinha e fluída, é bem pequeno, dá pra ler rapidinho. é divertido, bem macabro e a frente do seu tempo. além de ser um suspense e uma ficção policial, traz à mesa várias discussões sobre psicologia, como, por exemplo, insanidade x crimes e complexo de Édipo.
1 lacre

Sonally.Cecilia 17/07/2023

Gostei do livro por ser curtinho, ir direto ao ponto. Geralmente livros nessa categoria dão muitos arrodeios, se apegam em detalhes que não agregam a história. Entretanto, achei que foi uma trama parcialmente previsivel, mas mesmo assim que me cativou em alguns detalhes.

Magne 15/07/2023

Bom, me surpreendeu
O filme é muito fod@, mas o livro é bom tbm.
Não achei que fosse tão bacana de ler. Li e adorei, daí fui rever o filme e gostei tbm. Vale o tempo e a dedicação em cada detalhe das duas versões...
Leiam muito, leiam com força!

ewylly 14/07/2023

Nós não somos tão lúcidos como fingimos ser
Que leitura incrível. Tinha ouvido muito sobre psicose mas nunca vi o filme.
que experiência incrível poder ler a obra antes, norman um personagem extremamente complexo, controverso. A forma como o Bloch deixa pistas tão sutis p confundir o leitor e deixar ainda mais preso na história.
embora seja um tema pesado, a leitura é leve, capítulos curtos, tudo muito bem calculado.
virou fav.

Thais545 14/07/2023

Um dos meus livros favoritos
Eu vi a série Motel Bates que foi inspirada nesse livro, é uma série favorita da vida, e com livro não podia ser diferente, retrata muito bem o Norman e sua relação de mãe e filho..