Psicose

Psicose Robert Bloch

Resenhas - Psicose

daniel henrique 21/10/2013

Norman, Norma, Normal <3
A primeira vez que ouvi falar sobre PSICOSE foi na faculdade. Até então, eu conhecia apenas o filme, dirigido por Alfred Hitchcock, com aquela cena icônica do chuveiro, que junta um suspense de tirar o fôlego com uma trilha sonora inesquecível e arrepiante. Não sabia que o filme era baseado em um livro naquela época; e, diga-se de passagem, um livro tão bom.

Bem, devo dizer que, ao contrário do que imaginei que o livro seria ainda naquela ocasião, Psicose foi totalmente diferente: de uma forma impressionante. Não me levem a mal, mas, embora eu ame Drácula de Bram Stocker, Frankenstein, O Médico e o Monstro e Cia, terror não é bem o gênero que me define. Não apreciei muito a leitura de A Volta do Parafuso e O Castelo de Otranto, por exemplo.

Lembro que estudamos um pouco sobre a psicologia que existe nesses contos de horror/terror (algo pelo qual sou fascinado), e Psicose é um dos livros mais psicológicos que já li. É simplesmente fascinante. Eu me senti na mente de um verdadeiro psicopata, e isso foi deliciosamente delicioso. No final, nada, nunca, era o que eu imaginava. Norman, Norma, Normal s2

Se você espera por um livro cheio de sangue, correria, gritaria e sexo, bem ao estilo de O Massacre da Serra Elétrica, Psicose não é para você. Embora, verdade seja dita, ele possui a sua cota (e que cota!).

O livro fala sobre como uma jovem chamada Mary Crane rouba quarenta mil dólares de seu patrão (àquela época, 1959, uma imensa fortuna) e foge para a cidadezinha onde seu namorado, Sam, mora. O caso é que Mary se perde no caminho, e numa estradinha abandonada, sob um temporal apocalíptico, ela se depara com o Hotel Bates.

O lugar onde o demônio reside.

Só posso dizer que nada é o que você espera, e o autor nunca leva a história para o rumo que você esperava. O que te surpreende, por que Robert Bloch acaba te provando que tem mais criatividade que você, e que a mente psicótica dele é mais capaz de elaborar tramas arrepiantes que a sua!

Esse livro merece seis estrelas, mas como só existem cinco, classifiquei-o com cinco estrelas bem merecidas.

O trabalho que a editora DarkSide fez com esse livro merece destaque aqui também: a arte do livro é simplesmente LINDA. É como se você estivesse escondido entre as paredes cheias de segredos do Hotel Bates e ficasse por lá, espiando. Eu me senti ainda mais dentro da história, e isso foi super válido.

Sem dúvidas, esse livro se tornou um dos meus preferidos.
edu basílio 22/10/2013minha estante
tamanho rol de elogios suscitou minha curiosidade! ^.^

Vitor Hugo 20/05/2020minha estante
Embora seja justo afirmar que o Massacre da Serra Elétrica não é apenas um filme banal sobre um banho de sangue, pois há horror psicológico muito bem construído em várias cenas (tive de fazer este comentário, pois é um dos meus filmes preferidos).

Zofii 27/08/2020minha estante
Qual seria a classificação etária que você daria para esse livro? Ele é mais pesado que o filme?

Amanda.Thais 27/08/2020minha estante
Como que faz para ler não consigo

July 20/01/2021minha estante
Que resenha primorosa!!!!

Kah 16/04/2021minha estante
COMO faço para ler

Day 30/09/2021minha estante
Me explica pfv como faz p abrir,não tô conseguindo lê

Malu 13/12/2021minha estante
Depois dessa resenha, vou ser moralmente obrigada a ler esse livro! Belíssima!

Daniel.Malaquias 22/03/2022minha estante
Não sabia que era um livro, vou procurar lê-lo.

Kaaso 19/10/2022minha estante
Hahahahha

Jady.Sicurella 29/08/2023minha estante
Só por sua resenha, já fiquei com vontade e na obrigação de ler. Maravilhoso!

Lavii1992 :) 28/04/2024minha estante
esse livro simplesmente me prendeu, o final me deixou chocada! (nunca tinha visto o filme e nem sabia da história)

Eliza.Beth 04/01/2022

Você conhece sua pessoa mais próxima? Você se conhece?
A mente humana é algo que me fascina.
Eu tendo a ter um gosto particular e apaixonado por mentes que não consigo entender.
Talvez seja isso que tanto chama minha atenção nessas histórias mais pesadas.

Psicose é um suspense raiz, com traços psicológicos. Poderia ser uma história policial qualquer, mas quando a história se choca com um psicótico, aí mermão, a parada fica loucaaaaaa.

O último capítulo desse livro eu grifei 90% das linhas. Achei de uma genialidade sem tamanho, de uma delicadeza até, por mais estranho que isso possa soar.

Eu confesso que sinto pena do Norman.

Bates Motel é uma das minhas séries favoritas. Eu queria ter tido a chance de ler esse livro sem saber tudo que eu já sabia. Acredito que seja uma experiência sem igual. Mesmo assim, a história me arrebatou de uma jeito que não podia deixar de dar minhas 5 estrelas e meu favorito.

2022 começou top!
Michela Wakami 04/01/2022minha estante
Esse livro é espetacular. ??????

Julia Mendes 04/01/2022minha estante
Nunca li, mas adoro o filme! ??

Natália Carolina 04/01/2022minha estante
Desse jeito fiquei tentada a ler

Eliza.Beth 05/01/2022minha estante
Michela, eu ameeeiiii tbm ?

Julia, o filme é muito bom mesmo. Algumas pessoas dizem até que é melhor q o livro. Eu discordo. O livro é muito mais impactante.

Nat, eu acho que vc devoraria. É muito fluido e ficamos muito curiosas para saber como tudo vai desenrolar. Recomendo muito.

Natália Carolina 05/01/2022minha estante
Ja vou add na lista Beth, obrigada pela indicação

Carolina.Gomes 05/01/2022minha estante
Norman é um personagem muito interessante. Preciso ler !!

Eliza.Beth 07/01/2022minha estante
Nat, espero que vc goste! ??

Eliza.Beth 07/01/2022minha estante
Carol, leia mesmo. Pelo menos para conhecer. ?

Marcos 13/12/2021minha estante
Você aproveitou uma das melhores reviravoltas de todas ??????????????

Bruna 13/12/2021minha estante
Marcos fiquei passada com o plot? realmente não imaginava, me surpreendi?

Marcos 13/12/2021minha estante
Fiquei assim com o filme kkkkkk mas queria a experiência com o livro ?

Bruna 14/12/2021minha estante
Vou precisar ver o filma? só pra ter a experiência? rsrsrs

Marcos 14/12/2021minha estante
Vê sim, além de clássico é um filmão, um tento bizarro Kkkkkkkk

Bruna 14/12/2021minha estante
Kkkkkkkk

Lucas 01/02/2016

NORMA, NORMAN, NORMAL
Foi uma leitura bem legal. Eu já sabia o final da história e dificultou um pouco andamento da leitura. Tirando isso foi muito bem. Tenho nem o que falar desse livro.

Clássico.
Rob 04/02/2016minha estante
É bom como o filme?

Lucas 04/02/2016minha estante
O livro veio primeiro. Bom, não sei pq n vi o filme kkkk

Rob 05/02/2016minha estante
sim, eu presumi que teria vindo primeiro kkkk mas tem algumas adaptações que são melhores que os livros (tipo Laranja Mecânica e Clube da Luta) e o filme é muito bom, e muito bem dirigido, mesmo; assiste e me conta!! kkkkk

Lucas 05/02/2016minha estante
Vou sim! kkkkk
Sério que você acha o filme de Laranja Mecânica melhor que o livro?

Rob 09/02/2016minha estante
nossa, acho sim! acho o livro fascinante, mas o universo de LM, pra mim, fica muito melhor quando assistido, em vez de imaginado

Raquel Holmes 27/11/2017

Ótima leitura!
Eu sempre ouvi falar do filme, mas nunca o assisti. Determinado dia acabei vendo que existia o livro e que o filme tinha sido inspirado nele. Mas eu não sabia exatamente como era o enredo, embora se fale sempre de um psicopata dono de um motel e da clássica cena de uma mulher sendo assassinada no banheiro.

Decidi comprar o livro e dar uma chance a ele, embora achasse que não gostaria. Mas entre ter comprado o livro e tê-lo lido, muito tempo se passou. rs

Eu imaginava que fosse haver todo um mistério e que a cena do chuveiro viria do meio para o fim. Ledo engano. A cena acontece nos primeiros capítulos. E isso quebrou totalmente minhas expectativas. Eu achava que o livro não seria novidade por ter ouvido tanto falar, mas no fim, eu não sabia era nada. Não tinha ouvido falar quase nada e nem percebera. rs

Expectativas quebradas e sendo novidade, foi uma leitura bem bacana. Não tão macabra quanto eu supunha (não curto histórias macabras). Todo o mistério envolvendo Norman Bates e a investigação do desaparecimento de Mary Crane me prendeu como há muito tempo um livro não me prende.

Agora, uma curiosidade (spoiler alert): O que foi aquilo no final do capítulo 16 (pág. 231)? Rolou alguma coisa entre Lila e Sam? (fim do spoiler)

Próximo passo: Assistir ao filme!

A vocês, boa leitura!
Rafael_POA 27/11/2017minha estante
Eu não li o livro, mas deixo aqui minha recomendação para vc assistir depois do filme: o seriado Bates Motel. São 5 temporadas se não me engano e vale muito a pena. Não sei se tem no Netflix, mas existem as maneiras alternativas de vc ter acesso a todos episódios dessa série. :D

Morringhan 29/11/2017minha estante
Também só descobri que tinha livro há pouco tempo. Assisti o filme, mas eu tinha 12 anos não lembro de nada praticamente. Não tenho una curiosidade ENORME, mas pretendo ler/assistir devidamente um dia. É essa edição parece bem linda né?

Raquel Holmes 29/11/2017minha estante
Rafael, obrigada pela recomendação. Eu já tinha ouvido falar desta série mesmo. E os fãs estão recomendando muito. Com certeza assistirei. Obrigada por dar a dica. E leia o livro quando puder! :)

Morringhan, deixe pra ver o filme depois. hsauhas Senão, ele vai jogar spoiler na tua caaara. rs

Sim, edição linda! Com gravuras e tal. A Darkside tem caprichado em seus livros! :o

Beijos, pessoal!

Rafael_POA 29/11/2017minha estante
Raquel, talvez eu leia algum dia, porém não antes de ler Sherlock Holmes Um Estudo em Vermelho, que está na minha meta de 2018 :D

Morringhan, sabe que eu também vi esse filme mais ou menos nessa fase da minha vida. Só não comentei antes para não entregar minha idade haha...

Raquel Holmes 06/12/2017minha estante
Bom garoto. rs Isso aí. Sherlock tem prioridade!

21/01/2021

Plot twist incrível
Que linguagem incrível desse livro, prática e didática, me ajudou a ler muito rápido. Bem vindo ao Motel Bates... um clássico bem elaborado, a história prende do início ao fim e com um plot twist sem igual. Você pensa muito nos ?serás? e ?porquês? fico imaginando a reação de quem leu esse livro em 1959... Norman Bates era três em um só.
Alê | @alexandrejjr 21/01/2021minha estante
Já visse a adaptação, o clássico do Hitchcock, Jessica?

21/01/2021minha estante
E que clássico... claro que o livro é muito mais violento que o filme.. e a cena do banheiro muda. Mas sem dúvidas é a cena mais marcante e revolucionária naquela época e que trilha sonora né?

Alê | @alexandrejjr 21/01/2021minha estante
É mesmo? Não sabia que o livro era mais violento, que interessante... Bom, o filme dispensa apresentações! Mesmo com o ritmo característico de 1960, ainda vale pegar uma pipoquinha e sentar pra conferir. ?

21/01/2021minha estante
Simmm Vale a pena a leitura... me conte depois

isabella 21/01/2021minha estante
esse livro é fantástico ?

Alcione13 31/08/2017

Obra prima
Maravilhoso, perfeito,nota mil.Nao chegam nem perto da valor do livro.Muito bem sacado.Imortal.Um clássico que vai ser eternizado.Apesar do spoiler gigantesco kkk não perdeu a graça.So me fez focarr mais em uma leitura que como um bom vinho,que a medida que envelhecemos, só melhora,deve ser degustada e apreciada!!!
Hallef 31/08/2017minha estante
Tenho uma vontade avassaladora de ler esse livro....

Alcione13 31/08/2017minha estante
Eu super recomendo a leitura.E eterno.

Hallef 01/03/2019minha estante
E agora eu li e concordo com cada palavra sua.

Alcione13 01/03/2019minha estante
Exatamente. O corretor me ferrou mas deu pra entender rsrs

Marcelodmr 28/12/2020

Final tem uma reviravolta incrível
Lembro de ter assistido o filme quando era adolescente, mas graças a minha péssima memória quando li o livro agora parecia meu primeiro contato com a história.

Conta o desenrolar de uma sequência de fatos ocorridos no motel bates. Desde o início a história é envolvente, não à toa que li em 2 dias. Viciante. No decorrer da história você cria vários cenários possíveis, mas o final surpreende. Que final bem feito. Não me espanta Alfred Hitchcock ter comprado os direitos autorais do livro anonimamente para posteriormente tirar todos os exemplares de circulação. Assim ninguém saberia o desenrolar da história antes de assistir ao filme. Já indo rever agora o filme, espero terminá-lo com essa mesma chama de empolgação que estou com a história ao término do livro.

Leiam. Essa edição da darkside é sensacional. Capa dura, fotos do filme, gramatura da folha excelente... impecável!!
ana.luizacaaa 28/12/2020minha estante
Eiiiiita! Quero!

Marcelodmr 28/12/2020minha estante
Ana, vou te pertubar até tu ler kkkk fera dms!!

Alexandre.Rangel 29/12/2020minha estante
Eu acabei dando 4 estrelas por ter assistido à série. Na série a trama é bem melhor arranjada. Mas é um livro muito bom pra quem não tem noção da estória. O final realmente surpreende.

Marcelodmr 29/12/2020minha estante
Alexandre, acredita q ainda n vi a série? Assisti ao filme. Em relação à ele achei o livro mais completo, mas quanto a série eu quero ver. Já ouvi falar mto bem!! Valeeeu

Adonai 19/07/2017

Um personagem psicótico e uma leitura maravilhosa!
Escrevo a resenha para ressaltar: foi um dos melhores livros que li em 2017!
Nesse livro incrível, temos a história de Mary Crane, uma mulher que rouba 40 mil dólares e foge para fazer uma surpresa ao noivo que mora distante e está endividado. Contudo, na noite chuvosa da fuga, Mary erra o caminho e encontra o Bates Motel, em uma estrada secundária e pouco movimentada.
O motel é gerenciado por Norman Bates, um adulto esquisitão que sofre(u) nas mãos de uma mãe dominadora. Alguns fatos levam à famosa “cena do chuveiro”, a qual Mary é assassinada no banheiro do quarto. Dias depois, Lila (sua irmã) decide procurar pelo noivo de Mary, Sam Loomis, para averiguar o desaparecimento de Mary. Ambos não sabem o que aconteceu e ao longo da narrativa investigam as pistas em busca de respostas.
O que mais chamou minha atenção é que a história em si é simples (com poucas reviravoltas e com poucos personagens) e ao mesmo tempo é fascinante, já que me prendeu na leitura do começo ao fim.
Fiquei ansioso pra ler o desfecho e fiquei bem empolgado durante a narrativa... Um livro devorado em pouco tempo! Nem preciso dizer que a história é clássica, mas quero pontuar que esse suspense me surpreendeu! Finalizo a resenha com um dos trechos que mais gostei: “Nós não somos tão lúcidos quanto fingimos ser” (p.231).
JADYE 20/07/2017minha estante
Engraçado que não sabia da relação "Bates Motel" (ignorância minha)... haha, mas, pelo menos isso me fez querer ler o livro, mesmo não gostando muito do gênero!

Leo 20/07/2017minha estante
Livro fantástico que deu origem a um filme fantástico e a uma série fantástica. _O_

Adonai 20/07/2017minha estante
Oi Jadye! Eu tinha uma leve noção tbm hahaha Decidi ler o livro justamente pra entrar nesse mundo, ver o filme e a série com outros olhares

Adonai 20/07/2017minha estante
Isso mesmo, Leo! E eu quero muito acompanhar a série! Espero gostar tanto quanto amei o livro

Talita 04/07/2021

Meu desejo de ler uma história de mistério não foi saciada
Comecei esse livro por ser de mistério e eu estava louca para ler algo do gênero.

Sinceramente, foi uma leitura monótona, não aconteceu nada que me deixou com vontade de devorar o livro. Os personagens não são nada interessantes e o plot poderia ser melhor, se desenvolvido de outra forma. Talvez eu esteja sendo exigente demais, já que é uma história antiga, mas infelizmente minha experiência com ele não foi boa.
Sáh Serra 06/07/2021minha estante
Chocada...

Talita 06/07/2021minha estante
Já leu ele?

Sáh Serra 09/07/2021minha estante
Não li, mas pretendo. Fiquei chocada por saber que é meio parado kkkk

Talita 09/07/2021minha estante
Fiquei tão decepcionada. Julguei o livro pela capa e me lasquei

Stephany 21/06/2020

"Cavara sua própria cova, agora tinha de deitar-se nela"
Esse livro me prendeu demais, e fico impressionada pela genialidade do autor e do personagem criado por ele a tantos anos atrás. Já tinha interesse pela série Bates Motel, mas por indicação do Bruno do Navegando, decidi começar e ingressar primeiro pela leitura do clássico e não me arrependo.
A mente de um ser humano pode ser igualmente assustadora se comparada a atos violentos e há muitas reflexões sobre o quanto realmente conhecemos as pessoas que convivem com a gente, e se sabemos do que elas podem ser capazes de fazer. Acompanhei a leitura com algumas músicas clássicas que os personagens ouviam e foi uma boa trilha sonora.
Acabei o livro querendo saber mais e mais sobre a mente de Norman Bates, assim, partiu filme! O final é bem fechadinho e com uma porção de insanidade que te faz encerrar pensando "uau, que loucura".
"Não há quem não seja um pouco louco de vez enquando."
Kinggustavo 24/06/2020minha estante
Há muito tempo quero assistir a esse filme, mas terei que ler o livro primeiro, com certeza fiquei ainda mais interessado agora!

Stephany 24/06/2020minha estante
eu gostei bastante, recomendo! Depois eu assisti o filme e ele é muito fiel ao livro e ser antigo e em preto e branco, só acabou deixando ele com uma atmosfera mais parecida com a do livro :)

Kinggustavo 24/06/2020minha estante
Sério? Que ótimo hahaha Tão bom quando o filme é fiel ao livro!

Stephany 24/06/2020minha estante
Bom e raro haha :)

Ca Agulhari @literario_universo 26/01/2017minha estante
Você entendeu o último capítulo? É Norman falando, ou Norma?

Jessica Moisés 27/01/2017minha estante
Nessa parte o alter ego da Norma toma controle. É bem confuso mesmo.

Ca Agulhari @literario_universo 27/01/2017minha estante
Caraca! Mt foda esse livro!

Antony 13/06/2017minha estante
Jessica, você não consegue editar o post? Spoilers são horríveis para quem está lendo (Pelo menos para mim)

Sávio 04/09/2020minha estante
Estou com esse livro engatilhado na minha estante, setor "Ainda não lidos!"... tô só vendo o momento certo...kkkk...gostei da dica "ressaca literária"! Valeu!
Ei, Liv, você já leu A viagem de Cilka? Simplesmente maravilhoso!

Sávio 04/09/2020minha estante
Show! Valeu demais, Liv! Muito bom quando lemos um bom livro! Realmente a maior invenção do Homem é a escrita... fantástico! Praticamente nunca nos sentimos só...
Tudo de bom pra você! Boa leitura!

Lucas Almeida 06/09/2020minha estante
Ótima resenha!

Liv 06/09/2020minha estante
Obrigada, Lucas!

Naty__ 04/11/2019

Iniciar essa resenha sem antes fazer menção do lendário filme Psicose é praticamente impossível. Ambos são clássicos, considerados como ícones do horror. O filme de Alfred Hitchcock ganhou um super destaque por seguir à risca o que o livro de Robert Bloch aborda. Todavia, não posso dar a minha opinião a esse respeito porque ainda não vi o filme. Porém, é preciso deixar claro: esse livro é fantástico.

A obra de Bloch foi publicada em 1959 e até hoje o sucesso é garantido e, a cada edição, o trabalho fica bem mais rico e prazeroso de se ler. Para quem não sabe, o livro é baseado no caso do assassino de Wisconsin, o psicótico Ed Gein.

Norman Bates é o protagonista e, engana-se quem pensa que o personagem principal é a mocinha bela por nome de Mary Crane. Nesse aspecto, o autor nos dá uma grande lição de como construir personagens incríveis e enredos totalmente fora do comum. Se você duvida, leia o livro e tenha certeza!

O protagonista é um homem de 40 anos e bastante solitário. Mesmo com uma idade madura, sua mãe o trata como criança. Ela é dominadora e proíbe o filho até de ter relacionamentos amorosos. Norman gerencia o pequeno imóvel da família, o Bates Motel, localizado à beira da estrada. Depois de inaugurada uma nova rodovia, o movimento foi reduzido e, automaticamente, os lucros sofreram uma grande queda.

Paralelamente, temos a presença de Mary Crane, a mocinha da história. Ela é uma jovem muito idealista e que deseja casar com seu noivo, Sam, que está com problemas em seus orçamentos. Ele herdou uma dívida do falecido pai e pretende findá-la antes do casamento. Para ajudar o rapaz, ela desvia 40 mil dólares que seu chefe lhe confia o poder para depositá-los.

Ela decide fugir e, devido a uma forte chuva na estrada, acaba se hospedando no Bates Motel. Crane acredita que terá de passar a noite hospedada e adiar a viagem para o dia seguinte. Porém, alguns planos são alterados sem que ela possa reverter isso. O que Crane jamais imaginaria é que estaria no lugar errado e com as pessoas erradas.

Norman convida a doce jovem para um jantar. Ele se encanta pelo jeito da garota e fica obcecado por ela. Contudo, como sua mãe barra todo tipo de contato, ela percebe que aquela garota lhe causará problemas e decide dar um basta nisso. E o que será que ela faz?

A obra é uma adrenalina do início ao fim. O leitor fica vidrado para saber o que acontecerá e não quer perder nenhum detalhe sequer. Bloch sabe desenvolver um bom enredo sem tornar a narrativa cansada e com inúmeros detalhes. Ele não enrola: é isso ou aquilo. Não existe meio termo e o leitor apenas capta os resquícios de provas possíveis para saber o desfecho da obra. No entanto, é impossível prever o que acontecerá. O autor age como um psicótico e cria um fim totalmente inesperado.

Não é apenas isso que mostra a arte de Bloch, mas o fato de ele eliminar a mocinha logo no início da trama, acabando com a visão taxativa que a mocinha tem que viver. Excepcional e que merece destaque.

Porém, o que senti falta um pouco foi na cena do banheiro. Penso que essa parte poderia ter sido bem mais trabalhada e desenvolvida de uma maneira que fisgasse o leitor ao descobrir a presença da jovem moça no chuveiro. Não dá para explicar mais para não cometer nenhum spoiler. Embora tenha pensado isso nessa cena, em momento algum diminuí as cinco estrelas desse livro. É incrível, surpreendente e impactante.

Não satisfeito com o sucesso do livro e a criação do filme, ainda lançaram uma série chamada Bates Motel e que comecei assistir e adorei. Esse ícone do horror tende a se perpetuar por muitos e muitos anos ainda, quanto mais se lê a obra, mais se gosta; acredito que o mesmo aconteça com o filme, afinal, os elogios não acabam nunca.

Não tem como explicar a delícia que é ler esse incrível pânico recheado de terror e suspense. A leitura é fundamental e imperdível!

Quotes:
“Agora não adiantava chorar sobre o leite derramado. Ainda que não tivesse sido leite”.

“- Você odeia as pessoas porque em verdade tem medo delas, não é? Sempre teve medo, desde pequeno. Melhor se enroscar numa cadeira debaixo da lâmpada e ler um livro”.

“- Mudar, menino? Não vai mudar. Pode ler todos os livros do mundo que será sempre o mesmo. Não preciso dar ouvidos a essa algaravia obscena para saber quem é você. Até uma criança de oito anos sabe!”.

“A prática leva à perfeição”.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2016/09/resenha-psicose.html
RUDY 12/12/2019minha estante
Natália!
Já assisti o filme original e várias outras versões, inclusive a série.
Pelo que li o filme tem muito do livro, principalmente o cunho psicológico que leva o protagonista ser quem é.
Muito bom, quero ler.
cheirinhos
Rudy

Luh 26/12/2019minha estante
Oi, Naty
Ainda não vi o filme é nem li o livro, lendo sua resenha quando percebi o nome do hotel logo pensei na série.
Vários amigos já me indicaram a série, mas sempre começo assistir outra é deixo Bates Motel de lado.
Li Mindhunter e tem um serial killer que também é oprimido e humilhado por sua mãe, que fez muitas atrocidades .
Estou muito curiosa para ler, ver o filme série.
Beijos

Angela Cunha 08/03/2020minha estante
Este é um livro que ainda pretendo ler!!! Acabei vendo a adaptação antiga, já tem muito tempo e é o senhor clássico, não tem como ser diferente!
Há cenas icônicas até hoje!
Mas acredito que ler a obra, tenha um sabor ainda mais especial, já que o foco é a mente!!!
Lerei!!!
Beijo

Michelle 05/07/2020minha estante
Impossível mesmo ler ou falar do livro sem pensar automaticamente no filme. Mas acredito que a leitura do livro deva ser ainda mais imapctante

Pandora 25/03/2020

Norman Bates é o proprietário de um motel na beira da estrada; estrada esta que agora vive deserta depois da construção da nova rodovia. Mary Crane sai do Texas em direção à Califórnia com 40 mil dólares roubados, na esperança de finalmente se casar com o noivo. Ela se perde e para no motel de Bates. E então...

A melhor coisa de ter amnésia cine-literária é se deparar com um livro maravilhoso desses e não ficar comparando com o filme porque... você não lembra quase nada dele, além da clássica cena do chuveiro e da mãe dominadora!

A história do estranho, solitário e psicótico Norman Bates se tornou imortal nas mãos de Hitchcock. Difícil achar alguém que nunca tenha ouvido falar dessa história. Mas para quem não chegou a ver o filme ou, como eu, sofre de um certo esquecimento, é ainda mais delicioso ter esse livro nas mãos. Porque existe a surpresa constante e a ansiedade pelo desenrolar da história.

A escrita é muito fluida, é um livro que se lê de uma sentada e suspense psicológico definitivamente é a minha praia. É tudo muito sutil e assustador ao mesmo tempo, o que só engrandece a obra.

Fiquei com muita vontade de conhecer outros textos do autor - mas não as continuações deste Psicose, não sou fã de sequências -, pois além de se interessar por mentes psicopatas, Bloch escrevia narrativas sobrenaturais.

Notas: Norman Bates é levemente inspirado em Ed Gein, famoso assassino serial que também inspirou Thomas Harris em seu O silêncio dos inocentes, este último bem mais pesado.
Bates Motel foi uma série americana com 5 temporadas (2013-2017) baseada em Psycho e que retrata o relacionamento de Norman e sua mãe antes dos eventos relatados no livro/filme.
Robert Bloch escreveu também Psycho II (1982) e Psycho House (1990), mas não obteve o mesmo sucesso que no primeiro livro da trilogia.
Isabela Minati 26/03/2020minha estante
Amo!

Pandora 26/03/2020minha estante
Muito bom, né? Revi o filme ontem.

Jeffez 11/03/2024minha estante
Ainda recomenda a leitura?

Pandora 11/03/2024minha estante
Sim!, Jeffez.