Psicose Robert Bloch

Resenhas - Psicose

Pandora 25/03/2020

Norman Bates é o proprietário de um motel na beira da estrada; estrada esta que agora vive deserta depois da construção da nova rodovia. Mary Crane sai do Texas em direção à Califórnia com 40 mil dólares roubados, na esperança de finalmente se casar com o noivo. Ela se perde e para no motel de Bates. E então...

A melhor coisa de ter amnésia cine-literária é se deparar com um livro maravilhoso desses e não ficar comparando com o filme porque... você não lembra quase nada dele, além da clássica cena do chuveiro e da mãe dominadora!

A história do estranho, solitário e psicótico Norman Bates se tornou imortal nas mãos de Hitchcock. Difícil achar alguém que nunca tenha ouvido falar dessa história. Mas para quem não chegou a ver o filme ou, como eu, sofre de um certo esquecimento, é ainda mais delicioso ter esse livro nas mãos. Porque existe a surpresa constante e a ansiedade pelo desenrolar da história.

A escrita é muito fluida, é um livro que se lê de uma sentada e suspense psicológico definitivamente é a minha praia. É tudo muito sutil e assustador ao mesmo tempo, o que só engrandece a obra.

Fiquei com muita vontade de conhecer outros textos do autor - mas não as continuações deste Psicose, não sou fã de sequências -, pois além de se interessar por mentes psicopatas, Bloch escrevia narrativas sobrenaturais.

Notas: Norman Bates é levemente inspirado em Ed Gein, famoso assassino serial que também inspirou Thomas Harris em seu O silêncio dos inocentes, este último bem mais pesado.
Bates Motel foi uma série americana com 5 temporadas (2013-2017) baseada em Psycho e que retrata o relacionamento de Norman e sua mãe antes dos eventos relatados no livro/filme.
Robert Bloch escreveu também Psycho II (1982) e Psycho House (1990), mas não obteve o mesmo sucesso que no primeiro livro da trilogia.
Isabela Minati 26/03/2020minha estante
Amo!

Pandora 26/03/2020minha estante
Muito bom, né? Revi o filme ontem.

Jeffez 11/03/2024minha estante
Ainda recomenda a leitura?

Pandora 11/03/2024minha estante
Sim!, Jeffez.

Alcione13 31/08/2017

Obra prima
Maravilhoso, perfeito,nota mil.Nao chegam nem perto da valor do livro.Muito bem sacado.Imortal.Um clássico que vai ser eternizado.Apesar do spoiler gigantesco kkk não perdeu a graça.So me fez focarr mais em uma leitura que como um bom vinho,que a medida que envelhecemos, só melhora,deve ser degustada e apreciada!!!
Hallef 31/08/2017minha estante
Tenho uma vontade avassaladora de ler esse livro....

Alcione13 31/08/2017minha estante
Eu super recomendo a leitura.E eterno.

Hallef 01/03/2019minha estante
E agora eu li e concordo com cada palavra sua.

Alcione13 01/03/2019minha estante
Exatamente. O corretor me ferrou mas deu pra entender rsrs

kathrein.oliveira 29/09/2021

Adoro essas surpresas...
As vezes do nada eu pego um livro nas minhas estantes e o abro, folheio e começo a ler a primeira página, e quando dou sorte esse livro me envolve de uma forma que leio em uma sentada só.

E esse foi o caso de psicose, eu tenho ele há anos,desde 2017 e não tinha pretensão atual de ler,as que boa surpresa!

O livro é frenético!!! Sucinto e chocante.

O plot infelizmente eu já conhecia por que assisti a série há alguns anos, mas não deixei de ficar surpresa.

A escrita do autor é super envolvente e ele vai direto ao ponto sem ficar contando muita história, o que foi o que eu mais gostei, cada capítulo é um acontecimento.

Super recomendo aos fãs de thriller, e se você não conhece o plot desse livro, não pesquise!!!! Só vai!
Livinha 30/09/2021minha estante
Você leu em um dia? É isso mesmo? ??? eu não conheço! Então vou comprar ?

kathrein.oliveira 30/09/2021minha estante
Nossa vc vai ficar super surpresa kkkkkk

kathrein.oliveira 30/09/2021minha estante
Eu li em horas

Carol Nery 15/10/2017

Psicologicamente perturbador
Livro impossível de largar. Você quer terminar a leitura pra já...
Gostaria de não ter conhecido e assistido o filme antes, porém não me deixei desanimar.
A construção da personalidade do Norman foi feita à perfeição. Se já não me fosse conhecida a história, provavelmente eu ficaria estarrecida ao chegar nos 3 últimos capítulos do livro.
Como psicóloga e alguém apaixonada pela Saúde Mental, me vi enredada com esse transtorno tão complexo e nesse caso, perigoso.
Por toda experiência que tive lendo, e todos sentimentos e sensações que me despertou, minha nota pra essa obra é 5/5!!!
meriam lazaro 17/10/2017minha estante
Oba! Volto pra ler depois de ler o livro

Carol Nery 17/10/2017minha estante
Eu gostei muito, Meriam. Espero que também aproveite esta leitura.

meriam lazaro 17/10/2017minha estante
Grata

Daniel 15/01/2020

Um espetáculo de livro!
Resenha no link abaixo.

site: https://blogliteraturaeeu.blogspot.com/2020/01/psicose-psycho-de-robert-bloch-resenha.html

Matheus Nunes 15/01/2020minha estante
Consegue ser tão bom quanto o filme!

Daniel 15/01/2020minha estante
Ainda não vi o filme. Espero gostar também :)

Our Brave New Blog 25/02/2016

RESENHA PSICOSE - OUR BRAVE NEW BLOG
Vocês acreditam que eu nunca assisti Psicose? Nunquinha... O que de certa forma foi ótimo, porque acabei tomando um tiro com a obra original. Um tiro no sentido figurado e bom viu gente... A única coisa que eu sabia a respeito era a cena do chuveiro, que está longe de ser um dos pontos principais.

Psicose é o tipo de livro que faz você se apegar (eu não disse torcer) mais aos vilões do que aos mocinhos, e tudo bem que isso aconteça, não é sua culpa que eles tenham sido tão bem construídos tornando-se tão interessantes. Culpem o autor. Não que os mocinhos sejam desinteressantes, mas não tem comparação.

Nosso protagonista é um homem de meia idade chamado Norman Bates, que vive com sua mãe e nunca sequer teve uma namoradinha. Norma, é super controladora e possessiva, e a relação entre os dois é... bizarra? Isso. Ele, apesar da idade, é tratado como uma criança e embora reconheça isso como um problema, não consegue se desprender de todo esse "cuidado" excessivo.

Não só a relação dos dois é bizarra, como também o comportamento deles. A mente de Norman, a forma que ele se referia às pessoas ao redor, por vezes com certo nojo e desprezo, me incomodou. No sentido bom, pois isso quer dizer que sua personalidade complexa e doentia foi muito bem descrita. A de Norma não fica atrás não.

RESENHA COMPLETA NO SITE!!

site: http://ourbravenewblog.weebly.com/home/psicose-por-robert-bloch
Alana 26/02/2016minha estante
To doida pra ler, apesar de já ter assistido ao filme, que adoro por sinal. Recomendo muitíssimo o seriado Bates Motel também, que aborda um Norman jovem, toda a relação complexa com a mãe e todos os eventos que desencadearam a sua psicopatia. Acredito que seja um bom complemento para o livro.

Our Brave New Blog 28/02/2016minha estante
Alana, eu cheguei a assistir alguns episódios da série, mas em determinado ponto desisti. Acho que não estava no clima da coisa. Lendo o livro e amando, eu percebi que o seriado deve sim ser MUITO bom. Logo logo assistirei a ele e ao filme também. Super recomendo a leitura :)

(Carol)

Victor 16/03/2016minha estante
seriado é bom demais!!!! acho que gostei mais do que o filme e o livro

Vinicius.Freitas 23/09/2019

Psicose
Acabei de finalizar Psicose de Robert Bloch, o que dizer de um clássico que recusa descrição um livro que inspirou uma obra prima de cinema na mão de um mestre do medo Alfred Hitchcock, uma história que te leva á cabeça perturbada de Norman. Na leitura vc realmente vive os acontecimentos descritos com muito detalhes onde o texto se torna imagens e se vê presso nós bastidores no macabro Bates motel, uma leitura rápida mas que torna vivida toda relação com as tormentas e pesadelos que em palavras são tão bem escolhidas e descritas .
Leandro.Paiva 23/09/2019minha estante
Apesar de ter gostado do livro,creio que esse é um dos poucos casos onde o filme é infinitamente melhor.

Leandro.Paiva 23/09/2019minha estante
Apesar de ter gostado do livro,esse é um dos poucos casos onde o filme é infinitamente melhor.

Vinicius.Freitas 23/09/2019minha estante
Sim, concordo!

Marina.Evaristo 22/04/2023minha estante
A partir do filme, creio que a psicose dele seja realmente essa de se passar por ela

CaioEdu 22/04/2023minha estante
Verdade, o estranho é o último capítulo, o 17, que mostra que o corpo da mãe que estava no Motel estava vivo, mas como assim?

Marina.Evaristo 22/04/2023minha estante
Aí eu já não sei heheheh

Akemi 18/04/2024

Esse livro define exatamente a frase "de perto, ninguém é normal. O filme é EXATAMENTE igual ao livro. Sem tirar nem pôr.
Creio que a psicologia atual daria um diagnóstico mais completo do Norman como: agorafobia, alcoolismo, psicopatia... O livro aborda alguns desses aspectos ao longo do livro, mas bem vagamente.
O autor joga pequenas dicas da psique sob POV e o leitor tem que juntar as peças por conta própria (o que não é difícil, principalmente se tiver assistido o filme antes).
Achei interessante não ter ficado nenhuma ponta solta no final. NENHUMA.
Diferentes POVs me incomodam um pouco por interromper a narrativa, mas não tive problemas com esse livro!!
J. Silva 23/04/2024minha estante
Akemi, bela resenha!

J. Silva 23/04/2024minha estante
Você assistiu a serie?

Akemi 23/04/2024minha estante
Só o filme. Não me animei a ver a série. Eu gosto do filme justamente por ser FIEL ao livro, e a série não é.

Ri :) 28/04/2021

Até aqui, melhor livro do ano. Um suspense psicológico surpreendente. Que prazer ter finalizado e ficar de queixo caído!
Denise Barros 28/04/2021minha estante
Realmente. Adorei o livro quando li. É um classico

Ri :) 28/04/2021minha estante
Muito bem estruturado. Fiquei de queixo caído.

Denise Barros 28/04/2021minha estante
sim, o enredo começa brando e vai te prendendo ate o final

Lelemarta 23/08/2020

Psicose
Esse livro é maravilhoso, muito bem escrito e o desenvolvimento tanto da história quanto dos personagens é muito bem feito e tem uma reviravolta inacreditavel, eu amei e devorei esse livro, li em menos de um dia. Recomendo muito!
Zofii 27/08/2020minha estante
Qual seria a classificação etária etária que você daria para esse livro? Ele é mais pesado do que o filme?

Lelemarta 27/08/2020minha estante
Eu acho q eu daria a mesma classificação do filme que é 14 anos pq as cenas não são descritas explicitamente

Zofii 27/08/2020minha estante
Muito obrigada! Acho que vou adicionar à minha lista!

Rafaa13 12/06/2023

Sem palavras
Eu simplesmente nao sei como descrever esse livro, uma leitura bem boa de se fazer (apesar do conteúdo ser meio...)

Demorei menos de uma semana pra terminar a leitura, e olha que sou daquelas pessoas que demora 3-4 semanas pra terminar um livro de mais menos de 300 paginas

Nao cheguei a ver o filme, mas provavelmente deve ser tao bom quanto o livro

Nao vou mentir por que pensei ter colocado muita expectativa no livro mas nao me arrependi de maneira alguma.

As vezes eu tive que fechar o livro e ir tomar um ar pra conseguir captar tudo oq estava acontecendo mas no final valeu a pena

Eu indicaria pra quem está começando a criar o hábito de leitura assim como eu por que foi bem tranquilo de ler, mas foi meio pertubador o livro.....

Acredito que esse livro merece uma resenha melhor mas como nao sou boa nisso vamos deixar pra quem sabe né.
AdrianoBiLL 12/06/2023minha estante
Se você gostou do livro, te recomendo o filme pra ontem.
Por simplesmente ser uma das maiores obras-primas da história do cinema.

Rafaa13 02/07/2023minha estante
Ai moço eu tenho medo de filme de terror KKKKKKK adoro livro mas tenho pavor de filme

AdrianoBiLL 03/07/2023minha estante
Coragem, você consegue. kkkkkk

Cris 25/08/2018

“Quarenta anos, e ela o chamava de ‘garoto’; e o pior que era assim que ela o tratava, o que só piorava as coisas. Se ao menos ele não tivesse de ouvir” Mas ouvia, tinha de ouvir, nunca poderia deixar de ouvir.” Pág. 18

Eu fiquei muito curiosa pra ler este livro depois que eu precisei fazer um trabalho de faculdade sobre ele.

Nesta famosa história, que inspirou o clássico filme de Hitchcock, nós conhecemos a história de Mary, uma moça solteira que mora sozinha com a irmã. Ela trabalha em um escritório e tem uma vida monótona: odeia o chefe e o trabalho, vive um relacionamento com um homem sem atitudes e vive com um salário modesto.

Um dia, Mary é encarregada pelo chefe de fazer um depósito no banco de uma grande quantidade de dinheiro. Mas ela tem uma atitude impulsiva e foge com o dinheiro.

Após dirigir por vários quilômetros, ela acaba parando em um hotel fora da estrada e em um lugar meio escondido, o Bates Motel.

Ela é recepcionada pelo dono do hotel, o Sr. Norman Bates, que aparentemente é muito amável e lhe oferece um quarto…

A história é narrada em terceira pessoa, e a cada capítulo mostra a narrativa de um personagem. Sabemos que algo acontece com Mary, porque vemos sua irmã, seu namorado e seu chefe preocupados com o seu sumiço, ao mesmo tempo que temos a própria visão do Norman, que tenta esconder o acontecido com a ajuda de sua mãe.

A narrativa deste livro é muito ágil, o livro é curtinho e dá vontade de ler de uma vez só. A história vai direto ao ponto, sem nenhuma enrolação. Mais um clássico publicado impecavelmente pela Darkside books, esta edição está lindíssima.

Eu fiquei muito empolgada com a história, e apesar de já imaginar de que se tratava, fiquei presa à história, e ao suspense até o final. E que final surpreendente! Adorei.

E finalmente depois de ler eu fui assistir o filme e eu adorei a adaptação. E agora estou ansiosa em começar a série Bates Motel, que também é baseada na história do filme.

“Engraçado, pensava Sam, como acreditamos saber tudo sobre uma pessoa só porque a vemos frequentemente ou porque temos uma forte ligação emocional com ela.” Pág. 114

site: http://instagram.com/li_numlivro
Yuri Rebouças 25/08/2018minha estante
Amei a resenha, já vou adicionar à lista!

Cris 25/08/2018minha estante
Espero que goste ;)

Tami 22/09/2017

"[...] Nós somos tão lúcidos quanto fingimos ser"
Psicose é daqueles livros que você não consegue parar de ler até chegar na última página.. Amei do início ao fim e com toda a certeza já se tornou um dos meus livros favoritos!
Erinalda.Silva 22/09/2017minha estante
Mulher, só deu mais vontade de ler, estou bem arrependida por não ter incluído ele no carrinho logo. Agora vou ter que esperar até a próxima compra...

Tami 23/09/2017minha estante
Vale a pena! Quando der leia sim rs

Jackie Sabino 20/04/2018

O livro é muito melhor do que eu esperava. Gosto do filme mas nunca foi algo que me chamasse tanta a atenção. Achei a narrativa linguística bem clara, sem enrolações. Só achei os capítulos finais (16 e 17) muito corridos. Eu esperava que no livro, a personalidade de Nornam Bates fosse dissecada de forma mais ampla. Tudo ficou claro mas, eu achei que essa questão se destacaria do filme. Elejo o capítulo 15 como o melhor. Fiquei bastante incomodada e tensa com a leitura.
Nil 20/04/2018minha estante
Eu amo o filme! Agora, depois da sua resenha, preciso ler o livro!

Jackie Sabino 22/04/2018minha estante
Nil, leia mesmo. Vc vai gostar bastante. Ele nem estava na minha lista de desejados mas, depois de ler uma otima critica de uma amiga aqui (Jessica), foi que comprei e amei!