Psicose

Psicose Robert Bloch

Resenhas - Psicose

ghost cookies 11/09/2020

"Nós não somos tão lúcidos quanto fingimos ser"
Psicose tem uma escrita objetiva e fluida, um final incrível e reviravoltas surpreendentes proporcionadas pela imersão na mente psicótica de Norman Bates e pelos contínuos enganos que esse tipo de escrita provoca no leitor. Além de tudo isso, é um livro baseado em um caso real, o que torna assustador pensar que esse tipo de história não existe somente na ficção. Nos faz perguntar "que espécie de mentalidade poderia conceber uma ideia dessas".
É o primeiro livro de suspense que leio, e devo admitir que foi um ótimo começo. Agradeço a quem me recomendou e faço o mesmo: recomendar a todos!!
annnnnnnnnnnnna 11/09/2020minha estante
belas palavras!

Dann 29/04/2022

Amei!!!
Uma leitura que te prende do início ao fim!! descobri que amo suspense graças a esse livro! Hahahaah
Aline 29/04/2022minha estante
O meu tá na meta desse ano!!!

Michela Wakami 24/11/2020

Meu primeiro livro de terror, eu simplesmente gostei muito da escrita do autor.
Além de fluida é muito bem elaborado e perturbadora.
Recomendo aos amantes do terror.

Acho que não conseguirei encarar o filme.
Sou medrosa!
Gosto muito de suspense, mas terror já vi que não é para mim.

Estou aqui me tremendo toda.
Jordana Borges 25/02/2024minha estante
Psicose é impecável!!!! O livro é perfeito! feliz que você gostou!

Nick 17/07/2022

A história é muito boa e o plotwist no final é muito foda, pena q eu já sabia kssksksksk eu vi umas imagens da série "bates motel" e deduzi antes mesmo de começar a ler ?

A leitura foi muito fluida, bem gostosinho de ler

Só não entendi o último capítulo, mas enfim ksksskks
Isabella 28/07/2022minha estante
Pelo que entendi, como ele tinha 3 personalidades, no final quem assume o controle é a Mãe.

Nicole710 25/04/2021

Gostei
Achei a escrita e o enredo muito bons, mas o desfecho é fantástico. Infelizmente não consegui curtir tanto porque já sabia o final, se eu não soubesse teria sido um favorito acho.
Thaay 28/04/2021minha estante
Eu tbem, me senti do mesmo jeito.

Matheus.Konrad 12/08/2021

Q
Um clássico praticamente, ainda não vi o filme mas fiquei muito animado pra ver depois desse livro. É fácil de perceber o que hitchcock viu no livro quando o leu pela primeira vez. E o plot twist final é muito bom.
Xaaaa 12/08/2021minha estante
aaaiii quero mto ler ????????

@thereader2408 20/10/2021

Psicose (1960) com toda certeza é um dos filmes mais icônicos da história do cinema e ficou eternizado pela cena do chuveiro. Os 45 segundos de cena viraram uma aula de cinema nas mãos de Alexandre O Philippe no documentário "78/52" (2017), mas o que alguns não sabem é que o filme do Hitchcock foi inspirado no livro homônimo de Robert Bloch, herdeiro direto da literatura pulp.

Bloch se inspirou na história real de Edward Gein julgado e condenado em 1957 por assassinato, além de possuir uma coleção macabra de objetos feitos com pele e ossos humanos que roubava de cemitérios. Ed se tornou referência na cultura pop e serviu de inspiração para a criação de Norman Bates de Psicose, de Leatherface de O Massacre da Serra Elétrica, de Jame Gumb em O Silêncio dos inocentes e o Bloody Face da 2º temporada de American Horror Story.

Estudantes de psicanálise vão pirar nos conceitos freudianos apresentados no livro que são a base para o desenvolvimento da psique do protagonista. Além dos traumas que abalaram o desenvolvimento de seu aparelho psíquico (id, ego e superego) que culminaram em uma psicose, Norman Bates também desenvolveu um complexo de Édipo o que vai explicar muita coisa na história. A série "Bates motel" vai explorar isso lindamente.

O livro pode ser dividido em 3 partes, onde conhecemos Mary Crane e como ela chega ao "Bates Motel" e encontra o dono, o Norman, conhecemos também o conflito existente ente mãe e filho e logo nas páginas iniciais já temos um plot twist. Na segunda parte do livro conhecemos Sam Loomis e Lila Crane, namorado e irmã da Mary, também conheceremos o detetive Arbogast. Na 3º parte do livro temos o segundo plot twist e saberemos quem é o verdadeiro assassino da história. Incrível o talento narrativo do autor que nos manipula o livro inteiro até a surpresa final.

Psicose é o tipo de livro que diz muito mais nas entrelinhas do que de forma explícita, e é essa a satisfação de quem já viu o filme e já sabe o que vai acontecer. Não é apenas um suspense, é um romance de terror psicológico que se sustenta sozinho, mas que felizmente ficou mundialmente conhecido pela bela adaptação de 1960.

@thereader2408
laissilva.goncalves2 20/10/2021minha estante
Resenha pft ?

Lia 15/09/2021

Norman Bates
Uma indicação muito fluida e que envolve, mesmo aqueles que já assistiram o filme ou a séries ?Bates Motel?
anoca 15/09/2021minha estante
ai ai saudade desse livro..... recentemente terminei bates motel

Rafael Kerr 10/02/2022minha estante

literaliza 22/02/2022

Norma(n) Bates
Eu sempre quis ler esse livros? já tinha assistido bates motel e tudo mais.
Achei incrível o jeito que o autor trata a psicose na mente do norman, você realmente consegue ler e ficar ?meu deus? na escrita?
A leitura é muito leve, não tem nada de terror terror, é sobre uma pessoa doente e com transtornos mentais graves.
Me dá um medo no sentido de perceber o grau de insanidade que uma pessoa pode chegar por ter uma mãe narcisista, porque de certa forma, Norma Bates tornou o Norman dependente dela, e isso com certeza piorou o grau do que ele já tinha quando ela morreu.
O autor conseguiu criar 3 mentes, 3 pessoas, 3 personagens em um só; o norman criança que dependia da mãe, a Norma que era parte dele e o norman adulto que vivia sua vida pacata e tentava esconder a sua mãe. que estava morta mas na mente deve, viva.
insano né?
nem durmo hoje sei lá
Roberta 24/02/2022minha estante
Parece bom!

Elle 14/01/2022

Psicose é uma verdadeira psicose
Leitura fluida, terminei o livro em um dia (na verdade em uma noite) a cada capítulo eu falava "só mais 5" e quando eu vi terminei o livro. Eu sabia que essa história me era familiar aí lembrei de "bates motel" a história do livro em si é muito "melhor" e mais construída do que a série.
Larii Martins 14/01/2022minha estante
Ei curti muito a série mas n gostei do final, agr deu vontade de ler o livro rs

Arengueira.Guimara 15/11/2022

Uma obra prima perfeita para se ler em dias chuvosos.
Assim como a grande maioria das pessoas, eu conhecia o enredo de Psicose de uma maneira geral, já sabendo a sua grande reviravolta. Por isso, não tinha muitas expectativas sobre me surpreender com a história. Eu estava redondamente enganada.

Desde o começo sua atmosfera nebulosa já fica bastante evidente para o leitor, e a angustia e curiosidade de acompanhar o protagonista ,Norman, também. Fiquei bastante fascinada por ele, que sempre deixou bem claro que tinha alguma coisa de errada com sua Mãe, com o Motel, e com ele próprio. A personagem Mãe também é muito interessante, e se não fosse meu conhecimento prévio, essa obra sem duvidas teria aberto minha boca de surpresa. Uma resalva especial para o capítulo final, simplesmente magnífico.

Os quatro outros personagens principais também não deixam nada a desejar. Marion, a "mocinha", que teve seu fim selado pelo infeliz acaso das circunstâncias. Lila, irmã de Marion, garota com bastante personalidade e um pouco de impulsividade que as vezes irrita. Sam, nosso mocinho, homem de caráter e algumas coisas mais. E o detetive, que eu gostei bastante por sua ação.

A interação entre os personagens é bastante dinâmica, construindo suas nuances e a atmosfera do livro. A reviravolta final é muito engenhosa e a trama da investigação também, deixando o leitor sempre em estado de alerta e angustiado com os desenrolares, pois nós, diferente dos fulanos do livro, sabemos muito bem o que estar acontecendo e onde mora o verdadeiro perigo.

Uma leitura maravilhosa e obrigatória, perfeita para se ler em dias chuvosos.

lais 04/12/2022minha estante
Que resenha linda, preciso ler agora. obrigada, querida.

Jordana Borges 10/10/2021

Não é atoa que é considerado um clássico dos thrillers!

O livro é perfeito, aos amantes de thrillers é indispensável essa leitura incrível!
Não dá vontade de largar o livro até chegar na última página. Mesmo já conhecendo a história eu fiquei estarrecida com o plot do livro! Não tem muito o que falar, o livro merece a enorme fama que tem!
Michela Wakami 21/10/2021minha estante
Maravilhoso!??

Suéllen 28/02/2022

Bizarro e Sensacional !!
Pode se dizer que esse livro é viciante, não dá para parar de ler enquanto não acontece todo o desfecho da história.
É um livro curtinho, rápido e sem enrolação. A escrita é bem fluída, a trama e os personagens são muito bem construídos.

Simplesmente me conquistou desde o início.
Norman Bates realmente é um indivíduo que deve ser estudado. Norma, Norman e Normal..

Só leiam!! Super recomendo!! Cinco estrelinhas para essa história sensacional!!

Não cheguei a ficar com medo, mas em vários momentos é demasiadamente bizarro!!
Dem 28/02/2022minha estante
Aeeeeee! O livro é muito bom mesmo!

duda 13/06/2022

Psicose
Gostei demais dessa história. A leitura é super fluida e li muito rapidinho. Não é um terrooor, mas o final me pegou de surpresa.
*quase SPOILER*
NO ENTANTO... gente... quem é q tem uma chave mestra na bolsa???? Solução muito conveniente e nada criativa
Januska 17/06/2022minha estante
ri sozinha nessa cena de tão absurda kkkkk