Psicose

Psicose Robert Bloch

Resenhas - Psicose

Honnit 02/10/2022

Só peca no final!
Um ótimo livro com uma ótima proposta, uma leitura fluida e nada cansativa.
Uma temática muito boa pra um ótimo suspense que só peca mesmo no final.

Seria um 5 estrelas facilmente se o autor não houvesse cometido resoluções tão preguiçosas e milagrosas como por exemplo uma situação envolvendo uma chave mestra.

O livro poderia ter sido fenomenal se tivesse sido só um pouco melhor desenvolvido (de 70% pro final).
A conveniência de algumas resoluções me fizeram perder um pouco a credibilidade e eu achei sim, saídas bem preguiçosas.
Jeff 25/10/2022minha estante
O lance da chave mestra foi muito conveniente véi kkkk. Eu fiquei, tipo...quem tem isso na bolsa?

Honnit 25/10/2022minha estante
Acredita que esse lance não me desceu ATÉ AGORA?! cê é louco nessa parte não deu né? hahahah

Kaylane 23/11/2022

"Nós não somos tão lúcidos quanto fingimos ser"
Psicose é um livro que te desperta muitos sentimentos durante a leitura, especialmente aflição. Com um protagonista bem peculiar e que a cada capítulo se torna mais intrigante.

Durante a leitura temos vários questionamentos sobre o que está acontecendo realmente, já que não podemos confiar de imediato na mente psicótica de Norman Bates, o que nos prende cada vez mais para entender o desfecho da história. Além disso, foi bem interessante por mostrar o quão doentio é o mundo de uma pessoa que possui várias identidades, apesar de também ser assustador!!

O plot foi surpreendente por eu ter lido sem saber nada a respeito da história, e acredito que a sua fama é merecedora por ser uma leitura curtinha, mas ao mesmo tempo tão completa. Portanto, leiam psicose!!! De preferência, sabendo o menos possível da história para se surpreenderem da mesma forma.
juliana 23/11/2022minha estante
Que resenha ótima! Fiquei interessada, adicionei na lista ????

Kaylane 23/11/2022minha estante
Obrigada! Garanto que não vai se arrepender ?

Kkreitu 10/04/2023

Trindade maldita
Acho que era melhor ter usado drogas pra entender esse livro, tantas mentiras que duvidei até o título do livro.
gustassb 11/04/2023minha estante
amou sim ou nao?

Kkreitu 11/04/2023minha estante
talvez!

Lord well 22/06/2022

Só bom
Seria um ótimo livro se eu não tivesse assistido a série. Comparo esse livro com o filme a bruxa de blair. Na época que estreou causou um impacto mas hoje em dia quando você ja conhece a história simplesmente não funciona.
Amanda Araujo 22/06/2022minha estante
Psicose tem série? Seria a Bates Motel que você se refere?

Lord well 22/06/2022minha estante
Sim, a série Bates Motel

Naty__ 04/11/2019

Iniciar essa resenha sem antes fazer menção do lendário filme Psicose é praticamente impossível. Ambos são clássicos, considerados como ícones do horror. O filme de Alfred Hitchcock ganhou um super destaque por seguir à risca o que o livro de Robert Bloch aborda. Todavia, não posso dar a minha opinião a esse respeito porque ainda não vi o filme. Porém, é preciso deixar claro: esse livro é fantástico.

A obra de Bloch foi publicada em 1959 e até hoje o sucesso é garantido e, a cada edição, o trabalho fica bem mais rico e prazeroso de se ler. Para quem não sabe, o livro é baseado no caso do assassino de Wisconsin, o psicótico Ed Gein.

Norman Bates é o protagonista e, engana-se quem pensa que o personagem principal é a mocinha bela por nome de Mary Crane. Nesse aspecto, o autor nos dá uma grande lição de como construir personagens incríveis e enredos totalmente fora do comum. Se você duvida, leia o livro e tenha certeza!

O protagonista é um homem de 40 anos e bastante solitário. Mesmo com uma idade madura, sua mãe o trata como criança. Ela é dominadora e proíbe o filho até de ter relacionamentos amorosos. Norman gerencia o pequeno imóvel da família, o Bates Motel, localizado à beira da estrada. Depois de inaugurada uma nova rodovia, o movimento foi reduzido e, automaticamente, os lucros sofreram uma grande queda.

Paralelamente, temos a presença de Mary Crane, a mocinha da história. Ela é uma jovem muito idealista e que deseja casar com seu noivo, Sam, que está com problemas em seus orçamentos. Ele herdou uma dívida do falecido pai e pretende findá-la antes do casamento. Para ajudar o rapaz, ela desvia 40 mil dólares que seu chefe lhe confia o poder para depositá-los.

Ela decide fugir e, devido a uma forte chuva na estrada, acaba se hospedando no Bates Motel. Crane acredita que terá de passar a noite hospedada e adiar a viagem para o dia seguinte. Porém, alguns planos são alterados sem que ela possa reverter isso. O que Crane jamais imaginaria é que estaria no lugar errado e com as pessoas erradas.

Norman convida a doce jovem para um jantar. Ele se encanta pelo jeito da garota e fica obcecado por ela. Contudo, como sua mãe barra todo tipo de contato, ela percebe que aquela garota lhe causará problemas e decide dar um basta nisso. E o que será que ela faz?

A obra é uma adrenalina do início ao fim. O leitor fica vidrado para saber o que acontecerá e não quer perder nenhum detalhe sequer. Bloch sabe desenvolver um bom enredo sem tornar a narrativa cansada e com inúmeros detalhes. Ele não enrola: é isso ou aquilo. Não existe meio termo e o leitor apenas capta os resquícios de provas possíveis para saber o desfecho da obra. No entanto, é impossível prever o que acontecerá. O autor age como um psicótico e cria um fim totalmente inesperado.

Não é apenas isso que mostra a arte de Bloch, mas o fato de ele eliminar a mocinha logo no início da trama, acabando com a visão taxativa que a mocinha tem que viver. Excepcional e que merece destaque.

Porém, o que senti falta um pouco foi na cena do banheiro. Penso que essa parte poderia ter sido bem mais trabalhada e desenvolvida de uma maneira que fisgasse o leitor ao descobrir a presença da jovem moça no chuveiro. Não dá para explicar mais para não cometer nenhum spoiler. Embora tenha pensado isso nessa cena, em momento algum diminuí as cinco estrelas desse livro. É incrível, surpreendente e impactante.

Não satisfeito com o sucesso do livro e a criação do filme, ainda lançaram uma série chamada Bates Motel e que comecei assistir e adorei. Esse ícone do horror tende a se perpetuar por muitos e muitos anos ainda, quanto mais se lê a obra, mais se gosta; acredito que o mesmo aconteça com o filme, afinal, os elogios não acabam nunca.

Não tem como explicar a delícia que é ler esse incrível pânico recheado de terror e suspense. A leitura é fundamental e imperdível!

Quotes:
“Agora não adiantava chorar sobre o leite derramado. Ainda que não tivesse sido leite”.

“- Você odeia as pessoas porque em verdade tem medo delas, não é? Sempre teve medo, desde pequeno. Melhor se enroscar numa cadeira debaixo da lâmpada e ler um livro”.

“- Mudar, menino? Não vai mudar. Pode ler todos os livros do mundo que será sempre o mesmo. Não preciso dar ouvidos a essa algaravia obscena para saber quem é você. Até uma criança de oito anos sabe!”.

“A prática leva à perfeição”.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2016/09/resenha-psicose.html
Luh 29/01/2020minha estante
Oi, Naty
Esse livro tem uma edição linda pela Darkside.
Não tive oportunidade de ler, nem vi a série é o filme. Mas depois de ler sua resenha estou tentada em ver a série.
Uma leitura fascinante , que prende o leitor do início ao fim acompanhando esse homem perturbado.
Beijos

Michelle 29/07/2020minha estante
Assista ao filme e eu lerei o livro, combinado? rsrsrs

Liliane.Goncalves 14/01/2023

Incrível, adorei!
Finalmente entendo as razões de tantas pessoas gostarem dessa história e motivo pelo qual ela foi adaptada para os cinemas e para o streaming.

A leitura é muito fluida e interessante, quando você se dá conta, já leu 100 páginas (quase metade do livro). Você acaba um capítulo e fica instantâneamente curioso para saber o que vai acontecer a seguir.

É um suspense gostoso e tem uma atmosfera meio dark que adorei. Os capítulos curtinhos e essa edição maravilhosa da Dark Side tornaram a experiência incrível! Se eu já não soubesse o plot, teria gostado ainda mais do livro.

Não tem mais o que dizer, se você gosta de um bom Thriller, mas não quer nada muito extenso, leia Psicose!
THIAGO 14/01/2023minha estante
Cara com esse comentário eu quero

Liliane.Goncalves 14/01/2023minha estante
Espero que goste tanto quanto eu ??

Samara 05/08/2022

O livro consegue te fascinar do começo ao fim, a leitura é uma leitura rápida, as paginas te fascinam, considerei uma leitura rápida, apesar da demora em terminar, recomendaria o livro sem pensar 2x.
Fernanda 05/08/2022minha estante
Adoro

Samara 05/08/2022minha estante
Adorei também

Lídia Lourenço 12/01/2022

Norman Bates
É inacreditável como funciona a cabeça de um psicopata/psicótico.
Certamente seria loucura tentar atendê-los.
Fabio Rosa 12/01/2022minha estante
Intrigante, estou lendo Mindhunter e estou gostando muito tbm

Lídia Lourenço 12/01/2022minha estante
Chegou essa semana este livro (mindhunter). Estou ansiosa para começar a ler. ??

@thereader2408 20/10/2021

Psicose (1960) com toda certeza é um dos filmes mais icônicos da história do cinema e ficou eternizado pela cena do chuveiro. Os 45 segundos de cena viraram uma aula de cinema nas mãos de Alexandre O Philippe no documentário "78/52" (2017), mas o que alguns não sabem é que o filme do Hitchcock foi inspirado no livro homônimo de Robert Bloch, herdeiro direto da literatura pulp.

Bloch se inspirou na história real de Edward Gein julgado e condenado em 1957 por assassinato, além de possuir uma coleção macabra de objetos feitos com pele e ossos humanos que roubava de cemitérios. Ed se tornou referência na cultura pop e serviu de inspiração para a criação de Norman Bates de Psicose, de Leatherface de O Massacre da Serra Elétrica, de Jame Gumb em O Silêncio dos inocentes e o Bloody Face da 2º temporada de American Horror Story.

Estudantes de psicanálise vão pirar nos conceitos freudianos apresentados no livro que são a base para o desenvolvimento da psique do protagonista. Além dos traumas que abalaram o desenvolvimento de seu aparelho psíquico (id, ego e superego) que culminaram em uma psicose, Norman Bates também desenvolveu um complexo de Édipo o que vai explicar muita coisa na história. A série "Bates motel" vai explorar isso lindamente.

O livro pode ser dividido em 3 partes, onde conhecemos Mary Crane e como ela chega ao "Bates Motel" e encontra o dono, o Norman, conhecemos também o conflito existente ente mãe e filho e logo nas páginas iniciais já temos um plot twist. Na segunda parte do livro conhecemos Sam Loomis e Lila Crane, namorado e irmã da Mary, também conheceremos o detetive Arbogast. Na 3º parte do livro temos o segundo plot twist e saberemos quem é o verdadeiro assassino da história. Incrível o talento narrativo do autor que nos manipula o livro inteiro até a surpresa final.

Psicose é o tipo de livro que diz muito mais nas entrelinhas do que de forma explícita, e é essa a satisfação de quem já viu o filme e já sabe o que vai acontecer. Não é apenas um suspense, é um romance de terror psicológico que se sustenta sozinho, mas que felizmente ficou mundialmente conhecido pela bela adaptação de 1960.

@thereader2408
laissilva.goncalves2 20/10/2021minha estante
Resenha pft ?

Bruno 22/10/2021

Não sei porquê de não ter lido esse livro antes
Eu já conhecia a história, principalmente através da série motel bates, por isso até meu receio de ler antes. E como eu me arrependo.
A história é curta e bastante rápida de ser lida, mas nem por isso tira a sua grandiosidade e a sua importância na literatura. Além de que, Norman Bates é um personagem extremamente complexo e que fica com você após o fim da leitura.
Recomendo muito para quem é fã de suspense e terror. Tenho certeza que a experiência será ainda mais incrível para quem não conhece nada da história.
Edu 22/10/2021minha estante
eu amo a série motel bates :)

Matheus.Konrad 12/08/2021

Q
Um clássico praticamente, ainda não vi o filme mas fiquei muito animado pra ver depois desse livro. É fácil de perceber o que hitchcock viu no livro quando o leu pela primeira vez. E o plot twist final é muito bom.
Xaaaa 12/08/2021minha estante
aaaiii quero mto ler ????????

Jordana Borges 10/10/2021

Não é atoa que é considerado um clássico dos thrillers!

O livro é perfeito, aos amantes de thrillers é indispensável essa leitura incrível!
Não dá vontade de largar o livro até chegar na última página. Mesmo já conhecendo a história eu fiquei estarrecida com o plot do livro! Não tem muito o que falar, o livro merece a enorme fama que tem!
Michela Wakami 21/10/2021minha estante
Maravilhoso!??

Lia 15/09/2021

Norman Bates
Uma indicação muito fluida e que envolve, mesmo aqueles que já assistiram o filme ou a séries ?Bates Motel?
anoca 15/09/2021minha estante
ai ai saudade desse livro..... recentemente terminei bates motel

jailxon 05/07/2021

PSICOSE
Pensem num livro que me deixou boquiaberto do comec?o ao fim, foi Psicose. Simplesmente SENSACIONAL e IMPREVISI?VEL, principalmente se voce? nunca tiver visto alguma das adaptac?o?es.

Ale?m disso, apesar de ser um cla?ssico, achei a traduc?a?o super fluida e de fa?cil entendimento. Sem aquele monte de palavras complicadas.

Confesso que apesar de ser muito corajoso (ironicamente falando), senti alguns arrepios de medo e bastante angu?stia ao ler, justamente por ser um suspense extremamente visual. Na?o da? para na?o se imaginar dentro do Motel Bates.

A construc?a?o da personalidade do personagem principal Norman Bates e da ?ma?e? sa?o simplesmente fascinantes.
Biel 07/12/2021minha estante
Amo o filme e a série de tv ?????

Andressa1338 20/09/2021

Gostei muito, leitura fluida e rápida. Suspense na medida certa sem ficar dando voltas e mais voltas desnecessárias para chegar em um desfecho (como já vi em vários outros livros de suspense).
Queila.Assis 20/09/2021minha estante
Será minha próxima aquisição ?