Psicose

Psicose Robert Bloch

Resenhas - Psicose

Kess 14/08/2021

Um clássico do thriller! Verdadeiramente psicótico!

Bom, o livro conta a história de Mary que fugiu com a grana de seu patrão até chegar ao Bates Motel e ser BRUTALMENTE assassinada. Então, seu namorado e sua irmã Lila inicia-se uma busca incansável para obter respostas.

O livro envolve o leitor em meio a paranóia e a realidade se alternando e misturando. Eu me arrependo de não ter lido antes. Essa história é FANTÁSTICA.

Li em um dia!

Norman, Norma e Normal.
Juliana.Santos 22/08/2021minha estante
???? amei a série Bates motel, depois quero ler o livro

Kess 22/08/2021minha estante
Olha, é bem diferente da série, MAS NAO DEIXA DE SER BOM. Eu favoritei esse livro (mesmo sabendo o Plot)

Laiz.Rego 23/10/2022

Preciso ver o filme
Eu preciso ver o filme desse livro.Porque não sei se entendi aquele último capítulo(será que sou burra?kkk)A história é bem interessante,foi uma leitura bem rápida.Fiquei em dúvida da minha nota,acho que esperava mais,talvez.
Paulo.Eduardo 23/10/2022minha estante
Eu li e tbm não entendi quem se referia o último capítulo não sei se o filme vai dá essa resposta kkk

Jeff 25/10/2022minha estante
Tô do msm jeito kkkk

Eduarda 24/03/2021

Excelente!
Até o momento, foi uma das melhores leituras do ano!
Conhecendo a história, é incrível ver a forma como a situação é apresentada, mantendo o mistério e a sutileza até o último momento.
Me deixou com muita vontade de rever o filme e também a icônica série Bates Motel.
Um clássico com razão ?
Graça 24/03/2021minha estante
Também terminei de ler recentemente e virou um dos meus favoritos ?

Eduarda 25/03/2021minha estante
É muito bom mesmo!

Lari 01/11/2020

"Isso é sanidade, não é ?"
Norman, vive a sombra de sua mãe autoritária, que o tornou incapaz de viver e tomar qualquer decisão sem ela, passa seus dias gerenciando o Bates Motel, em uma avenida de pouco tráfego.
Chega em uma noite chuvosa Marion Crane,que segue em fuga por roubar de seu chefe uma boa quantia em dinheiro, que por acidente se perde no caminho e resolve se hospedar no motel por conta da chuva.
Ela na história acaba sendo uma gatilho para Norma e uma porta para os acontecimentos seguinte que movimenta toda história.
Um livro que infelizmente não é tão lido e conhecido como o filme, quem não assistiu deve sem dúvida ler primeiro para não perder a experiência da grande revelação final.
Rodrigo.lima 02/11/2020minha estante
Está na minha lista de leitura

Lari 02/11/2020minha estante
Você gostar Rodrigo !!!

Alana 27/07/2016

Livro e seriado: partes diferentes de um mesmo corpo.
Embarquei na leitura de Psicose com expectativas baixas, não por não gostar da história, pelo contrário, mas por ter explorado bastante todo o seu universo: Já havia assistido ao filme, acompanho ao seriado e, agora, adquiri o livro que inspirou à toda essa maravilha. Obviamente , eu já sabia o desfecho de todo o mistério e, por isso, não esperava reagir ao suspense da obra literária.

Entretanto, para o meu deleite, o livro me prendeu e fui envolvida pelo seu suspense, provando bem para o que veio. A escrita é bem simples e direta, possibilitando uma leitura fácil e rápida. É possível lê - lo em apenas um dia. O legal aqui, também, é a possibilidade de estarmos dentro da mente do Norman Bates. Esses passeios pela sua psicose são intercaladas com o suspense à lá romance policial, decorrentes da investigação do desaparecimento de Mary Crane.

E ao contrário do que presumi, não foi mais do mesmo. Penso que o filme, seriado e o livro se complementam, cada um com sua singularidade. Gostei como o seriado conseguiu captar e explorar mais a fundo o clima denso da pequena cidade próxima ao Motel Bates, dando a ela uma participação bem sólida na consolidação da patologia do Norman. Algumas informações do livro não batem com o que acontece na série de TV, mas isso não compromete o todo.

O que deixou a desejar no livro, ao meu ver, foi como o tema chave do mistério não foi tão bem explorado. As explicações foram deixadas pro último capítulo, com um tom mais informacional, destoando do restante do livro, como que pra explicar rapidamente as pontas soltas. Falar sobre a loucura do ser humano é delicado, e achei muito interessante explorar especialmente o Complexo de Édipo como tema central. É um assunto polêmico e complexo , acho que merecia um maior aprofundamento pelo autor. Mas como o seriado tem feito esse papel, preenchendo as lacunas e expondo essa relação doentia entre mãe e filho, o qual resultou nos assassinatos em série, estou bem satisfeita.
Germano Lopes 09/08/2016minha estante
Esta na lista para proxima leitura :)

Alana 12/08/2016minha estante
Já assistiu ao filme, Germano?

Ileana Dafne 25/10/2016

Um suspense maravilhoso!!
Essa foi uma das muitas histórias que conheci primeiro o filme e depois, bem depois mesmo, li o livro. Mas quem não conhece essa história? Afinal o filme do Alfred Hitchcock é um clássico e a cena do chuveiro é icônica! Creio que mesmo quem nunca viu o filme completo conhece a cena do banheiro (aquela que uma mão chega empunhando uma faca e abre a cortina) e a trilha sonora que é fenomenal
Quando Hitchcock leu a história criada pelo Bloch imaginou como ela ficaria maravilhosa se transposta para as telas dos cinemas. Ele conta que imediatamente comprou os 3.000 exemplares que estavam disponíveis nas livrarias para que ninguém conhecesse o desfecho dessa história e o filme conseguisse impactar. Com isso percebemos que Hitchcock era um gênio e que ele realmente conseguiu seu intento, pois esse filme foi, e é, um dos grandes filmes de suspense que existem.
Como já havia assistido a esse filme na infância, me lembrava do plot twist da história quando comecei a ler o livro, mas não recordava de quase nada mais e a leitura foi extremamente gratificante.
Bloch se inspirou na história real de Ed Gein, um assassino que viveu em Wisconsin, para criar seu Norman Bates e forjar as peculiaridades de sua relação com sua mãe.
Norman Bates é, junto com sua mãe, donos de um motel na beira de uma antiga estrada onde quase não transita mais nenhum veículo desde que a nova rodovia foi construída. O motel encontra-se bastante isolado e são pouquíssimos clientes que aparecem, fazendo com que Norman passe o tempo lendo muitos livros.
Quando numa noite chuvosa, Mary Crane está fugindo depois de roubar 40 mil dólares do seu patrão e encontra-se perdida, já que a chuva e o nervosismo a fizeram perder o desvio para a rodovia que lhe levaria para a casa de seu noivo, Sam Loomis, e finalmente poder casar com ele. Contudo, como errou a entrada para a rodovia, acabou indo parar no Bates Motel.
A partir de então a história começa a se desenrolar. E ela é recheada do mais puro suspense, nos fazendo tentar imaginar o que acontecerá em seguida, quem está falando a verdade, quem realmente é o assassino. A forma como o Bloch escreve é muito dinâmica e totalmente envolvente. Mesmo que eu já conhecesse o segredo da história, a leitura foi extremamente válida.
Recomendo demais a leitura desse clássico para quem conhece já a história, para quem não a conhece, mas gosta de suspense bem escrito. Na verdade acredito que é o tipo de livro que agradará a todos os leitores! Então, leiam Psicose!!!! E vejam o filme, e se quiserem complementar a personalidade do Norman, assistam a série Bates Motel!

site: http://www.livroseflores.com/2016/10/resenha-psicose-robert-bloch.html
Samara 25/10/2016minha estante
A série Bates Motel é maravilhosa

Ileana Dafne 25/10/2016minha estante
Eu vi só alguns episódios. Preciso assistir os outros!!

Libio 22/04/2022

"O verdadeiro fim veio calmamente."
Inspirado no caso real Ed Gein. Gostei bastante (mesmo sendo releitura). Pode-se perceber coisas interessante. Um tanto absurdo pensar que algumas coisas realmente aconteceram. Caso não conheça, super recomendo!
Andrey 22/04/2022minha estante
Uns dos meus favoritos

Poli_ 29/04/2022minha estante
As 5 estrelas vinheram

Tami 22/09/2017

"[...] Nós somos tão lúcidos quanto fingimos ser"
Psicose é daqueles livros que você não consegue parar de ler até chegar na última página.. Amei do início ao fim e com toda a certeza já se tornou um dos meus livros favoritos!
Erinalda.Silva 22/09/2017minha estante
Mulher, só deu mais vontade de ler, estou bem arrependida por não ter incluído ele no carrinho logo. Agora vou ter que esperar até a próxima compra...

Tami 23/09/2017minha estante
Vale a pena! Quando der leia sim rs

João Vitor Schulte 08/04/2022

Um clássico atemporal
Uma excelente trama, mais uma escrita fluida reviravoltas na medida certa fazem um grande livro de mistério. Esse é exatamente o caso de Psicose. Da vontade de terminar e já emendar no filme e na série.
Isabelle.Lima 08/04/2022minha estante
Nossa, eu PRECISO ler esse livro. Pode emendar sem medo, Bates Motel é uma das melhores séries que eu já vi.

João Vitor Schulte 08/04/2022minha estante
Vai fundo, o livro é ótimo e a leitura daquelas que prende, se tiver tempo da pra ler de uma vez só!

Anderson 03/10/2015

Sensacional!
Sem sombra de dúvidas, este, até agora, é o melhor livro que li este ano. Na verdade, eu não sabia que um dos melhores filmes que já vi era na verdade baseado num livro. como sempre, o livro é bem melhor que o filme. Não quero desmerecer a adaptação, pois, como disse acima, Psicose é um dos melhores filmes que já foi produzido, na minha humilde opinião.
O mais legal da estória do livro é a questão da descrição dos pensamentos de Norman, que são simplesmente sensacionais! Eu aconselho que, se possível, você leia o livro antes de ver o filme. Ou, se você não vive numa caverna, leia o livro e reveja o filme. Com certeza você vai apreciar mais a obra de Alfred Hitchcock.

Abs,
João 18/10/2015minha estante
O que mais gostei no livro foram os pensamentos do Norman também.Ainda não vi o filme,mas já sabia como ia terminar o livro de tanto ler sobre o filme.Ansioso pra ver!
Abraço!

Paulo Roberto 19/10/2015minha estante
O filme é sensacional, apenas tome cuidado para não ver a refilmagem, que é um lixo. Apenas o do Hitchcock vale.

Jackie Sabino 20/04/2018

O livro é muito melhor do que eu esperava. Gosto do filme mas nunca foi algo que me chamasse tanta a atenção. Achei a narrativa linguística bem clara, sem enrolações. Só achei os capítulos finais (16 e 17) muito corridos. Eu esperava que no livro, a personalidade de Nornam Bates fosse dissecada de forma mais ampla. Tudo ficou claro mas, eu achei que essa questão se destacaria do filme. Elejo o capítulo 15 como o melhor. Fiquei bastante incomodada e tensa com a leitura.
Nil 20/04/2018minha estante
Eu amo o filme! Agora, depois da sua resenha, preciso ler o livro!

Jackie Sabino 22/04/2018minha estante
Nil, leia mesmo. Vc vai gostar bastante. Ele nem estava na minha lista de desejados mas, depois de ler uma otima critica de uma amiga aqui (Jessica), foi que comprei e amei!

Adriana.Calhado 09/01/2022

Maravilhoso
Muito bem escrito, o tempo todo deixa a gente curioso e tenso. Eu já conhecia parte da história pois assisti a série Bates Motel, mas pra quem não conhece nada é uma baita surpresa!
Carol 09/01/2022minha estante
esse livro é demais! Norman ????

Adriana.Calhado 09/01/2022minha estante
Muito bom mesmo amei

Samara 05/08/2022

O livro consegue te fascinar do começo ao fim, a leitura é uma leitura rápida, as paginas te fascinam, considerei uma leitura rápida, apesar da demora em terminar, recomendaria o livro sem pensar 2x.
Fernanda 05/08/2022minha estante
Adoro

Samara 05/08/2022minha estante
Adorei também

Cris 25/08/2018

“Quarenta anos, e ela o chamava de ‘garoto’; e o pior que era assim que ela o tratava, o que só piorava as coisas. Se ao menos ele não tivesse de ouvir” Mas ouvia, tinha de ouvir, nunca poderia deixar de ouvir.” Pág. 18

Eu fiquei muito curiosa pra ler este livro depois que eu precisei fazer um trabalho de faculdade sobre ele.

Nesta famosa história, que inspirou o clássico filme de Hitchcock, nós conhecemos a história de Mary, uma moça solteira que mora sozinha com a irmã. Ela trabalha em um escritório e tem uma vida monótona: odeia o chefe e o trabalho, vive um relacionamento com um homem sem atitudes e vive com um salário modesto.

Um dia, Mary é encarregada pelo chefe de fazer um depósito no banco de uma grande quantidade de dinheiro. Mas ela tem uma atitude impulsiva e foge com o dinheiro.

Após dirigir por vários quilômetros, ela acaba parando em um hotel fora da estrada e em um lugar meio escondido, o Bates Motel.

Ela é recepcionada pelo dono do hotel, o Sr. Norman Bates, que aparentemente é muito amável e lhe oferece um quarto…

A história é narrada em terceira pessoa, e a cada capítulo mostra a narrativa de um personagem. Sabemos que algo acontece com Mary, porque vemos sua irmã, seu namorado e seu chefe preocupados com o seu sumiço, ao mesmo tempo que temos a própria visão do Norman, que tenta esconder o acontecido com a ajuda de sua mãe.

A narrativa deste livro é muito ágil, o livro é curtinho e dá vontade de ler de uma vez só. A história vai direto ao ponto, sem nenhuma enrolação. Mais um clássico publicado impecavelmente pela Darkside books, esta edição está lindíssima.

Eu fiquei muito empolgada com a história, e apesar de já imaginar de que se tratava, fiquei presa à história, e ao suspense até o final. E que final surpreendente! Adorei.

E finalmente depois de ler eu fui assistir o filme e eu adorei a adaptação. E agora estou ansiosa em começar a série Bates Motel, que também é baseada na história do filme.

“Engraçado, pensava Sam, como acreditamos saber tudo sobre uma pessoa só porque a vemos frequentemente ou porque temos uma forte ligação emocional com ela.” Pág. 114

site: http://instagram.com/li_numlivro
Yuri Rebouças 25/08/2018minha estante
Amei a resenha, já vou adicionar à lista!

Cris 25/08/2018minha estante
Espero que goste ;)

Naty__ 04/11/2019

Iniciar essa resenha sem antes fazer menção do lendário filme Psicose é praticamente impossível. Ambos são clássicos, considerados como ícones do horror. O filme de Alfred Hitchcock ganhou um super destaque por seguir à risca o que o livro de Robert Bloch aborda. Todavia, não posso dar a minha opinião a esse respeito porque ainda não vi o filme. Porém, é preciso deixar claro: esse livro é fantástico.

A obra de Bloch foi publicada em 1959 e até hoje o sucesso é garantido e, a cada edição, o trabalho fica bem mais rico e prazeroso de se ler. Para quem não sabe, o livro é baseado no caso do assassino de Wisconsin, o psicótico Ed Gein.

Norman Bates é o protagonista e, engana-se quem pensa que o personagem principal é a mocinha bela por nome de Mary Crane. Nesse aspecto, o autor nos dá uma grande lição de como construir personagens incríveis e enredos totalmente fora do comum. Se você duvida, leia o livro e tenha certeza!

O protagonista é um homem de 40 anos e bastante solitário. Mesmo com uma idade madura, sua mãe o trata como criança. Ela é dominadora e proíbe o filho até de ter relacionamentos amorosos. Norman gerencia o pequeno imóvel da família, o Bates Motel, localizado à beira da estrada. Depois de inaugurada uma nova rodovia, o movimento foi reduzido e, automaticamente, os lucros sofreram uma grande queda.

Paralelamente, temos a presença de Mary Crane, a mocinha da história. Ela é uma jovem muito idealista e que deseja casar com seu noivo, Sam, que está com problemas em seus orçamentos. Ele herdou uma dívida do falecido pai e pretende findá-la antes do casamento. Para ajudar o rapaz, ela desvia 40 mil dólares que seu chefe lhe confia o poder para depositá-los.

Ela decide fugir e, devido a uma forte chuva na estrada, acaba se hospedando no Bates Motel. Crane acredita que terá de passar a noite hospedada e adiar a viagem para o dia seguinte. Porém, alguns planos são alterados sem que ela possa reverter isso. O que Crane jamais imaginaria é que estaria no lugar errado e com as pessoas erradas.

Norman convida a doce jovem para um jantar. Ele se encanta pelo jeito da garota e fica obcecado por ela. Contudo, como sua mãe barra todo tipo de contato, ela percebe que aquela garota lhe causará problemas e decide dar um basta nisso. E o que será que ela faz?

A obra é uma adrenalina do início ao fim. O leitor fica vidrado para saber o que acontecerá e não quer perder nenhum detalhe sequer. Bloch sabe desenvolver um bom enredo sem tornar a narrativa cansada e com inúmeros detalhes. Ele não enrola: é isso ou aquilo. Não existe meio termo e o leitor apenas capta os resquícios de provas possíveis para saber o desfecho da obra. No entanto, é impossível prever o que acontecerá. O autor age como um psicótico e cria um fim totalmente inesperado.

Não é apenas isso que mostra a arte de Bloch, mas o fato de ele eliminar a mocinha logo no início da trama, acabando com a visão taxativa que a mocinha tem que viver. Excepcional e que merece destaque.

Porém, o que senti falta um pouco foi na cena do banheiro. Penso que essa parte poderia ter sido bem mais trabalhada e desenvolvida de uma maneira que fisgasse o leitor ao descobrir a presença da jovem moça no chuveiro. Não dá para explicar mais para não cometer nenhum spoiler. Embora tenha pensado isso nessa cena, em momento algum diminuí as cinco estrelas desse livro. É incrível, surpreendente e impactante.

Não satisfeito com o sucesso do livro e a criação do filme, ainda lançaram uma série chamada Bates Motel e que comecei assistir e adorei. Esse ícone do horror tende a se perpetuar por muitos e muitos anos ainda, quanto mais se lê a obra, mais se gosta; acredito que o mesmo aconteça com o filme, afinal, os elogios não acabam nunca.

Não tem como explicar a delícia que é ler esse incrível pânico recheado de terror e suspense. A leitura é fundamental e imperdível!

Quotes:
“Agora não adiantava chorar sobre o leite derramado. Ainda que não tivesse sido leite”.

“- Você odeia as pessoas porque em verdade tem medo delas, não é? Sempre teve medo, desde pequeno. Melhor se enroscar numa cadeira debaixo da lâmpada e ler um livro”.

“- Mudar, menino? Não vai mudar. Pode ler todos os livros do mundo que será sempre o mesmo. Não preciso dar ouvidos a essa algaravia obscena para saber quem é você. Até uma criança de oito anos sabe!”.

“A prática leva à perfeição”.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2016/09/resenha-psicose.html
Luh 29/01/2020minha estante
Oi, Naty
Esse livro tem uma edição linda pela Darkside.
Não tive oportunidade de ler, nem vi a série é o filme. Mas depois de ler sua resenha estou tentada em ver a série.
Uma leitura fascinante , que prende o leitor do início ao fim acompanhando esse homem perturbado.
Beijos

Michelle 29/07/2020minha estante
Assista ao filme e eu lerei o livro, combinado? rsrsrs