Psicose

Psicose Robert Bloch

Resenhas - Psicose

Day 15/02/2021

Surpreendente mesmo pós filme e/ou série
Enquanto lia os primeiros capítulos de Psicose, me peguei pensando que seria uma leitura muito mais interessante se eu não tivesse visto o filme e/ou a série antes. Contudo, o livro te prende, te faz sentir pena, carinho, medo e pavor com as personagens, se perguntar como vão sair de tal situação, quando vão começar a agir...
Psicose trás um enredo rápido, você tem descrições breves de cenário, mas antes que seja pego pela lentidão natural destes momentos, a cena caminha.
É muito interessante ver como o pacato se torna violento aos poucos e como, ao chegar no final, as explicações são dadas e o livro vem voltando para a memória como pequenas cenas de flashback.
Tal coisa funcionava assim - e mentalmente, você relembra as partes onde isto aconteceu.
Vi o filme e a série antes, sabia como as coisas funcionavam e ainda me surpreendi com cada momento e com o final glorioso.
Isa 06/03/2021minha estante
Nunca tinha pensado em lê-lo, mas, com a sua resenha, me interessei pelo livro. Porém, nunca vi o filme e nem a série.

TatáVasconcelos 04/08/2015

Filme Ou Livro? Um Dilema Psicótico!
Nem consigo calcular a quanto tempo eu estava procurando esse livro. Consegui uma tradução antiga; já houve pelo menos duas reformas ortográficas depois de sua impressão, mas a essência da história ainda estava ali. Toda a obsessão, toda a loucura, o apego insano de Norman Bates pela presença da mãe; sua personalidade doentia; a necessidade de se livrar de tudo o que poderia interferir em sua relação supostamente perfeita com a mãe; uma necessidade que parece ter sido desencadeada pela chegada de Mary Crane (Marion, no filme; talvez tenha sido erro de tradução no livro), a moça que fez aflorar, quem sabe pela primeira vez, algum desejo em Norman Bates. Um desejo perigoso que ele – ou a mãe, ou ambos – precisava castrar.

Reza a lenda, que na época em que rodou o filme, Alfred Hitchcock comprou todos os exemplares do livro em circulação nos Estados Unidos, para que ninguém soubesse o final da história de antemão.

E ele foi essencialmente fiel à obra ao filmá-lo. De uma maneira que eu acredito nunca ter visto em outro filme.

O livro foca em um acontecimento por vez; ora nos levando a acompanhar Norman Bates no motel, ora acompanhando Mary Crane, e depois da morte dela, sua irmã Lila, e o noivo de Mary, Sam Loomis, ou o detetive Arbogast. Cada cena é incrivelmente detalhada, não se perde um único passo dos personagens, e parece ter sido escrito por uma mente verdadeiramente detalhista; tão detalhista como a mente de um psicopata.

Eu penso que não se conhece realmente uma história até ler o livro: até ter contato com a palavra escrita. Porque geralmente muita coisa fica de fora do filme: cenas são cortadas, diálogos reduzidos, frases são trocadas... Sem falar que às vezes a emoção descrita no livro não é a mesma que se vê no filme. Por isso eu prefiro sempre conhecer os dois lados da moeda, para ter a história inteira na minha cabeça.

No caso de Psicose, ambos, livro e filme, tiveram o cuidado de explorar as mesmas emoções – ou ausência delas –, e imprimir tudo de uma forma bem específica, cada um à sua maneira.

site: http://admiravelmundoinventado.blogspot.com.br/2014/03/desafio-3-filme-ou-livro-um-dilema.html
Simone 19/08/2015minha estante
Gostei da sua resenha. O livro é maravilhoso.

Matheus.Konrad 12/08/2021

Q
Um clássico praticamente, ainda não vi o filme mas fiquei muito animado pra ver depois desse livro. É fácil de perceber o que hitchcock viu no livro quando o leu pela primeira vez. E o plot twist final é muito bom.
Xaaaa 12/08/2021minha estante
aaaiii quero mto ler ????????

João 18/10/2015

Muito bom!!Leitura rápida e simples,sem enrolações.Norman Bates é um personagem incrível.
Mesmo já sabendo de como terminaria tudo apreciei o livro sem perder o interesse.
Excelente leitura!
Anderson 29/10/2015minha estante
Como assim vc só deu 4 estrelas para es te livro? :D

@thereader2408 20/10/2021

Psicose (1960) com toda certeza é um dos filmes mais icônicos da história do cinema e ficou eternizado pela cena do chuveiro. Os 45 segundos de cena viraram uma aula de cinema nas mãos de Alexandre O Philippe no documentário "78/52" (2017), mas o que alguns não sabem é que o filme do Hitchcock foi inspirado no livro homônimo de Robert Bloch, herdeiro direto da literatura pulp.

Bloch se inspirou na história real de Edward Gein julgado e condenado em 1957 por assassinato, além de possuir uma coleção macabra de objetos feitos com pele e ossos humanos que roubava de cemitérios. Ed se tornou referência na cultura pop e serviu de inspiração para a criação de Norman Bates de Psicose, de Leatherface de O Massacre da Serra Elétrica, de Jame Gumb em O Silêncio dos inocentes e o Bloody Face da 2º temporada de American Horror Story.

Estudantes de psicanálise vão pirar nos conceitos freudianos apresentados no livro que são a base para o desenvolvimento da psique do protagonista. Além dos traumas que abalaram o desenvolvimento de seu aparelho psíquico (id, ego e superego) que culminaram em uma psicose, Norman Bates também desenvolveu um complexo de Édipo o que vai explicar muita coisa na história. A série "Bates motel" vai explorar isso lindamente.

O livro pode ser dividido em 3 partes, onde conhecemos Mary Crane e como ela chega ao "Bates Motel" e encontra o dono, o Norman, conhecemos também o conflito existente ente mãe e filho e logo nas páginas iniciais já temos um plot twist. Na segunda parte do livro conhecemos Sam Loomis e Lila Crane, namorado e irmã da Mary, também conheceremos o detetive Arbogast. Na 3º parte do livro temos o segundo plot twist e saberemos quem é o verdadeiro assassino da história. Incrível o talento narrativo do autor que nos manipula o livro inteiro até a surpresa final.

Psicose é o tipo de livro que diz muito mais nas entrelinhas do que de forma explícita, e é essa a satisfação de quem já viu o filme e já sabe o que vai acontecer. Não é apenas um suspense, é um romance de terror psicológico que se sustenta sozinho, mas que felizmente ficou mundialmente conhecido pela bela adaptação de 1960.

@thereader2408
laissilva.goncalves2 20/10/2021minha estante
Resenha pft ?

Nicole710 25/04/2021

Gostei
Achei a escrita e o enredo muito bons, mas o desfecho é fantástico. Infelizmente não consegui curtir tanto porque já sabia o final, se eu não soubesse teria sido um favorito acho.
Thaay 28/04/2021minha estante
Eu tbem, me senti do mesmo jeito.

Juliana 03/10/2020

Livraço
Só não favoritei porque eu já conhecia a história e as partes que seriam para ser surpresa eu já sabia que iriam acontecer... Então o encanto não foi o mesmo... mas não deixa de ser uma leitura fascinante!
Sávio 17/10/2020minha estante
Oi, Juliana! Estou com esse livro engatilhado! Ansioso pra fazer essa leitura...Valeu pela resenha!

Luciano.Junior 05/02/2023

Leria De Novo
A história de Norman Bates é original e hedionda, com diálogos bem elaborados e doentios a história ganha forma e somos convidados a dar um passeio pelo Bates Motel, mas nada garante que será possível sair com vida.

É aquele tipo de história cheio de plotwist e não quero dar muitos spoilers, mas cuidado com quem você se apega, por que até mesmo aqueles que parecem ser os mais doces, por trás das máscaras são os mais tiranos, estou simplesmente apaixonado por essa escrita inteligente e visceral, e por todos os mistérios que rodeiam a família Bates.
Juliana.Santos 05/02/2023minha estante
Saudades da série bates motel ?

Ray Cunha 28/11/2022

Quem nunca ouviu sobre Psicose?
Eu com certeza já havia ouvido sobre Psicose mas só conhecia a famosa cena do banheiro com sua clássica trilha sonora.

Talvez isso tenha influenciado tanto no quanto a história me agradou e surpreendeu. Esse é um livro clássico de suspense, ou seja, sem grandes novidades ou tecnologias. Para alguns leitores pode se mostrar uma história simples por conta disso, mas não se enganem. Ela surpreende e encanta na mesma medida.

Para mim o grande destaque fora as nuances psicológicas.

O protagonista, Norman Bates, é um personagem perturbado e sua mãe é particularmente interessante. Dono de um motel de beira de estrada, passa a história focado em encobrir provas sobre o assassinato cometido por sua mãe.

A leitura é rápida, fácil e fluida. Simples mas envolvente. E uma boa história para os amantes de suspense.

site: https://www.instagram.com/p/Ck9lpWSqKVd/
Leituras da Débora 20/02/2023minha estante
Ja quero!

Gustavo616 27/12/2023

Bates Motel
Um clássico do suspense/terror publicado nos anos 50 e que, até hoje, ainda possui uma das maiores reviravoltas da história.

Após roubar uma grande quantia de dinheiro do próprio chefe, Marion Crane se vê em fuga dirigindo para desaparecer de vista. Em uma noite chuvosa, ela acaba parando em um motel de beira de estrada, e é atendida por Norman Bates.

Norman Bates é um senhor de meia idade. Ele vive e administra o motel, um negócio que foi fundado pela sua mãe, Norma, com a qual ele vive.

A mãe de Norman já é uma senhora idosa, mas nem mesmo a idade a impede de continuar sendo uma mãe dominadora para cima de seu filho, impedindo-o de viver como ele certamente gostaria.

Ao decorrer da noite da srta. Crane no motel, coisas estranhas começam a acontecer, e no dia seguinte, Norman se vê tendo que consertar a bagunça de outra pessoa.

Esse é uma obra com uma leitura bem fluida. O ritmo dele é bem rápido em vários momento por conta dos acontecimentos, e isso passa uma ótima sensação de medo, dúvida e angustia ao leitor, o que considero maravilhoso.

A construção e desenvolvimento dos peesonagens é impecável. O livro consegue desenvolver muito bem cada um dos personagens principais, mas sem se arrastar pelas histórias e sem cansar o leitor. Os personagens que mais se destacam no quesito construção e profundidade são o Norman Bates e a sua mãe.

O livro ganhou uma adaptação dirigida pelo gênio Alfred Hitchcock, aliás, uma adaptação espetacular e que também se tornou um clássico do cinema.

Psicose é um clássico que definitivamente merece sua atenção, tanto o livro quanto o filme.
Aline MSS 31/12/2023minha estante
Adoro esse tipo de terror. A série era uma das minhas favoritas. Tenho q ler esse livro urgente. Parabéns pelas resenhas! ????

Nena 28/02/2016

História sensacional! Crimes, psicopatia, múltiplas personalidades, enfim, uma história muito envolvente e bem construída. Não dá para parar de ler até o final, mesmo já tendo visto o filme centenas de vezes. Norman Bates é um jovem senhor dono de um motel decadente. Mary é uma golpista q aluga um quarto em seu motel numa noite chuvosa. A partir daí toda trama se desenrola, vindo à tona todo um histórico de psicopatias e crimes. Clássico indispensável do suspense.
Chuka 08/03/2016minha estante
esse eh um super classico em .... mas soh assisti o filme

JAlia602 13/11/2023

Somente
Psicose não foi um dos livros que mais me agradou, entretanto, sua escrita é até que simples e fácil o que torna a leitura mais fluida. fora isso, não gostei tanto.
virodrigues 16/11/2023minha estante
Que pena que nem todo mundo consegue apreciar a verdadeira obra de um livro. Psicose é um clássico, mas não é só isso que torna a história maravilhosa. Recomendo uma segunda leitura para que possa absorver todas as magníficas sensações que esse livro consegue transmitir!

Bruno 22/10/2021

Não sei porquê de não ter lido esse livro antes
Eu já conhecia a história, principalmente através da série motel bates, por isso até meu receio de ler antes. E como eu me arrependo.
A história é curta e bastante rápida de ser lida, mas nem por isso tira a sua grandiosidade e a sua importância na literatura. Além de que, Norman Bates é um personagem extremamente complexo e que fica com você após o fim da leitura.
Recomendo muito para quem é fã de suspense e terror. Tenho certeza que a experiência será ainda mais incrível para quem não conhece nada da história.
Edu 22/10/2021minha estante
eu amo a série motel bates :)

Vanessa888 21/04/2016

Simplesmente Fantástico!
Não acredito que demorei tanto para ler esse livro.
a escrita é extremamente envolvente.. a história te prende do início ao fim e para quem não conhece a história surpresas não faltaram!
Quem tem "preconceito" por achar que é terror, esqueça isso, pode ler tranquilo que passa longe do terror.
Essa edição da darkside está maravilhosa o que faz vc se apaixonar ainda mais pelo livro.
Super indico e sem sombra de dúvidas entrou para os meus favoritos!
Dani 22/04/2016minha estante
Não tinha muito interesse em ler esse livro, mas depois dessa resenha entusiasmada, acho q vou ter que dar uma chance. :)

Veh 19/06/2024

Perturbador
Norman Bates e sua mãe um tanto quanto controladora possuem um motel de estrada aparentemente pacato, mas situações aterrorizantes botam a vida dos hóspedes em perigo fatal. Gostaria de não saber a reviravolta, mas a construção narrativa para isso valeu muito a pena! É muito perturbador e desconfortável estar na cabeça de Norman. Só gostaria que o livro fosse mais longo, infelizmente as coisas acontecem bem rápido, mas é um pilar do thriller, clássico revolucionário!