Freakonomics

Resenhas - Freakonomics

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Paty 05/02/2009

Economista!
Acredito que todos os estudantes de economia devem ler este livro... pois ele comprova que um Economista pode interligar vários assuntos, pode desenvolver pesquisas e formular novas teorias a partir de dados simples e aparentemente sem nenhuma conexão. Já possuía orgulho de estudar economia e ler este livro me deixou muito mais feliz com o leque de opções que possuem os formados nesta área.

Line <3 05/03/2009

Incrível
Apesar de fazer faculdade de Direito, Economia era uma das minhas opções primevas no vestibular. Indicado por um excelente professor de Ciência Política e Teoria Geral do Estado foi um dos melhores livros que li até hoje... De leitura fácil, mostrando exemplos práticos e variados de como pequenos fatos podem mudar nossas vidas. Muito interessante a abordagem que o autor utiliza na parte do aborto nos EUA... Fiquei apaixonada pelo Livro, e sempre o indico quando possível.

LaraF 29/06/2009

o livro traz uma visão bem 'não-convencional' da economia. interessante por fazer conexões inovadoras entre os fatos (por exemplo, a redução da criminalidade com a liberação do aborto), porém, apesar de ser um livro muito bem escrito, comete alguns deslizes: primeiramente é totalmente voltado a realidade norte-americana, segundo, possui alguns 'tons' de preconceito racial no final (o que também é tipicamente norte-americano). Mas vale a pena para percebermos que as coisas mais inusitadas podem afetar a realidade economica.

werez 23/04/2009

Faltou uma Conclusão
O livro começa de uma forma surpreendente, mostrando o por que se tornou um grande best-seller. Mas, com o passar do livro, mostra a falta do escritor, mostrando que o livro não é nada mais que uma conversa entre amigos. Falta também um final ao livro que trás um apêndice inútil com milhares de nomes de crianças.

Marcos 30/07/2009

Questionador
Um livro que desconstrói mitos e te põe pra pensar. Só isso já seria argumento suficiente para lê-lo. A leitura é fácil e nenhum entendimento prévio de economia é necessário. Livro para leigos curiosos.

Apesar das 5 estrelas e considerá-lo um de meus favoritos, tem seus defeitos. É chamada a atenção para a diferença entre correlação e causalidade logo no início, mas os próprios autores caem nesses erros. Não concordo com todas as conclusões colocadas. Já dizia um ditado, "estatística é a arte de torturar números para que eles digam o que você quer". Na minha opinião, forçaram a barra para convencer o leitor de determinados dogmas deles.

No entanto, só de fazer as pessoas despertarem da inércia do senso-comum e colocá-las para pensar já é uma leitura recomendada. Fala ainda de um tema muito atual: a assimetria da informação. Estamos em plena era do conhecimento e este é um tema que deveria ser mais abordado nas escolas e nos debates diários. Enfim, se você não tem preguiça de pensar e refletir, este é um livro para você.

@Agulha3al 25/07/2009

Assimetria informacional
Saber sempre foi um bem... Nesse livro você de perguntas, aprendemos a ver um pouco além dos fatos do codtidiano e suas implicações.
Trecho do livro:

".. a informação é um facho de luz, uma vara, um galho, um freio, dependedo de quema controla e da maneira como o faz. a informação possui tamanho poder que a suposição de tê-la, ainda que inveridica, já cria a impressaõ de competência..."

Desejo boa leitura!

Varga 25/10/2010

Surpreendente!
Escrito em 2005 e depois revisado e ampliando em 2007, Freakonomics (algo como "Economia Excêntrica") traz uma receita de sucesso para um livro sobre atualidades e assuntos controversos: temas cativantes do dia-a-dia e narrativa bem feita.

Os autores - Steven Levitt e Stephen Dubner, juntos, conseguiram esse intento. Levitt, jovem economista premiado teve as idéias, o conteúdo. Dubner, escritor e jornalista, ajudou a coletar evidências e pôs tudo no papel. Resultado: um livro que prende a atenção e torna superagradável a leitura de explicações surpreendentes como, porque:

. a criminalidade em NY despencou na década de 90 *.
. não se deve comprar ou vender imóveis usando um corretor.
. é mais seguro ter uma arma de fogo do que uma piscina em casa, se você tiver filhos pequenos.
. o tráfego de drogas funciona como um negócio de franquias.
. os nomes que damos aos nossos filhos determinam o seu sucesso profissional.

Os autores se amparam em diversas evidências numéricas e estatísticas para demonstrar que muitas vezes o senso comum está errado e que as causas de muitas coisas na vida cotidiana são outras, mas que a macroeconômia não se interessa em estudar e demonstrar/divulgar.

* Essa eu explico só para incentivar a leitura do livro, as outras você vai ter de lê-lo para descobrir. :)
Ao contrário do senso comum do alardeado "Tolerância Zero" do prefeito Rudolf Giuliani, a Nova Iorque dos anos 90 teve uma queda brusca no índice de criminalidade, não pela atuação diligente da polícia local, ou não tendo isso como causa principal, mas pela legalização duas décadas antes, do aborto naquele País. Menos potenciais marginais nascendo = menos violência.

Excelente livro!

Dado o sucesso inicial do livro, os autores acabaram montando um blog para discutir os assuntos, que os levou a revisar o livro em 2006/7 e mais recentemente, em 2009, lançar um segundo livro - Superfreakonomics - com conteúdo todo inédito. Os dois valem muito a pena.

Mais informações no site do livro: http://freakonomicsbook.com/
e no blog: http://freakonomics.blogs.nytimes.com/
(ambos em inglês)

< / >.

Jumpin J. Flash 28/08/2009

Talvez o começo de um novo filão literário
Esse livro parece ter deflagrado uma sucessão de outros livros sobre Economia (o que achei totalmente excelente), e só por isso já tem o seu mérito. Além disso, ainda mostra como o ferramental econômico e econométrico pode ser usado para analisar situações do cotidiano, sempre com resultados surpreendentes e que desafiam o senso comum. Hoje os economistas analisam intenções de voto em políticos e frequência a cultos religiosos, e (continua...)

Bruno T. 29/08/2009

Excelente livro, que merece a fama e as resenhas favoráveis que já recebeu. Extremamente original e bem escrito, abordando temas variados e, aparentemente, de pouco interesse, prende a atenção do início ao fim. No final desse ano, deverá ser um publicado o "Freakonomics 2" e não vejo a hora de poder lê-lo. Na mesma linha, explorando idéias semelhantes, os três livros do Malcolm Gladwell, que não chegam ao nível do Freakonomics mas também são boas opções de leitura.

Pedro Moreno 31/12/2009

Economista ou não, leia!
A primeira impressão que se tem ao ler a capa deste livro é achar que se trata de um livro de auto-ajuda. Ao ler a capa lembra um livro de economia mais "alternativo".

As duas alternativas estão erradas.

Freakonomics não é um livro de economia. É um livro sobre coisas normais e , muitas vezes, até banais. Os autores usam da economia e seus recursos para dissertarem.

Corrupção no sumô, tráfico de drogas, provas de escola e muitos outros assuntos ,que não geram interesse para estudiosos, são dissecados e exemplificados neste ótimo livro. Leia e entenda um pouco mais do mundo à sua volta.

Pelegrino 08/12/2009

Os autores misturam fatos e estatísticas que surpreendem qualquer pessoa; trata-se de diversos pontos que são ligados de forma a se dar uma compreensão mais ampla de eventos econômicos e sociais ocorridos.

Rodrigo 04/08/2010

Exemplos da cultura norte-americana
O livro consegue mostrar o que pretende, demonstrar a utilidade da estatistica no dia a dia. Mas uma ressalva, a maioria dos exemplos (e quase todo o livro são exemplos), falam a respeito da cultura norte americana, para quem não tem muito noção da mesma fica um pouco chato.

Heurj 03/03/2011

Muito bom .

Ari 26/04/2010

Questiona muito o que está por aí
Excelente livro, questiona bastante as coisas que estão por aí e traz para uma lógica puramente econômica diversas das coisas que se fala no dia a dia, uma vez que a cabeça do ser humano traz outros valores arraigados. Todos os capítulos e discussões são interessantes, principalmente ao sobrepormos valores éticos e morais com valores econômicos.

willian1969 17/08/2010

O lado oculto pode ser o melhor
Um dos meus favoritos.
Não pela estrutura narrativa, que é bem básica e de fácil entendimento, mas pelo conteúdo do livro.
É um livro que revisito de tempos em tempos, durante os momentos ociosos para dar uma relaxada.
Fascinante é a melhor palavra para definir o título. O livro faz você ver com outros olhos, aspectos comuns das coisas.
O livro te deixa de boca aberta e você fica pensando em como diabos você nunca tinha parado para pensar nisso... tava na sua cara e você nunca percebeu...
E é justamente aí que mora a qualidade de um bom livro, ele te faz pensar em coisas que por mais básicas que sejam você nunca parou pra pensar antes.
Recomendo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6