Freakonomics

Resenhas - Freakonomics

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Romulo Fabricio 24/01/2009

Uma visão diferente
O autor se baseia em estatísticas para mostrar o outro lado do pensamento comum. Confesso que não me animou muito.

marcelgianni 15/08/2017

Questione o Senso comum!
Não se trata de um resumo ou sinopse do livro (para isso, veja minha resenha completa no link mais abaixo), mas sim de um relato do que me chamou a atenção no livro, e que pode influenciar outras pessoas na sua decisão de lê-lo ou não. Sem o uso de spoilers, faço uma análise sucinta da obra, justificando minha nota atribuída.

Possui 188 páginas em sua edição normal, mas na que li, revista e ampliada, existem mais 78 páginas em um apêndice de extras, totalizando 266 páginas de uma leitura que se inicia fácil e envolvente, mas que termina maçante e tediosa.

Em resumo, é um livro em que um microeconomista extremamente curioso faz a si mesmo um monte de perguntas sobre os mais curiosos, estranhos ou irrelevantes fatos e, utilizando-se dos mais diversos dados, chega a respostas surpreendentes, mas bastante lógicas.

Em sua introdução, os autores atacam o que se conhece por “sabedoria convencional”: alguma teoria, aparentemente óbvia, formulada por algum(ns) especialista(s) e propagada pela mídia, que se torna amplamente aceita pela população sem mais questionamentos.

Levitt, nadando contra a corrente, procura “mergulhar” nas questões já consagradas pela sabedoria convencional e, utilizando-se dos mais diversos dados, em inovadoras e ousadas análises, obtém as suas respostas, que geralmente contrariam o senso comum.

O livro tem seis capítulos que vão se tornando menos interessantes à medida que a leitura começa a perder a sua peculiaridade: a maneira fácil de falar de economia, de uma forma que o leitor não acha que está lendo sobre economia. Além disso, os temas das pesquisas vão ficando cada vez menos atraentes com o decorrer da leitura.

Como os autores explicam no livro, esta é uma obra que não possui um tema unificador, mas diversos assuntos dos mais variados aspectos de nossa vida. Como vamos percebendo, os capítulos são escritos na forma de uma coluna de revista ou jornal.

Não há um tema unificador, é verdade, mas sua mais famosa (e polêmica) teoria é constantemente citada no livro, em diversos momentos, de uma forma até descomunal. Trata-se da relação direta que Levitt descobriu entre a legalização do aborto e a diminuição da criminalidade. Ele explica que as “crianças impedidas de nascer” pelo aborto seriam as mais propensas a se tornarem criminosas quando atingissem a adolescência, e que sua legalização foi a principal causa da redução da criminalidade em diversos pontos dos EUA (ele detalha as outras causas envolvidas nessa diminuição), num momento em que os especialistas e o senso comum esperavam um boom da violência, motivado pelas drogas.

Além deste tema recorrente, no livro há algumas outras conclusões de Levitt; sobre como ele descobriu trapaças realizadas por professores e lutadores de sumô, ou sobre o modo como alguns grupos, como a Ku Klux Klan ou os corretores de imóveis usam e/ou manipulam a informação. Também explica “porque os traficantes continuam morando com as mães”: em resumo, porque a sua grande maioria lucra muito pouco; apenas algumas pessoas no topo enriquecem.

Por isso tudo, o livro me surpreendeu negativamente, já que eu havia criado muita expectativa devido aos diversos elogios e críticas positivas, mas tiro como proveito, além de muitas informações inovadoras – embora algumas nem um pouco relevantes – o fato de o autor estimular o leitor a questionar mais o senso comum, pesquisando e examinando dados, sempre em busca de uma ideia nova.

site: https://idaselidas.wordpress.com/2017/08/14/freakonomics-steven-d-levitt-stephen-j-dubner/

Filino 24/05/2017

Um olhar diferente sobre os aspectos mais pitorescos do dia-a-dia
O livro propõe questionamentos e investigações sobre assuntos polêmicos e outros não tanto assim - mas tudo isso temperado com argutas observações. Um verdadeiro convite para que pensemos, numa relação de causa e efeito, sobre temas como aborto e violência, corrupção e lutadores de sumô, nome de crianças e sucesso na vida, Ku-Klux-Klan e corretores de imóveis... e por aí vai...

Uma obra curiosa e instigante!

Rodrigo 19/05/2017

Super Freakonomics
Fantástico! O Livro é simplesmente maravilhoso, surpreendente, interessante e revelador. Todas as Pessoas que querem adquirir conhecimento devem ler esse livro.

Lindsey 18/03/2017

Muito bom!
Escrito por um economista e um jornalista, o Freakonomics é uma coleção de respostas a perguntas que dificilmente paramos pra pensar, mas que fazem todo o sentido. Através de informações comprovadas, eles falam sobre o por quê dos traficantes continuarem morando com suas mães; por quê os homens-bomba devem adquirir seguro de vida; em que a Ku Klus Klan se parece com um grupo de corretores de imóveis; e muito mais. Pode parecer estranho, mas é muuuito interessante. Eles também citam dados que provam que a legalização do aborto pode ser a solução para a diminuição da criminalidade. Utilizam a economia pra tratar de dilemas da vida, com uma linguagem agradável e irreverente, que vão te fazer pensar e quem sabe até mudar alguns conceitos.
* Confira minhas outras resenhas no Instagram @livro100spoiler

site: https://www.instagram.com/livro100spoiler

Alex Souza 26/02/2017

Recomendo!
Outro livro (O Cisne Negro, de Nassin Nicholas Taleb, foi o primeiro) que me deixe feliz usar meu tempo livro para ler ao invés de fazer qualquer outra coisa. Que livro revelador!

É daqueles livros que você começa a ler e não quer parar até chegar ao fim. Sem contar o seguinte: as revelações que ele traz sobre "verdades" que para nós são tão "óbvias".

Enfim, recomendo, leia este livro!

Abraço.

Daniel.Simoes 25/04/2016

Fala de diversos assuntos abordando uma análise econômica e estatística dos fatos, tirando conclusões que muitas vezes não são óbvias para o senso comum. Muito interessante a análise sobre as causas da queda da criminalidade. Mas o livro decepciona com algumas análises sem pé nem cabeça, como a relacionada aos nomes de crianças.

pdrrms 24/03/2018

Economia aplicada de uma maneira nada convencional.
Steven Levitt não é considerado atoa um dos mais brilhantes jovens economistas do mundo, soube como poucos mostrar aplicabilidade não convencionais a temas fundamentais da ciência econômico, como custo de oportunidade e isentivos, além de que o livro possui uma leitura bem leve e agradável.

Rui Alencar 24/04/2014

A economia é, acima de tudo, uma ciência feita para medir...NO final, a economia é isso: uma variedade de informações sobre empregos, imóveis, finanças e investimentos.

A SABEDORIA CONVENCIONAL em geral está equivocada...costuma ser mal fundamentada e muitíssimo difícil de investigar, mas isso não é impossível.

A SABEDORIA CONVENCIONAL deve ser simples, conveniente, cômoda e confortadora - embora não necessariamente verdadeira;

Os Jornalistas precisam tanto dos especialistas quanto os especialistas precisam dos jornalistas. Todo dia há jornais impressos e telejornais exigindo notícias, e um especialista capaz de produzir uma informação de impacto é sempre bem-vindo. Trabalhando em conjunto os especialistas e os jornalistas são os arquitetos da sabedoria convencional.

Os riscos que assustam as pessoas e os riscos que causam suas mortes são muito diferentes.

RISCO = PERIGO + INDIGNAÇÃO (Peter Sandman)

Alex 19/02/2014

Um ótimo livro, e um dos primeiros que li desse formato. Adorei!

Kizzy 20/01/2013

Dando férias ao raciocínio comum
Apesar de no início se mostrar demasiadamente parcial e exagerado, com o avançar da leitura você percebe que Freaknomics é uma leitura que vale muito a pena.
Um exercício interessantisímo para sair do censo comum que, mesmo sem perceber, nós estamos treinados a exercitar todo dia. Altamente recomendado para mudar a lógica, ter novas idéias e inovar em todas as áreas da vida!
Vale a pena.

fsamanta (@sam_leitora) 03/06/2012

O livro começa tão bem, explicando de forma simples e muito boa a distinção entre correlação e causalidade e defendendo um exemplo particularmente espinhoso dessa correlação - a legalização do aborto no início dos anos 70 nos EUA e o declínio da criminalidade no início dos anos 90. No entanto, depois o livro descamba para uma série de exemplos descabidos, praticamente esquecendo o que se disse no começo da distinção entre correlação e causalidade. Acho que o economista precisava de um parceiro antropólogo ou sociólogo para conseguir entender melhor os seus próprios levantamentos.

Kat Munster 26/08/2011

O lado divertido da economia
Pra quem pensa que economia está restrita à um determinado público e não consegue ver como ela afeta as nossas vidas, este livro é fundamental. Através de números e dados, os Freakonomics conseguem colocar abaixo o senso comum e com perguntas inusitadas, responder as dúvidas que acabam fazendo parte vida em sociedade. Sensacional.

Varga 25/10/2010

Surpreendente!
Escrito em 2005 e depois revisado e ampliando em 2007, Freakonomics (algo como "Economia Excêntrica") traz uma receita de sucesso para um livro sobre atualidades e assuntos controversos: temas cativantes do dia-a-dia e narrativa bem feita.

Os autores - Steven Levitt e Stephen Dubner, juntos, conseguiram esse intento. Levitt, jovem economista premiado teve as idéias, o conteúdo. Dubner, escritor e jornalista, ajudou a coletar evidências e pôs tudo no papel. Resultado: um livro que prende a atenção e torna superagradável a leitura de explicações surpreendentes como, porque:

. a criminalidade em NY despencou na década de 90 *.
. não se deve comprar ou vender imóveis usando um corretor.
. é mais seguro ter uma arma de fogo do que uma piscina em casa, se você tiver filhos pequenos.
. o tráfego de drogas funciona como um negócio de franquias.
. os nomes que damos aos nossos filhos determinam o seu sucesso profissional.

Os autores se amparam em diversas evidências numéricas e estatísticas para demonstrar que muitas vezes o senso comum está errado e que as causas de muitas coisas na vida cotidiana são outras, mas que a macroeconômia não se interessa em estudar e demonstrar/divulgar.

* Essa eu explico só para incentivar a leitura do livro, as outras você vai ter de lê-lo para descobrir. :)
Ao contrário do senso comum do alardeado "Tolerância Zero" do prefeito Rudolf Giuliani, a Nova Iorque dos anos 90 teve uma queda brusca no índice de criminalidade, não pela atuação diligente da polícia local, ou não tendo isso como causa principal, mas pela legalização duas décadas antes, do aborto naquele País. Menos potenciais marginais nascendo = menos violência.

Excelente livro!

Dado o sucesso inicial do livro, os autores acabaram montando um blog para discutir os assuntos, que os levou a revisar o livro em 2006/7 e mais recentemente, em 2009, lançar um segundo livro - Superfreakonomics - com conteúdo todo inédito. Os dois valem muito a pena.

Mais informações no site do livro: http://freakonomicsbook.com/
e no blog: http://freakonomics.blogs.nytimes.com/
(ambos em inglês)

< / >.

Gabriel Lucas 10/09/2010

Sempre quis ler Freaknomics e raramente um livro cumpriu tanto a sua expectativa. Sonho em saber formular perguntas (e conseguir responde-las) como Levitt.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6