Nove histórias (eBook)

Nove histórias (eBook) J. D. Salinger

Resenhas - Nove Estórias

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Kabrine 26/01/2022

Li por conta do autor e me decepcionei
Você com certamente já meu algum livro sem saber nada dele só pelo autor não é?

Foi o que aconteceu com essa coletânea de contos.

Eu consegui identificar a escrita do autor mas achei o livro com histórias cotidianas não tão cotidianas e focada em um tipo mesmo de pessoas. Mudavam os personagens mas as personalidades insossas e de crianças superdotadas eram presentes na maioria dos contos.

Eu gostei muito do conto O gargalhada e do pintor que esqueci o nome. Mas, fora não tenho nada mais a acrescentar e destacar da história.

Jadeh 23/01/2022

Salinger não decepciona
Amo o estilo de escrita do autor. Mesmo quando a história não era uma das minhas favoritas, queria continuar lendo mais e mais pela escrita. Adorei!

Ayan_lucca 14/01/2022

Um livro maravilhoso eu fiquei ansioso por cada conto deste livro super recomendo todos tem que conhecer essas histórias

Carolina.Teixeira 10/01/2022

Contos interessantes
Eu ainda não tinha lido nada do Salinger. Confesso que comecei a me interessar depois de assistir "My Salinger Year", na Netflix. Eu já conhecia o autor, mas ainda não tinha lido.

Ganhei '9 histórias' de presente, e até foi bom começar por ele. São contos pequenos, não seguem uma ordem lógica, a escolha da ordem é mais uma questão editorial do quê relacional.

Salinger tem uma dinâmica de escrita bem corrida e, que pode ser confusa, em muitos momentos. Isto porque a narrativa não tem aquelas separações clássicas. As histórias se entrelaçam sem pedir licença. Algumas eu terminei e fiquei: e agora? Outras eu pensava: ah, até que tá ok o modo como às vezes escrevo no meu blog hahahahhaa.

Existem momentos que fiquei buscando as entrelinhas, outros que senti que eu viajava e precisava voltar para o texto e outros que fiquei mais envolvida.

Enfim, é complicado dizer se é bom ou ruim, mesmo dar estrelas. Eu gostei por ser o primeiro contato, por descobrir um autor clássico que eu não conhecia. Fiquei tão curiosa que comecei a assistir umas aulas sobre 9 histórias e quero ler o mais clássico "O Apanhador no Campo de Centeio".

Alberto 31/12/2021

Um grande mestre da arte do conto em nove histórias curtas, fáceis de ler e com muitas camadas de interpretação.
Salinger é um aclamado mestre da narrativa curta, e merece o destaque que tem entre os escritores estadunidenses. Sua prosa é fácil de ler e fingidamente despretensiosa: por baixo da camada superficial de ação constante e diálogos fluidos há uma vasta coleção de subentendidos, de emoções insinuadas, ou escamoteadas. Seus personagens são consistentes, psicologicamente ricos, e apresentados tão habilmente que não parece haver descrição nenhuma no texto. É nítido o afeto de Salinger pelos protagonistas e coadjuvantes dos seus textos. Seu amor pela inocência das crianças, e sua vontade de preservar, ou resgatar essa inocência, ou lamentar tristemente sua perda irreversível, é um tema recorrente. Parafraseando o título de um dos contos mais famosos dessa antologia, Salinger escreve com amor sobre pessoas em situações por vezes sórdidas. Há várias iniciações acontecendo ao longo das tramas, os personagens estão constantemente descobrindo coisas ou se reconhecendo. O humor é divertido, quando aparece, mas fica evidente que Salinger não é um escritor alegre. Seus contos são meio "crepusculares", há neles um tipo de beleza triste. "O Gargalhada" é o menos misterioso dos nove, e é indicado para quem está começando a conhecer a arte do conto. "Para Esmé, com amor e sordidez" é, para mim, o melhor da série, realmente tocante de um modo muito, muito sóbrio. Livrinho adorável, sem contraindicações.

isabelle. 13/12/2021

?escreva uma história bem sórdida e comovente?, ela sugeriu. (...) esta agora é a parte sórdida, ou comovente, do conto, e o cenário se altera. as pessoas também se alteram. eu ainda estou por aí, mas deste ponto em diante, por motivos que não posso revelar, eu me disfarcei de modo tão ardiloso que nem mesmo o mais esperto dos leitores poderá me reconhecer.

Pin 27/11/2021

There's a lot of beauty in ordinary things
Já li duas obras de Salinger e cada vez gosto mais da sua forma de escrita, de fácil leitura, com acontecimentos cotidianos mas com certos tópicos que nos fazem refletir sobre o determinado assunto.

arthur966 31/10/2021

os poetas sempre levam o tempo pro lado pessoal. eles vivem metendo as emoções deles em coisas que não têm emoções.

EricaDourado 19/09/2021

Quanto comedor de maçã
Há tempos que não lia um livro tão bom.
Uma coleção de nove contos, simples e complexos de formas diferentes. Curtos, que fazem o leitor se sentir investido nas vidas de cada personagem.
Perfeito.

Jo 09/09/2021

jd salinger é o maior de todos
9 contos únicos e fantásticos. de coração, que leitura incrível. é muito fácil de ler, mas ao mesmo tempo todos os contos são cheios de minúcias e filosofias que eu sei que ficarão pairando sobre a minha mente e talvez eu nunca chegue em alguma conclusão.

mas não preciso chegar também, e essa que é a graça de suas histórias. é pra sentirmos. e eu definitivamente senti muita coisa com essas narrativas

joaoderstand 23/08/2021

Ótimo livro per se, péssimo livro pra se começar
Sendo o primeiro livro de Salinger que li eu fiquei com duas impressões:
1) as histórias são difíceis de acompanhar, como se pegasse um bonde já em movimento, indo de nada a lugar nenhum. Vc não sabe de onde veio e muito menos pra onde vai e acaba as histórias perdidinho
2) o trajeto é puro ouro, fiquei simplesmente fascinado e inspirado pela escrita e a crítica é majoritariamente embasada nisto, as histórias tão cativantes que se torna frustrante a forma como termina, fantástico.

Não gostei tanto do livro enquanto primeira obra pra se conhecer o Autor. Com certeza é um livro a ser revisitado depois da leitura do resto de suas obras, e reavaliado de forma justa.

tituinho 25/07/2021

Aterrorizante.
Diversas vezes me perguntei se estava lendo um livro do Salinger ou a lista de elenco do cidade alerta. Não vou dizer ruim, terrível. Razoável porque três (de nove) contos me encantaram ? o primeiro, um do meio e o último. Arthur, Seymour e Booper, que são três personagens desses contos, são as pessoas mais insuportáveis que tive o desprazer de ler, de ?acompanhar?. O Salinger não falha ao criar alguém que ENCHE o leitor, que atazana o principal (ou que é o principal) e que inferniza até desaparecer. Esse livro dá diversas voltas, tem muita cerimônia, encheção de linguiça, é chato, quase entediante. Lia um conto pensando no próximo, se ia ser melhor ou se todos iam seguir aquela linha. Não há surpresas, não há um encantamento. É pacato. Bom se você quer ler algo no final da tarde ao sair do trabalho, do ônibus pra casa.

Juuuu 19/07/2021

Nove Histórias - J.D. Salinger
Meu segundo livro do Salinger. Decidi ler depois de ter amado ?The Catcher in The Rye?. A escrita de Salinger é extremamente complexa, cheia de metáforas e minúcias, e é preciso estar sempre atento. Terminei alguns contos sem entender exatamente o que tinha acabado de ler e fui na Internet procurar análises deles. De qualquer jeito, foi uma leitura muito incrível, eu amei conhecer mais sobre a escrita do Salinger. Meu conto favorito foi ?Teddy?. Apesar de ter ficado em dúvida em relação à alguns significados das falas da criança, essa história foi a que mais me tocou. Extremamente linda. Mais uma vez, vemos o apreço de Salinger com crianças, uma vez que elas aparecem em quase todos os contos. Estou ansiosa para ler as próximas obras dele!

Giovanavski 08/07/2021

Incrivel
Sou apaixonada pela escrita de J.D Salinger, muitos desses contos me marcaram! Entre os mais bonitos estão "Um dia perfeito para peixes-banana" e o "Para Esmé - com amor e sordidez", mas também adorei os " Logo Antes da Guerra com os Esquimós" e o "O Tio Novelo em Connecticut". Salinger sempre muito simples e de fácil leitura, sou apaixonada pela sua capacidade de prender e surpreender o leitor, uma escrita sensacional. Recomendo muito!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6