Nove histórias

Resenhas - Nove Estórias

1 | 2 | 3 | 4 | 5

gabrielrjf 10/05/2020

9 contos lidos em 3 dias
Me surpreendeu muito a leitura. Por ser um autor bem clássico, esperava algo mais complexo na questão do linguajar; porém fluiu muito e amei como o autor escreve os diálogos

Contos que mais gostei foram: um dia perfeito para peixes-banana; linda a boca e verde meus olhos; teddy.

Ambos tem pegadas e surpresas bem divertidas nos finais (inclusive em dois deles nos últimos parágrafos)

Já os contos: lá no bote; e em especial o conto o período azul de Daumier-Smith não gostei tanto.

Mas valem muito a pena serem lidos e eu particularmente, senti muito falta de estudos e material na internet analisando a obra. Eu, como não tinha nenhum contato com o autor, sinto que deixei passar muito das alegorias e metáforas (que estudando a vida do J.D. e sua maneira de escrever) eu sei que existem na obra.

Recomendo

estephanie 30/06/2020

Uns 3 são muito bons, mas os outros não consegui diferenciar uma história da outra, muito semelhantes

claudio.louzd 24/11/2020

Contos Salinger Explodem a Mente Faz Pensar
Talvez o melhor livro de contos que eu tenha já lido. E já li alguns.
Só que eu sugiro fortemente que leia mais coisas dele antes, o Apanhador, Seymour, Franny, pelo menos.
E o mais importante: leia SOBRE JD, para poder capturar melhor o que ele quer dizer.
Uma dica: ele crê firmemente que o escritor não deve entregar a história pronta, mas deixar o leitor preencher as lacunas. Isso fica bem claro em alguns dos contos aqui.
Mais:a alguns contos, como Para Esmê, se relacionam com amores da vida dele. Ler sem saber disso seria uma pena.

tituinho 25/07/2021

Aterrorizante.
Diversas vezes me perguntei se estava lendo um livro do Salinger ou a lista de elenco do cidade alerta. Não vou dizer ruim, terrível. Razoável porque três (de nove) contos me encantaram ? o primeiro, um do meio e o último. Arthur, Seymour e Booper, que são três personagens desses contos, são as pessoas mais insuportáveis que tive o desprazer de ler, de ?acompanhar?. O Salinger não falha ao criar alguém que ENCHE o leitor, que atazana o principal (ou que é o principal) e que inferniza até desaparecer. Esse livro dá diversas voltas, tem muita cerimônia, encheção de linguiça, é chato, quase entediante. Lia um conto pensando no próximo, se ia ser melhor ou se todos iam seguir aquela linha. Não há surpresas, não há um encantamento. É pacato. Bom se você quer ler algo no final da tarde ao sair do trabalho, do ônibus pra casa.

J. W. Murta 18/02/2021

O melhor livro de contos que já li
Cada conto, um mais incrível que o outro. Só mesmo Salinger para compor essa obra de arte da modernidade. Ressalto o ?Um dia perfeito para peixes-banana?, ?Para Esmé - com amor e sordidez? e ? Teddy?. Maravilhosos.

Sergio 03/03/2021

Para quem já conhece o autor do clássico ?O apanhador do campo de centeio ? 9 contos que nos mostram um pouco do genial escritos.
Para quem ainda não o conhece uma boa introdução a esse autor

allcalina 18/03/2021

Meus contos preferidos foram Logo antes da guerra com os esquimós e Para Esmé - com amor e sordidez. Achei a leitura muito tranquila, mas como vi alguém comentando por aqui, é realmente interessante já ter tido contato com Salinger antes pegar esse livro, acho que as coisas ficam mais interessantes.

Allisson 21/03/2021

Esse livro, apesar dos dialogo ultrarealistas, nao me pegou. Nao consegui sentir satisfação em lê-lo. Mas é um livro muito indicado pela critica em geral.

Mateus.Rodrigues 30/03/2021

Porque eu li esse livro?
Esse livro é um conjunto de histórias no estilo de contos ou algo assim. Sinceramente quase não me lembro desse livro e é porque acabei de terminar ele, mas mesmo assim não consigo me lembrar de quase nada. A narração é bem feita e isso é um crédito para o livro, porém existe histórias extremamente chatas que são quase incompreensíveis. Para falar a verdade esse livro é uma zona.

Malu 24/05/2021

Apenas 2 dos 9 contos salvam
Depois de ter lido o tão aclamado "O apanhador no campo do centeio" há alguns anos e não ter gostado, resolvi dar uma segunda chance ao Salinger.

Imaginei que esse livro de contos seria uma boa pedida por serem textos mais curtos e (imaginei) menos monótonos do que foi o primeiro livro dele que eu li... Mas me enganei.

Dos 9 contos, apenas o primeiro ("Um dia perfeito para peixes-banana") e o último ("Teddy") foram os que conseguiram me envolver e despertar em mim alguma emoção que não fosse tédio ou confusão.

De modo geral, apesar de serem textos curtos, a maioria dos contos se desenrola de forma massante. Definitivamente, Salinger não é para mim.

romulo mafra 05/06/2021

Surpreendente!!!
Fui ler algumas resenhas após terminar agora este livro, e concordo com algumas delas que seria interessante conhecer o autor antes de ler este livro de contos (eu não conhecia nada, inclusive, concordo com quem diz que um bom prefácio de um estudioso do autor poderia ajudar). Porém, mesmo assim, mesmo com alguns contos sendo bem difíceis de se ler no começo, logo eles engrenam e te entregam histórias MUITO BOAS, sendo que a narrativa de Salinger conduz também o leitor a querer saber até onde vai aquela estranheza do começo. Contos estranhos, ou que começam de formas estranhas, complicadas, mas, que rumam a finais muito satisfatórios, alguns, surpreendentes.

Giovana 09/06/2021

A primeira vez que li algo de Salinger, logo após o fim do ensino médio, não consegui chegar a uma conclusão se gostei ou não.

Diferente desse livro. Os contos são muito bons, a escrita é fluída, limpa. Sinto que o último conto, Teddy, vai reverberar em mim por um tempo ainda.

Recomendo a leitura!

Nana 06/04/2009

O autor é Salinger? Eu tô lendo. E nunca me decepciono :)

Giovanavski 08/07/2021

Incrivel
Sou apaixonada pela escrita de J.D Salinger, muitos desses contos me marcaram! Entre os mais bonitos estão "Um dia perfeito para peixes-banana" e o "Para Esmé - com amor e sordidez", mas também adorei os " Logo Antes da Guerra com os Esquimós" e o "O Tio Novelo em Connecticut". Salinger sempre muito simples e de fácil leitura, sou apaixonada pela sua capacidade de prender e surpreender o leitor, uma escrita sensacional. Recomendo muito!

1 | 2 | 3 | 4 | 5