Nove histórias

Nove histórias J. D. Salinger

Resenhas - Nove Estórias

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rodrigo Arlindo 07/03/2024

Foi meu primeiro contato com o autor e mais uma leitura feita seguindo uma tradição desenvolvida sem que sequer percebesse: costumo começar a ler autores pelos livros menos famosos. Não li o “Apanhador” antes de ler as demais obras do autor. E essa leitura foi uma grata surpresa, os contos são retratos sociais dos EUA “interno” e “interior”, das agruras da vida privada dos estadunidenses que viveram e vivem apesar do “make america great again”.

Destaque para o clássico “Um dia perfeito para peixes-banana”: um conto caústico, construído na tensão social de situações em que personagens “envergonham-se” de quem age “diferente”, como no caso do “diferente” Seymour. Ao longo da curta narrativa, tais confrontos tranformam-me numa fineza crítica e humorística e são retratados por uma dinâmica fixa: um personagem com “pretensões pequeno-burguesas” confronta os dela desprovidos (sempre taxados durante a narrativa como “estranhos”, “diferentes”) e “bate com a cara no muro”.

site: https://www.instagram.com/p/CtOqzmjLLgc/

joaoderstand 23/08/2021

Ótimo livro per se, péssimo livro pra se começar
Sendo o primeiro livro de Salinger que li eu fiquei com duas impressões:
1) as histórias são difíceis de acompanhar, como se pegasse um bonde já em movimento, indo de nada a lugar nenhum. Vc não sabe de onde veio e muito menos pra onde vai e acaba as histórias perdidinho
2) o trajeto é puro ouro, fiquei simplesmente fascinado e inspirado pela escrita e a crítica é majoritariamente embasada nisto, as histórias tão cativantes que se torna frustrante a forma como termina, fantástico.

Não gostei tanto do livro enquanto primeira obra pra se conhecer o Autor. Com certeza é um livro a ser revisitado depois da leitura do resto de suas obras, e reavaliado de forma justa.

Cristiana 04/01/2023

Clássicos são clássicos
9 contos que te fazem pensar e criar finais
Uns curtos outros longos mas todos bem detalhados
São tão bem escritos que são atemporais mesmo estando atrelados a época

Jo 09/09/2021

jd salinger é o maior de todos
9 contos únicos e fantásticos. de coração, que leitura incrível. é muito fácil de ler, mas ao mesmo tempo todos os contos são cheios de minúcias e filosofias que eu sei que ficarão pairando sobre a minha mente e talvez eu nunca chegue em alguma conclusão.

mas não preciso chegar também, e essa que é a graça de suas histórias. é pra sentirmos. e eu definitivamente senti muita coisa com essas narrativas

Malu 24/05/2021

Apenas 2 dos 9 contos salvam
Depois de ter lido o tão aclamado "O apanhador no campo do centeio" há alguns anos e não ter gostado, resolvi dar uma segunda chance ao Salinger.

Imaginei que esse livro de contos seria uma boa pedida por serem textos mais curtos e (imaginei) menos monótonos do que foi o primeiro livro dele que eu li... Mas me enganei.

Dos 9 contos, apenas o primeiro ("Um dia perfeito para peixes-banana") e o último ("Teddy") foram os que conseguiram me envolver e despertar em mim alguma emoção que não fosse tédio ou confusão.

De modo geral, apesar de serem textos curtos, a maioria dos contos se desenrola de forma massante. Definitivamente, Salinger não é para mim.

Rittes 28/12/2019

Merecia mais
O já icônico pequeno livro de contos do apanhador no campo de centeio, finalmente, ganha uma nova edição no Brasil, mas a obra merecia bem mais. Quem não conhece a estranheza destes contos de Salinger pode se surpreender negativamente, uma vez que a edição da Todavia não traz nada, absolutamente nada, sobre os contos que, por sua vez, não são comuns e muito menos fáceis. Vale a reedição, claro, mas uma resenha ou um posfácio de algum estudioso da obra de Salinger fez muita falta.

EricaDourado 19/09/2021

Quanto comedor de maçã
Há tempos que não lia um livro tão bom.
Uma coleção de nove contos, simples e complexos de formas diferentes. Curtos, que fazem o leitor se sentir investido nas vidas de cada personagem.
Perfeito.

tituinho 25/07/2021

Aterrorizante.
Diversas vezes me perguntei se estava lendo um livro do Salinger ou a lista de elenco do cidade alerta. Não vou dizer ruim, terrível. Razoável porque três (de nove) contos me encantaram ? o primeiro, um do meio e o último. Arthur, Seymour e Booper, que são três personagens desses contos, são as pessoas mais insuportáveis que tive o desprazer de ler, de ?acompanhar?. O Salinger não falha ao criar alguém que ENCHE o leitor, que atazana o principal (ou que é o principal) e que inferniza até desaparecer. Esse livro dá diversas voltas, tem muita cerimônia, encheção de linguiça, é chato, quase entediante. Lia um conto pensando no próximo, se ia ser melhor ou se todos iam seguir aquela linha. Não há surpresas, não há um encantamento. É pacato. Bom se você quer ler algo no final da tarde ao sair do trabalho, do ônibus pra casa.

Aninha Guimarães 28/12/2023

Fiquei admirada com o impacto de algumas dessa historias sobre mim, preciso ir correndo ler mais coisa do Salinger

Ana Rabelo 26/07/2020

Nove contos, um mais incrível do que o outro
Ótima sugestão para a quarentena. Contos inesquecíveis, meu preferido: Para Esmé, com amor e sordidez. Salinger nunca erra.
claudio.louzd 24/11/2020minha estante
Até erra. Acho que erra quando envereda demais para o Vedanta. Talvez eu concorde contigo no sentido que, mesmo nesses "erros" que eu mencione, a leitura é sempre um prazer.

Jadeh 23/01/2022

Salinger não decepciona
Amo o estilo de escrita do autor. Mesmo quando a história não era uma das minhas favoritas, queria continuar lendo mais e mais pela escrita. Adorei!

Carolina.Teixeira 10/01/2022

Contos interessantes
Eu ainda não tinha lido nada do Salinger. Confesso que comecei a me interessar depois de assistir "My Salinger Year", na Netflix. Eu já conhecia o autor, mas ainda não tinha lido.

Ganhei '9 histórias' de presente, e até foi bom começar por ele. São contos pequenos, não seguem uma ordem lógica, a escolha da ordem é mais uma questão editorial do quê relacional.

Salinger tem uma dinâmica de escrita bem corrida e, que pode ser confusa, em muitos momentos. Isto porque a narrativa não tem aquelas separações clássicas. As histórias se entrelaçam sem pedir licença. Algumas eu terminei e fiquei: e agora? Outras eu pensava: ah, até que tá ok o modo como às vezes escrevo no meu blog hahahahhaa.

Existem momentos que fiquei buscando as entrelinhas, outros que senti que eu viajava e precisava voltar para o texto e outros que fiquei mais envolvida.

Enfim, é complicado dizer se é bom ou ruim, mesmo dar estrelas. Eu gostei por ser o primeiro contato, por descobrir um autor clássico que eu não conhecia. Fiquei tão curiosa que comecei a assistir umas aulas sobre 9 histórias e quero ler o mais clássico "O Apanhador no Campo de Centeio".

Ariel 16/10/2019

O Caetano Galindo é um dos meus tradutores favoritos. Ele sempre traduz respeitando muito a maneira de escrita original do autor, ao mesmo tempo que traz tudo muito bonito pro português, por vezes fazendo as alterações necessárias - e no caso do Nove Histórias, foram bastante até.

O livro já é um velho querido meu, mas essa tradução ficou mais do que especial, e o carinho da todavia com o projeto gráfico foi maravilhoso.

1 | 2 | 3 | 4 | 5