Escritos Sobre História

Escritos Sobre História Friedrich Nietzsche

Resenhas - Friedrich Nietzsche

Rodrigo 16/10/2022

Escritos sobre a história
Resumindo as considerações intempestivas de Nietzsche sobre a utilidade e os inconvenientes da História para a vida: não se apegue ao passado (revisite a História apenas quando necessário e quando for conveniente); viva o presente; e, se reinvente para proporcionar um futuro melhor para as novas gerações.

Wagner 09/12/2018

ECOAR DO TROVÃO. ..

(...) os vossos atos são explosões súbitas, não o prolongado ecoar do trovão (...)

In: Nietzsche. Friedrich. Escitos sobre Historia. São Paulo: Folha de São Paulo, 2015. Pg 73. .

MauricioTiso 08/04/2016

O Livro é uma compilação de dois livros do Nietzsche e mais uma série de fragmentos sobre as conclusões dele do impacto do estudo da história na vida das pessoas e em sua organização como sociedade.
Sua opinião é muito forte contra o uso da história como uma base evolutiva que funcionária como uma prisão a evolução humana por ancorar o devir (Impactos futuros) ao que já passou, restringindo a ideia de liberdade que o Homem possui de guiar o seu futuro. Para Nietzsche, a história não deve ser considerada o tempo todo (Conceito do a-histórico) e sim consultada como exemplos possíveis (supra-histórico), nunca como um fatum (fadado ao inevitável) dada a impossibilidade de ser reviver todos os detalhes/emoções/razões que culminaram no fato histórico.
Pessoalmente me conecto muito à visão de Nietzsche como uma chave para a superação do Legado Cultural (Ver Outliers do Gladwell), desde que se tenha consciência do mesmo, o que pode ser obtido através de um estudo não passional da história.
Recomendo a todos que buscam entender entender melhor seu legado cultural, porém, como um suplemento à analise racional deste entendimento.