The Professor

The Professor Charlotte Brontë

Resenhas - The Professor

Fernanda.Marques 06/07/2023

Primeiro livro escrito da autora!
Um livro com uma história simples, próxima da realidade sabe? Mas não consegur te prender muito não, em pontos é monótono e arrastado - cheguei a abandonaras voltei pra concluir e melhorou bem. Li em ebook e me incomodou um pouco ter muitas falas em francês e ter q ir e voltar pra ler a tradução.

Cheirinhodelivro 25/06/2023

De fato, uma grande obra
Um livro rico em ensinamentos pra vida. Perseverança e resiliência poderiam ser os títulos dessa obra, pois mesmo com uma narrativa sem grandes extravagâncias, revela uma história poderosa de crescimento pessoal do protagonista.

Camila 31/05/2023

Um livro que aquece o coração! e trás a memória que os que esperam no Senhor encontram coisas boas.
o professor é maravilhoso, me identifiquei algumas vezes com o protagonista, e me encheu de amor saber que ele teve um final feliz com aquilo que ele mais sonhava: uma família.

Debs @DeboraMaryn 29/05/2023

Adorável
Bom, eu achei um livro encantador. O protagonista talvez seja irritante em alguns momentos, mas gosto da trajetória dele. Na metade a leitura é arrastada, mas no final ganha um ritmo bem agradável.

Juliana723 11/05/2023

Adorado professor
Eu gostei muito desse livro.
Gostei do fato de ser protagonista homem, gostei de ele persistir nos seus objetivos apesar de várias dificuldades, gostei que ele deu apoio á esposa e a incentivou em seus sonhos (pela época que se passa a história isso não era nem um pouco comum).
Um livro pequeno, e que vale muito á pena ler.
Essa edição da editora Principis é muito boa, tem várias explicações e anotações de rodapé, caracteristicos de uma versão original, visto que, é realmente traduzido de uma versão original.

Bi Faria 10/05/2023

| Resenha
Que história envolvente. Foi uma leitura prazerosa e com muitas reflexões da época, sendo baseada em experiências da autora quando esteve em Bruxelas estudando idiomas, o que a deixou ainda mais enriquecedora.

Esse é o meu segundo contato com a escrita da autora e acho fascinante a forma como ela conduz seus personagens com uma áurea mais melancólica mas cheia de determinação. Com um caminho um tanto quanto tortuoso mas feito sem medo, além de trazer descrições de como eram os estudos, as diferenças sociais dentro de sala, as separações de rapazes e moças e a importância de se ir atrás do que almeja.

Ao acompanharmos a jornada de William Crimsworth, órfão inglês, que decide trilhar seu próprio caminho sem a ajuda de ninguém ao não aceitar fazer parte da classe eclesiástica que os seus tios tanto almejam, sentimos junto a ele o que é ser ignorado pelo irmão.
Ao decidir ser industrial, o irmão o humilha, e quanto mais ele suporta mais ele é mesquinho. Mas ele começa a refletir sobre o que fazer de sua vida, Hudsen que também está no ramo o desafia, além de mostrar à sociedade industrial essa relação tóxica de irmãos.
Com uma carta de referência de Hudsen em mãos ele vai para Bruxelas, o que surte efeito e com uma vaga para ensinar inglês a garotos ele começa a trilhar um caminho diferente do que o irmão poderia oferecer, mostrando toda a sua competência. Mas é quando a oportunidade de dar aulas para as moças acontece que tudo pode mudar, o amor pode acontecer e também um sentido para a vida.
Suas feições em sua própria concepção não despertam interesses, mas sua autenticidade e inteligência sim, o que pode lhe gerar problemas com ciúmes mas também lhe mostrar a falta de caráter de alguns ao seu redor.
Há uma certa aluna notável por seu desempenho mesmo com sua timidez, cautela e até certa melancolia, que pode despertar no professor admiração.

A autora com uma escrita fluida traz um romance com personagens interessantes, um cenário cheio de nuances do que se vivia na época, diálogos cheios de sagacidade além da educação da época e o amor em ensinar, mostrando que a aparência nem sempre é tudo o que se busca.

FlorCavalcanti 03/03/2023

Sou amante muito apaixonada por romances históricos, esse tipo de romances são pra mim uma inesgotável fonte de conhecimento e me levam com facilidade até determinadas épocas, isso me encanta, consigo viver tudo ao lado dos personagens, me permitindo aprender outros costumes etc.
Esse especificamente foi maravilhoso, me senti íntima de todos os personagens, cm se realmente os conhecesse. Os conflitos internos, os gestos, linguajar, foram conduzidos tão perfeitamente para essas páginas que ampliaram a sensação de se estar vivendo em outra realidade.

Raquel 23/01/2023

William Crimsworth é filho de um industrial com uma nobre.
O pai foi a falência, e na sequência morreu, deixando a mãe na penúria, pois a família dela, tinha lhe virado as costas após seu casamento incompatível. Ela não resistindo as diversidades, também morre,
deixando William órfão de pai e mãe ainda jovem.

Os tios maternos, por constrangimento acabam custeando a educação dele. É enviado a boas escolas, onde aprende línguas e a se portar como um nobre.
Após o término dos estudos, seus tios lhe fazem uma proposta de tornar-se clérigo, a qual ele recusa. Então tenta ingressar no ramo do seu falecido pai, no qual não tem êxito. Por fim, mudar-se para Bruxelas, onde consegue uma colocação como professor. O restante desenrola mais monótono, fala sobre seus alunos, seus conflitos internos e sobre o despertar de um amor.

É melhor que Shirley e superior a Villette, mas não chega aos pés de Jane Eyre.

Sabrina 09/01/2023

Como havia visto resenhas anteriores, de fato a obra tem um progresso lento, mas agradável. Achei bastante interessante compreender não só como era a vida de um professor como um pouco das relações e impressões entre diferentes nacionalidades europeias.

Mari 09/01/2023

Doce
Quase tão bom quanto Jane Eyre! A ideia central do livro é comum as outras obras da autora, uma pessoa sofrida, cujos familiares morreram ou são muito ruins, e que num lindo dia encontram o tão sonhado amor. Enfrentam intempéries, mas continuam firmes. A narrativa é fluida e intimista.

leiturasdaursula 21/12/2022

Mesma ambientação de Villette
Esse foi o primeiro romance escrito pela autora, mas que não foi publicado antes de sua morte. Charlotte tentou publicá-lo sem sucesso e acabou desistindo. Então ela aproveitou a ambientação deste para escrever Villette. Eu li Villette antes de O professor então achei esse romance mais simples, mas é uma leitura de conforto, visto que gosto bastante da autora, então ainda assim valeu demais lê-lo!

Simples_leitor 20/11/2022

Falo sobre ele no meu canal do YT simplesLeitor .A história de amor é linda , mas oq mais chama a atenção é a acensão dele como professor. Mas pra quem esta voltando a ler ou começando pode achar um pouco lento. Muitos conflitos internos, pouca ação.

Mel Diaz 19/11/2022

Todos precisam ler
É muito mágico ler um livro escrito por uma pessoa que viveu a alguns séculos atrás.
Fico imaginando quantas coisas em sua vida serviu de inspiração para a trama do livro.
As vezes acho que existe muito de Charlotte em William. Quando leio sobre as injustiças que ele sofreu só consigo acreditar que Charlotte sofreu o mesmo ou presenciou alguém sofrer.
Não é uma leitura fácil, mas aqueles que se atrevem a ler um clássicos serão enriquecidos pelo seu ensino.
O professor nos ensina que boas pessoas podem chegar longe se tiverem paixão pelo ensino, coragem de lutar pelo sustento, desenvolver boas virtudes e ter pelo menos um bom amigo ao seu lado.
Principis é uma editora maravilhosa, suas notas de rodapé dão detalhes e explicações que esclarecem muitas referências e isso enriquece de mais a leitura.