The Professor

The Professor Charlotte Brontë

Resenhas - The Professor

Michele 25/04/2024

"A esperança favorece aquele que se esforça."
O Professor foi o primeiro romance escrito por Charlotte Brontë e baseia-se nas próprias experiências de Charlotte Brontë como professora de inglês num pensionato para meninas em Bruxelas.

A história traz William Crimsworth, um órfão inglês que rejeita a vida de clérigo que tios aristocráticos queriam lhe impor para trabalhar na fábrica de seu irmão, em Yorkshire. Tratado com indiferença e humilhado por seu irmão, William vai para a Bélgica e começa a lecionar em uma escola para meninos e, ali, William vai descobrir o amor e o sentido da vida.

Uma leitura que envolve e surpreende, pois podemos acompanhar o amadurecimento de uma personagem masculino escrito, com liberdade, por esta grande autora!

massonii 19/04/2024

O professor
Antes de tudo, devo dizer que me vi inegavelmente presa na escrita da querida Charlotte Brontë.
O livro "O professor" me surpreendeu em diversos aspectos, como não sabia de sua sinopse, lê-lo foi uma experiência incrível. Charlotte entrega uma obra leve e cativante, onde você se vê curioso sobre o rumo do personagem principal, que a princípio me irritou por ser tão calmo, sereno e paciente, mas que, com o tempo, essas características se demonstraram essenciais para sua trajetória de vida.
É uma leitura gostosa, rápida, apaixonante e sem muitas reviravoltas, mas que ainda assim me fez gostar dela o tempo todo.

celiabowen 19/04/2024

Eu amo que os personagens principais da Charlotte são sempre feios, órfãos e/ou pobres!!!! gostei bastante desse livro a Frances é uma querida

Tamiris 30/03/2024

Boa história
A história é boa, não tem grandes reviravoltas, mas traz vários exemplos de conduta frente às adversidades da vida. Mostra personagens humanos, com suas fraquezas e qualidades de outra época. Bom para terminar com um quentinho no coração.

Nah S 26/03/2024

O Professor - Charlotte Brontë
Um livro que fala muito através dos personagens criados, sobre os sentimentos dela pelo professor real por quem foi apaixonada. Acredito que é um retrato do ideal de um sonho que ela gostaria de ter vivido, e ao menos por meio da ficção, conseguiu realizar em forma de projeção. Nesse livro encontramos os seus mais belos sonhos do que teria sido uma vida perfeita ao lado desse homem. Eu gostei bastante dos personagens e a Frances é maravilhosa! Meu livro preferido da autora ainda é Jane Eyre, mas o enredo deste livro também é bastante interessante. Eu amo o fato de que na história passamos por vários momentos diferentes na vida do personagem principal, no caso, William. O que faz parecer que o livro é maior do que parece, pois acompanhamos a jornada de vida dele até que consiga viver como sempre sonhou. O companheirismo, a fé, a determinação, a coragem, a força de vontade, o caráter, estão sempre presentes nos livros da autora, e eu simplesmente adoro isso nela! São grandes fontes de inspiração pra mim.
Charlotte continua como minha autora favorita e espero gostar ainda mais de Vilette quando lê-lo.
Super recomendo! Porém não dei cinco estrelas porque é quase impossível não comparar um pouco com a preciosidade que foi Jane Eyre, mas mesmo assim, e por ter sido seu primeiro livro, também me cativou à sua maneira, principalmente por conter traços bibliográficos.
Adorei!??

Gabriella440 18/03/2024

William Crimsworth é um jovem órfão que decide, por escrúpulos, rejeitar os favores de seus tios ricos, que até então se encarregaram de sua educação.
Após uma fracassada tentativa de trabalhar com seu irmão, um industrial ríspido e orgulhoso, recebe a ajuda de seu amigo Hunsden para ir até a Bélgica e começar seu trabalho como professor.
O protagonista de Charlotte Brontë é um homem sem grandes atrativos além de sua inteligência, e com um senso de moral e de honestidade que o diferencia dos outros.
Uma vez que Crimsworth começa a dar aulas em um internato de moças, Brontë nos mostra a racionalidade do personagem, apesar de que, se o anacronismo nos impede de julgar, ainda assim podemos criticar: William passa a analizar suas alunas e colegas de trabalho a partir das teorias raciais da época, do darwinismo social e a frematologia. Tanto que se apaixona por uma meia inglesa, pensando como ela era moral e intelectualmente superior às outras alunas estrangeiras.
Charlotte consegue seu intuito, e entrega um protagonista que vive comedidamente, sem grandes atributos ou fortuna, mas que consegue uma felicidade razoável.

MonicaSchneider 13/03/2024

"Não é saudável ficar olhando para trás. Nada muda lá. Olhe para frente, onde a vida está."

......

foolsluna 13/03/2024

Eu não tive um apego com o personagem principal, William, compreendendo que ele é um homem do século 19 e suas falas se justificam pela mentalidade da época. O que me incomodou foi a descrição pejorativa das alunas por parte dele, assim como um discurso nacionalista que menospreza os belgas, associando-os à falta de beleza e inteligência. Esse preconceito também é presente em outros personagens.
Além disso, o livro aborda preconceitos religiosos entre protestantes e católicos daquela época.
O romance é bem singelo, eu achei que foi focado mais no crescimento e nas preocupações de William tinha da vida dele. Percebi duas críticas sociais quando Charlotte destacou diferença salarial entre mulheres e homens que desempenhavam o mesmo trabalho, uma puta critica.

Embora não tenha me apegado a William, apreciei muito sua persistência diante das dificuldades impostas na sua vida, o apoio à esposa em seus sonhos e a sua inteligência e controle emocional. A escrita é gostosa e bem detalhada, com muitas notas de rodapé para explicar falas em francês que não foram traduzidas por pedido da própria Charlotte. Apesar de achar o final um pouco massante, gostei do livro.

Carolina 20/02/2024

Bom!
Gosto desse tipo de leitura que aborda professores e sala de aula, ou mesmo de governanta de criança (como foi o caso de Agnes Grey).

Procurei alguns vídeos e vi que O Professor foi o primeiro livro de Charlote, mas só foi publicado postumamente pelo seu marido, pois sofreu várias rejeições de editoras. Vi também que diante das rejeições ela deu um upgrade nele e escreveu Vilette, que ainda não li mas tá na minha lista. As booktubers disseram ser uma cópia mais aprofundada e mais bem trabalhada de O Professor.

De maneira geral, só não gostei mt do personagem Hunsden. O livro terminou e não encontrei sentido pra ele na história. Eu vi que parte da história tinha sido autobiográfica de Charlote, pode ser então que tenha sido uma pessoa real a qual ela quis retratar em seu livro. Mas que ele é bem aleatório nos diálogos, ele é e muito!

Kris28 02/02/2024

O Professor
Gostei muito desse livro, apesar de não ter gostado tanto do protagonista, as críticas são sutis mas extremamente profundas. A história ficou melhor ainda depois que descobri que foi baseada em uma experiência da própria Charlotte, em uma viagem à Bélgica. Acho que ela criou essa história com o final que ela gostaria de ter tido na vida real. É um livro bem rápido e fácil de ler

Kalyne @oreinodaspaginas 27/01/2024

Peculiar
O Professor narra a história de William Crimsworth, um inglês desiludido que se muda para Bruxelas para trabalhar como professor. O romance se desenvolve em torno das experiências de William, sua adaptação à vida na Bélgica e seu envolvimento romântico com uma colega professora. Ao longo da narrativa, William enfrenta desafios profissionais e pessoais, explorando temas de amor, ambição e autodescoberta.

O romance explora a relação complexa entre o amor e a ambição, destacando como as aspirações profissionais e os relacionamentos românticos podem se entrelaçar e entrar em conflito.

William passa por um processo de autodescoberta ao se distanciar de sua terra natal e enfrentar desafios em um ambiente estrangeiro. Sua jornada é marcada por uma busca por identidade e propósito.

Como muitas obras da época vitoriana, "O Professor" aborda críticas sociais e questões relacionadas à posição das mulheres na sociedade, à educação e às desigualdades sociais.

Charlotte Brontë demonstra seu talento literário na criação de uma narrativa envolvente e personagens complexos. Seu estilo literário é rico em detalhes descritivos, reflexões psicológicas e diálogos perspicazes.

O Professor é uma obra que atrai leitores que apreciam romances clássicos e exploram a complexidade das relações humanas.

Leitura de janeiro do @leiamulheresudi.

Aline 19/01/2024

Enquanto William se torna professor, Charlotte se torna romancista
Primeiro romance escrito por Charlotte (publicado postumamente), o professor prediz sobre a potência das obras futuras da autora. É possível perceber uma jovialidade na escrita de Charlotte, que já se mostra muito elegante e estruturada. Os personagens, embora bem construídos, ainda ficam na superfície, assim como o enredo. Não há complexidade, profundidade, mas em contrapartida, possui leveza e fluidez. Quanto à história, é um romance de formação. Acompanhamos William Crimsworth, um jovem inglês, órfão, criado à contragosto pelos tios aristocratas, que romperam com a irmã, mãe do nosso herói, por ter se casado com um comerciante. Eles desejam que William seja clérigo, pois não cogitam que ele deseje seguir a abjeta profissão do pai. Mas aqui vemos que, apesar de William ter todas as características de um aristocrata e acreditar não ter vocação para o comércio, em resposta ao tratamento indigno dado pelos tios aos seus pais, ele se decide justamente por essa profissão. Ele rompe com os tios e vai pedir auxílio ao irmão mais velho, comerciante já estabelecido, mas com quem nunca conviveu. O irmão o trata com frieza e grosseria, pois se ressente da educação cara recebida por William e por ele ser mais culto e inteligente. Apesar de odiar o emprego oferecido pelo irmão e de ter consciência do tratamento humilhante que ele lhe dá, William encara tudo como algo temporário. Ele sabe que precisa trabalhar para se sustentar, mas não sabe o que gostaria de fazer, e por isso vai se deixando ficar na mesma situação, ainda que desagradável. Nosso herói é meio devagar, demora muito para tomar atitudes, e acaba despertando a impaciência de Hunsden, um próspero comerciante de uma família importante e antiga, que é aquele tipo de pessoa que diz o que pensa sem pestanejar e doa a quem doer. Ele simplesmente implode a relação de William com o irmão explorador e provoca a sua ida para Bruxelas, onde ele finalmente se encontra na profissão de professor. A partir daí acompanhamos seu aprendizado nessa nova profissão, as relações que constrói, a perda da inocência em relação à boa-fé das pessoas, a vontade de vencer por seus próprios meios e a sua busca pela realização pessoal e profissional. Não é um romance que esteja à altura de Jane Eyre, mas é leve e prazeroso de ler.

MeaO0 09/01/2024

Envolvente
É o meu segundo contato com a escrita da Charlotte e mais uma vez me sinto transportada pra dentro das páginas, por mais simples que a história pareça ela é repleta de mensagens importantes sobre resiliência e perseverança, uma boa leitura para passar o tempo. O protagonista é um personagem muito interessante de acompanhar, apesar de muitas vezes me parecer um pouco complicado.
Com certeza recomendaria para pessoas que gostam de leituras mais tranquilas.

anna 06/01/2024

O que mais me chamou atenção nesse livro foi a forma amarga da Charlotte ver a vida, ao se referir a quase todos os personagens (veja a descrição que ela faz de cada aluna, praticamente sem ver quaisquer aspectos positivos nelas).
Não chega a ser uma obra prima, mas é uma obra bem escrita, sucinta ( diferente de Vilette),
chegando a ser injusto tentar comparar com o grandioso Jane Eyre

Fernanda.Pfleger 04/01/2024

Superou minhas expectativas
A princípio achei que seria um livro mais monótono, achei um saco o livro ter muitos diálogos em francês já que eu odiava ter que ir no canto da página para ler a tradução, mas compreendo a escolha da autora quanto a isso.
Para um livro de 1800, ele é muito a frente de seu tempo. O livro é pautado na trajetória de vida do jovem William, a relação criada entre personagem e leitor é maravilhosa, há certos pontos que ele até se comunica conosco.
Eu sempre lia mais que o esperado e ficava ansiosa e receosa quanto as escolhas de William, simplesmente esperava um livro mediano e encontrei uma obra sensacional