The Professor

The Professor Charlotte Brontë

Resenhas - The Professor

Patricia1089 25/05/2022

Sou suspeita pra falar, mas que escrita gostosa!
Gostei do casal, suas interações, seus princípios -eles são tão lindinhos- tive pequenos surtos em alguns momentos.

Foi um livro super rápido de ler -só não terminei antes por falta de tempo- um bom desenvolvimento, personagens bem construídos, as reflexões e tudo o mais.

Recomendo muito pra quem quer ler um clássico mais "fácil" e de qualidade.
Charlotte Brontë, como sempre, arrasou.

Matheus Nunes 10/05/2022

O excelente começo de Charlotte Brontë.
Imagina escrever um primeiro romance assim. Quanto talento há na escrita de Charlotte Brontë! É de fato uma pena que tenha sido publicado postumamente, sendo tão mal compreendido pelos editores daquele tempo.
Eu me senti arrebatado em vários momentos durante a leitura, a jornada de Crimsworth em meio a construção da sua tão tumultuada vida é comovente, mesmo sendo um jovem tão orgulhoso foi impossível para mim não me envolver com tudo que lhe ocorre e torcer pela chegada de seus melhores dias. Mesmo este sendo um romance simples, sem grandes pretensões como outros são, em O Professor eu consegui encontrar a completude e a grandeza de um Romance que eu não pude encontrar totalmente lá em Norte e Sul, da Elizabeth Gaskell.

Fiquei muito admirado em como a autora consegue ser sucinta, como ela consegue não abandonar nenhum personagem sequer em tão poucas paginas, de forma que não terminamos esse livro sem saber o paradeiro de nenhum personagem, todos são importantes para a autora. Esse livro foi sem duvida uma excelente porta de entrada na escrita de uma das irmãs Brontë de quem tanto já ouvi falar.

Pérola 03/05/2022

Amável
Ler O Professor foi leve e me deu um quentinho no coração. Mesmo sendo um livro de Charlotte, achei que a linguagem estava bem simples de entender, se comparado a Villette.
Não é denso, os capítulos foram divididos de uma forma maravilhosa! E as notas de rodapé enriqueceram e facilitaram a compreensão ?

Livia.Vitonis 02/05/2022

Este foi o primeiro livro que li de Charlotte Brontë, e de cara fui surpreendida. A leitura é fácil e fluída, e a narrativa te prende do começo ao fim. A história acompanha William em sua trajetória como, primeiro um funcionário de fábrica na Inglaterra e posteriormente como um professor de inglês em Bruxelas. O que mais gostei no livro foi o fato de os personagens não se acomodarem em situações aonde eles estavam infelizes ou meramente "confortáveis", eles batalham muito para chegar aonde chegaram, estão sempre perseverando, e sem tomarem "atalhos" ou fazendo o que é mais fácil.
A minha única crítica se volta à algumas passagens do livro que envelheceram mal, como o personagem achar que determinadas etnias eram "inferiores" aos ingleses por exemplo, ou que determinados personagens eram "burros" e não podia se esperar muito deles, porém deve-se lembrar da idade da obra, que foi escrita na primeira metade do século 19.

NatAlia.Zangirolymo 29/04/2022

Leitura simples
A obra é simples, não há nada de surpreendente ou memorável, mas ajuda a ter uma idéia da grande capacidade narrativa que a autora tinha, já em sua primeira obra, embora os personagens não sejam tão aprofundados quanto em suas obras posteriores. Dá pra ter empatia pelo protagonista, diferente de Villette, onde, sob o meu ponto de vista, a protagonista é bem irritante e tem atitudes controversas, aliás O Professor é uma obra bem menos arrastada que Villette e vai direto ao ponto, além de não ter todas aquelas coincidências que conduzem a história e tornam tudo tão forçado, posso dizer que gostei bem mais de O Professor, embora ambas as obras fiquem muito atrás de Jane Eyre, que é uma das minhas obras favoritas e uma das maiores obras já escritas.

Carolina2972 20/03/2022

O Professor
É uma estória interessante de como encarar a vida e conquistar seus objetivos. A demonstração de força e perseverança dos personagens principais é uma inspiração para sempre buscarmos sermos fiéis a nós mesmos e nossas realizações.

Fabiana 18/03/2022

Uma delícia de ler
O livro trás a perspectiva de homens e mulheres em uma sociedade extremamente machista e patriarcal.
Achei que era um romance de coração quentinho, mas foi uma leitura cheia de ranço.
Recomendo.

Jess 16/03/2022

O primeiro de muitos
Eu sou bastante suspeita pra falar qualquer coisa de Charlotte Brontë, já que é há muito tempo uma favorita minha. Pois bem, lá vamos. O Professor foi o primeiro livro que ela escreveu, mesmo que o tenha segurado por muito tempo e ele tenha sido publicado apenas após sua morte, depois de Villette que, por coincidência nos cronogramas, estou lendo em paralelo. E as duas histórias têm bastante coisa em comum, o que pode incentivar comparações da evolução literária da autora, que não é pouca. Se aqui, narrando a história do inglês William Crimsworth se aventurando por Bruxelas depois de uma desilusão laboral, em Villette temos também uma jovem inglesa que se aventura em outro país a dar aulas para sobreviver. Para além disso, voltemos a Bruxelas, que é o assunto de agora.

Contra todas as probabilidades, William cansou-se de ser um órfão dependente dos parentes, humilhado pelo irmão e explorado trabalhando em algo que desprezava. Sendo assim, por conselhos de um novo amigo larga tudo e vai ao continente, procurando fazer a vida na Bélgica como professor de inglês. Por lá o inocente e melancólico William acha que encontra o amor, acaba terrivelmente enganado, pega raiva ou espanto de alunos e alunas das escolas vizinhas onde trabalhou, largou tudo novamente e teve de refazer a vida. Porém, nessa trama com personagens extremamente realistas, cheios de defeitos e problemas, a vida ainda há muito o que reservar ao rapaz inglês, que alcança a plenitude numa jovem de espírito forte, força de vontade e mente afiada, características que ficam bem mais presentes em todos os outros livros da Charlotte.

Fagi 05/03/2022

As brontës
Bom aprendi q devo escrever a resenha logo q termino o livro msm sem vontade kkk.. pqe dps esqco e o skoob infelizmente me obriga a faze-las pra contar como livro lido ?
Otimo livro. Impressionante ter sido o primeiro livro de charlotte, pqe ele ta redondinho, tipo mto bem feito.. os personagens sao muito bem construidos.. isso que nunca entendi quando flam essa frase mas com essa leitura ficou claro pra mim, e acredito que seja o ponto forte do livro, os personagens.. o personagem principal adorei muuito ele, muito interesaante acompanhar seus pensamentos, suas indagações etc. E me lembrei de uma entrevista q vi um escritor contemporaneo.. enfim n citarei nomes.. q tava escrevendo um livro com um personagrm feminino forte.. mas q ele tava cm mta dificuldade em construir essa personagem forte feminino.. entao colocou outro personagem masculino p ajudar essa personagem, aii olha me sobe o sangue esse tipo de coisa.. olha ai a charlotte construindo um narrador/personagem principal masculino com maestria ha 500 anos atras kkk.. ta malz sai do foco.. enfim.. tbm esse livro conecta tanta coisa com livros das irmas brontes num geral.. qe me faz ter curiosidade pela historia delas, por suas referencias.. entender o quanto cada uma se influenciou pela outra.. enfim qro ler biografia de charlotte.
Tbm sabia q o livro era inspirado num romance de charlotte q n deu certo.. entao imaginava algo mais tragico... mas enfim acho q meio dificil esperar d um livro vitoriano nao ter um casamento ou um romance de alguma forma..

Adrielli 22/02/2022

Amei esse livro polo fato de a escritora não fazer o personagem principal chegar na vitória por um acaso do destino, ela mostra sua batalha e seus desafios, seus problemas e sonhos.

É uma jornada, mostrando a vida como ela é, com desilusões e problemas.

Estou louca para ler os outros livros dessa autora!

Vivi.Montarde 13/02/2022

Uma história muito bonita, fluida e em alguns trechos até divertida. Apesar de ser um clássico, a leitura não é cansativa nem com linguagem difícil. Achei bem tranquila.

O que mais me chamou a atenção é como os personagens são bem reais, com defeitos e qualidades. Não são heróis perfeitos. E a integridade do protagonista, que desde o início do livro escolhe o caminho correto e não o mais fácil ou cômodo.

A história foi inspirada na vida da própria autora, que se apaixonou pelo seu professor quando morava em Bruxelas. Porém, ao que parece, não chegaram a ter um relacionamento por ele ser casado.

Não chega aos pés de Jane Eyre, pra mim o melhor da autora, mas é um livro muito bom.
Vivi Martins 14/02/2022minha estante
Ah Jane Eyre... Vc me indicou este livro de história inigualável. Hoje meu favorito! Obrigada ??

Vivi.Montarde 14/02/2022minha estante
Sério que leu por minha causa? Nem lembro. Amei aquela história. Tb está nos meus favoritos.

Vivi.Montarde 14/02/2022minha estante
Vc leu A moradora de Wildfell hall? Amei tb. É da irmã dela, a Anne Bronte.

Vivi Martins 14/02/2022minha estante
Vc também me indicou, mas ainda não li. Tenho ele no Kindle, quero ler este ano.

Leia sim. Vai amar ??

Dani 27/02/2022minha estante
Vou tentar ler ele esse Ano ?

Vivi.Montarde 28/02/2022minha estante
Encaixa ele na sua lista, Dani. É um livro bem rapidinho.

Dani 07/04/2022minha estante
Vou encaixa sim Vivi
Desse ano não passa ?

Lehlivros 31/01/2022

Para os fãs como eu, ou não, recomendo muito a leitura, encontramos a força na escrita de Charlotte que sempre nos surpreende com a intensidade em suas críticas morais e sociais, além de apresentar personagens reais com todos seus sonhos e anseios.O romance da história traz o amadurecimento dos personagens e nos envolve em sua simplicidade.

Annaplima 31/01/2022

Mais um clássico
Clássico das irmãs Brontë. Confesso que o livro me surpreendeu. Um protagonista masculino contando suas aventuras e desventuras. Um livro interessante mais não chegou ao patamar de favorito.

Mayara.Ladeira 19/01/2022

O Professor
Leitura legal, mas achei um pouco demorada.
Comecei a ler em 2021, e terminei agora no início de 2022.