O Discreto Charme do Intestino

Resenhas - O Discreto Charme do Intestino

1 | 2 | 3 | 4

Kammler 15/07/2022

Intestino - um órgão curioso
O livro traz um panorama muito legal sobre o intestino, bactérias do intestino, bactérias no geral e alimentos. É muito interessante e me despertou a curiosidade no tema. Pra quem gosta do tema alimentação, é um dos poucos livros que eu indicaria cegamente!

Uma pegada mais ?por cima? no assunto sem ser superficial. Amei.

Fernanda.Oliveira 01/09/2020

A importância do tema!
Para muitos pode parecer estranho ler um livro sobre o intestino... Mas é um assunto super interessante! Primeiro que adoro o tema de microbiologia, e grande parte das bactérias que dividem o espaço do nosso corpo com a gente se encontram no intestino. Segundo que esse órgão é chamado de 'segundo cérebro', por conta da quantidade de neurotransmissores que possui. A autora aborda o tema de modo bem fácil de gente leiga (o/) compreender e com várias curiosidades. E ela fala sobre todo nosso sistema digestivo, o que é legal para sabemos como funcionamos!

Re Vitorino 11/08/2023

Interessante
Com uma escrita bem humorada, autora explica sobre a relação do órgão a diversas funções de outros órgãos, doenças, estudos e fatos históricos. Uma pena que há um claro sentimento xenófobico quando comenta sobre qualquer pesquisa, descoberta ou produção não europeia, chegando à bizarrice, por exemplo, de mencionar a pesquisa e o produto comercial desenvolvido, mas não mencionar o nome do pesquisador, chamando-o somente de "um pesquisador japonês", o que não faz a mencionar nenhum dos colegas do velho continente. No mais, é um bom livro.

Mari 05/07/2021

Um livro para todos!!!
Recomendo demais a todos que têm uma DII e também a TODAS AS PESSOAS em geral, vale muito a pena saber mais sobre como funciona nosso corpo maravilhoso! O livro é cheio de figuras divertidas e a escrita da autora, que é médica, tem falas científicas, mas super acessíveis e também muito engraçadas. É como uma conversa! Sou apaixonada por livros assim, feitos para leigos em alguma área. Seja na medicina, na astrofísica ou em qualquer outro setor do conhecimento? nós, ávidos e curiosos leitores, nunca temos nossa sede do saber saciada! Como é bom que existam tantos livros a serem descobertos. Que possamos cada vez mais beber dessas fontes de informação confiáveis e que tanto aumentam nossa qualidade de vida. Leia sem medo!! :D

Gio 30/08/2021

Surpreendente!
Todos deveriam ler! Conhecer o corpo humano de forma acessível e prática, expõe a importância da nossa micróbiota intestinal e doenças envolvidas, indico para todos os amantes de nutrição.

Andreia515 29/12/2023

De uma maneira divertida, o livro traz curiosidades sobre esse órgão tão importante - por vezes subestimado - hábitos e suas consequências.

Ana Simão 31/12/2020

Aprendizado
Conhecer mais sobre nossas vestes carnais é muito importante.

Thai 14/09/2023

Achei que ia ser diferente, que a autora iria dar dicas de como cuidar da saúde do intestino e não tão técnico e cheio de curiosidades? mas é interessante e aprendi bastante

Martinha 31/08/2023

Terminei esse livro depois de meses, ainda bem que não desisti. E quero compartilhar algo significativo, para refletirmos. Tão bom pensar né rsrs?!

Tem uma parte do livro que fala sobre a ascídia, para quem não conhece, dê uma pesquisada para melhor entendimento dessa reflexão.
A ascídia. Ela pode servir para nos esclarecer sobre a necessidade de um cérebro, e a importância de estarmos sempre em movimento. A ascídia ela navega pelo grande oceano, buscando um lugar que lhe agrade, e quando se estabelece em um algum lugar, dele não sai mais, não importa o que aconteça. A primeira coisa que a ascídia faz em seu novo lar é comer o próprio cérebro.

O movimento é a realização mais extraordinária dos seres vivos. Não há outra razão para ter músculos, nervos nesses músculos e supostamente, um cérebro. Todas as alterações na história da humanidade só foram possíveis porque somos capazes de nos movimentar. Movimentar é sair do lugar, fazer a nossa parte, colocar nossos projetos em prática, nosso cérebro coordena seus sentimentos e cria experiência para provocar movimento.

A ascídia comum já não precisa dele ? depois que se estabelece em determinado local. O tempo de movimentar-se já passou, portanto o cérebro é desnecessário.
A nos (seres humanos) precisamos estar em movimento, nossas escolhas, projetos, sonhos, metas de vida, somos movidos para propósitos, idependente de qual seja o que está dentro do seu coração, se movimentar é viver.

Não fique parado, se movimente!

Uma leitura que foi além, abordando tudo sobre um órgão tão maravilhoso, e ainda me levou a uma reflexão de que preciso aprender mais e a movimentar meus sonhos e meus projetos de vida!

? ?? ?

Renata Spezani 26/04/2019

Uma viagem por muitos metros de um órgão fascinante!
Um livro ao mesmo tempo bem-humorado e extremamente elucidativo. É como viajar por todo o universo digestivo e descobrir a grande influência que ele exerce sobre o que somos e como nos comportamos. Uma leitura deliciosa, fluida, carregada de informações curiosas e preciosas. Recomendo fortemente que todos embarquem nessa aventura!

Tigmartins 09/06/2023

Informativo
Comecei a ler livro porque eu sou um tipo de pessoa que tem muitos problemas intestinais ?

O livro é bastante informativo. Ela explora as várias as várias ?doenças? e como podemos evitar.

Nos mais, indico o livro pra quem gosta de assuntos nessa área. Livro bem fácil de ler e com diversas informações pra melhorar a saúde do seu intestino!

Gaby 15/02/2023

Que leitura edificante ??
Encontrei esse livro por acaso. Pelo título achei que fosse algo mais técnico ou uma leitura qualquer, me enganei. A autora/doutora nos fala sobre o intestino e funcionamento dele de uma forma tão simples e objetiva que fica difícil não entender.
No penúltimo capítulo foi uma linguagem mais técnica, li e não conseguia focar, mas pra quem tem mais interesse vai gostar dessa parte.
É um livro, que depois é bom reler para fixar mais as dicas e curiosidades, mas basicamente é uma aula sobre nosso intestino, para leigos como eu, gostei muito! Recomendo ??

Yara 05/06/2020

Ciência para leigos
A escrita da autora é bem fluida e direta. O humor na dose certa é perfeito para não deixar a leitura massante. Tem uma tonelada de informação nesse livro, reúne as últimas descobertas da ciência em relação ao intestino de maneira clara e sucinta para leigos. Me interessei pelo assunto ao me deparar com um problema intestinal no meu filho, esse livro foi ótimo para me preparar para a consulta com o coloproctologista... Recomendo demais a leitura, tem coisas sobre o intestino que a gente nem imagina!

Camila Farias 20/11/2019

Divertido e muito curioso
Esse livro tem uma linguagem maravilhosa, bem fácil e divertida, uma leitura deliciosa (apesar de terem algumas partes "nojentinhas" rs). A autora, que estudou medicina e se aprofundou no assunto após enfrentar alguns problemas de saúde, vai abordando ao longo dos capítulos coisas que muitas pessoas não se dão conta sobre como o intestino funciona e o papel fundamental das bactérias intestinais no organismo. Vale muito a pena!!!

1 | 2 | 3 | 4