O Discreto Charme do Intestino

O Discreto Charme do Intestino Giulia Enders

Resenhas - O Discreto Charme do Intestino

Celle 20/10/2021

Simplesmente amei o livro!! Muito conhecimento explícito numa linguagem super simples e gostosa de ler ???

Gio 30/08/2021

Surpreendente!
Todos deveriam ler! Conhecer o corpo humano de forma acessível e prática, expõe a importância da nossa micróbiota intestinal e doenças envolvidas, indico para todos os amantes de nutrição.

Rose 31/07/2021

Adorei o livro
Um livro sobre intestino e bactéria, mas leve e com senso de humor.
Nunca foi tão rápido ler um livro sobre o assunto, adorei a escrita e o modo como o tema foi abordado.
Vale muito a pena a leitura;)

Mari 05/07/2021

Um livro para todos!!!
Recomendo demais a todos que têm uma DII e também a TODAS AS PESSOAS em geral, vale muito a pena saber mais sobre como funciona nosso corpo maravilhoso! O livro é cheio de figuras divertidas e a escrita da autora, que é médica, tem falas científicas, mas super acessíveis e também muito engraçadas. É como uma conversa! Sou apaixonada por livros assim, feitos para leigos em alguma área. Seja na medicina, na astrofísica ou em qualquer outro setor do conhecimento? nós, ávidos e curiosos leitores, nunca temos nossa sede do saber saciada! Como é bom que existam tantos livros a serem descobertos. Que possamos cada vez mais beber dessas fontes de informação confiáveis e que tanto aumentam nossa qualidade de vida. Leia sem medo!! :D

Thati 16/05/2021

Sobre o seu segundo cérebro
Livro pensado e escrito por uma médica que nos traz informações preciosas sobre como a constituição do intestino influência em nosso humor, disposição, rotina é bem estar. De linguagem simples e acessível, traz também informações complexas que nos levam para um caminho de curiosidade e autoconhecimento. Recomendo fortemente .

Aline 11/05/2021

Fascinante
Numa viagem pelo nosso trato gastrointestinal Giulia nos leva a conhecer melhor o interior e as funções de nossos órgãos de uma maneira didática e simples, com observações que muitas vezes me levaram a rir sem parar. Indico para todos os que desejam conhecer melhor o tão fascinante intestino, sua importância e suas peculiaridades que fazem dele um dos órgãos mais importantes do nosso corpo. De bônus o livro ainda tem alguns desenhos simples mas que ajudam muito a ilustrar as informações e dicas de como cuidar bem da nossa microbiota e da saúde intestinal como um todo. Só não dei 5 estrelas pelas afirmações levemente terroristas.

Simone 13/04/2021

Recomendo a leitura!
Quero criar o hábito de ler livros da área de saúde e a leitura desse best-seller internacional reforçou esse desejo.
Esse livro surpreendente dá lugar de destaque ao nosso segundo cérebro: o intestino. A autora trata, de forma didática, leve e engraçada, de pesquisas científicas recentes relacionadas ao funcionamento do intestino; sua comunicação com cérebro; relação das bactérias intestinais com humor e obesidade; entre outros diversos assuntos que agregam informações relevantes e úteis.

Lilian.Wunsch 31/01/2021

Este livro é bastante informativo e científico. No início fala bastatnte sobre o intestino, porém fala muito sobre os microorganismos patogênicos do órgão, o que deixa a leitura um pouco massante no final.

Fabio 15/01/2021

Instrutivo e divertido
Numa linguagem acessível e divertida, o livro ensina não apenas a profunda influência do intestino em nossas vidas, física e psiquicamente, como promove dicas práticas para tratar bem esse órgão tão (ou mais?) incrível e misterioso quanto o cérebro.

madu 08/01/2021

É uma leitura clara, de um certo ponto eu já estava entedia, mas não pelo livro ser ruim, longe disso.

Foi impressionante ler sobre como o intestino é um órgão muito mais complexo do que parece, ver como bactérias/parasitas podem nos influenciar emocionalmente e nos levar a depressão por exemplo, ou queria saber mais sobre alergias ou intolerâncias alimentares.

Recomendo para quem queria conhecer um pouco mais sobre esse órgão tão impressionante.

Ana Simão 31/12/2020

Aprendizado
Conhecer mais sobre nossas vestes carnais é muito importante.

thapark 27/12/2020

Apesar de ser uma de apenas três estruturas rudimentares a partir das quais nos desenvolvemos - ao lado do sistema de vasos sanguíneos donde surge o coração e do sistema nervoso da medula espinhal - o sistema do tubo intestinal é pouco compreendido e as pesquisas a seu respeito ainda encontram em estágio inicial.
Mas as primeitas descobertas são promissoras. Derrubando a ideia de que somos apenas cérebro, elas relacionam a nossa flora intestinal a doenças como depressão, alergias, alzheimer, excesso de peso e (pasmem!) a tendência para determinados comportamentos.
Neste livro você vai encontrar o relato de algumas dessas pesquisas, e conjunturas e hipóteses acerca do quanto sabemos e não sabemos a respeito deste incrível órgão.
Dividido em três partes, a primeira apresenta a estrutura do intestino, e explica as razões para acordarmos com mau hálito ou dor de garganta e o motivo de não se recomendar a extração das amígdalas antes dos sete anos.
A segunda parte é uma exposição acerca do sistema nervoso do intestino, como ele transporta e digere a comida que comemos, e de que forma ele se relaciona com o cerébro. É aqui que o leitor encontra a explicação do porquê o vômito é um planejamento preciso e complexo do sistema nervoso do intestino, diferente do refluxo gástrico, que é uma falha.
A terceira e últma parte trata dos habitantes do nosso intestino, a flora intestinal, e o que se sabe a respeito dela. Explica como os antibióticos agem e por que devem ser usados com parcimônia, em quais situações os probióticos podem ser úteis, e como consumir prebióticos em nosso benefício.

site: @livros_e_dicas

Fernanda.Oliveira 01/09/2020

A importância do tema!
Para muitos pode parecer estranho ler um livro sobre o intestino... Mas é um assunto super interessante! Primeiro que adoro o tema de microbiologia, e grande parte das bactérias que dividem o espaço do nosso corpo com a gente se encontram no intestino. Segundo que esse órgão é chamado de 'segundo cérebro', por conta da quantidade de neurotransmissores que possui. A autora aborda o tema de modo bem fácil de gente leiga (o/) compreender e com várias curiosidades. E ela fala sobre todo nosso sistema digestivo, o que é legal para sabemos como funcionamos!

Frauboll 13/07/2020

Leitura obrigatória!
Esse livro é excelente! Divertido, fácil de ler e extremamente informativo. Deveria ser leitura obrigatória para profissionais de saúde e pais. Para todas as outras pessoas, é altamente recomendável. Quem dera houvesse mais livros assim no mundo. A gente se empodera a cada página que lê e fica com gostinho de quero mais! Gostaria que a autora escrevesse um segundo livro, com os avanços nas pesquisas, desde que o primeiro foi publicado. Se todo livro científico fosse escrito como esse, muito mais pessoas se interessariam por ciência e medicina.
Nota Final: 10/10

Mari M. 22/06/2020

A magia dos órgãos!
Uma viagem por dentro do corpo!O caminho da digestão, dos olhos até seu destino final...no trono!
Estou vendo o corpo e a natureza com outros olhos!
Deixei quots interessantes no meu instagran literário! @ma_ri_mel -Estante num instante.
Leitura e . 22/06/2020minha estante
Oii... Boa tardee...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto