A amiga genial

A amiga genial Elena Ferrante

Resenhas -

2012 encontrados | exibindo 1 a 16

Natália Holanda 24/04/2024

Livro que demora a engatar um pouco devido a quantidade de personagens, que as vezes sao só citados, sem aprofundar muito. Porém da metade pro final se torna extremamente envolvente e cativante acompanhar a trajetória de Lina e Lenu. Acaba o livro com um gostinho de quero mais ja querendo emendar no segundo

Marina Vasconcelos 23/04/2024

Esperava bem mais
Criei muitas expectativas por ser um livro bem avaliado. Esperava que minha única crítica fosse a narrativa lenta, mas isso da pra levar numa boa, você só precisa persistir mesmo, porque a escrita é ótima.

A autora é bem detalhista nos cenários e mesmo tendo muitos personagens você consegue ter uma boa descrição e análise de cada um. Mesmo assim, não consegui criar apego a nenhum deles, todos bem chatos. A narradora então, supera todos, ela é insuportável.

Inclusive, analisando melhor acho que peguei ranço da narradora lá por 60% do livro, e a partir daí tudo que ela falava me dava raiva e por isso eu não gostei.

Por ter gostado da escrita esperei um grande final e recebi só uma tentativa de fazer o leitor ler o próximo livro da série.

Os personagens me irritaram tanto que acredito que não tenha paciência para ler os próximos.
manu 24/04/2024minha estante
apaga

Amanda.Potiguar 23/04/2024

O livro demorou demais pra me pegar. Pensei em abandonar várias vezes, até que resolvi dar uma pausa na leitura, ler um romancinho bem leve e depois voltei lá pros 60%. Aí meus amigos, parece que engrenou e não consegui mais parar de ler. O final me pegou e eu to curiosa pra começar o segundo. Acho que vou intercalar com outro mais leve também.
A escrita é muito real, muito cotidiano daquela população, daquela época, mas não é uma leitura fluída, muito pelo contrário, achei arrastada e com tanto personagem que dá um nó na cabeça. Mas ao mesmo tempo é extremamente intrigante. Nem sei fazer essa resenha direito, porque a minha opinião sobre esse livro é complexa.

Carolina1854 23/04/2024

Um triplex alugado com sucesso
Terminei o primeiro da Tetralogia e posso dizer que sigo apaixonada pela a escrita da Elena Ferrante!

À história da amizade da Lila e Lenu é descrita de forma crua, e mostra uma certa dependência da Lenu, pois a narrativa é dela, então temos a perspectiva dela dentro da história.

A descrição de Nápoles na década de 50 é o tempo do político da Itália e o pano de fundo para mostrar as mazelas e principalmente a vida das mulheres dentro da história.

Carol 23/04/2024

Que final foi ess!!!!!!!
amei a história, os personagens, a lenu me irrita um pouco, mas a AMIZADE amei?????????????

beatriz 21/04/2024

Because i?m just a girl
Cara, de início a leitura demora pra engatar, mas depois ela te vicia, tô doida pra ler os próximos livros e acompanhar a história dessas duas.

ana989 21/04/2024

Genial
Passei metade do livro sem engatar a leitura e a outra metade completamente obcecada pela Lina e pela Lenu. É incrível a dualidade da vida delas e os sentimentos que sentimos diante disso, a forma como a amizade feminina é representada gera muita identificação, adoro histórias com personagens reais e com vivências reais assim como a delas, mal posso esperar para ler os próximos

Juuuh_manu 21/04/2024

Ela rompia os equilíbrios só para recompolos de outra forma.
Peguei para ler o livro no escuro sem saber sobre o que se tratava, apenas sabia que era de certa forma um livro aclamado. Fiquei surpresa pela tamanha maturidade que a escrita carrega, é difícil explicar, não era o que pensava ser, acredito que isso se dá à sensibilidade e veracidade contida na forma em que a autora escreve sobre família, amizade, dinheiro, conflitos, política e sociedade. Em que a síntese de tudo, com a Itália, me faz imaginar a história de perto e pensar que ela poderia ter facilmente acontecido. Acho a relação das meninas complexa, pelo paralelo da obsessão, de Lenu que se funde com paixão e admiração, por na mesma medida serem meninas/mulheres magnéticas, de formas opostas e sobretudo, por elas serem jovens. ????

Hirata 19/04/2024

Gradual e emocionante
Confesso que estava com bastante expectativas quando comecei a ler o livro, o que pode ter atrapalhado a minha experiência nas primeiras páginas. Estava esperando um livro com um ritmo mais rápido, mas o começo é mais lento e somos introduzidos a todos os personagens que farão parte da história de Elena e Lila.

Acompanhar a infância das duas amigas foi uma aventura mais leve do que a adolescência. Ambas as épocas são envoltas de ciúmes, admiração, comparações e conversas entre as duas, que trazem o teor muito feminino para a história. Amei ver todas as questões das garotas, seja os estudos, os garotos, família e a pobreza.

O jeito que Elena Ferrante aborda o contexto histórico de Nápoles é bem suave, mas bem descritivo. Conseguimos imaginar a cidade, a sociedade mais pobre, principalmente no pós-guerra, e algumas pessoas que conseguiram prosperar e enriquecer. A relação de riqueza/pobreza é bem presente no livro, sendo que uma das grandes curiosidades que fica ao final é: será que a educação de Elena vai levá-la a riqueza (intelectual ou financeira)?

Estou bem ansiosa para ler o segundo livro!

Roberta Amaral 19/04/2024

Fiquei totalmente obcecada pra saber tudo sobre Lina e lenu, escrita é perfeita vez ou outra aparece uma palavra ok mas que não sabemos o significado e isso é legal tbm. Já amava elena ferrante e continuo. As vezes você torce tanto pra Lina e outras tanta pra lenu é interessante que ela tbm na hora de falar sobre si mesma não poupa das partes ruins.

Enfim amei

Juliana1277 19/04/2024

Situações corriqueiras
O livro narra a história de duas amigas que cresceram em um bairro pobre de Nápoles, detalhando a convivência e o crescimento de ambas até se tornarem adolescentes. Lenu e Lila apesar de amigas, sempre alimentaram uma rivalidade entre elas, principalmente quando se tratava de estudos e relacionamentos. O livro narra a história de muitas famílias desse bairro, porém, de uma forma lenta, com muitos acontecimentos cotidianos e desinteressantes, tornando-se cansativo. Porém a escrita é boa.

lívia 19/04/2024

Apesar de ter demorado quase sete meses pra terminar essa leitura (?), me senti muito apegada nos personagens ao acabar o livro. Achei que não teria vontade de ler a continuação da série, mas assim que li a última frase tive certeza que daqui um tempo vou tá comprando o próximo kkkk

Num todo o que tenho pra falar de ?Amiga Genial? é que é um livro único, nunca li nada parecido e abordando a amizade feminina desse jeito tão profundo e vívido. A relação de Lenu e Lina nos deixa apegado as meninas e suas diferentes personalidades e perspectivas de vida.

Recomendo muito a leitura e com certeza vou querer continuar nesse mundinho de Napolis.

Reggs 19/04/2024

No primeiro livro que eu li de Elena Ferrante ela já se mostrou capaz de escrever personagens muito humanos, em um complexo de vícios e virtudes que se tornam ainda mais interessantes na ambientação da Itália dos anos 50 e 60. Confesso que quis abandonar o livro no início, mas agora tô ansiosa pra completar a série!

bArbara33 18/04/2024

Oh vei eu devia ter feito essa resenha assim que terminei agr tô no segundo e não sei mais oq é oq apenas uma grande bíblia mas tipo eh uma grande fofoca elena ferrante minha nova musa como aline bei uma diva faraônica quero ler tudo seu a escrita é sensacional não lembro de ler algo parecido palmas não sei oq dizer apenas palmas !

2012 encontrados | exibindo 1 a 16