A amiga genial

A amiga genial Elena Ferrante


Compartilhe


A amiga genial (Série Napolitana #1)





A Série Napolitana, formada por quatro romances, conta a história de duas amigas ao longo de suas vidas. O primeiro, A amiga genial, é narrado por Elena Greco e cobre da infância aos 16 anos. As meninas se conhecem em uma vizinhança pobre de Nápoles, na década de 1950. Elena, a menina mais inteligente da turma, tem sua vida transformada quando a família do sapateiro Cerullo chega ao bairro e Raffaella, uma criança magra, mal comportada e selvagem, se torna o centro das atenções. Essa menina, tão diferente de Elena, exerce uma atração irresistível sobre ela.

As duas se unem, competem, brigam, fazem planos. Em um bairro marcado pela violência, pelos gritos e agressões dos adultos e pelo medo constante, as meninas sonham com um futuro melhor. Ir embora, conhecer o mundo, escrever livros. Os estudos parecem a melhor opção para que as duas não terminem como suas mães entristecidas pela pobreza, cansadas, cheias de filhos. No entanto, quando as duas terminam a quinta série, a família Greco decide apoiar os estudos de Elena, enquanto os Cerrulo não investem na educação de Raffaella. As duas seguem caminhos diferentes.

Mais que um romance sobre a intensidade e complexa dinâmica da amizade feminina, Ferrante aborda as mudanças na Itália no pós-guerra e as transformações pelas quais as vidas das mulheres passaram durante a segunda metade do século XX. Sua prosa clara e fluída evoca o sentimento de descoberta que povoa a infância e cria uma tensão que captura o leitor.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
L
A amiga genial

Similares

(52) ver mais
O Diário de Dany
Cem verões
My Brilliant Friend
História do novo sobrenome

Resenhas para A amiga genial (872)

ver mais
À espera dos outros volumes
on 5/12/15


Assim como fiz com a trilogia 1Q84 vou reservar o meu julgamento até o final da obra ser publicada. Há pontos que me intrigam. 1) Gosto da perspectiva feminina e feminista da autora. Nesse ponto o livro encanta. 2) Talvez no horizonte da literatura latina e talvez até da literatura italiana o detalhe na vida das meninas e adolescentes representadas seja motivo de grande surpresa. Não sei porque não conheço tanto da literatura italiana assim. Mas a porta já havia sido aberta ... leia mais

Vídeos A amiga genial (17)

ver mais
A tetralogia napolitana com Amiga genial de Elena Ferrante

A tetralogia napolitana com Amiga genial de E

rankeando todos os livros lidos em 2020 :)

rankeando todos os livros lidos em 2020 :)

melhores livros do ano :) | retrospectiva 2020 #04

melhores livros do ano :) | retrospectiva 202

BOOK TAG você tem esse livro?

BOOK TAG você tem esse livro?


Estatísticas

Desejam1.509
Trocam21
Avaliações 4.3 / 8.368
5
ranking 57
57%
4
ranking 32
32%
3
ranking 9
9%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

9%

91%

João gregorio
cadastrou em:
22/05/2015 19:27:47
Tha
editou em:
14/10/2021 23:30:49

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR