L

L'Amica Geniale Elena Ferrante

Resenhas -

2057 encontrados | exibindo 1 a 16

Claraszs 28/05/2024

Confesso que li numa pré ressaca literária e, talvez, isso possa ter influenciado na minha percepção quanto à historia.
é meu primeiro livro da elena e apesar de ter achado um livro razoável, compreendo que é uma introdução à tetralogia e irei ler os outros livros. o desenvolvimento de personagem que ela faz é brilhante e a forma como ela contextualiza a itália no pós segunda guerra é maravilhoso também, porque dá a chance de entender diversos comportamentos e situações que passam. inclusive, senti um pouco de dificuldade em acompanhar tamanho número de personagens e isso também foi um ponto pra um distanciamento em alguns momentos.
agora falando especificamente das personagens principais, a relação de ?carne e unha? idealizada pela cabeça de lenu (elena) é muito constrangedora; os momentos de comparação e artifícios para chamar a atenção de lila. apesar disso, lenu é a personagem chave dessa história e é curioso que ela, na velhice, quis colocar toda sua trajetória ao lado de lila. por qual motivo ela foi embora sem dar notícias? que papel ela desempenhou no pós casamento? mistérios pro próximo livros que com certeza lerei (depois dessa pausa para absorver tantas informações.

Isagerada 27/05/2024

Que leitura incrível.
dá um tesão ler coisas bem escritas e bem estruturadas, imediatamente entendi o porquê das pessoas dizerem que elena ferrante vai se tornar um clássico um dia. diva demais.

LetAcia1104 27/05/2024

Demorou um pouco pra leitura fluir, talvez por ter muitos personagens... adorei como fluiu depois de uns 40% e agora tô muito investida na história

Carol.coruja 27/05/2024

Finalmente acabou!
Achei muito cansativo esse livro. Demorado demais. Vim compreender Lila mais no final da história, pois parecia mais uma garota birrenta.

De toda forma recomendo a leitura, a autora caminha de forma bem leve, assuntos bem complexos.

karol535 26/05/2024

Perfeito!!!!
Fazia tempo que não me envolvia tanto com uma narrativa e seus personagens. Assim me senti lendo A amiga genial. A escrita de Elena Ferrante é viciante. Os episódios supostamente banais e corriqueiros do cotidiano de Lenu e Lila são levados a tons mágicos pelas mãos da escritora italiana. O livro vale cada página lida, estou muito ansiosa pelas continuações dessa história de amizade, amores, relações humanas e subjetividade.

Sara 25/05/2024

A amiga genial
Que livro espetacular, acho que nunca senti tantos sentimentos diferentes lendo um livro, a forma que ele trata os sentimentos mais lindos e os mais obscuros do ser humano é assustador para mim, não tenho a capacidade de definir o tamanho estranhamento que tive lendo, as últimas páginas não me pareceram com um livro, as devorei, esse livro mudou minha forma de ver os sentimentos e os pensamentos que tenho, achei meio suspeito a forma em que a Lenu vê a Lila, achei muito algo muito carregado de sentimentos que poderiam facilmente ser românticos, (oque me ajudou a compreender as emoções que ela descreve) achei tão impressionante esse livro que me faltam palavras, acho que a linguagem é falha para descreve-lo estou extasiada com tamanha profundidade e complexidade que esse livro carrega

ana bia 25/05/2024

A beleza das coisas simples
Como pode uma história tão ordinária e corriqueira te envolver tanto?! a escrita é muito fluida e faz com que vc queira devorar o livro, me senti muito próxima da lenu e da lila e adorei entrar na cabecinha delas

Lilian 24/05/2024

Incrível
Apaixonada. A maneira como foi contada com detalhes não só do ambiente, mas dos sentimentos também. É tudo muito real. Doida para continuar a sequência dos livros.

Bela 24/05/2024

A banalidade me conquistou
Eu ainda não entendi em que momento fiquei tão envolvida com a vida medíocre desses personagens. Quando dei por mim, tava torcendo por um projeto de sapato e completamente apaixonada pelos sentimentos humanos e crus de Lenu e Lila.

nay.gba 22/05/2024

GENIAL
É genial o modo que Ferrante cria suas histórias usando de fundo o cotidiano comum. Mesmo sem nunca ter ido à Nápoles, reconheço familiaridades no universo criado para Lila e para Lenu.

O universo íntimo, o amadurecimento feminino e a genialidade dúbia proposta por Ferrante nos intriga a cada fase do livro.
A humanidade dos personagens, principalmente das mulheres é tão crua que chega a ser existencial.

Primeiro, assisti a série e só agora consegui fazer a leitura do primeiro livro. Apesar das diferenças, com já sabia a história a leitura foi muito fácil e fluida.
O bom da leitura é que a gente capta mais detalhes do contexto social.

Li que amiga genial é sobre potência e recalque, mas acho que é mais do que isso.
Lila experimenta sua genialidade e em determinado momento se assusta com a sua potência, enquanto Lenu demora muito para experimentar a sua própria genialidade por estar assustada com a potência de Lila.

Elena Ferrante já é oficialmente a escritora que mais li até o momento, fica difícil competir já que tem pelo menos mais três garantidos na conta desse fantasma.

Leitura Recomendada.

Luana Souza 22/05/2024

O que achei
Leitura muito gostosa e digna de ferias de verao, que foi quando li. O final nao me cativou tanto quanto algumas pessoas relataram em resenhas por aqui, mas mesmo assim acredito que lerei a sequencia da trilogia em breve.

Guitourinho 21/05/2024

Nápoles pelo olhar de uma amizade feminina
"A Amiga Genial" é o primeiro dos quatro livros intitulados como a "Série Napolitana", da escritora Elena Ferrante.

Aqui conhecemos a infância e adolescência de Lenu e Lila, amigas quase desde sempre. Um dos motivos deste relacionamento ser tão fascinante, ao ponto de prender o leitor e render quatro livros, é as personalidades opostas das duas protagonistas.

Enquanto Lenu é mais conservadora e moderada, Lila é muitas vezes extremamente radical e manipuladora, mas ambas possuem uma inteligência bem acima do esperado para os primeiros anos de vida. Além do fator inato, a inteligência das duas se dá devido aos estudos, instigadas pela professora Oliveiro, e também pelo local que vivem.

Nápoles, principalmente o pequeno bairro onde moram, é um local extremamente violento em que mesmo no pós-guerra, é possível perceber vestígios ainda de uma sociedade atrasada em relação aos outros mundos. Comunismo, Patriotismo, Conservadorismo, Autoritarismo, Fascismo, tudo isso é trabalhado neste livro nas entrelinhas do amadurecimento das duas garotas.

Outro ponto, já marcante nos trabalhos da Elena, é a critica ao comportamento masculino e isso só é possível graças ao seu olhar feminino. Uma das presenças mais constante, talvez seja o costume masculino de tentar ler as mulheres e Lila acaba sendo a figura a romper com este processo. O que não acontece com Lenu, e o acaba colocando em relacionamentos perigosos.

Romance dramático, mas poderia ser traduzido como um romance de época ou histórico, e sobre tudo politico. Elena nos escreve sobre uma Itália tão atual quanto parece.

sara 21/05/2024

É um livro sobre nada e tudo ao mesmo tempo. Devorei em um dia e me fez sentir sentimentos. Você acaba se identificado com várias passagens e percebe que a vida é sempre a mesma coisa, em momentos diferentes, para todas as pessoas. Amei

Lorena 19/05/2024

A amiga genial foi a primeira obra que li de Elena Ferrante. E gostei, em geral, da forma como a autora conduziu a narrativa.
Estou agora curiosa para saber mais sobre os desdobramentos da amizade entre Lenu e Lila; e como seguirá a vida das duas, principalmente da última, após esse final.

Helô 17/05/2024

Falando muito brevemente, todos nós somos a Lila e a Elena na mesma vida, diversas vezes.
Nos perdemos por coisas que jamais pensaríamos e nos encontramos em outro lugar, se analisemos com calma a Lila e Elena somos nós, toda comunidade de melhores amigas que realmente são amigas, que se veem crescer e mudar e acima de tudo permanecem.
sara 21/05/2024minha estante
Foi exatamente o que eu senti! E também gostei de como o livro abordou esse sentimento de quando você é criança e simplesmente vive, até que um dia começa e se tornar mulher e tudo muda: os rapazes te olham, você faz parte de um grupo de amigos, sai pra dançar, pra passear, se divertir, se apaixona, sente ciúmes e mais ainda: passa a entender melhor a vida, a política, as tensões, o antes, o leque de oportunidades, não saber o que quer fazer, as expectativas dos adultos... Sério, que livro

2057 encontrados | exibindo 1 a 16